quinta-feira, 12 de novembro de 2015

EMANUEL DEUS CONOSCO!

EMANUEL, DEUS CONOSCO!
Mt 1:19-23.
Introdução:
Meus amados irmãos! Uma das coisas mais importantes que existe neste mundo é o nome.
Seja para pessoas, para objetos, animais ou lugares, os nomes servem para identificação.
Se você quer falar com uma pessoa, basta chamar pelo nome; que a pessoa te responderá
Mas,  se você chamar por outro nome está pessoa com certeza não te atenderá.
Todo mundo tem um nome, tem uns nomes que são feios e esquisitos, ex:
Antonio Manso Pacífico De Oliveira Sossegado, Defuntina De Souza Cruz, Deuzivaldo Ferreira, Simplício Simplório Da Simplicidade Simples.
Um Dois Três de Oliveira Quatro, Vicente Mais Ou Menos de Souza
Gertrudes, Clotilde, Emengarda,  Ambrosina, Nelci.
Tem outros nomes que são bonitos ex:
Débora, Lucas, Daniel, Raquel, Tales.
É claro que isto é muito uma questão de gosto, alguém pode achar bonito um nome que outro acha feio e vice-versa.
O que interessa é que o nome é algo extremamente importante.
Seja de uma pessoa de um objeto ou até de um animal.
O uso do nome errado pode até trazer problemas pra você.
Ex: você pega uma condução para ir para Itaberai, mas ao tomar a condução,
 Você diz o nome errado pro motorista e pede pra ele te levar pra Jataí,
Você vai ver então o grande problema que você arranjou por causa de um nome errado.
Você esta com sede, mas ao invés de pedir água, você pede sal,
Ao invés de saciar a sede você terá sua sede aumentada, e tudo por causa do nome errado.
E por isso que Deus na sua infinita sabedoria pôs no homem o desejo de dar nomes as coisas.
O 1º homem tinha um nome; Adão, e a bíblia diz em Gn 2:23 que ele pôs o nome na sua mulher de; Eva.
Deus também permitiu  que o homem colocasse o nome em todos os animais. Gn 2:19.
Para o homem dar nome as coisas é algo totalmente natural,  por que isto foi uma incumbência dada por Deus ao homem.
Mas nos dias da bíblia sagrada, os nomes iam muito alem do que apenas identificar pessoas.
Nos dias bíblicos os nomes tinham relações com as circunstâncias; O nascimento, o local, a aparência da criança, etc.
 E às vezes, o nome relacionava-se com o futuro da criança, é o caso dos nomes proféticos.
Outras vezes, o nome representava a personalidade do indivíduo. O nome da pessoa era algo muito importante, pois representava o caráter do indivíduo.
Eu poderia ficar aqui a noite inteira falando dos nomes bíblicos e seus significados, ex:
Jacó: suplantador. Israel: príncipe de Deus, Moises: tirado das águas, Josué: salvador,
 Abraão: pai de uma multidão, Isaque: riso, Daniel: Deus é minha justiça, Raquel: ovelha...
Mas eu quero falar nesta noite do maior nome que existe, o nome que é sobre todo o nome,
O nome que faz o diabo correr, o nome que expulsa todas as enfermidades, o nome que transforma a vida do homem,
O nome que adorado no céu, admirado na terra e temido no inferno.
O nome precioso de Jesus, repita comigo pelo menos 3 vezes: Jesus, Jesus, Jesus!
Agora, se você é leitor atento da bíblia sagrada, você com certeza sabem que a bíblia destaca Jesus por vários nomes ou títulos.
= Em Is 9:6 ele o seu nome é maravilhoso, conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade e príncipe da paz.
= Em Mc 1:1 ele é o filho de Deus.
= Em Mt 8:20 ele é o filho do homem.
= Em Mt 15:22 ele é o filho de Davi.
= Em Jo 1:1 ele é o verbo de Deus.
= Em Jo 1: 29 ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
= Em Ap 1:8 ele é o alfa e Omega.
= Em Ap 5:5 ele é o leão da tribo de Judá.
= Em Ap 19:16 ele é rei dos reis e Senhor dos senhores.
= Mas em Is 7:14 e em Mt 1:23 ele é o Emanuel o Deus conosco.
E neste nome e neste titulo de Jesus que eu quero meditar com você hoje: - Emanuel Deus conosco.
1º O QUE SIGNIFICA O NOME EMANUEL¿
O profeta Isaias 750 anos antes do nascimento de Jesus disse: - A virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarão pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus conosco. Is 7:14.
Depois no mesmo livro em Is 8:8 ele repete dizendo: - Penetrarão em Judá, inundando-a, e, passando por ele, chegarão até ao pescoço; as alas estendidas do se exercito cobrirão a largura da sua terra. Ó Emanuel.
A palavra Emanuel  é a união de duas palavras hebraicas: Immãnü/el = Deus conosco, ou Deus perto de nós.
O profeta Isaias usou este nome pra identificar qual era missão primordial de Jesus Cristo.
A missão de Jesus era vir a este mundo de pecado, morrer na cruz para salvar a humanidade.
 E todos aqueles que aceitam o seu sacrifício agora desfrutam da presença do Emanuel, do Deus que está sempre conosco.
Emanuel quer dizer: Deus conosco, ou seja,  Deus que está sempre perto de nós, Deus que está ao nosso lado quando nós mais precisamos.
Alias Jesus prometeu antes de voltar par ao céu: - ei que eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos. Mt 28:20.
Quando dizemos Emanuel, Deus conosco; significa dizer que está por conosco na pessoa bendita do nosso Senhor Jesus Cristo.
Ei! Eu não estou falando só do passado quando ele esteve aqui na sua 1º vinda, eu não estou falando só do futuro quando ele estará aqui na sua volta.
Eu falo do presente, hoje 8 de novembro de 2015, Jesus é o Emanuel Deus conosco, Deus perto de nós.
Mas agora, que já sabemos o significado do nome Emanuel  que é um nome que identifica a pessoa e obra de Jesus,
Eu preciso de pergunta; o que significa o nome Emanuel pra você¿ vou ser mais direito ainda. O que significa a expressão: Deus conosco, na sua vida¿ 
2º  EMANUEL SIGNIFICA QUE NÃO ESTOU SOZINHO.
Quantas vezes, em meio às dificuldades que enfrentamos na vida, nos sentimos totalmente solitários, e totalmente impossibilitados a qualquer ação ou direção?
Podemos até, ter muitos amigos, mas dependendo da luta, da dor ou adversidade que enfrentamos, a solidão pode nos assolar, trazer tristeza, dúvida e até medo.
É neste momento que precisamos trazer à nossa mente e ao nosso coração, a promessa que Jesus nós fez antes de subir para o céu.
- Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos. Mt 28:20
Se Emanuel significa: Deus conosco. Então você não está sozinho, Deus é nossa  companhia através de Jesus Cristo.
Para você que nas lutas e adversidades da vida se sente sozinho, eu tenho uma palavra de Deus pra você nesta noite:
- você não está sozinho! Deus está aí do seu lado de uma forma muito especial! Você pode até não estar vendo ele,
 Mas pela fé, você pode falar com ele, pela fé você pode sentir a presença dele ao seu lado.
Seus amigos podem te deixar de lado, seus parentes podem te abandonar, o mundo inteiro pode te desprezar.
Mas, você ainda tem um amigo fiel, que está sempre do seu lado e jamais te abandonará.
Jesus Cristo é o Emanuel o Deus conosco, o Deus que sempre está com cada um de nós.
Quando Josué substituiu Moises a frente da congregação de Israel Deus fez a ele uma promessa, você se lembra¿
- Não to mandei eu¿ sê forte e corajoso, não temas e nem te espantes, por que o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares. Js 1:9.
Esta promessa também é para mim e para você nos dias atuais, se somos servos, se estamos andando conforme a sua vontade,
Então, não há motivos para temer e nem se espantar por  que Deus é conosco por onde quer que nos andarmos.
 EMANUEL SIGNIFICA QUE DEUS É O MEU SUSTENTADOR.
Se Emanuel significa: Deus conosco. Então eu tenho um Deus poderoso atuando em minha vida e, portanto me sustentando.
O Deus que eu sirvo; o Deus da igreja, o Deus de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, é o meu sustentador.
Este Deus é poderoso o bastante para me sustentar, para me erguer, para me animar, para me sarar, para me alegrar.
- Não temas, por que eu sou contigo, não te assombres, por que eu sou o teu Deus, eu te fortaleço, eu te ajudo, e eu te sustento com a minha destra fiel. Is 41:10.
Deus sustenta todas as coisas! Deus faz tudo de acordo com o conselho da sua vontade.
Tem muita gente preocupada com os acontecimentos mundiais:
- o aquecimento global, o terrorismo do estado islâmico, os refugiados na Europa, a crise econômica e política do Brasil...
Ei! Deus não esta preocupado com nada disto! Ele sabe o fim desde o começo! Deus não esta resmungando dizendo: - o que devo fazer¿ como eu devo reagir¿
Deus está no controle de tudo! Foi ele que planejou o fim desde o principio! Ele esta sustentando todas as coisas.
Os cientistas têm estudado o átomo. Eles sabem que os elétrons são negativos, que os prótons são positivos, e que os nêutrons são neutros.
 Eles conseguem ver essas partículas atômicas através de microscópios. E eles conseguem dividir o átomo e esperam poder controlá-lo.
 Mas eles não conseguem reuni-los. Mas a bíblia diz a respeito de Deus: - Ele é antes de todas as coisas, Nele, tudo subsiste. Cl 1:17. 
-Ele é o resplendor da gloria e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder... Hb 1:3.
Deus é a Fonte, Deus é o Apoio, e Deus é a Sustentação deste mundo.
- Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Cl 1:16.
Deus sustenta o mar em suas extremidades, Deus sustenta a terra em sua orbita, Deus sustenta as estrelas...
Mas é que me causa mais admiração é que este Deus Emanuel, esta conosco e nós sustenta também.
É ele a força que te sustenta de pé na presença dele, é ele que sustenta sua família ao redor da mesa,
É ele que te sustenta de pé quando vem as dificuldades, ele que te faz suportas as lutas e aflições dando glorias ao nome de Jesus!
Emanuel; Deus conosco, nosso sustentador que nos fortalece e nos ajuda nas crises e aflições da vida.
4º  EMANUEL SIGNIFICA QUE DEUS DIRIGE A MINHA VIDA
Se Emanuel significa: Deus Conosco então que nós temos alguém que dirige a nossa vida.
Meus amados irmãos, o passado já passou, nós não conhecemos o futuro, é presente nos estamos vivendo.
Mas o Deus Emanuel que é o Deus conosco conhece o passado, o presente e o futuro, por isso devemos entregar nas mãos dele a direção da nossa vida.
O salmista disse: - Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. Sl 37:5.
Meus amados irmãos o mundo em que nos vivemos é o mundo das dificuldades, nós vivemos
Preocupados com os problemas do dia a dia, são tantas dificuldades que todos nos enfrentamos.
É tanta conta pra pagar; farmácia, gás, água, energia, prestação do carro, aluguel, cartão de credito...
Problemas com a família, problemas com a saúde, problemas na igreja...
Para enfrentar estas  dificuldades, para vencer a luta espiritual, só tem uma maneira: - entregue o seu caminho ao Senhor!
: Entregue o seu futuro nas mãos de Deus,  entregue a sua família nas mãos de Deus, : entregue sua saúde nas mãos de Deus, entregue suas finanças nas mãos de Deus,
: Entregue nas mãos de Deus o seu trabalho, o seu medo, as suas inseguranças, as suas tristezas, as suas impossibilidades...
: Entregue tudo nas mãos do Emanuel! Deixa-o dirigir sua vida!
Entregar significa: confiar, confie em Deus e o mais ele fará.
5º  EMANUEL SIGNIFICA QUE PRECISO DAR LUGAR A JESUS CRISTO EM MINHA VIDA
Se Emanuel significa: Deus conosco. Então eu preciso dar lugar a Jesus Cristo em minha vida.
Quando Jesus Cristo nasceu, o Emanuel, o Deus Conosco, ele não teve lugar. Nasceu em uma estrebaria.
Mais tarde seus pais teriam a necessidade de fugir para o Egito, por não queriam dar lugar a Jesus.
O Deus conosco não teve lugar no passado. Mas deixa te perguntar:  ele tem  lugar em seu coração hoje?
Emanuel significa: Deus conosco, Deus perto de nós, mas  de nada adianta ter esta promessa gloriosa se não lhe damos lugar, oportunidade, espaço, liberdade e atenção ao Deus conosco.
Emanuel significa: Deus conosco, Deus perto de nós, mas você tem o Deus conosco está em 1º lugar no seu coração¿
Jesus só será o Emanuel o Deus conosco se ele estiver no trono do nosso coração no 1º lugar em nosso coração.
Se Jesus não for o 1º em nossas vidas, ele também não será o 2º, se Jesus não for Senhor de tudo, ele também não será Senhor apenas da metade.
Quem esta no em 1º lugar em sua vida¿ sua casa, seu carro, sua família, seu emprego, seu dinheiro¿ Dê a Jesus o lugar que ele merece em sua vida!
Conclusão:
Ei! O meu Jesus  não é só aquela simples criança que lembramos no natal, nem apenas aquele homem preso na cruz, que lembramos na sexta-feira santa,
Jesus cristo é o nosso Senhor e salvador que morreu na cruz, mas ressuscitou ao 3º dia e esta vivo e vivo para sempre.
Ele é o Emanuel, o Deus conosco o Deus que está sempre por perto para nos ajudar.
Hoje é culto de santa ceia, vamos participar do corpo e do sangue de Jesus Cristo, e Jesus disse: - fazei isto em memória de mim!
Todas as vezes que participamos da ceia lembramos o sacrifício que Jesus fez por nós na cruz.
Ao morrer na cruz Jesus o Emanuel trouxe Deus para perto de nós, ou nos colocou mais perto de Deus.

Emanuel Deus conosco, Deus presente em nossa vida através de seu filho amado Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário