quinta-feira, 12 de novembro de 2015

QUAL O TAMANHO DA SUA FÉ?

QUAL O TAMANHO DA SUA FÉ¿
 Lc 17:1-6
 Introdução:
Meus amados e queridos irmãos! Tem muita gente por ai pregando, ensinando e até cantando a respeito da fé, mas o que é fé¿
 é uma palavra que significa: confiança, crença, credibilidade.
 A fé é um sentimento de total de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.
De acordo com a etimologia, a palavra fé tem origem no Grego "pistia" que indica a noção de acreditar e no Latim "fides", que remete para uma atitude de fidelidade.
A fé cristã implica crer na Bíblia Sagrada, na palavra de Deus, e em todos os ensinamentos pregados por Jesus Cristo, o enviado de Deus. 
 A palavra fé aparece 250 vezes na Bíblia sagrada, sendo que fé aparece uma única vez no Antigo Testamento: -  mas o justo vivera da sua fé.Hc 2:4.
O pastor e escritor C.S.Lewis diz que a definição comum de fé: é  a confiança pessoal em Deus.                                                                              
O apostolo Paulo escrevendo aos romanos disse que: tudo que é feito sem fé é pecado Rm 14:23.
Mas o texto bíblico que melhor define fé esta na carta direcionada aos hebreus que diz:
- A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.
Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho. Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus,
 De modo que aquilo se vê não foi feito do que é visível. Hb 11:1-3.
Na verdade sem fé é impossível que o homem se aproxime de Deus:
- De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, por que é necessário que aquele que dele se aproxima, creia que ele é o galardoado de todos aqueles que nele esperam. Hb 11:6.
Agora, eu preciso te perguntar: será que existe pequena fé¿ ou grande fé¿ melhor ainda será que é possível medir a fé de uma pessoa?
O tema que eu quero propor pra estudarmos hoje fala justamente sobre isto:
Qual é o tamanho da sua fé¿
Quando alguém te diz que tem fé em Deus, que tamanho será está fé? Grande, pequena, constante, ou conforme circunstâncias?
Vejamos nesta noite algumas considerações bíblicas a respeito do tamanho da fé
1º A FÉ COMO UM GRÃO DE MOSTARDA.
O texto que nos lemos para nossa meditação se encontra no evangelho de Lucas capitulo 17.
Mas, quando voltamos no capitulo 15 nos encontramos Jesus contando varias parábolas,
A parábola da ovelha perdida, a parábola da dracma perdida e a parábola do filho prodigo.
No capitulo 16 Jesus conta a parábola do administrador infiel, e os fariseus começam a zombar dele.
Jesus então conta a historia do rico e do mendigo lazaro, e ao terminar a historia Jesus se dirige aos discípulos dizendo:
- é impossível, é inevitável que não venham os escândalos. Mas ai dos homens pelos quais ele vem.
Melhor seriam que se lhe pendurassem ao pescoço, uma pedra de moinho, e se fosse atirado no mar, do que fazer tropeçar a um destes pequeninos. Lc 17:1.
Em outras palavras Jesus estava dizendo: - Se preparem os escândalos virão, mas aí daquele por quem vierem os escândalos,
Seria melhor que esta pessoa fosse afogada por alguém do que fazer errar e tropeçar um dos servos de Deus.
Jesus completa dizendo: - acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti repreende-o, e se arrepender, perdoa-lhe.
Os apóstolos acharam isto difícil demais para eles, como e que pode¿ se meu irmão pecar contra mim 7 vezes durante o dia,
E vier pedir perdão 7 vezes dizendo que está arrependido eu tenho que perdoá-lo:
- Jesus isto é demais pra nós! Jesus aumentar a nossa fé!
Jesus! Pra eu que eu consiga perdoar meu irmão 7 vezes no dia aumenta a minha fé, faz a minha  fé crescer, acrescenta a minha fé.
Jesus então responde a eles: - Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira, arranca-te e transplanta-te no mar, ela vos obedecerá. Mt 17:6
Agora, preste bem atenção por que nos temos o costume de dizer que Jesus disse coisas que ele não disse.
Já ouvi muitas pessoas dizendo que Jesus disse:
- Faz a sua parte que da minha eu ajudarei. Isto é verdade! Mas Jesus não disse isso.
- Não cai uma folha da arvore sem que Jesus permita. Isto também é verdade! Mas Jesus não disse isso.
Jesus não disse: - Mil passarás, mas 2 mil não chegarás.
Jesus não disse- Se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda.
Mas Jesus disse: - se tiverdes fé COMO um grão de mostarda.
Em outro texto Jesus disse:
- E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível. Mt 17:20.
E as vezes nos lemos este texto e saímos pregando dizendo que se tivermos fé do tamanho  do grão de mostarda, podemos realizar o impossível.
Mas não é isto que Jesus esta dizendo, você sabia que uma vírgula ou palavra mal colocada pode mudar o sentido do texto.
Jesus disse: - ou Se tiverdes fé COMO um grão de mostarda…. Este COMO faz muita diferença!
Quando Jesus  diz: - do tamanho de um grão de mostarda, ele  está dizendo que deve ser assim, deve ser do tamanho da grão de mostarda.
Agora quando Jesus diz: como um grão de mostarda, ele não está dizendo que tem que ser do tamanho do grão de mostarda, mas que tem que igual ao grão de mostarda.
O que Jesus ensinou é que a nossa fé tem que ser comparada ao grão de mostarda.
Quando nos lemos Mc 4:30-32 Jesus falou a respeito da parábola do grão de mostarda:
 - A que assemelharemos o reino dos Deus? Ou com que parábola o representaremos?
 é como um grão de mostarda, que quando se semeia na terra, é pequena; é a menor de todas as sementes da terra;
 Mas, tendo sido semeada cresce; e faz-se maior que todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra. Mc 4:30:32.
Jesus esta dizendo que: não importa o tamanho da sua fé, ela até pode ser pequena como um grão de mostarda, mas ela tem que ser crescente.
O grão de mostarda é pequeno quando é semeado, é menor de todas as hortaliças, mas depois de semeado ele cresce,
Ao ponto de torna-se a maior de todas as hortaliças e até as aves do céu vem se aninhar debaixo da sua sombra.
 Ei!  Jesus disse que a nossa fé tem que ser como um grão de mostrada tem que ser crescente,
E conforme colocamos nossa fé em pratica, conforme nos exercitamos a nossa fé ela vai crescendo até atingir resultados.
A fé é  como uma semente que se planta hoje para colher amanha.
Comece hoje a usar a sua fé, pratique sua fé hoje e você terá resultados amanha!
Quanto mais você aplica sua fé mais ela cresce como um grão de mostarda.
 O grão de mostarda que é a nossa Fé, quando plantado em nossos corações deve crescer, crescer e crescer ,
Até se tornar uma Fé madura, fruto da intimidade com Deus, em Cristo Jesus.
 A questão não é ter uma  fé grande e estática! Também não é ter uma fé que crê cegamente em si mesma, ou que: determina tudo. Que não aceita nada!
A fé como um grão de mostarda é uma fé que cresce em intimidade com Deus, é uma fé madura e submissa a vontade e soberania de Deus.
2º UMA GRANDE FÉ COMO A FÉ DO CENTURIÃO: Mt 8.5-13.
Na época em que Israel era dominada pelo império romano, no exército do império romano, a maior unidade era uma legião composta de 6.000 homens.
 Cada legião era dividida em dez coortes de 600 homens cada, e cada grupo tinha seis divisões de 100 cada.
Estas divisões de 100 soldados eram comandadas por um homem que recebia o titulo de centurião.
O centurião alem de comandar um exercito de 100 homens tinham autoridade até mesmo  sobre os anciãos dos judeus  que estavam sob sua jurisdição.
A bíblia diz que quando Jesus desceu do monte, ele entrou na cidade de Cafarnaum é um centurião foi se encontrar com ele.
Este centurião disse a Jesus que o seu servo estava em sua casa de cama com uma enfermidade terrível.
Jesus prontamente disse: - eu irei até sua casa para curá-lo.
Mas o centurião respondeu dizendo: - Senhor eu não sou digno de que entres em minha morada, mas apenas manda com um apalavra e meu servo será curado.
Por que eu também sou homem sujeito a autoridade, tenho soldados a minhas ordens e digo a este vai e ele vai e a outro vem e ele vem e ao meu servo faze isto e ele o faz.
Jesus se admirou tanto da fé daquele homem que disse: - Nem mesmo em Israel achei um fé como está.
Vai-te e seja conforme a tua fé, e na mesma hora o servo do centurião ficou curado.
Foi Jesus que disse, não foi eu e nem você, que a fé do centurião era um fé em grande quantidade.
Por que Jesus disse que fé do centurião era tão grande que nem entre o seu povo Israel ele encontrou uma fé como aquela:
1º por que a fé do centurião não era uma fé baseada no merecimento:
Quando ele se aproximou de Jesus e pediu Jesus para curar o seu servo Jesus disse: - eu irei curá-lo.
Mas ele já disse logo: - Senhor eu não sou digno que tu entres em minha morada.
A fé do centurião e bem diferente da fé de alguns cristãos que nos vemos nos dias de hoje.
Outro dia eu vi um pregador orando e dizendo: oh Jesus  aqui quem fala é o teu servo fulano de tal, e eu determino que o  Senhor faça isto ou aquilo.
Já viu crente dizendo assim: Deus me deu por que ele sabe que eu mereço.
Lembrei-me da parábola que Jesus contou do fariseu e do publicano que subiram ao templo para orar.
O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.. Lc 18.11. 
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: 
O Deus tem misericórdia de mim, pecador.
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele;
 Porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que si mesmo se humilha será exaltado. Lc 18:10-14.
Se já reparou a diferença entre o fariseu com o publicano¿ até na oração o crente fariseu é conhecido.
Jesus disse que o fariseu da parábola orou para si mesmo, sabe o que eu aprendo com isso¿
 Fariseu não ora ele faz discurso para Deus, ele quer fazer Deus sabe tudo que ele faz.
A oração do fariseu é uma lista para Deus: - oh Deus o Senhor sabe que eu oro, eu jejuo, eu dou dizimo, e não sou igual estes crentes rebeldes aqui da igreja.
Foi por isso que Jesus disse que o fariseu gostam de ficar de pé nas praças e orar em voz alta, a fim de serem ouvidos pelos homens.
: O fariseu orava se gabando da sua moralidade,
: O fariseu orava se gabando da sua honestidade nos negócios.
: O fariseu orava se gabando da religiosidade.
- Não sou injusto, não roubo de ninguém, não sou adultero, dou dízimos de tudo!
É claro que Jesus estava repreendendo não era a moralidade, a honestidade, e religiosidade do fariseu.
O que Jesus estava ensinando é que a salvação não vem por méritos próprios.
Ser honesto, pagar as contas em dia, não roubar de ninguém é obrigação de toda pessoa, mas isto não vai salvar ninguém!
Tem gente ai no mundo muito mais honesto, muito mais moralista, muito mais religioso do que eu e você, mas nem por isso está salvo.


Andar na doutrina, ter bons costumes, obedecer ao pastor, ser ofertante e dizimista na igreja e obrigação de todo crente.
Mas a salvação e um ato de fé no sacrifício vicário de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Paulo disse:- Por que pela graça sois salvos isto não vem de vós é dom de Deus. Ef 2:8.
Nós não merecemos nada! Tudo é pela graça, pela bondade e pela misericórdia de Deus.
O centurião entendeu isso por isto ele disse: - não sou digno de que entres em minha casa.
2º a fé do centurião era baseada na autoridade das palavras de Jesus.
o centurião disse: -não sou digno de que entres em minha casa, mas dize uma só palavra e meu servo será curado.
Porque eu também sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens, e digo a este vai e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto e ele o faz. Lc 7: 7-8.
O centurião era um chefe de 100 e tudo que ele mandava aqueles soldados fazerem eles faziam, havia autoridade nas suas palavras.
Então ele compreendeu que assim como ele tinha autoridade sobre os seus soldados, Jesus o filho de Deus tinha autoridade para curar somente pelas suas palavras.
Tudo o que o centurião queria era uma Palavra de Jesus era, ele sabia que; Uma Palavra de Jesus é o que bastava,para mudar tudo!
Basta uma palavra de Jesus para o milagre acontecer, basta uma palavra para uma vida ser mudada,
Basta uma palavra para os demônios saírem, basta uma palavra e para o morto ressuscitar...
Isto é que é fé de verdade! O centurião não precisava ver o milagre pra acreditar, bastava pra ele Jesus dizer uma palavra e já estava resolvido!
Existe uma grande diferença entre um crente fiel nascido de novo, e um crente falso só de aparência.
O crente só de aparência só acredita que Deus está ao seu lado quando tudo vai bem.
O verdadeiro crente, que tem a fé verdadeira, acredita em Deus até quando tudo vai mal.
Quem tem fé de verdade crê nas palavras de Jesus e se alegra em qualquer situação:
O apóstolo Paulo escreveu: 
- Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Fp 4: 12-13.
Nós vivemos uma época do espetáculo da fé,  as pessoas vicem correndo atrás de sinais, de milagres.
Se alguém diz tem um pregador ali que revela, o irmão sai correndo pra lá na hora, tem uma irmã ali que ora e profetisa todo mundo corre pra lá.
Mas se falar tem um culto de ensino da palavra de Deus hoje na igreja, uma hora só de ensino falando de arrebatamento da igreja, doutrina do pecado, arrependimento...
Ninguém vem! Aparece uma meia dúzia de gatos pingados! Não pastor eu quero é revelação!
É então não precisa vir na igreja vai ema loja do fujioka que lá revela muito mais!
Um pastor disse pra mim: - pastor leva o fulano lá na sua igreja por que ele é muito usado.
E eu respondi pra ele: - então eu não vou levar. Por que se fosse novo eu levar mais este negocio de usado tô fora!
Jesus faz milagres! Jesus fez milagres e sempre fará milagres, mas as boas novas do evangelho não são os milagres!
As boas novas do evangelho é a salvação eterna para todo o que crê em Jesus, que morreu por nossos pecados e ressuscitou ao 3º dia.
Quem crê, anda por fé, não por vista. Tomé, que gostava de ver para crer, ouviu de Jesus que mais bem aventurados seriam os que viriam a crer sem ver. 
O centurião: - Senhor meu servo está doente, Jesus: - eu irei à sua casa e vou curá-lo.
O centurião: - Jesus não sou digno que tu entre em minha casa, diz uma só palavra e meu servo será curado.
Jesus: - mas você ainda não me viu  fazendo nenhum milagre.
O centurião: - não precisa eu sou uma autoridade, tem 100 homens obedecem tudo o que eu digo,
 O Senhor é uma autoridade muito maior diz uma só palavra eu já creio que o milagre vaiam acontecer na minha casa!
Ei! Não precisa ver para crer, creia e você verá a gloria de Deus na sua vida!
2º FÉ INSUFICIENTE: JESUS ALCAMA A TEMPESTADE. Jo 8:23-27.
Pouco depois deste acontecimento a bíblia diz que Jesus e seus discípulos entraram no barco para atravessar o mar da galileia.
Enquanto os discípulos remavam Jesus se deitou na polpa do barco e dormia.
De repente veio uma grande tempestade, de maneira que o barco era jogado de um lado para o outro pelas ondas.
Os discípulos ficaram atemorizados e vieram acordar Jesus dizendo: - mestre salva-nos! Estamos perecendo!
Jesus então se levantou e disse: - por que sois tímidos homens de pequena fé¿ e se levantando repreendeu os ventos e o mar e fez se grande bonança.
E eles ficaram maravilhados e diziam uns aos outros: - quem este que até o vento e o mar  lhe obedecem.
Jesus disse que a fé deles era uma pequena fé, uma fé insuficiente, uma fé em falta. Por que¿
1º A fé dos discípulos era uma fé pequena por que eles não entendiam que foi Jesus quem permitiu o vento.
Quem foi que enviou os discípulos para o mar da galileia¿ Não foi Jesus Cristo¿ sim foi ele!
Eu creio que quando eles entraram no barco o mar estava calmo, tranqüilo, mas de repente começou a tempestade.
Tem hora que Deus envia a gente e o mar tá calmo! Tá tudo bem! Mas de repente o vento começa a soprar e vem as tempestades.
Ta tudo bem no seu barco, de repente toca o telefone é a noticia ruim que estraga o dia ou a noite.
Tá tudo bem no seu barco de repente volta o cheque, tá tudo bem no seu barco de repente aparece uma enfermidade pra te incomodar.
- Tava tão bom! O barquinho da nossa vida tava navegando tão tranquilamente, por que agora de uma hora pra outra vem os ventos vem a tempestade.
Ei! É Jesus que tá permitindo a tempestade! Ele tem uma experiência nova pra você.
Não deixe sua fé se tornar pequena por causa dos ventos, não deixe sua fé ficar insuficiente por causa das ondas do mar.
Se Jesus ainda esta no barco, fique tranqüilo! Ele vai se por de pé e vai bradar e o vento vai passar! O mar vai se acalmar!
 2º a fé dos discípulos era uma fé pequena por que eles não entenderam que não estavam sozinhos.
Quando os discípulos viram os ventos, as ondas do mar eles ficaram desesperados,
- Vamo-nos morrer! E Jesus está dormindo vai morrer também!
Eu creio que eles tiveram uma grande sensação de abandono: - como é que pode estamos quase afundando e Jesus não tá nem ai! Tá roncando ai no polpa do barco.
Eles então chamam por ele desesperadamente: - Mestre, nós estamos quase nos afogando e o Senhor nem se importa? Mc 4:38.
Jesus se levantou indignado com ele e disse: - Porque sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé? Mc 4:40. 
Outra versão bíblica diz: - Por que vocês estão com tanto medo?
Era como se Jesus estivesse dizendo: - que fé insuficiente é esta¿ eu estou no barco com vocês, vocês não estão sozinhos. 
Quando Jesus esta no nosso barco pode soprar o vento, pode se levantar as ondas, que o nosso barco jamais afundará!
Existem momentos na nossa vida que nos temos a sensação que estamos sozinhos, parece que Jesus se escondeu ou não está vendo a situação.
Mas preste bem atenção! Jesus ainda continua na sua vida, ele ainda está na polpa do barco.
Mesmo quando você não vê, mesmo quando você não ouve sua voz, mesmo quando você não sente a sua presença.
Ele ainda está contigo no barco! Creia nisto! Aumente a sua fé hoje, não seja tímido, não seja um crente de fé pequena, creia na presença dele na sua vida.
3º A FÉ PROVADA.
Muitas vezes a nossa fé é provada, como foi o caso de Abraão, que esperou 25 anos pela promessa de um filho,
E quando o filho nasceu Deus pediu a ele que o levasse até o monte Moriá e o oferecesse ali em sacrifício.
E Abraão levou Isaque, o amarrou no altar, e já estava com cutelo na Mao para sacrificá-lo quando Deus bradou do céu dizendo:
- Abraão! Abraão! Não faças nenhum mal ao teu filho, por que agora sei que temes a Deus e não me negastes o seu único filho. Gn 22: 9-12.
E Sadraque, Mesaque e Abede-Nego que eram cativos, escravos na babilônia.
E quando o rei Nabucodonosor fez uma estatua e ordenou que ao som da musica todos os povos, raças e tribos dominadas por ele,
Deveriam dobrar o joelho e adorar aquela imagem que Le construiu, do contrario seriam lançados na fornalha de fogo ardente.
Os 3 jovens tementes e fies a Deus, não dobraram seus joelhos diante daquela imagem, e na mesma hora alguém foi até o rei para acusá-los.
Nabucodonosor ficou irado e mandou chamar os 3 e disse: -o Sadraque, Mesaque e Abede-Nego,
Eu vou mandar a orquestra tocar a musica e quando a musica for tocada você vão dobrar os joelhos e adorar a estatua que eu fiz,
Casso contrario serão jogados na mesma hora na fornalha de fogo ardente.
 E  eu quero  ver qual é o deus que pode livrá-los das suas mãos. Mas eles responderam com coragem:
- Quanto a este assunto ó rei, não necessitamos de lhe responder, porque o Deus que nós servimos tem tanto poder para nos livrar da fornalha de fogo e das tuas mãos.
Contudo se ele não quiser, nós não serviremos aos teus deuses. Dn 3:16-18.
Ei! Sua fé já foi provada assim¿ Pedro disse:
- Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra e glória, na revelação de Jesus Cristo. 1 Pe 1:7.
A prova não vem para nos humilhar nem destruir, a prova da nossa Fe, vem  para nós fazer crescer, amadurecer e melhorar o padrão da nossa fé.
Através da prova Deus vai te fazer mais forte!
 Sabe qual o tamanho da sua fé? É do tamanho da prova que você suporta.
 A prova exercita a nossa fé, e nos faz entender o propósito e os planos de Deus, além de manter viva a nossa esperança quanto ao cumprimento das promessas do Senhor.
Sadraque Mesaque e Abede-Nego  define bem o que fé de verdade: - o Deus que nos servimos tem poder para nos livrar mas se ele não livrar nós nãos serviremos os seus deuses o Nabucodonosor:
Diga isto na hora da prova: - Deus que eu sirvo tem poder de fazer, tem o poder de agir, mas se ele não quiser,
Ele continuara sendo o meu Deus porque eu confio nele, eu sei quem ele é, eu confio no nele. Ele pode fazer, mas se ele não o quiser continuara sendo o meu Deus.
Isto é fé de verdade: não servimos a Deus pelo o que ele pode fazer, ou faz, servimos a Deus pelo que ele é. 
Se ele quiser agir, ele é meu Deus, se não quiser agir, continuara sendo o meu Deus. Por que não fui eu quem O escolheu, mas foi ele quem escolheu a mim.
Conclusão:
Qual é tamanho da sua fé¿ grande, pequena, insuficiente¿
A sua fé é uma fé provada¿
Que a sua fé possa ser como um grão de mostarda, que após ser plantada vai crescendo, crescendo, até dar frutos.
Assim como os pássaros fazem ninho debaixo do pé de mostarda, seus amigos, seu parentes, seus colegas de trabalho, irão,
Chegar até a presença de Deus pelo seu testemunho de fé, por que a sua fé esta em constante crescimento! Amem!





Nenhum comentário:

Postar um comentário