segunda-feira, 7 de abril de 2014

A GERAÇÃO DA ARCA

A geração da Arca
 1 Sm 4.15-22

Introdução:
Depois de mais de 400 anos de escravidão no Egito, Deus usou Moises pra libertar o seu povo da escravidão.
O povo atravessou o mar vermelho em terra seca e começou a caminhada em direção a terra de Canaã, a terra da promessa.
Da saída do Egito até as margens do Jordão foram 40 anos de peregrinação no deserto.
No deserto Deus deu para Moises  os 10 mandamentos e junto com os 10 mandamentos, Deus deu as instruções para Moises construir o tabernaculo.
O tabernáculo era uma espécie de tenda ou barraca móvel. Era o templo totalmente desmontável.
A planta para construir o tabernaculo  com todos os seus utensílios foi dada por Deus para Moisés, que  teve a tarefa de comandou a sua construção:
- Disse o Senhor a Moisés: Segundo tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis. Ex 25: 9
o tabernaculo foi criado única e exclusivamente para que Deus pudesse está no meio do seu povo, já que sempre foi o desejo de Deus.
= No tabernaculo havia vários utensílios, são eles:
= No Átrio exterior ficava a pia de bronze e o altar do sacrifício.
= No Santo Lugar ficava a mesa dos pães da proposição, o candelabro e o altar do incenso.
= No Santos dos Santos ficava a arca da aliança.
Eu quero deixar de lado hoje os outros untesilios do tabernaculo e falar sobre a arca da aliança, ou melhor, dizendo quer pregar nesta noite sobre a: a geração da arca
A arca é conhecida na bíblia como: arca da aliança, arca do conserto, arca do Senhor....
A construção da arca foi comanda por Moises, mas a orientação de como ela deveria ser feita foi dada por Deus.
Em Ex 25:10-22 a bíblia descreve como era a arca da aliança: uma caixa com tampa de madeira de acácia.
Ela tinha  com 2 côvados e meio de comprimento (um metro e onze centímetros) e um côvado e meio de largura e altura (66,6 cm).
Ela foi coberta com ouro puro por dentro e por fora, com uma bordadura de ouro ao redor.
 Por cima da arca sobre a sua tampa, foi esculpida uma peça em ouro, formada por dois querubins ajoelhados de frente um para o outro,
cujas as asas esticadas para frente tocavam-se na extremidade, formando um arco, de modo defensor e protetor. Esta parte da arca era conhecida como propiciatório.
Para transportar a arca foram colocadas 4 argolas de ouro de ouro nas laterais da caixa da arca, por onde eram colocadas as varas de acácia recobertas de ouro.
E somente os levitas podiam transportar a arca em seus ombros através destes varais.
 Segundo Hb 9:4  dentro da arca foi colocado um vaso de ouro com Maná, a vara de Arão que floresceu  e as tabuas contendo os 10 mandamentos.
 Estas três coisas representavam a aliança do Deus com o seu povo de Israel. Para o povo de Deus  a Arca não era só uma representação, mas a própria presença de Deus.
Ei! A arca representa a presença de Deus no meio dos homens. Alguns textos bíblicos confirmam esta afirmação:
- Quando, pois, a arca partia, dizia Moisés: Levanta-te, Senhor, e dissipados sejam os teus inimigos, e fujam diante de ti os que te odeiam.
E quando ela pousava, dizia: Volta, ó Senhor, para os muitos milhares de Israel.Nm 10:35,36
Quando a arca partia, Moisés dizia: "Levanta-te ó Deus..." e quando ela pousava, dizia: "Volta, ó Senhor..."
 Porque  a arca representava a presença de Deus, que estava entre os querubins, como ele mesmo dissera a Moisés.
 No texto lido hoje de 1 Sm.4:21,22 quando os filisteus tomaram a arca, dizia-se em Israel: - Icabode - de Israel se foi a Glória!
Mas, eu quero dizer aqui nesta noite que a história da Arca do Concerto envolve quatro gerações.
E estas 4 gerações ou a historia da arca da aliança passando por estas 4 gerações  trazem lições proféticas para os nossos dias de grande importância.
Ei! Entenda uma coisa! Uma geração bíblia tinha mais relação com as características e personagens envolvidos nela do que com o tempo decorrido.
vejamos as quatro gerações que marcaram a história da arca no meio do povo de Deus.
1º  A GERAÇÃO DE ELI à A GERAÇÃO QUE PERDEU A ARCA
 A primeira geração sobre a qual quero falar nesta é a geração dos dias do sacerdote Eli.
A  geração de Eli, sacerdote em Israel, foi a geração que perdeu a posse da arca para os filisteus.
 Porque esta geração perdeu a arca do Senhor, a arca conforme já foi dito simboliza a presença de Deus! A gloria de Deus no meio do seu povo.
Por que esta geração de Eli, consegui perder  algo tão precioso, tão valioso!
É por que a geração de Eli era a geração do sacerdócio infiel, indisciplinado que não corrigia os seus filhos.
 Diz a bíblia sagrada que Hofni e Finéias eram filhos do sumo-sacerdote Eli, eles tinham função de sacerdotes na casa do Senhor, debaixo da cobertura espiritual do pai Eli, que era o sumo sacerdote da época.
Mas, a Bíblia diz que  os dois irmãos cometeram  pecado diante do Senhor. 
A lei de Moises em vigor naquela época dizia que se alguém trouxesse um animal para ser sacrificado,
As melhores partes incluindo a gordura  deveriam ser queimadas para o Senhor.
Mas Hofni e Fineias através de seus servos vinham com um garfo de 3 pontas, quando o sacrifício estava sendo oferecido e metia o garfo e tudo que o garfo tirava eles tiravam para eles.
Se alguém dizia para eles: espera queimar 1º a gordura, depois pegue o que vocês quiserem, eles apelavam e diziam,: não! Se vocês me derem tomaremos a força.
A bíblia diz que grande era o pecado de Hofni e Fineias por que eles desprezavam a oferta do Senhor. 1 Sm 2:12-17.
Pra piorar a situação Hofni e Fineias se deitavam com as mulheres que serviam à porta do templo.
Eles  estavam cometendo o pecado do adultério e da prostituição e isso durante o serviço do culto a Deus. 1Sm 12:22.
Que  Geração perversa! A geração de Eli era a do sacerdócio infiel; o pior era que Eli não disciplinava seus filhos.
Ele sabia o que eles estavam fazendo, mas não tomou nenhuma atitude, pra mudar aquela situação.
Ei! Foi pro isso que esta geração perdeu a arca do Senhor, símbolo da presença e da gloria de Deus.
Houve uma guerra entre os filisteus e Israel, eles levaram a arca para o campo de batalha como se a arca fosse um amuleto da sorte.
Provavelmente eles pensaram: - Nós estamos falhos diante de Deus, mas se arca esta conosco então, a presença dele esta também e nos vamos vencer o inimigo.
Eles pegaram algo sagrado, que simbolizava a presença de Deus e transformaram em um objeto de superstição.
Só que não adiantou nada! Os filisteus derrotaram os israelitas, mataram Hofni e Fineias e ainda roubaram a arca da aliança.
Eli como já era idoso tinha ficado em casa esperando a noticia da batalha, o coração temeroso por causa dos filhos e principalmente por causa da arca que estava no campo de batalha.
Eli tinha 98 anos de idade e já estava cego, quando recebeu a noticia da morte dos seus filhos, ele se assustou e perguntou sobre a arca de Deus.
Quando disseram pra ele que a arca havia sido tomada pelos inimigos, ele caiu para trás bateu a cabeça e morreu. 1 Sm 4: 12-18.
A mulher de Fineias estava grávida, próximo dos dias do parto, quando recebeu a noticia de que seu marido e seu cunhado morreram na batalha, seu sogro morreu de susto e a arca de Deus tomada;
Ela entrou em trabalho de parto, e com muito sofrimento deu a luz a um menino, mas morreu quando a criança nascia.
Antes de morrer ela colocou o nome de seu filho de Icabô e disse: foi-se a gloria de Israel, porque a arca do Senhor foi tomada...1Sm 4:21.
A arca símbolo da presença da presença de Deus foi levada pelos inimigos a gloria daquela geração foi levada.
Ei! Infelizmente existe muitos crentes e muitas igrejas que fazem parte da geração de Eli: a geração que perdeu a gloria de Deus.
É uma geração que não sente mais a presença de Deus, que não glorifica a Deus, que não recebe batismo com Espírito Santo;
Uma geração que não tem profecias, revelações, dons espirituais, a gloria de Deus se foi!
Em muitos lugares estão criando amuletos pra tentar dizer que só assim pra alcançar a vitoria; rosa ungida,sal grosso, lenço ungido....
Ei!o que garante a nossa vitoria não  é uma arca de madeira coberta de ouro que representa a gloria de Deus.
O que a vitoria é a verdadeira gloria de Deus sendo manifestada em nosso meio!
2º A GERAÇÃO DE SAUL: A GERAÇÃO QUE GOVENA SEM A ARCA.
Se a geração de Eli é a geração que perdeu a arca, a geração de Saul é a geração marcada pela ausência da arca.
Se você prestar atenção na historia do 1º rei Saul, você verá que durante o seu reinado a arca estava na terra dos filisteus,
Mas Saul continua o seu reinado como se nada estivesse acontecendo, a geração de Saul é marcada pela ausência da Arca, e  arca simboliza a presença de Deus.
 Mesmo assim Saul  continua reinando sem nenhum projeto ou interesse de recuperar a arca, símbolo da glória de Israel.
Ei! Pior do que perder a arca e governar sem a arca! Pior do que perdera presença de Deus é viver sem se preocupara em trazer de volta a presença de Deus.
Ei! Estamos vivendo uma época semelhante a de Saul, quantos líderes que governam sem a Arca,  pastore,cantores,pregadores que pregam sem a arca, sem a direção, sem o avivamento...
- eu sei administrar bem! Eu sou bom de marketing! Eu sou um bom de gogó, então quem precisa da arca? Repita comigo assim: - a arca simboliza a presença de Deus!
a geração de Saul,a geração que achava que não precisava da arca.
Era do governo da vontade humana.
Todos nos sabemos que Saul foi um rei escolhido pela vontade humana;quando o povo disse para o profeta Samuel que queria ser como as outras nações.
As outras nações tinham reis, mas Israel era governado pelo próprio Deus,mas eles queria ser iguais as nações que não tinham Deus.
Samuel  ficou triste com aquele pedido do povo,se sentiu rejeitado por que eu como profeta e juiz era ele que liderava a nação.
Mas Deus disse não se entristeça por que não rejeitaram a você, mas rejeitaram a mim.
Foi ai que Deus deu Saul para ser rei sobre a nação  de Israel,alias o nome Saul significa pedido.
Ei!Sabe o que eu aprendo aqui? Quando nos não queremos a arca, a gloria de Deus é porque nos queremos parece com o mundo.
Aonde não tem a gloria de Deus o povo se parece com o mundo,querem fazer as coisas que o mundo faz,pratica o que o mundo pratica,
Mas onde tem a arca a presença o povo vive em santidade diante do Senhor.
3º  GERAÇÃO DE SAMUEL: A GERAÇÃO QUE RECLAMA A ARCA.
A 1º geração, a geração de Eli foi a geração que perdeu a arca, a 2º geração,  a geração de Saul foi a geração que achava que não precisava da arca.
A geração que existiu entre as 2 gerações, a geração de Eli  e a geração de Saul.
A geração de Samuel, gerada nas trevas da geração de Eli e se manifestou, mas foi sufocada na geração de Saul.
A geração de Samuel Era a geração da voz profética, reclamando a volta da arca!
Ei! Deixa-me te dize algo nesta noite! Uma geração profética sempre nasce nas trevas do declínio.
Deus sempre levanta os seus profetas em e meio as crises deste mundo;
Levantou Elias na crise espiritual promovida pela idolatria de acabe e Jezabel.
Levantou Jeremias para profetizar sobre o cativeiro.
Levantou Isaias pra profetizar
Levantou Samuel pra profetizar contra Eli e os seus filhos rebeldes
Levantou João batista pra Preparar o caminho do Senhor
E Deus vai levantar no meio desta geração perversa e indiferente que é tempo de traze a raça do Senhor! É tempo de buscar a presença de Deus!
Podemos ter esperança em nossos dias de crises e trevas, porque o avivamento é como um tipo especial de lírio que brota no meio da lama.
O avivamento é  como os relâmpagos que brilham mais quando a noite mais escura!
Em meio a uma geração pecaminosa como a geração de Eli, e meio a uma geração
 e incrédula como a de sal, Deus esta levantando Samuel!
Deixa-me ver se tem Samuel aqui no nosso meio? Deixa-me ver se tem alguém aqui clamando a volta da arca?
Por várias vezes o profeta Samuel aconselhava Saul a buscar a Arca e foi rejeitado, rechaçado por este rei que reinava sem arca!
 Em 1 Sm 14.18,19 vemos isto muito claro, a arca possivelmente já estava em Quiriate Jearim e era tão fácil trazê-la, mas não há real interesse de Saul na arca.
Mesmo assim Samuel é a voz profética que denuncia a falta da arca e aponta caminhos para o retorno da mesma!
Em nossos dias há uma geração, ainda que sufocada, desacreditada, denuncia que tá faltando a arca no meio da igreja.
Tá voltando fogo no nosso meio, ta faltando aviamento, ta faltando oração, ta faltando a presença de Deus!
A Geração  de Samuel é a geração que unge Davi como rei da nação de israel. Esta geração profética marca, assinala um começo de um novo tempo, de uma nova geração.
Eu creio que nos fazemos parte da geração   que faz parte de um grande avivamento.
Se Saul foi o rei segundo o coração dos homens, Davi é o rei segundo o coração de DEUS.
 O avivamento que vai acontecer nesta geração não  é:segundo o coração dos homens,mas segundo o coração de Deus.
4º  GERAÇÃO DE DAVI : A GERAÇÃO QUE TRAZ A ARCA
A geração de Davi é ungida para marcar o tempo do avivamento, o tempo do retorno da arca.
Davi é escolhido entre seus irmãos o menor deles,  escolhido para fazer história na sua geração.
Deus  esta levantando nestes últimos dias os mais novos, os menores, para receber unção e trazer de volta a arca, a presença de Deus.
A geração que traz a arca símbolo da presença de Deus tem algumas características iguais a de Davi.
1º Geração de Adoradores. Davi é salmista,  é tocador de harpa, Davi é adorador!
A geração que traz a arca é  uma geração de adoradores que mantém constante esta comunhão com Deus.
2º Geração que vai trazer de volta a arca é uma geração  que ainda que erre na busca da Arca, não desiste.
Lembra de Davi, no afã de buscar a arca, cometeu o erro de fazê-lo segundo modelos humanos e acabou vendo desastre,  Uzá morreu, por que tocou na arca.
 Mas  Davi não desistiu! Ei! Podemos até fracassar varias vezes em nossa busca por avivamento, esbarramos em interesses humanos, conflitos, , mas não desistamos, o modelo de Deus será recuperado!
Davi  não desiste! Ele recupera o modelo de Deus. Davi passa três meses estudando com os sacerdotes como trazer a arca de volta, descobre princípios imperativos para o retorno da arca.
-A arca deve vir sobre os ombros de levitas. Os levitas é uma tribo separada por Deus para o serviço sacerdotal,
a condução do avivamento não pode ser colocado sobre ombros que só tem interesse político, religioso, financeiro, mas sobre os ombros daqueles que desejam ver a glória de Deus!
Assim Davi trouxe a arca de volta para Jerusalém! A presença estava de volta no seu lugar:
Conclusão:
Eu quero encerrar dizendo o seguinte de qual geração você faz parte?
Da geração de Eli? Que perdeu a arca,perdeu a presença de Deus.
Da geração de Saul? Que acha que pode governar sem arca, acha que não precisa da presença de Deus.
Da geração de Samuel  que  reclama a falta da arca, que profetiza a volta da presença de Deus.
Ou você faz parte da geração de Davi, que traz de volta a arca, a geração de adoradores que trazem de volta a presença de Deus.
Uma geração sem a Arca não vai ter futuro,  Eli morreu com seus filhos Hofni e fineias, Saul suicidou-se no campo de batalha.
Samuel  morreu fiel a Deus tudo que ele falou se cumpriu.
Mas a geração de Davi tem um futuro, Deus disse,nunca mais se apagara a lâmpada na casa de Davi.
que você possa ser a geração que tenha a Arca em sua vida.


5 comentários:

  1. Glória Deus por todas estas mensagens, e estudos, que Deus conserve sempre seu espirito nesta direcçaão, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Deus continue abençoando o seu ministério e o continue usando atravez da revelaçao da Sua palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse pastor e uma bençao eu aprendi muito com essa mensagem

      Excluir
  3. Bênção de Deus esse estudo!Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  4. glorias a deus pela s sua vida postor teles,aina que moramos muito longe ou na verdade eu nen sei onde o senhor mora mais adoramos e fazemos parte da geração que traz a arca todos os dias para as nossas vidas,moro no interior da babia nos rinções no nordeste,sou serva esse deus poderoso a 21 anos pela s sua misséricordia sou missiónaria dele e prego a sua palavra onde o senhor jesus mim leva,gosto muito de estudar a sua e fazer estudos,gostaria muito de receber estudos tipo esse da geração que traz a arca,meu e-mail é;neidemarranata@gmail.com estou aguardando pastor teles,sou membra da igreja evangélica avivamento biblico em maracás bahia,a paz o senhor ao senhor e sua família

    ResponderExcluir