sábado, 5 de abril de 2014

COMO EVITAR A PRECIPITAÇÃO

COMO EVITAR A PRECIPITAÇÃO
Pv 14:29.
Introdução:
Eu quero trazer uma palavra nesta noite com o tema: como evitar a precipitação.
O que é precipitação?
A palavra precipitação vem de precipício que significa: abismo, perdição, ruína.
A precipitação é o sinônimo de presa que significa: velocidade, ligeireza, rapidez. Necessidade intensa de atingir um objetivo, de apressar-se.
A precipitação é uma pressa irrefletida. Reagir sem a devida deliberação, reflexão ou cautela.
A precipitação não é algo novo, ela é antiga, desde a criação do homem existe este mal chamado precipitação.
A precipitação é muitas vezes uma cilada do Diabo para nos fazer agir rápido demais e pegar-nos num momento de imprecaução, sem oração. Existem vários textos bíblicos falando de precipitação:
- Não é bom agir sem refletir, e o que apressa os seus pés erra o caminho. Pv 19:2.
- Como a cidade derrubada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito. Pv 25:28
-  Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o tolo do que para ele. Pv 29:20
- Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus. Deus está nos céus, e tu estás na terra, pelo que sejam poucas as tuas palavras. Ec 5:2.
Existem também na bíblia vários exemplos de precipitação vejamos alguns deles:
EXEMPLOS BIBLICOS DE PRECIPITAÇÃO:
1º Abraão e Sara.
A historia de Abraão e Sara é uma das historias mais conhecidas da bíblia sagrada.
Um  dia, Deus  chama Abraão que naquela época se chamava Abrão e diz pra ele:
- Sai da tua terra e do meio da tua parentela, e da casa de teu pai, e vai para a terra que eu te mostrarei.
Abençoarei os que abençoarem, e amaldiçoarei aquele que te amaldiçoar  Em ti serão benditas todas as nações da terra. Gn 12:1-2.
Abrão obedeceu.  E foi levando sua foi  levando sua mulher Sarai,  e seu sobrinho Ló.
No caminho de Canaã Deus apareceu para Abrão e lhe fez promessas: - À tua semente darei esta terra. Gn 12:7.
 Abrão não tinha filhos. Uma noite, Deus disse-lhe: - Levanta os olhos e conta, se podes as estrelas do céu! A tua descendência será tão numerosa como elas. Gn 15:5.
Nesta época Abrão já era um homem idoso de  75 anos e Sara elem de ter 65anos de idade era estéril.
Deus mudou o nome Abrão que significava: - pai exaltado;  para Abraão que significa: -pai de multidões.
Mas, os nãos foram passando e parecia Os anos foram passando e parecia que a promessa de Deus não ia se cumprir ou estava demorando muito.
Então precipitadamente Sara resolve dar uma mãozinha para Deus:-
E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. Gn 16:2.
Mas, o pior é que Abraão precipitadamente  atende  ao conselho de Sara, se deita com sua escrava Agar, a qual engravida e da luz a um filho que recebe o nome de Ismael.
Depois da execução do plano precipitado de Sara e Abraão sobrevêm os problemas. Agar, após engravidar começa a desprezar sua senhora. Então, o casal começa a sofrer intensamente as consequências de sua precipitação.
Depois quando Deus cumpre a sua promessa e nasce o filho de Abraão com a sua esposa Sara ai os problemas aumentam ainda mais.
Por que Ismael filho da escrava já era um adolescente, e Isaque filho de Sara uma criança,  Ismael começa a zombar e perseguir o menino.
A tal ponto que Sara manda Abraão mandar embora a escrava e o seu filho Ismael.
- E viu Sara que o filho de Agar, a egípcia, o qual tinha dado a Abraão, zombava.
E disse a Abraão: Ponha fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não herdará com Isaque, meu filho.
E pareceu esta palavra muito má aos olhos de Abraão, por causa de seu filho.
Porém Deus disse a Abraão: Não te pareça mal aos teus olhos acerca do moço e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua descendência.
Gn 21:9-12.
Que dor e sofrimento que Sara e Abraão passou e tudo por precipitação por não saber esperar o tempo certo, quere ajudar a Deus.
Meu irmão e minha irmã se Deus te prometeu algo em sua vida não seja precipitado.
Deus não precisa da nossa ajuda para cumprir suas promessas no tempo dele, na hora dele ele cumpre tudo o que ele prometeu.
2º  Moises:
a historia de Moises também é muito conhecida Moises nasceu na terra do Egito na época em que o povo hebreu estava ali como escravos dos egípcios.
O faraó daquela época vendo que o povo hebreu crescia muito na terra do Egito deu uma ordem que toda criança que nascesse do sexo masculino deveria ser morta. Ex 1:22.
A bíblia diz que uma mulher chamada Joquebede deu a luz um menino muito formoso, e ela escondeu este menino por 3 meses para ele não ser morto pelos egípcios.
Mas, não podendo mais escondê-lo fez uma cesta de juncos, colocou o menino nela e o pôs nas margens do rio Nilo.
E mandou sua filha mais velha por nome Miriã ficar observado de longe pra ver o que acontecia.
Segundo o relato bíblico a filha de faráo desceu para se banhar nas águas do Nilo e ali ela viu e ouviu o choro daquela criança.
Ela teve compaixão daquele bebezinho e o levou para o seu palácio, mas aquela criança ainda era um bebezinho e precisava ser amamentada.
Foi ai que Miriã se aproximou e se ofereceu pra arranjar uma ama de leite pro menino.
A filha de faraó aceitou e Miriã arrumou Joquebede para amamentar o seu próprio filho e ainda recebeu salário para fazer isso.
Depois que o menino desmamou a filha de faraó o criou como se fosse seu filho, o menino recebeu o nome de Moises que significa; tirado das águas. Ex 2:10.
Moises cresceu no palácio de faraó foi instruído na maior faculdade daquela que era a do Egito, aprendeu todas as ciências do Egito.
Agora veja bem em cada detalhe desta historia Deus estava agindo na vida de Moises, preparando ele para ser libertador do seu povo.
Mas, infelizmente o mal da precipitação atingiu Moises, ele acabou cometendo um grave erro que fez com que ele tivesse que fugir do Egito para não ser morto por faraó.
- Naqueles dias, sendo Moisés já grande, saiu a ter com seus irmãos e atentou para as suas cargas. Ele viu que um egípcio feria a um hebreu dentre seus irmãos.
 Olhou de uma e de outra banda, e vendo que ninguém ali havia, matou o egípcio, e o escondeu na areia. 
Tornou a sair no dia seguinte, e viu dois hebreus que contendiam. Perguntou ao culpado: Por que feres a teu próximo? 
 O homem respondeu: Quem te pôs por príncipe e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Então temeu Moisés e disse: Certamente este negócio foi descoberto.
E quando faraó soube disso, procurou matar Moises, este, porém, fugiu da presença de faraó, e foi habitar na terra Midiã. Gn 2:11-15.
Moises precipitadamente caiu na velha armadilha de achar que podia resolver as coisas com a sua própria força.
Todo pessoa precipitada acha que pode fazer justiça com as próprias  mãos, mas o servo de Deus que é paciente que a verdadeira justiça vem de Deus.
- Pois conhecemos aquele que disse: a mim pertence a vingança, eu retribuirei;e outra vez: O senhor julgará o seu povo.
Coisa terrível é cair nas mãos do Deus vivo. Hb 10:30-31.
Aquela pessoa que te fez algo de mal, aquele que te prejudicou, não caia na armadilha do diabo de querer se vingar dele.
Deixe nas mãos de Deus, deixa Deus fazer justiça, por que ele é justo, e nos humanos somos falhos, então não cabe a nós a justiça.
Em outra ocasião Moises mais uma vez mostrou sua natureza precipitada.
O povo no deserto murmurou  por falta de água, e Moises como das outras vezes orou a Deus.
E Deus deu uma ordem para Moises, mas, Moises por precipitação não agiu conforme a ordem de Deus, ele fez o que Deus pediu, mas não do jeito que Deus pediu. Veja o bíblia diz.
- E o Senhor falou a Moisés dizendo:
Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.
Então Moisés tomou a vara de diante do Senhor, como lhe tinha ordenado.
E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?
Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.
E o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.
Nm 20:7-12.
Ei! Quando agimos precipitadamente nos fazemos o que Deus manda só pela metade.
Por causa da precipitação Moises não entrou na terra prometida.
3º o profeta Jonas.
O profeta de Jonas foi chamado por Deus e enviado por ele para pregar contra a cidade de Nínive.
Mas, Jonas em ato de precipitação preferiu fugir da presença de Deus: Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor. Jn 1:3.
só que tem um detalhe ninguém pode fugir de Deus, Deus enviou uma grande tempestade que atingiu aquele navio.
Para cessar a tempestade Jonas foi lançado no mar e Deus ordenou um grande peixe que engoliu o profeta Jonas.
Durante 3 dias e 3 noites Jonas viajou na barriga daquele peixe até que se arrependeu do seu ato precipitado pediu perdão à Deus e foi vomitado na praia de Nínive.
Eu creio que quando Deus chamou a Jonas  e o enviou a Nínive se Jonas tivesse obedecido provavelmente  teria viajado em um navio 5 estrelas.
Por que quando Deus chama e Deus envia, Deus prepara todas as coisas, as portas se abram os recursos  aparecem e tudo dá certo! Na direção de Deus tudo vai bem!
Mas por causa da sua precipitação, por causa da sua tentativa de fuga, Jonas enfrentou a tempestade, Jonas enfrentou a vergonha de ter que confessar diante dos marinheiros que ele era a causa de toda aquela tormenta.
E por fim viajou de peixe, agora imagine: dentro do peixe não tem poltrona pra sentar, cama para deitar, água a para beber, não tem luz elétrica,
Imagine o peixe mergulhando e Jonas sendo virado da cabeça para baixo, o peixe dando salto e Jonas ali todo desconfortável em completa escuridão.
Sabe o que eu aprendo com a historia de Jonas? que ninguém pode fugir da presença de Deus. Veja o disse o salmista:
- Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;
Sl 139:7-12.
Ninguém se esconde de Deus! Ele esta em todo lugar! Deus te vê no seu trabalho, na sua escola, na sua casa, no seu quarto trancado.
Deus viu Daniel dentro da cova dos leões, Deus viu Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na fornalha de fogo ardente,  ele viu Jose na prisão, ele viu Jó lançado nas cinzas....
em
lugar eu aprendo com o profeta Jonas que nos pagamos um alto preço quando precipitadamente caímos na armadilha de  fugir de Deus, escolhendo o caminho mais fácil.
Ainda que o caminho da fuga pareça ser mais fácil, melhor é estar no centro da vontade de Deus.
Quando agimos com precipitação enfrentamos as tempestades da vida e viajamos de peixe quando poderíamos viajar de navio.
Eu poderia ficar a noite inteira citando exemplos bíblicos de precipitação, como:
= Esaú que precipitadamente trocou seu direito de primogenitura por um prato de lentilhas. Gn 25:29-34.
= os discípulos de Jesus que em  um ato precipitado queriam orar pra Jesus mandar fogo de céu e queimar uma aldeia de samaritanos que não receberam Jesus. Lc 9:54.
= Pedro que precipitadamente em um momento de emoção disse que estava pronto pra morrer por Jesus, foi preciso Jesus dizer que naquela noite ele iria negá-lo 3 vezes antes do galo cantar. Mt 26:34.
= Ananias e Safira que em ato precipitado, mentiram para os apóstolos sobre o valor que tinham vendido uma propriedade, resultado os 2 morreram na hora. At 5:1-11.
 Estes exemplos são mais do que suficientes, para nos mostrar que os resultados da precipitação são terríveis na nossa vida.
mas,eu quero meditar com você hoje sobre como evitar a precipitação?
1º ATITUDE PRA EVITAR A PRECIPITAÇÃO: DESCANSAR EM DEUS
Uma das coisas que mais leva uma pessoa a agir precipitadamente é a emergência. Quando acontece algo emergencial na nossa vida não pensamos direito e tomamos decisões precipitadas.
A melhor coisa a fazer quando surgir uma emergência,quando você precisar tomar uma decisão e confiar em Deus, descansar nele.
Outra coisa que nos faz agir precipitadamente é ansiedade, quando ficamos ansiosos, fazemos coisa precipitadas.
Agora, podemos lançar nossa ansiedade em Deus,  podemos nos apoiar em Deus, nos tranqüilizar em Deus,  confiar em Deus!
Ei! Quando lançamos sobre Ele a nossa ansiedade, deixamos que ele faça por nós aquilo que sozinhos  nós não podemos fazer.
Descansar em Deus, nada mais é do que deixar Deus atuar em nossa vida.
Ao invés de agir com precipitação  devemos entregar a Deus os nossos sentimentos, ansiedades e preocupações  a Deus.
Fazemos isto através de nossas orações confiando que ele vai nos atender da melhor maneira possível. Veja o que disse o apostolo Paulo:
- Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. Fp 4:6.
Ei! Deixe de lado a precipitação! Deixe Deus tomar posse dos seus sentimentos e transformá-los em bênçãos.
2º ATITUDE PARA EVITAR A PRECIPITAÇÃO: DEIXE DEUS GUIAR A SUA VIDA.
A precipitação na nossa vida muitas vezes mostra por quem nos somos guiados.
Se você é guiado pela carne e não pelo Espírito Santo de Deus, com certeza as suas atitudes serão precipitadas.
Diga como o salmista Davi:
- O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. 
Refrigera a minha alma. Guia-me pelas veredas da justiça, por amor do Seu nome. Sl 23:1-3.
Quem conhece a Jesus não age com precipitação, por que segue a Jesus o bom pastor.
-Eu sou o bom Pastor; eu conheço as Minhas ovelhas, e as Minhas Me conhecem. 
- As minhas ovelhas ouvem a Minha voz; Eu as conheço, e elas Me seguem. Jo 10: 14,27.
3º ATITUDE PARA EVITAR A PRECIPITAÇÃO: BUSQUE CONSELHO.
Tem um ditado popular que diz o seguinte: - quem não ouve conselho ouve coitado!
Quantas atitudes erradas e precipitadas nos tomamos na nossa vida, por falta de ouvir um conselho: dos pais, de um amigo,de alguém mais velho, do pastor da igreja...
A bíblia diz: - Não havendo sábia direção o povo cai, mas na multidão de conselheiros há segurança. Pv  11:14.
- Onde não há conselho frustram-se os projetos, mas com a multidão de conselheiros eles se estabelecem. Pv 15:22.
É claro que como crentes em Cristo Jesus não podemos seguir o conselho de qualquer um.
Não peça conselho para pessoas mundanas que não tem temor de Deus. Nem siga os conselhos dos artistas da TV, que vivem no mundo imoralidade.
Mas, existem pessoas ungidas e preparadas que podem nos ajudar aconselhando para nos não agirmos precipitadamente.
4º ATITUDE PARA EVITAR A PRECIPITAÇÃO: NÃO AJA SOBRE A PRESSÃO.
Na nossa vida sofremos pressão de todo tipo e por todos os lados.
Somos pressionados pelo patrão, somos pressionados pela mídia, somos pressionados por pessoas que convivem ao nosso lado.
E quando agimos sob pressão corremos o risco de agir com precipitação. Ex:
Quando você entra em uma loja e o vendedor te pressiona pra comprar uma mercadoria, e você cede a esta pressão e compra.
Depois que passa um tempo você diz assim:- por que eu fui comprar isto? Eu não preciso disto!
Mas a bíblia nos ensina a agir com fé e paciência no Senhor:
- Melhor é o fim duma coisa do que o principio. Melhor é o paciente do que o orgulhoso. Ec 7:8.
-  Assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em repousardes está a vossa salvação, no sossego e na confiança está a vossa força. Is 30:15.
-  Na vossa perseverança ganhareis as vossas almas. Lc 21:19.
-  Aquietai-vos, e sabei que Eu sou Deus...Sl 46:10.
Conclusão:
A precipitação é algo que sempre esta rondando a nossa vida, agora depende somente de nos tomarmos à decisão de não precipitar. Precisamos estar atentos
Quando nos sentimos cansados a decisão precipitada é sempre parar: mas às vezes a melhor decisão é prosseguir.
Quando você está contrariado a decisão precipitada é se isolar, ficar sozinho: mas as a melhor decisão é conversar com alguém.
Quando você se sentir ameaçado a decisão precipitada é fugir: mas às vezes a melhor decisão é enfrentar.
Quando você se sentir ofendido, traído  a decisão precipita e fica com raiva, magoado: mas às vezes a melhor decisão é perdoar.
Quando você se sentir injustiçado a decisão precipitada é vingar-se: mas às vezes a melhor decisão é entregar nas mãos de Deus.
Existem milhares de pessoas sofrendo por terem tomado decisões precipitadas.
Mas nos aprendemos hoje através da palavra de Deus varias atitudes para evitar a precipitação:
Descansar em Deus.
Deixar Deus guiar a nossa vida.
Buscar conselhos.
Não agir sobre pressão.
Quando você tiver que tomar uma decisão coloque em pratica estas atitudes, peça sabedoria para Deus e nunca faça nada precipitadamente.
Que Deus te abençoe em Cristo Jesus!







2 comentários: