sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

SELADOS PARA O DIA DA REDENÇÃO!

SELADOS PARA O DIA DA REDENÇÃO.
                                                                                                                                               Ef 4:30
introdução:
A carta do apostolo Paulo direcionada aos Efésios foi escrita no ano 60 Dc, provavelmente no período em que o apostolo estava preso em Roma.
Esta carta de Paulo supera todas as outras em profundidade e sublimidade doutrinaria.
A carta de Paulo aos Efésios foi escrita com o propósito de fortalecer a fé dos crentes, e explicar a natureza e o propósito da igreja, o corpo de Cristo.
Mas eu quero nesta rica oportunidade meditar com você no que Paulo escreveu aos Efésios mais especificamente no versículo 30:
- E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Ef 4:30
Paulo esta dizendo no começo deste versículo que nos podemos entristecer o Espírito Santo de Deus, e como é que nos podemos entristecer o Espírito Santo¿
Basta você ler todo o capitulo 4 de Efésios  que você descobrira que entristecemos o Espírito Santo pela forma como nós vivemos.
Paulo nos adverte dizendo: - evite a linguagem imoral, a amargura, a ira, as palavras ásperas, as calunia as más atitudes em relação ao próximo.
Existem outros textos bíblicos também que mostram quando entristecemos o Espírito Santo.
= A bíblia diz em Jo 14:17 que o Espírito Santo é o espírito da verdade: então qualquer coisa  falsa, enganadora, mentirosa, entristece Espírito Santo. 
= A bíblia diz 2 Co 4:13, Espírito Santo é o espírito da fé: então  a dúvida,  a descrença, a desconfiança,  o medo, a  ansiedade, entristece o Espírito Santo
= A bíblia diz em Hb 10:29, que o Espírito Santo é o Espírito da graça:  de modo que o que é displicente, ingrato, mal-intencionado, implacável ​​e sem amor entristece o Espírito Santo. 
= A bíblia diz em Rm 1:4 que o Espírito Santo é o Espírito de santidade: então qualquer coisa suja, contaminada ou degradante, entristece o Espírito Santo. 
= A bíblia diz em Ef 1:17, que o Espírito Santo é o Espírito de sabedoria e de revelação: então a ignorância, vaidade, arrogância e insensatez entristece o Espírito Santo.
 = A bíblia diz 2 Tm 1:7, que o Espírito Santo é o Espírito de amor e auto-disciplina: de modo que o que é improdutivo, inútil, desordenado, confuso e descontrolado entristece o Espírito Santo. 
= A bíblia diz Rm 8:2, que o Espírito Santo é o Espírito da vida: assim que o que é morno, morto ou indiferente entristece o Espírito Santo.
= A bíblia diz 1 Pd 4:14 que o Espírito Santo é o Espírito da glória: então aquilo que é mundano,e prefere as coisas materiais ou carnais entristece o Espírito Santo. 
Resumindo todas as vezes que agimos de forma pecaminosa nos entristecemos o Espírito Santo de Deus.
Mas, quero deixar para outra oportunidade a 1º parte deste versículo onde Paulo diz: - Não  entristeçais o  Espírito Santo...
E refletir com você na 2º parte do texto que diz: ...No qual fostes selados para o dia da redenção. 
O que o apóstolo Paulo quis dizer quando disse que os crentes de Efésios que eles estavam:  - selados para o Dia da redenção? Vejamos então:
1º O QUE SIGNIFICA O SELO¿
A palavra "Selo" traduz um termo grego que quer dizer: confirmar ou imprimir.
O dicionário on line da língua portuguesa diz que selo significa: Carimbo ou marca oficial que indica propriedade individual ou pagamento de imposto governamental.
Quando nos falamos de selo nos dias atuais logo nos lembramos do ato de por selo em uma carta.
Mas o selo de uma carta é muito diferente do selo usado no passado, nos tempos antigos.
Nos dias da bíblia sagrada, era comum que os nobres, especialmente os monarcas, selassem os seus documentos, seus atos, suas correspondências oficiais, seus decretos e seus editos.
O selo confirmava que quem estava encaminhando a carta era realmente a quem ela se referia.
Então o rei, ou outra autoridade da época quando mandava uma carta, ou fazia um decreto, ou proclamava um edito ele selava a carta com o seu anel.
Vários textos bíblicos comprovam isto que eu estou dizendo: I Rs 21:8; Dn 6:17, Ne 9:38.
O selo era feito de uma cera derretida, que era colocada sobre a carta, o documento, a correspondência ou objeto que seria selado.
O anel ou sinete era feito de ouro, prata bronze ou pedra preciosa, nele estava em auto ou baixo-relevo; a inicial, o brasão, ou a figura que representava o dono do anel.
A pessoa então vinha com este anel e friccionava-o sobre o selo, e ai ficava ali a sua marca.
Somente pessoas que possuíam poder e autoridade possuíam anéis de selar.
Existem exemplos bíblicos que receberam anéis de selar que significa poder e autoridade:
Gn 41:42 diz que José do Egito recebeu o anel de selar das mãos de Faraó, como sinal de autoridade delegada.
Et 3:10 diz que o rei Assuero também entregou seu anel de selar a Hamã, inimigo dos judeus, mas, depois o tomou de Hamã e o entregou ao judeu Mardoqueu Et 8:2.
Lc 15:22 diz que o filho pródigo quando voltou para casa recebeu do Pai um anel para colocar em seu dedo.
 A  bíblia diz em Mt 27:66 que a pedra colocada sobre a entrada do túmulo de Cristo também foi selada. Dizendo que ninguém podia mover aquela pedra.
Ei!  Deixa-me abrir um parêntese aqui hoje para dizer pra você, que Deus o nosso Pai também quer nos dar um anel!
Nesta noite Deus que dar aos seus filhos poder e autoridade!
-  Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum. Lc 10:19.
- E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Mc 16:17-18.
Ei! Se Espírito Santo habita em você,  se você tem obedecido a palavra de Deus, se é as coisas de Deus que você tem buscado.
Então creia que Deus já te deu autoridade! O poder de Deus está sobre a sua vida!
Se o diabo se levantar contra você, se o inferno se levantar contra sua vida, sua família, seu ministério use o anel que Deus te deu!
Use a autoridade e o poder do nome de Jesus, pisa na cabeça dessa serpente que tem mordido seu pé, que tem lhe perseguido,
 Diga:- diabo, satanás sai da minha vida, sai do meu lar, sai do meu emprego, sai do meu ministério! Vai embora em nome de Jesus! Amem!
= Selo fala de propriedade: quando alguém vê o selo em uma carta, em um documento, ou objeto, já sabe a quem pertence tal objeto.
= Selo fala de autenticidade: ao ver o selo em um documento a pessoa já fica sabendo que tal documento não é um fruto de fraude.
Não é isto que nós fazemos quando fazemos um negocio, aluga uma cassa, vende um lote, transfere um carro, tem que ir no cartório pra autenticar nossa assinatura.
= Selo fala de autoridade: um documento selado, ele está revestido de autoridade, não por causa do documento em si, mas pelo selo e pelo emitente do selo.
= Selo fala de garantia: se o documento estiver com selo violado ele não tem nenhum valor, o selo é a garantia que só o destinatário pode abrir o selo.
2º O QUE SIGNIFICA SER SELADO¿
Tem muita gente por ai que pensa, e até ensina que ser selado com o Espírito Santo é falar em línguas estranhas, profetizar, pular, girar, correr, gritar, cair...
Ei! Entenda bem uma coisa! Existe uma diferença entre ser selado com o Espírito Santo e ser batizado com Espírito Santo.
Uma coisa é receber o selo do Espírito Santo, outra coisa e ser batizado com Espírito Santo.
Tudo que nos falamos, pregamos ou ensinamos tem que ser embasado na palavra de Deus, não no que nos achamos ou ouvimos dos outros por ai,
E a bíblia diz que no momento da conversão o crente é selado com o Espírito para o dia da redenção: 
... Depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa. Ef. 1:13.
 Todos aqueles que entregam suas vidas de verdade a Jesus, no mesmo momento essa pessoa recebe o Espírito Santo em sua vida.
Isto é o selo, a marca que diz que nos somos propriedade exclusiva de Deus.
Agora,  o batismo no Espírito Santo, ou com o Espírito Santo é quando a pessoa é revestida de poder e fala línguas estranhas.
Agora, todo crente em Cristo Jesus sendo batizado no Espírito Santo ou não, tem a presença do Espírito Santo em sua vida.
Se você aceitou Jesus de coração como seu salvador você já tem o Espírito Santo, por isso Paulo disse:
- Ninguém pode dizer Senhor, Senhor, senão pelo Espírito de Deus. 1 Co 12:3
Agora, é claro que Deus quer mais para sua vida, Deus quer te dar um poder especial, Deus quer te revestir de gloria, ele quer que você seja batizado com Espírito Santo.
 Por isso Paulo disse: - Não vos embriagueis com vinho em que há contendas mais enchei-vos do Espírito. Ef 5:18.
Deus tem os Seus selados, os seus marcados como podemos ver em vários textos bíblicos:
= Os israelitas tinham um selo visível de que são de Deus, a circuncisão. Rm 4:11.
= Deus pediu que os santos no meio do povo de Judá corrompido fossem selados de forma espiritual para serem livres do juízo que viria. Ez 9:4-6.
= Jesus era selado pelo Pai. Jo 6:27.
= A Igreja foi selada com o Espírito Santo. II Cr 1:22; Ef 1:13; 4:30.
= Quando a Igreja sair desta terra, e começar o juízo sobre o planeta, haverá 144 mil pessoas que serão seladas por Deus.  Ap 7:4,5; 9:4; 14:1.
Agora, se selo fala de propriedade então o crente selado é propriedade exclusiva de Deus,
Você não é um documento vazio. Você tem um dono! E o dono é o aquele que te selou. O dono é Deus.
- Todavia  o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus... 2 Tm 2:19.
Assim como um pai conhece a voz do filho no meio da multidão. Deus conhece os seus, os seus tem uma marca, os seus estão selados com O espírito Santo.
Deixa ver se tem crente selado com Espírito santo aqui¿ deixa ver se tem crente marcado com a marca da promessa neste lugar¿
Se selo fala de autenticidade, então o crente selado é o crente verdadeiro autentico,  que não é falsificado.
Conta-se que a rainha de Sabá veio de visitar Salomão, e na visita que ela fez , ela levou vários enigmas para Salomão decifrar. 1 Rs 10:1-7.
Entre os muitos enigmas ela trouxe uma flor artificial e flor uma verdadeira que a certa distância parecia idênticas.
E perguntou Salomão qual das duas flores era a verdadeira, Salomão olhando a certa distancia não dava para discernir.
A rainha de Sabá começou a se alegrar por que pensava consigo mesma: - derrotei o sábio Salomão,
Trouxe um enigma que ele não consegue decifrar, sua fama agora vai se acabar! Todos irão de dizer que rainha de Sabá venceu o sábio Salomão!
Mas, Salomão abaixou a cabeça e fez uma oração a Deus, e de repente entrou na sala uma pequena abelha, e começou a sobrevoar aquele recinto.
Ela foi até a flor falsa se assentou sobre por pouco tempo, depois voou até a flor verdadeira e ali pousou e ficou por todo tempo.
Salomão então dirigido por Deus disse: - Rainha de Sabá! Eu já tenho a resposta, a flor verdadeira é aquela em que abelha se assentou sobre e ficou o tempo todo.
Assim Salomão decifrou o enigma da Rainha de Sabá e mais uma vez sua sabedoria que foi dada por Deus foi comprovada.
Mas sabe o que eu aprendo nesta historia¿ é que o Espírito Santo de Deus, o selo de Deus só fica na vida do crente verdadeiro.
Crente artificial não pode ser selado pelo Espírito de Deus, por que ele até pode pousar por um tempo, mas depois vai se embora.
Agora, o crente real, o crente verdadeiro, o crente autentico, este sim! É cheio do Espírito Santo de Deus!
Não somos crentes falsos, não somos fraudes, não somos produto pirata, somos verdadeiros servos de Deus!
Se selo fala de autoridade, então o crente selado tem autoridade de Deus! Recebemos de Deus autoridade delegada,
Afinal ele disse:... Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão
Jesus disse: - Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios: de graça recebestes, de graça daí Mt 10:8.
Para o paralitico que mendigava na porta do templo Pedro disse:
- Não tenho prata e ouro, mas o que tenho isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. At 3:6.
Se você é selado você tem autoridade de Deus para em seu nome expulsar demônios e curar enfermidades.
4º SELADOS PARA O DIA DA REDENÇÃO.
Meus amados irmãos! Já aprendemos aqui que o Espírito Santo é a marca, o selo, o carimbo, o timbre, o brasão, o penhor que Deus colocou em nós.
Isso significa dizer que Deus é o emitente da carta, então o selo, o carimbo, o sinal, o brasão, o emblema, é tudo dele!
Ei! Você tá entendendo¿ O selo é Espírito Santo, o dono do selo é Deus, os selados somos nós!
Se o selo emitido pelos grandes reis do passado eram respeitados, você pode imaginar o selo de Deus¿
- Quem te selou é muito maior que Nabucodonosor, maior que rei Assuero,  maior que o Faraó do Egito, que imperador  César de Roma.
Quem te selou foi Deus! Você esta selado com Espírito Santo de Deus! Tá entendendo a mensagem diga: - amem!
Até aqui tudo esclarecido, mas ai surge o apostolo Paulo e diz: - não entristeçais o Espírito Santo no qual fostes selados para o dia redenção.
Redenção significa libertação mediante pagamento de um resgate. 
A redenção no novo testamento trata da morte de Cristo e o preço do resgate que Ele pagou para providenciar a salvação.
Mas no contexto desta mensagem, Paulo fala do dia da redenção apontando para o dia em que chegaremos ao céu.
Paulo esta dizendo que nós fomos selados, marcados pelo Espírito Santo para o dia do arrebatamento da igreja.
Toda carta selada tem um destino. - Sim ou não¿ vou repetir: toda carta selada tem um destino: - sim ou não¿
Nós como cartas seladas pelo espírito Santo temos um destino também, o nosso destino é o céu, é a gloria de Deus! São as mansões celestiais!
Ei! Somos selados com Espírito Santo, e este selo é a garantia de que chegará o dia em que Deus nos libertará deste mundo de pecado, de dor, de sofrimento, de tristeza...
Uma carta sem selo não chega ao seu destino, por isso quem não tiver o selo do Espírito Santo de Deus não chegará ao céu.
Somos selados pelo Espírito Santo, separados para Deus, para o dia da redenção.
Agora, não se engane! Vir na igreja e fingir que é crente ou que faz parte de uma religião não significa ser selado por Deus.
Os selados são aqueles que se apartam do pecado e se entregam para viver uma vida que agrada a Deus:
- Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade. 2 Tm 2:19
Se você é um crente selado com espírito Santo pelo amor de Deus não entristeça o Espírito santo por que você esta selado para o dia da redenção.
Se você ainda não é selado, aceite Jesus de coração e receba este selo, esta marca em sua vida!

Deus te abençoe!

20 comentários:

  1. Que benção de estudo Deus é fiel

    ResponderExcluir
  2. Esclareceu a minha dúvida Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  3. Gloria a Deus muito obrigada pelo ensino
    Gostaria de receber um ensino que fala sobre as trevas exteriores oque seria isso é mesmo um lugar de disciplina ou é o próprio inferno

    ResponderExcluir
  4. Que bênçãooo, estudo edificante

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus!
    Aprendi muito aqui vaso, Deus te abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
  6. Amém. Muito bom. Louvado seja Deus.

    ResponderExcluir
  7. Deus seja glorificado por este brilhante ensino ...

    ResponderExcluir
  8. estudo muito forte da palavra de Deus

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito ' foi muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
  10. obrigado por sua dedicação em nós ensinar melhor sobre o selo de Deus para nós que o Deus todo poderoso te abençoe hoje e sempre vc é toda a sua família exaltado seja o nome do Senhor Jesus

    ResponderExcluir