terça-feira, 22 de dezembro de 2015

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO NATAL

O verdadeiro significado do natal
Lc 2:1-20
Introdução:
Meus amados e queridos irmãos!  Estamos vivendo dias festivos, Daqui a 3 dias será dia 25 de dezembro e o mundo inteiro estará comemorando o natal.
Nesta época nos podemos ver nas ruas, nas casas, no comercio muitas, luzes, muitos enfeites, bolas coloridas, pisca-pisca, arvores de natal de todos os tamanhos, cores e gostos.
É a época da famosa ceia de natal, tem leitoa assada, peru, pato, castanhas, nozes, passas, mesas de frutas, panetone, champanhe...etc.
Quem não tem condições financeiras dá um jeitinho! Compra fiado, no cartão de credito, no cheque, faz um franguinho com farofa...
 Dá um jeito qualquer coisa, mas dificilmente alguém deixa passar batido a festa de natal.
O natal também é uma época em que as pessoas conseguem se endividar com muita facilidade.
É época de dar presentes, e quem ganha presentes se sente na obrigação de dar presentes também!
Ai vem o presente das crianças, do marido, da esposa, o amigo secreto da empresa, amigo secreto da família, amigo secreto da igreja e por ai vai!
Passam-se as festas e se o camarada não vigiar fica devendo o resto do ano, não é verdade¿
Para muitos o natal é uma data especial; têm pessoas que viajam para rever amigos, parentes, outros promovem festas, banquetes em casa,
E infelizmente tem aqueles também que aproveitam a festa de natal para extravasar, dando lugar aos desejos da carne, enche a cara de cachaça e faz tudo aquilo que desagrada a Deus.
Muito bem! Estamos no natal! Por todos os lados vemos as pessoas falando em natal, nas ruas, no comercio, na TV, o assunto é o natal.
= Para as crianças o natal é uma data desejada e esperada com ansiedade para se ganhar presentes.
= Para os adultos é uma data especial para reunir a família e se alegrarem juntos.
= Para os empresários do ramo comercial é uma data especial do ano para aumentar as vendas e os lucros.
Mas será que este natal que o mundo está comemorando neste dia 25 de dezembro, tem alguma coisa haver com o nascimento de Jesus¿
- O que é que tem haver papai Noel, arvore de natal, pisca-pisca, com o nascimento de Jesus¿
Jesus nasceu no dia 25 de dezembro¿
O que realmente significa o natal¿ A bíblia menciona em algum texto o natal¿ pode um crente salvo em Jesus Cristo comemorar o natal¿
São muitas as perguntas que um verdadeiro crente precisa fazer a si mesmo nesta data
Nós vamos tentar responder estas perguntas estudando aqui hoje a luz da palavra de Deus qual: - o verdadeiro significado do natal.
1º O SIGNIFICADO DO NATAL.
Quero começar deixando bem claro que a festa de natal não é mencionado uma única vez sequer nas paginas da bíblia sagrada.
E olha que a bíblia sagrada é um livro de festas, e a bíblia fala de varias festas e comemorações, entres as festas bíblicas nos temos:
=Yom Kippur – Dia do perdão.Lv 23: 27-33. 
=Sucot - Festa dos Tabernáculos. Lv 23: 34-43. 
= Pessach - Festa da Páscoa. Êx 12. 
= Shavout – Pentecostes. Lv 23: 15 a 21. 
= Festa do Purim. Baseada no livro de Ester
= Hanuká – Festa da Dedicação. Jo 10: 22-30.
Mas, em nenhum lugar na bíblia é mencionada a festa de natal,
A palavra natal é de origem latina “nativitas”, que significa: nascimento. O Natal é, portanto, a comemoração do nascimento de Cristo.
 O dia natalício de alguém é o seu dia de aniversário, a bíblia fala do dia do aniversario do rei Herodes
- Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele, e agradou a Herodes. Mt. 14:6.
                                2º QUAL A VERDADEIRA HISTORIA DO NATAL¿
O Natal tem sua origem em Roma, os romanos tinha uma festa pagã conhecida como: - dies solis invicti natalis. Traduzindo: o nascimento do Sol invicto.
Esta festa romana era uma homenagem ao deus sol, que era comemorada no dia 25 de dezembro.
Nesta data era muito comum as casas serem decoradas com árvores, os amigos trocarem presentes, as pessoas realizarem procissões etc. 
Como esta data era uma data muito importante para os romanos, a igreja católica decidiu transformar esta cerimônia pagã em uma festa cristã.
Foi o papa Libério, que no ano de 354 d.C. quando Justiniano era o imperador romano,
Ordenou que os cristãos celebrassem o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro.
Na verdade ninguém sabe a data certa do nascimento de Jesus, até por que a bíblia não registrou uma data especifica.
Agora, é improvável que Jesus tenha nascido no mês de dezembro, a bíblia diz em Lc 2:8 que os pastores estavam com seus rebanhos no campo durante a noite.
Os rebanhos estavam ao ar livre e isto é impossível no mês de dezembro por que é época de inverno em Israel.
Outro detalhe interessante; é que Jesus nasceu nos dias que o imperador Cezar Augusto, que por uma questão de obter informações para fins tributários e recrutamento militar.
Fez um decreto para que Todos os povos sobre o seu domínio fossem até a sua terra a de origem para se registrar. Lc 2:1-3.
Muitos teriam que fazer longas viagens até as suas cidades de origem, e um governante jamais iria fazer um decreto destes na época do inverno,
Jose e Maria, por exemplo, obedecendo ao decreto do imperador viajaram 150 quilômetros de Nazaré até Belém.
E foi justamente nesta viagem a Belém que Jesus nasceu; então fica provado que Jesus não nasceu em dezembro.
3º O PAPAI NOEL, AS FIGURAS E OS SIMBOLOS DO NATAL.
O papai Noel é um dos principais símbolos deste Natal que o mundo comemora ele faz parte da imaginação das crianças e simboliza a generosidade.
Um velhinho de barba branca, vestido de vermelho, que vem no seu trenó puxado por animais, trazer presentes na noite de natal.
A verdade é que ISto não passa de invenção para que o comercio possa vender e lucrar mais nesta época do ano.
A figura do  papai Noel foi inspirada no bispo católico Nicolau, que viveu por volta de 350 d.C.,
 O qual tinha o hábito de distribuir presentes para as crianças pobres. 
Após ser canonizado (“santificado”), São Nicolau (Santa Klaus) ganhou fama, transformando-se no “bondoso velhinho” de barbas brancas.
A imagem de Papai Noel que conhecemos foi criado pela Coca-cola em uma de suas propagandas, há mais ou menos 150 anos atrás.
Ei! Não ensine a respeito de papai Noel para seu filho, ensine a verdade! Conforme a criança for tendo compreensão das coisas,
Faça isto com amor e carinho, por que as crianças tem um imaginário muito aguçado,
E elas aprendem todos os dias na escola, na TV a respeito do papai Noel;
 Ensine para ela que o papai Noel e um faz de conta, mas Jesus não é, Jesus é real e verdadeiro.
Com carinho e amor ensine aos seus filhos que quem dá presentes pra eles no natal é você,
E não aquele velhinho que fica shopping tirando foto com as crianças nesta época.
São muitas as figuras e símbolos do natal; arvore de natal, presépio, bolas coloridas, luzes coloridas, pisca-pisca, presépio e vários outros.
O Natal é uma festa de luz e cores, mas, Jesus é a luz do mundo, é Ele que dá beleza e encanto a nossa vida
A árvore de Natal, segundo estudiosos, provém de costumes dos povos indo-europeus, os quais muito antes de Cristo,
 Adorava ao que denominavam a deusa da fertilidade, que era representada por uma árvore.
 A partir do século XVI que o grande vegetal ganhou toda essa simbologia atual, com enfeites coloridos, velas, frutas etc...
O presépio tem sua origem no ano de 1223 da Era Cristã, por mãos de São Francisco de Assis, o qual tinha por objetivo comemorar o Natal de um modo mais autêntico.
Para isso o religioso montou um estábulo com as supostas personagens que assistiram ao nascimento do menino Jesus.
Por que supostas¿ pois, quem já leu o relato bíblico sobre o nascimento de Cristo, perceberá que em nenhum momento a Bíblia faz menção de bois e jumentos naquele local.
4º QUAL O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO NATAL PARA O CRENTE
Muito bem! Nós já falamos sobre a historia, a historia do papai Noel, os símbolos do natal, vejamos agora o verdadeiro significado do natal.
Para o crente, para os servos de Deus que temem a Deus e obedecem a sua palavra o que é o natal¿
o natal é muito mais do que viagens, festas, presentes, compras, encontros familiares...
Para um servo de Deus o natal não tem um sentido apenas humano, mas tem um sentido espiritual.
É verdade que a bíblia não revela a data de nascimento de Jesus, a bíblia não diz que tem que haver uma comemoração especial na igreja, não!
A bíblia não diz nada de uma comemoração egoísta, carnal, materialista e comercial como a comemoração que o mundo nesta época do ano.
Mas a grande verdade é que um dia Jesus nasceu neste mundo!  E ele nasceu por um motivo muito bom.
Jesus veio a este mundo para morrer na cruz pelos nossos pecados, o apostolo Paulo disse: 
- Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. I Tm 1:15.
Jesus não veio a este  fundar uma nova religião, nem criar uma nova linha de pensamento filosófico. Ele veio salvar os pecadores. 
 Salvação no sentido presenteQuando alguém se entrega a Jesus Cristo, ele o liberta dos vícios, das angustias existenciais, da infelicidade, e das opressões espirituais. 
Salvação no sentido futuro: os que aceitam a Jesus Cristo ficam livres da condenação eterna, e tem garantida a entrada no céu .
Natal é reconhecer o que Deus fez por nós, ele providenciou em Cristo o resgate de nossas almas do poder do pecado e da morte espiritual.
Natal é muito mais do que fazer um presépio com uma manjedoura e lembrar-se do nascimento de Jesus em Belém a mais 2000 anos atrás
Natal e relembrar que o nosso coração é um manjedoura, onde um dia Jesus nasceu e vive para todo sempre.
Natal é uma lembrança do maior presente que nos já recebemos nesta vida: a salvação em Cristo Jesus. Você já recebeu este presente?
Natal como eu já disse é uma época de luzes, todo ano eu levo a minha esposa e os meus filhos na praça cívica pra ver os enfeites de natal,
Eles gostam muito! De ver, de tirar fotos, dos enfeites, das luzes, natal é uma época de muita luz e brilho.
Mas a maior luz que existe, e que deve brilhar não só nesta época de natal, mas em todos os dias da nossa vida esta luz é Jesus!
Ei!  Aproveite o natal pra falar pros seus amigos, colegas de trabalho, familiares, que a verdadeira luz que ilumina este mundo é Jesus de Nazaré.
O natal vai passar, os enfeites vãos ser tirados das ruas, vai chegar o ano novo, o mês de janeiro,  e com ele as contas pra pagar pra pagar.
Mas existe uma luz que pode entrar na sua vida e jamais se apagar esta luz é Jesus! É Jesus!
Natal é época de alegria, parece que as pessoas ficam mais alegres nesta época!
Tem gente que ajuda os mais necessitados nesta época, faz cesta de natal, dá presentes, dá brinquedo.
Mas o natal passa! E alegria vai embora, o amor aos mais necessitados parece que acaba.
A verdadeira alegria, não vem apenas de uma data comemorativa, a verdadeira alegria não dura somente um dia.
A verdadeira alegria não vem só de leitoa assada, coca gelada, peru assado, roupa nova, presentes...
A verdadeira alegria não é passageira, ela é permanente! É só tem esta alegria que entende o natal, Jesus nasceu no coração do crente e esta alegria jamais acaba!
Jesus não veio a este mundo só para nos marcamos uma data no calendário enfeitar nossas casa com uma arvore de natal, luzinhas e pisca-pisca
Reunir a família os amigos fazer um banquete, dar presentes uns para outros, e depois se esquecer de tudo no resto do ano.
Jesus veio a este mundo para nos salvar, nos dar paz, alegria, justiça,  eis o verdadeiro significado do natal,
 É que um dia Jesus deixou sua gloria e veio a este mundo morrer pelos nossos pecados.
O Natal significa anunciar a Luz de Jesus para quem vive nas trevas sem esperança. Alegria para quem está sofrendo.
Justiça para quem está sendo injustiçado. E Paz para todos que estão lutando.
5º PODE UM CRENTE VERDADEIRO COMEMORAR O NATAL¿
Quero encerrar com a pergunta que todos estão fazendo neste momento: pode um crente salvo comemorar o natal¿
O natal nós já aprendemos acima que é a data em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo.
Apesar de não se saber a data certa o seu nascimento, o fato é que um dia Jesus nasceu,
E quando Jesus nasceu os pastores que estavam com suas ovelhas no campo celebraram o seu nascimento, Lc 2:20.
 Os reis magos vieram de longe para celebrar o nascimento de Jesus e ainda trouxeram presentes para ele. Mt 2:1-12.
Os anjos de Deus celebraram o nascimento de Jesus: - gloria a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade. Lc 2:14.
Se os pastores celebraram, se os reis magos celebraram, se anjos celebraram por que eu você não podemos comemorar o nascimento de Jesus¿
Não é por que o mundo comemora de maneira errada o natal, que eu você temos que deixar de comemorar.
Não é por que o mundo transformou o natal em uma festa comercial, onde só se pensa em vender que eu vou deixar de celebrar o nascimento de Jesus neste
Tem crente que diz assim: - eu não posso comemorar o natal por que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro.
Deixa eu te perguntar uma coisa¿ você vai comemorar é a data, ou é o nascimento de Jesus¿
Pouco importa a data real, se foi em abril ou em outubro. O que importa é celebrarmos o nascimento do salvador do mundo. 
- Eu não posso comemorar o natal por que os símbolos do natal e papai Noel , são símbolos mundanos e idolatras.
E a bíblia fala claramente contra a idolatria. Ex 20:1-6, Dt 16:18-22, 1 Rs 14:21-23, Jr 10.
Mas, quem foi que disse que você tem que falar de papai Noel, ou colocar arvore de natal na sua casa pra comemorar o natal¿
O princípio bíblico para todas as coisas é o principio da moderação, a bíblia diz:
- Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas tolo; por que morrerias antes do teu tempo? Ec 7:16 -17.
Não é por que você é crente que você tem que viver igual o beato Antonio Conselheiro de Canudos,
Que pregava o fim do mundo, que tudo é pecado, que todos estão perdidos e irão para o inferno.
Na minha casa eu não coloco arvore de natal, eu acho que isto não tem nada a ver com o nascimento de Jesus,
Eu não faço presépio, pois pra mim isto são objetos de idolatria, nunca ensinei pros meus filhos esta besterada de papai Noel,
Se dei presentes (e não me lembro de dar presentes para eles esta época do ano)
 Para eles no final de ano, em época de natal sempre disse que fui eu mesmo que dei,
E não que vem um velhinho de noite andando de trenó e entra pela chaminé e coloca o presente no pé da arvore de natal.
Até pouco tempo eu não deixava eles nem colocar aqueles luzinhas lá em casa, depois descobri que isto é ignorância, e agora não importo mais.
Tem crente que diz:  Não posso comemorar o Natal, por que o natal é uma data inventada pelos povo pagão¿
Isto também é besteira! Então você não pode usar grava por que inventou a gravata foi um gay!
Você não pode escrever por que quem inventou a escrita foram povos pagãos.
O Natal tem uma origem pagã¿ Sim! O natal é usado para fins comerciais¿ Sim!
A maioria das pessoas no natal sequer lembra-se de Jesus¿ Sim!
Mas para mim e para você que somos crentes este é um tempo especial para refletirmos a respeito do nascimento de Jesus!
Pastor pode ou não um crente comemorar o natal¿
Comemorar ou não o Natal é uma decisão pessoal de cada um, agora, o crente que vai comemorar comemore de maneira correta.
Não tem nada de errado fazer um banquete, especial na sua casa convidar seus amigos, parentes, colegas de trabalho, irmãos da igreja...
Não tem nada de errado dar presentes, brincar de amigo secreto, assar uma leitoa, assar um peru, fazer uma mesa de frutas, panetone...
Não tem nada de errado fazer uma cesta de natal e dar de presente pra uma pessoa necessitada...
Não tem nada de errado você enfeitar sua casa, desde que você se lembre que você é um servo de Deus, e deve ter moderação,
Cuidado com as imagens de duendes, gnomos, com presépios, cuidado com este ensino diabólico e idolatra de papai Noel.
Aproveite o natal para falar do amor de Deus ao enviar seu filho amado Jesus a este mundo para morrer por nós na cruz.
Faça uma oração de gratidão a Deus, por Jesus ter nascido neste mundo para nos salvar.
Se você esta entre não crentes, aproveite a oportunidade para pregar a palavra de Deus e falar do verdadeiro significado do natal.
Lembre-se: Você possui o próprio Cristo nascido em seu coração.Este é o natal que deve ser celebrado todos os dias do ano.
Por que comemorar o Natal? Simples!, Se o céu celebrou o natal com direito a coral de anjos e tudo, por que a terra não o comemoraria?

Feliz natal!

Um comentário:

  1. DESEJO DE TODO CORAÇÃO QUE O ESPIRITO SANTO CONTINUE FALANDO AO SEU CORAÇÃO COM MENSAGENS EDIFICANTES E JESUS SEJA GLORIFICADO. DEUS BENÇOE A TODOS NÓS.

    ResponderExcluir