quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

COMO TERMINAR BEM O ANO VELHO, E COMO COMEÇAR BEM O ANO NOVO!

COMO TERMINAR BEM O ANO VELHO, E COMO COMEÇAR BEM O ANO NOVO!
Fp 2:12-16.
INTRODUÇÃO:
Meus amados e queridos irmãos! Estamos poucos minutos do final de mais um ano.
2015 está chegando ao fim! E passou tão rápido que quase nem percebemos.
Para muitos foi um ano abençoado, de prosperidade, de bênçãos, de vitoria, para outros talvez foi um ano difícil, de crise, de dificuldades...
O fato é que ano está chegando ao fim, é maioria das pessoas nesta época para pra fazer uma retrospectiva,
Que é nada mais nada menos do que rever e relembrar fatos e eventos que ocorreram no decorrer do ano.
Nos especiais da televisão, nos sites da internet, nos jornais, nas revistas o que vemos nestes últimos dias são as famosas retrospectivas,
Programas com objetivo de rever coisas que aconteceram durante este ano
Tem coisas boas e coisas ruins também como; Tragédias, guerras, massacres, acidentes,
De um modo particular cada um de nós também, paramos para fazer uma retrospectiva do ano que se finda.
E é claro que para nós, crentes na pessoa bendita de Jesus Cristo, o sentimento que deve prevalece no nosso coração é o sentimento de gratidão,
Por que independente do ano ter sido bom ou ruim, temos consciência que se chegamos até aqui,
 E isto por que sobre a nossa vida esteve estendida a mão protetora e ajudadora de nosso Senhor Jesus Cristo!
Mas, alem do final de ano ser uma época de retrospectiva, o final do ano é também uma época de perspectivas
Este negocio de virada do ano mexe com a nossa emoção, a mudança de 31 de dezembro para 1º  de janeiro, para nós é muito mais do que uma mudança no calendário.
A virada de ano é uma época de perspectivas, as pessoas acreditam que as coisas vão mudar, vão melhorar de alguma forma.
Quem não teme a Deus vai atrás do pai de santo, do macumbeiro, do guru, do adivinho pra saber o que é que vai acontecer no ano novo,
Se vai ser um ano melhor, ou pior, se vai casar ou se separar, se vai morrer algum artista famoso, se o seu time vai cair pra 2º divisão...
Quem teme a Deus tem uma vantagem a mais com respeito ao futuro, por que já entregou o ano que vai começar nas mãos de Deus e sabe que nas mãos de Deus tudo vai dar certo!
Não é assim que diz o salmista: -Entrega o teu caminho ao Senhor confia nele e o mais ele fará. Sl 37:5.
Fim de ano conforme eu disse acima é tempo de retrospectiva; rever e relembrar fatos que se passaram,
Mas, tempo também de perspectivas; esperança e planos para o futuro.
Quando falamos em virada de ano, logo surge algumas perguntas em nossa mente. Como terminar bem o ano velho? E não é que o ano que esta terminando já virou ano velho! E como começar bem o novo ano?
 A luz da bíblia sagrada, veremos aqui hoje alguns passos para terminar bem o ano velho e começar bem o ano novo.
1º Arrumando as gavetas.
O 1º passo para terminar bem o ano velho e começar bem o ano novo é: arrumar as gavetas.
Quem é que nunca parou algum momento da vida para arrumar as gavetas¿
A gente tem o costume de tudo quanto é coisa colocar na gaveta, do armário, do guarda roupa, da estante...
Documento velho, talão de água, de luz, panfleto que gente pega na rua, caneta velha, cartão de pregador, cantor...
As gavetas vão se enchendo de coisas sem nenhuma utilidade, coisas que ficam ocupando espaço sem necessidade.
Chega uma hora que temos que parar para fazer uma limpeza, uma faxina nas gavetas. Jogar fora tudo o que não presta e não tem nenhuma utilidade.
Ei! O nosso coração também é uma gaveta! E às vezes nós vamos enchendo esta gaveta de coisas que não presta, que não tem utilidade nenhuma!
Raiva, ódio, amargura, ressentimentos, desanimo, rejeição...
Você sabia que você esta perdendo espaço na gaveta do seu coração guardando coisas que já devia ter sido jogado fora.
Salomão disse: - Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Ec 3:1
...tempo de guardar, e tempo de jogar fora; Ec 3:6.
Alguém te magoou 20 anos atrás, e até hoje você guarda isto no coração, alguém falou uma palavra dura pra você 10 anos atrás e até hoje você fica remoendo isto!
Tá na hora de fazer uma limpeza na gaveta! Tá na hora de jogar fora este lixo!
Pare de desengavetar lixo acumulado, o negocio e limpar a gaveta, o negocio é perdoar o negocio é fazer faxina.
- Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. Hb 12:15.
quer terminar bem 2015¿ quer começar bem 2016¿ limpe a gaveta do seu coração!
Se você conseguiu azedar 2015, não azede 2016, se tiver que perdoar alguém, perdoe! Se tiver que reconciliar com alguém, reconcilie!
Faça o que for preciso! Mas entre o ano novo com o coração limpo pra receber o melhor de Deus!
2º abra as cortinas.
Em 2º lugar para terminar bem o ano velho e começar bem o ano novo temos que abrir as cortinas.
A cortina tem varias finalidades, ela serve como decoração deixando um ambiente mais agradável,
Colocada em janelas e vidraças ela serve como proteção contra os raios solares, dos ventos fortes na época do frio, e ainda te livra dos olhos dos vizinhos xeretas.
Nos dias da bíblia as cortinas foram usadas na construção do tabernaculo que era o templo móvel do povo de Israel. Ex 26:1-4.
Deus ordenou a Moises que as cortinas internas fossem feitas  de linho retorcido, estofo azul, púrpura e carmesim, pois elas simbolizavam o caráter de Jesus Cristo.
Mas, as colunas externas Deus ordenou a Moises que fossem feitas de peles de cabras, de carneiro e de animais marinhos Ex 26:6-8.
Quem olhasse o tabernaculo por fora via uma construção bem rústica, mas quem olhava por dentro, via a beleza interior das cortinas de estofo azul, púrpura e carmesim.
Quem olha pra Jesus com olhos humanos só vê o seu exterior, vê o filho de Jose o carpinteiro, Mt 13:55. O homem de dores que sabe o que é padecer. Is 53
Mas quem abre as cortinas da alma e vê Jesus com olhos da fé, sabe que ele é o Senhor, o salvador, o filho de Deus que veio morrer por nós na cruz.
Poucas pessoas tiveram o privilegio de ver o tabernaculo por dentro, somente os sacerdotes podiam adentrar no interior do tabernaculo, somente eles podiam atravessar as cortinas.
Ainda bem que Jesus veio e rasgou o véu, a cortina da separação e agora pela fé nos podemos contemplar a verdadeira beleza que há em Cristo Jesus.
Outra coisa: cortina fechada fala de Frio, solidão, nada em volta para realizar. A televisão pode até estar ligada, mas os pensamentos estão longe.
Quando a cortina é aberta, a luz entra no ambiente, você consegue ver a luz do sol.
Ei! O sol da justiça só vai brilhar na sua vida quando você abrir as cortinas da sua alma.
Quantos dos 365 dias de 2015 foram totalmente desperdiçados porque a alma ficou no escuro, com fome com sede e com frio?
 Estou falando de fome de Deus e da mesa farta oferecida pelo Senhor.
Pense um pouco comigo: Como foi a sua vida com Deus em 2015, quanto tempo você esteve a sós com Deus?
As cortinas da alma se abrem com oração e leitura bíblica, tire tempo para conversar com Deus, tire tempo para ler a bíblia,
Quer terminar 2015  bem¿ quer começar 2016 melhor ainda¿ abra as janelas da sua alma.
3º Lave a roupa suja
Se você quer terminar bem ano velho e começar bem ano novo, a 3º coisa que você deve fazer é lavar a roupa suja.
Eu estava observando os irmãos, nós estamos hoje aqui no ultimo culto deste ano de 2015, é o culto da virada, ou a vigília da virada,
E eu observei que ninguém veio para igreja de roupa suja, pelo contrario, como é uma festa a maioria veio de roupas nova.
E mesmo quem não veio de roupa nova, veio com a roupa limpa, não tem ninguém de roupa suja.
Mas ano é de roupa no sentido físico que eu estou falando: calça, camisa, saia, blusa etc...
No sentindo espiritual quando a bíblia fala de roupa suja a bíblia esta falando de pecado
Quando a bíblia fala de roupa limpa,  de vestes brancas, a bíblia esta falando de Santidade,  pureza,  da separação do pecado, que todo crente precisa ter para chegar à presença de Deus.
O sábio Salomão disse: - Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Ec 9:8.
No capítulo 3 do livro do Profeta Zacarias, é relatada a visão de que o Sumo Sacerdote Josué estava vestido de vestes sujas diante do anjo;
 Deus ordenou que o anjo retirasse as vestes sujas de Josué e o vestiu de vestes novas, tirando-lhe a iniqüidade.
o que nos chama a atenção é  que só depois que Josué já estava de vestes limpas foi que Deus falou a Josué.
isto deixa claro para nós que Deus não fala com quem tem vestes sujas, mas só com quem tem vestes limpas.
na parábola do filho prodigo, quando ele retornou para casa, ele pródigo recebeu presentes do seu pai que o estava aguardando.
Sandálias para os pés, anel para o dedo e vestes novas para se vestir Lc 15:22.
 Quando Jesus se transfigurou no monte transfiguração,  suas vestes se tornaram brancas como a luz. Mt 17:2,
na  carta que Jesus enviou as 7 igrejas da Ásia, ele aconselhou a igreja de Laodiceia:
-  aconselho-te que de mim compres vestes brancas para que te vistas. Ap 3:18.
Em
Ap 16:15 o Senhor nos adverte a guardarmos as nossas vestes.
Com roupas sujas e manchadas não podemos chegar até presença gloriosa do nosso Deus.
Ei! Se você é um crente verdadeiro, se você  já aceitou Jesus como seu salvador, então sua vestes já foram lavadas no sangue do cordeiro de Deus.
- Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas em suas mãos; Ap 7:9.
- E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram?
E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro
. Ap 7:13-14.
Lá em casa minha esposa lava roupas com sabão em pó, amaciante, alvejante...
Mas as vestes espirituais não selava com sabão em pó, nem com sabão de quadro, mas se lava com o sangue do cordeiro de Deus.
Lembra da canção infantil: - o sabão lava meu pezinho, lava meu rostinho, lava minha mão,
Mas Jesus pra me deixar limpinho quer lavar meu coração.
Agora, tome cuidado! Por que no caminho da vida, neste mundo de pecado tem muita lama, tem muita imundície, muito lodo.
- Cuidado irmão! Por que não é difícil sujar as vestes brancas, que foram lavadas pelo sangue de Jesus.
alias, já que estamos falando de roupa suja, tem crente que vai terminar 2015 na lama do pecado.
Tem crente que entra ano e sai ano e ele continua sujo pelo pecado, é verdade!
Tem crente que usa roupa nova por fora, e roupa suja por dentro,
De que adianta assistir o culto dia 31 de dezembro com roupa nova, calça nova, vestido novo, se diante de Deus suas vestes estão sujas¿
Deixa eu te dizer uma grande verdade: Deus não esta impressionado com a marca da sua roupa!
Deus não esta impressionado com o seu sapato novo! Quer impressionar a Deus lave suas roupas no sangue de Jesus.
- Pastor eu já sou crente! Eu já aceitei Jesus como salvador!
Mas quem sabe você se sujou assistindo um programa na TV, quem sabe você se sujou falando um palavrão, fazendo algo que não devia fazer, indo a um lugar onde você não devia ir.
Desculpe-me a sinceridade a roupa de fora tá bonita! É nova, mas, por dentro você está sujo!
- Pastor que palavra dura pra uma virada de ano, que palavra pesada! Pois foi está palavra que Deus me mandou falar pra você.
Quer terminar bem  o ano velho¿ quer começar bem o ano novo¿ lave suas vestes espirituais.
Você pode perguntar como é que eu faço para lavar minhas vestes sujas:
1º Se purifique não sangue de Jesus.
- Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 1 Jo 1:7.
peça Jesus nesta noite pra passar o sangue dele sobre a sua vida, peça ele pra te lavar dos pés a cabeça com seu sangue puro e precioso, e a suas vestes ficarão mais brancas que a neve.
2º se aproxime mais de Deus.
- Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Tg 4:8.
Quanto mais eu aproximo de Deus, mais Deus se aproxima de mim, quanto mais eu me aproximo de Deus mais limpo eu fico!
3º confesse para Deus os seus pecados.
- O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Pv 28:13.
Vamos terminar 2015 tomando aqui um banho na cachoeira da graça e da misericórdia de Deus.
4º passe perfume.
O 4º passo para terminar bem o ano velho e começar bem o ano novo é passar perfume.
Pergunte pro irmão do seu lado ai:  - você passou perfume hoje¿ você é cheiroso¿
Coisa agradável e ficar perto de alguém perfumado, coisa desagradável é ficar perto de quem faz 3 dias que não toma banho.
Nós vivemos em um pais de clima tropical, clima quente, tomar banho e passar perfume todo dia é algo quase essencial.
Se você não tem condições de usar um perfume caro  use um perfume barato mesmo. Mas não ande sem se perfumar.
O que é um perfume¿ é o cheiro agradável e penetrante exalado por uma substância aromática, aroma, fragrância; produto feito de essência aromática;
você sabia que Deus gosta de perfume¿ é verdade irmão! Quem foi e que perfumou a natureza¿ as flores, as arvores, a brisa, não foi Deus¿ então Deus gosta de perfume.
Na bíblia o perfume fazia parte do culto a Deus,podemos ver o seu uso no tabernaculo,
tabernáculo; na unção dos sacerdotes; para evitar infecção e corrupção da carne.
Êx 30:22-25;
até Jesus quando nasceu foi perfumado com mirra e na sua morte foi perfumado com nardo.
Espiritualmente falando quando Jesus veio a este mundo ele cumpriu a sua missão exalando o mais suave cheiro sobre a terra que está contaminada com o odor do pecado; Pv 7.17.
Quem tem Jesus na sua vida agora também exala o bom cheiro de Cristo, foi o que disse Paulo:
- E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. 2 Co 2:14,15
Por onde passa um crente fiel ele exala o bom perfume de Cristo,  que é: a esperança, alegria,
A  fé, comunhão, piedade, sinceridade, humildade, temor e conhecimento de Deus.
Agora o crente que não é perfumado por onde ele passa, ele espalha discórdia, contenda, fofoca, mentira, rancor, orgulho...
Ei! Que tipo de perfume é o seu?  Cheiro que atrai ou que afasta? Perfume que chama atenção?
Ou é um mau cheiro, apodrecido do pecado que só causa o mau na vida das pessoas¿
Você tem cheiro de bode ou de ovelha¿
Ei! Que terminar bem o ano velho¿ quer começar bem o ano novo¿ então passe perfume, exale o bom cheiro de Cristo.
Que o bom cheiro de Cristo possa abençoar a todos que estiverem ao seu lado.
Conclusão:
Ainda não terminou o ano, ainda falta alguns minutos par encerrarmos o ano de 2015.
Ainda é possível você terminar bem este ano.
- Mas pastor! Não dá tempo mais de corrigir tanta coisa que fiz de errado, tantas decisões que eu tomei precipitadas.
Talvez não! Mas você pode nestes últimos minutos agradecer a Deus por tudo o que el fez na sua vida neste ano.
Você está aqui! E isto já é uma grande vitoria, você não está internado no hospital em fase terminal, você não está preso no presídio, você  não esta desviado da igreja, você esta aqui!
Mesmo que nem tudo tenha saído em 2015 como você planejou, do jeito que você queria, mas você esta aqui!
Deus te livrou de acidentes, Deus te guardou da violência, Deus curou enfermidades, Deus cuidou de você e da sua família, Deus fez maravilhas na sua vida!
Você esta terminando bem 2015 e pode começar ainda melhor 2016.
Nestes poucos minutos que resta para o fim do ano arrume as gavetas, abra as cortinas, lave as roupas sujas e passe perfume.
Nestes últimos minutos líber o perdão, se aproxime mais de Deus, confesse seu erros, e se seja um crente perfumado da gloria de Deus.
Feliz ano novo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário