sexta-feira, 28 de março de 2014

O QUE JESUS ESPERA DE MIM!

O QUE JESUS ESPERA DE MIM?
Lc 6: 43 -49. 
 INTRODUÇÃO:
tem um ditado no mundo que Diz o seguinte: - a primeira impressão é a que fica. Também dizem que: Dificilmente se têm uma segunda chance de apagar uma primeira impressão.
Quando nos lemos o evangelho de Mateus  nos capítulos 5 ao 7 nos encontramos uma mensagem de Jesus que é conhecida como sermão do monte ou sermão da montanha.
Este sermão é conhecido assim por que foi proferido em um monte nas proximidades do monte das oliveiras.
Provavelmente este sermão foi pregado em vários dias de pregação.
Já o texto que nos vamos estudar aqui hoje de Lc 6. Parece ser o relato de Lucas do mesmo sermão registrado pelo evangelista Mateus.
Ou segundo alguns estudiosos pode ser outro sermão semelhante aquele só que pregado por Jesus em outra ocasião.
Alguns dizem que Lc 6 é o sermão da planície e falam isto baseado no que diz o texto de Lc 6:17.
- E, descendo com eles parou num lugar plano, e também um grande numero de discípulos, e grande multidão do povo de toda a Judéia...
mas, o que nos chama a atenção é que tanto o sermão de
Mt 5 ao 7. Como o sermão de Lc 6 é que estes foram os primeiros sermões de Jesus .
E nestes primeiros ensinamentos de Jesus, ele descreve quais as características que deveriam ter aqueles que procuravam serem seus seguidores.
 Entender este sermão é compreender qual foi à preocupação de Jesus nas primeiras palavras que ele pregou.
Ora, como eu já disse a primeira impressão é a que fica; então o primeiro sermão é definidor, é o marco zero, é o início, é o ponto de partida.
Em Lc 6:12-16 Jesus  acabou de chamar os primeiros discípulos, e  agora então ele vai lhes dar as primeiras palavras, as primeiras instruções.
Jesus começa o seu sermão no
v,v 17 falando das bem aventuranças, no v,v 24 Jesus fala dos “aís”.
 Depois nos v,v 27-36 ele fala do nosso relacionamento com o próximo,  de dos v,v 37-42 fala sobre não julgarmos o próximo.
Agora, dos v,v 43-49 que é o texto que vamos estudar hoje Jesus faz um espécie
de resumo do que ele quer falar; é o fim do sermão.
E é justamente neste ponto que há algumas verdades nesse texto que revelam o que Jesus realmente espera de nós.
Que tipo de pessoas devemos ser, que tipo de espiritualidade devemos ter, ou até mesmo que tipo de Crente Jesus espera que nós sejamos.
Vamos aprender nesta noite baseado neste texto de Lc 6:43-49 sobre o que Jesus espera de mim! Então vejamos:
1°JESUS ESPERA DE MIM: QUE EU APRENDA A LIDAR COM A VIDA 
Tem muito crente que vive segundo eles preocupado com assuntos espirituais. Mas, antes de aprender lidar com assuntos espirituais eu tenho que aprender a lidar com os humanos.
se você prestar bastante atenção no 1º sermão de Jesus você verá que no 1º  sermão de Jesus existem poucos assuntos espirituais.
Leia com atenção os capítulos 5 ao 7 de Mateus e também Lc 6:17-49 não há nada de anjos, demônios, céu, inferno, querubins, potestades, etc.
No sermão da monte e no sermão da planície Jesus fala de coisas desta vida.
ei! Antes de lidarmos com a espiritualidade
lá de cima, seria bom que nós aprendêssemos a lidar com a espiritualidade ligada  a vida aqui debaixo.
 Grave isto na sua mente: - A Espiritualidade desconectada da vida não passa de mera coreografia religiosa
Agora, vamos concordar  parece que para nós é muito mais fácil lidar com essa espiritualidade
alta, do espaço, lá do céu.
Do que ter que lidar com nós mesmos, quando nos temos uma preocupação demasiada com a espiritualidade lá de cima não temos que encarar a realidade, os dramas e os desafios de viver aqui na terra.
Um dos maiores erros da nossa geração está sendo confundir emoção, frenesi, com espiritualidade.
Tem crente que vem ao culto e levanta as mãos, grita, fala alto, sapateia planta bananeira, faz aviãozinho no meio da igreja, mas quando você chega a casa:
Se for um jovem: Não obedece ao pai e a mãe, é um péssimo aluno na escola, fica o dia inteirinho no Facebook conversando o que não presta e vendo bobagens na internet, é respondão.
Na igreja vê anjo, falam línguas estranhas, planta bananeira em casa diz pro pai: - vai te catar veio! Quem manda em mim sou eu! Sai fora veio atrasado!
 Se for um Homem: na igreja é obreiro, prega a palavra, profetiza, revela, mas em casa
 é um péssimo marido,  maltrata a esposa chama ela de troço! Espanca os filhos, fala palavrão.
Se for uma mulher: na igreja é profetiza, ora no circulo de oração, tem visões e revelações, mas em casa, é fofoqueira, é noveleira, é
é relaxada com as coisas da casa.
Ei! Jesus espera de mim e de você uma vida cheia de espiritualidade, mas não é só espiritualidade só pra ver anjos, profetizar, revelar, falar línguas estranhas.
Jesus espera de nós uma espiritualidade para lidar não só com as coisas de cima, mas principalmente com as coisas aqui debaixo.
Precisamos ser arvores bonitas, ser espirituais, ter visões e revelações de Deus, profetizar, falar em línguas.
Mas de nada adianta viver uma espiritualidade que não me ensina a lidar com as coisas da vida! 
Jesus está dizendo: 
Você tem que aprender a lidar com o fruto. A árvore dá fruto, e o fruto é a nossa vida.
Qual o fruto que está saindo da sua vida de fé? Nos relacionamentos, em casa, nos negócios, sua ética?
É fácil querer estar no degrau de cima da espiritualidade, pois aí não sou confrontado no prático.
EM 2°LUGAR JESUS ESPERA DE MIM: QUE O MEU CARATER SEJA TRANSFORMADO
Os comportamentos são conseqüência dos conteúdos do nosso caráter. 
Jesus disse que: 
...não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas. V,v 44.
É que ele ensinando com o sermão do monte:- por que não há boa arvore que dê mau fruto, nem má arvore que dê bom fruto.
É pelo fruto que se conhece a árvore.  Você jamais vai encontrar goiaba em pé de manga, e nem manga em pé de goiaba.
Tem muita gente que medindo a espiritualidade de uma pessoa pelos dons que a pessoa tem.
Agora, entenda bem os dons podem até ser imitados, mas os frutos são impossíveis de imitar.
Alguém pode profetizar de mentira, revelar de mentira, ver anjos de mentira, agora ninguém vai conseguir por muito tempo produzir os frutos do espírito de mentira.
Por isso conhecemos a arvore pelos seus frutos, quem é de Deus tem o Espírito de Deus e produz frutos do Espírito Santo.
Quando você encontra um crente que não xinga, que se veste com dignidade, com respeito, que é humilde, que  fala as palavras que vem de Deus,
Que não julgam as pessoas pela aparência, logo você classifica  este crente como uma pessoa temente a Deus, que serve ao Senhor.um homem ou então mulher de Deus!
Agora, quando você encontra um crente que fala mal dos outros, que é arrogante, não se importa com os outros, xinga, julga as pessoas com rigor e severidade,
Crente que procura briga por qualquer coisa, implicante e coisas do tipo, você logo percebe que este crente não teme a Deus, e não é um verdadeiro servo de Deus.
 Jesus disse: - Pelos seus frutos os conhecereis. Mt 7;20. Temos que vigiar, perante aquilo que falamos e fazemos.
Se você é de Deus você tem que produzir os frutos, e os benefícios que Ele nos oferece, como por exemplo, o perdão e a misericórdia; como disse o apostolo Paulo temos que imitar a Deus.
-  Sede, pois imitadores de Deus, como filhos amados. Ef 5;1.
A árvore é conhecida pelo fruto. É o caráter que produz o fruto. O caráter é a raiz da árvore.
 A raiz é a definidora para dizer que árvore ela é. Jesus está falando das coisas que vão dentro do coração, da raiz. Ele quer saber o que gera os meus pensamentos.
Sempre vale a pena lembrar aquela antiga, mas eterna escala:
Um pensamento muitas vezes pensado gera uma ação, uma ação muitas vezes praticada gera um hábito,
Um hábito muitas vezes repetido vira um vício e um vício vivido por muito tempo vira minha natureza.
O meu caráter é o definidor das minhas ações. Jesus quer a transformação de caráter.
Algumas perguntas nos ajudam a diagnosticar se minha (árvore) espiritualidade está dando frutos de vida.
O que me empolga?
O que eu mais amo?
Quem eu admiro? (meus ícones, referenciais, quem eu quero ser)
Com quem eu ando? (quais meus companheiros, com quem eu gosto de estar)
O que dizem a meu respeito aqueles que me amam?
Quais os meus sentimentos com relação a Deus e ao seu reino de Deus?
Como você se comporta quando ninguém está vendo?
Lembre-se: Caráter é o que faço no escuro.
EM 3°LUGAR JESUS ESPERA DE MIM: COMPROMISSO.
Veja só o que Jesus disse: - Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando? V,v 46.
Ser crente não é só não é andar com a bíblia debaixo do braço, ser crente não é só andar de terno e gravata, ter carteirinha de membro.
Ser cristão não é só ser tradicional ou pentecostal, ser crente não é  só fazer parte do rol de membros de uma igreja, vir ao culto uma vez por semana... Ser crente é fazer o que Jesus manda!
Quando eu chamo a Jesus de Senhor, não é como eu chamo o Senhor da padaria da esquina:
- Senhor me Vê um café, por favor.  Não é assim! Senhor aqui neste texto é como aquele que tem direitos sobre o escravo.
Então, pressupõe-se que quando eu chamo Jesus de Senhor, eu tenho que fazer o que ele manda.
Há um exemplo disto na Bíblia; em
At 10  Pedro está na casa de Simão, o curtidor, e Pedro sobe ao terraço para orar,
 Pedro  teve fome e foi arrebatado dos sentidos quando lhe veio uma visão onde ele via uma espécie de lençol onde havia todo tipo de animal quadrúpede.
Nesse ponto Deus lhe ordena: Levanta-te mata e come!  At 10:13 Contudo a resposta de Pedro é interessantíssima: De modo nenhum, Senhor! Por que nunca comi coisa imunda. At 10:14.
A resposta de Pedro junta duas expressão que não combinam: 
Não, e, Senhor.
Ora, se ele de fato é o Senhor, eu tenho que fazer o que Ele mandar!
Pedro chama Deus de Senhor, mas depois diz: - de modo nenhum; para ordem recebida de Deus.
Ei! Falar que Deus é Senhor é fácil! Todo mundo fala isso! Agora, ter Deus como Senhor aí é outra historia.
Se chamarmos Jesus de Senhor então devemos fazer o que ele manda!  Jesus disse:
- Vós sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando. Jo 15:14.
O amor de Deus é incondicional, pois Ele não faz acepção de pessoas: - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16.
A salvação é para todos, basta confessar e crer que Jesus Cristo é o Senhor e ressuscitou dentre os mortos.
Mas convite que Jesus nos faz é para sermos amigos dele.  Você já imaginou o privilégio de ser amigo de alguém muito importante, por exemplo: ser amigo do governador do estado ou da presidenta Dilma?
Você poder falar com estas pessoas tão importantes sem passar por protocolos, assessores e secretárias
 Você não ia precisar marcar uma audiência para falar com eles; isto é para as outras pessoas, você não! Você é amigo deles... E amigos são amigos, não são servos...
agora imagine ser amigo Daquele que criou todas as coisas; Daquele que é o Senhor do universo.; Daquele a quem um dia todo o joelho se dobrará...
É isso mesmo, o próprio Deus te convida hoje, agora, a ser amigo Dele. Porém, a amizade do Senhor não é para todos, é apenas para aqueles que querem assumir um compromisso, compromisso de lhe obedecer:

-Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu mando.
- Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
A amizade de Deus é CONDICIONAL, vai depender do seu compromisso, de você ser ou não obediente a Ele.
Amor sem compromisso é conversa fácil. Amor e compromisso são sinônimos. Você não pode dizer para sua esposa (o) que você a(o) ama se você não tem compromisso com ele(a).
Você só pode dizer a Deus que o ama se você tem um compromisso com ele.
Jesus está nos dizendo esta noite:
- Você quer ser meu discípulo? Então faça o que eu mando!
Amar é assumir compromissos!
Qual é o compromisso que você tem com Deus? Quanto tempo ele dura? Um culto, um dia, uma hora? Um mês? Uma festa? Uma cantada? Um convite pra balada?
Ei! Seus movimentos espirituais têm que fazer alguma diferença na sua vida! Seu Gloria a Deus e Aleluia! Tem que fazer diferença! Seu sapato de fogo  tem que fazer diferença!
Esta espiritualidade de ver anjos, de profetizar e não fazer nenhuma diferença, é só blá, blá, é só barulho de lata vazia.
 A Bíblia me proíbe de ser juiz, mas me da o direito de olhar o fruto! O compromisso com Deus é demonstrado com a vida.
EM 4° LUGAR JESUS ESPERA DE MIM: FIRMEZA
Veja o que Jesus continua dizendo:
-  Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante.
 É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída. V,v 47-48
Deus quer crentes preparados para a vitória! Sim ou não! Deus quer crentes preparados para a vitoria! Sim ou não
 Mas Deus  também quer crentes preparados para a dor e para a tribulação.
quando Jesus esta terminando o seu sermão ele vai demonstrar á quem se compara aquele que ouve e obedece suas palavras: 
-  É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída.
Jesus não diz:-  Porque pode ser que venha a tempestade, quem sabe a tempestade venha, talvez a tempestade venha, É isso o que ele diz? Não!! Ele diz: - vindo a tempestade!
Jesus não trabalha com a tribulação na perspectiva da possibilidade, ele trabalha com a tribulação na perspectiva da certeza!
Nossa geração está infectada pelos conceitos da teologia da prosperidade: 
você é cabeça e não cauda; vai dar tudo certo; você vai ficar rico!
Mas, como fica a palavra de Deus? Pois na palavra de Deus os crentes são chamados para aprender a viver debaixo de tribulação!
Olha só o que  Jesus falava - Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me.  Mt 16:24.
Os crentes da igreja primitiva apanhavam, eram perseguidos, morriam por amor Jesus e faziam tudo isso com felicidade.
Jesus não diz:- Olha se você não fizer a sete semanas de descarrego da igreja você vai passar tribulação. 
- Se você colocar tanto aqui neste envelope você não vai passar nenhum tipo de luta na sua vida.
Pelo contrário Jesus  garantiu que neste mundo nós vamos passar por provas.-Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. Jo 16:33.
 O que está acontecendo com os crentes de hoje? Estamos invertendo os valores do evangelho.
A coisa mais fantástica do mundo só nos temos. Ser rico qualquer um aí fora pode ser, comprar casa qualquer um aí fora pode comprar,
 Ter um carro novo qualquer um aí fora pode comprar, mas ter a salvação eterna, somente àqueles que estão em cristo Jesus têm!!
Ei! Deixa-me ser sincero com você! Mais cedo ou mais tarde o vento vai soprar.
Em algum momento da sua vida você vai enfrentar as adversidades, isto faz parte da vida.
Agora quando o vento soprar a sua casa tem que estar firmada na rocha!!!
Ei! Esteja preparado! A casa firmada na areia vai cair! Mas a casa firmada na rocha que é Cristo Jesus vai resistir aos ventos contrários.
Conclusão:
Jesus pregou o sermão do monte nos capítulos 5 ao 7 do evangelho de Mateus, Lucas registrou parte deste sermão em Lc 6:17-49.
E nestes 2 textos fica registrados o que Jesus espera de cada um de nós.
Ele espera de nós: que possamos aprender a lidar com a vida, que tenhamos um caráter transformado, ele espera de nós compromisso, e ele espera de nós também firmeza.
Meu irmão seja um crente espiritual, busque os dons espirituais prometidos por Deus em sua palavra.
Mas busque também ser uma arvore de bons frutos, que as pessoas possam glorificar a Deus pelo seu testemunho de vida.
Tenha também um compromisso verdadeiro com Deus, compromisso de obedecer a Deus e a sua palavra.
Não chame Deus de Senhor só da boca pra fora, que Deus realmente seja Senhor da sua vida. Obedeça a ele!
E obedecer a Deus é como construir uma casa na rocha que resiste às tempestades da vida.
Quando a vida esta tranqüila pode até parecer que o alicerce, as bases não são importantes.
Mas quando vem as tempestades, quando vem as crises, quando vem as tribulações, ai os alicerces da nossa vida são testados.
Temos que estar preparados, para quando o vento contrário soprar, a dor bater na nossa casa,  quando o mundo ao nosso redor ruir.

Se o seu coração estiver em paz é por que sua casa esta firmada na rocha! Sua casa esta firmada em Jesus cristo a rocha eterna que jamais poderá ser abalada.

Um comentário: