terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A DECISÃO DE EZEQUIAS

A DECISÃO DE EZEQUIAS.
 2 Cr 29:10.
Introdução:
Eu quero trazer uma palavra aqui hoje sobre tomar decisões; e quero começar dizendo que a vida é feita de decisões.
Desde o nosso nascimento até fim da nossa vida tomamos decisões; o que você é ou que você será dependa das decisões que você toma ao longo da sua vida.
Existem coisas que não nos que temos o poder de decidir ou escolher, por exemplo: você não escolheu seus pais, nem a cor da sua pele ou a cor dos seus olhos, você não escolheu nascer rico ou pobre,
Você não teve o poder de escolher o seu nome, foram seus pais que escolheram por você..etc.
Mas a maiorias das escolhas e decisões da vida somos-nos que fazemos. E algumas de decisões que tomamos definem o rumo da nossa vida, por exemplo:
Com quem me casar, que profissão eu quero ter, em que cidade eu quero morar.
Muitos tem tido um vida de derrota e fracasso por causa de decisões erradas que tomaram na vida.
- Quantos que decidiram por uma profissão errada e hoje vive uma vida de frustração. - Quantos decidiram se casar sem pensar direito e hoje vive uma vida de angustia.
- Quantos decidiram não estudar e hoje vive uma vida de dificuldades.
E tem muita gente por ai pensando que somente os mais jovens tomam decisões, mas a verdade é que: muitos adultos, e até mesmo pessoas idosas, têm cometido sérios erros na hora de tomar uma decisão.
Agora, existe uma grande diferença na vida daqueles que se dizem servos de Deus:
  É que nos já tomamos a decisão mais importante da vida que foi aceitar o plano de salvação de Deus estabelecido através do sacrifício de Jesus por nos na cruz
 É que o que se pressupõe na vida de quem é realmente de Deus, é que as suas decisões são tomadas de acordo com a vontade de Deus.
Alguém que diz que confia em Deus, mas toma suas decisões conforme o seu próprio entendimento, não segue a vontade de Deus;.
Como servos de Deus devemos sempre buscar a  Deus e conhecer a sua vontade na hora de tomar decisões.
Tomar decisões sábias, isto significa que um filho de Deus não fará coisa alguma contrária à Palavra de Deus.
Se nós ao tomar nossas decisões desobedecemos a Bíblia,  a palavra de Deus então, não podemos esperar a bênção de Deus.
Infelizmente muitos crentes seus planos e projetos, tomam suas decisões por si próprios, e depois vem pedir que Deus os abençoe.
Isto é um retrocesso espiritual. Primeiro devemos ter certeza de que os nossos planos estão de acordo com a vontade de Deus,
E ai depois sim, vamos  pedir e esperar a bênção de Deus. Isto é confiar exclusivamente nele.
Agora, o texto que nos lemos e vamos estudar aqui hoje 2 Cr 29:1-10. Fala da decisão sabia de um homem de Deus em fazer a vontade de Deus.
Este  homem se chama Ezequias rei de Judá. Veja o que ele diz:
- Agora, tenho no coração o propósito de fazer um pacto com o Senhor, o Deus de Israel, para que se desvie de nós o ardor da sua ira. 2 Cr 29:10.
Vamos aprender nesta oportunidade algumas lições com este rei que foi fiel a Deus e decidiu fazer uma aliança com Deus.
QUEM FOI O REI EZEQUIAS?
O nome Ezequias, em hebraico significa: Jeová Fortalece. Ezequias foi o 13º Rei de Judá.
Ele começou a reinar  em Jerusalém no lugar de seu pai o rei Acaz, com 25 anos de idade e reinou por 29 anos,
O rei Acaz foi um rei mal e perverso que não andou nos caminhos do Senhor, alem de ser um homem idolatra, o rei Acaz cometeu o ato insano de fechar as portas da casa de Deus.
- E ajuntou Acaz os utensílios da Casa de Deus, e os fez em pedaços, e fechou as portas da Casa do SENHOR, e fez para si altares em todos os cantos de Jerusalém. 2 Cr.28:24.
como resultado dos pecados e da desobediência de Acaz a bíblia diz que a nação de Israel foi humilhada:
- Porque o SENHOR humilhou a Judá por causa de Acaz, rei de Israel, porque Acaz desviara a Judá, que de todo se dera a prevaricar contra o SENHOR. 2 Cr.28:19.
Sabe qual lição que fica para nos da vida do rei Acaz? É que a obediência atrai o favor de Deus.
Já a desobediência, alem de trazer a humilhação ainda multiplica os nossos adversários:
- E veio a ele Tiglate-Pileser, rei da Assíria; porém o pôs em aperto e não o fortaleceu. 
 Porque Acaz tomou uma porção da Casa do SENHOR, e da casa do rei, e dos príncipes e a deu ao rei da Assíria; porém este não o ajudou.
E, ao tempo em que este o apertou, então, ainda mais transgrediu contra o SENHOR; ele mesmo, o rei Acaz. 
 Porque sacrificou aos deuses de Damasco, que o feriram, e disse: Visto que os deuses dos reis da Síria os ajudam, eu lhes sacrificarei, para que me ajudem. Porém eles foram a sua ruína e de todo o Israel.2 Cr.28:20-23.
Acaz morreu arruinado e sem honra, sem mesmo ter o direito de ser sepultado no sepulcro de seus pais o sepulcro reservado aos reis.
- E dormiu Acaz com seus pais, e o sepultaram na cidade, em Jerusalém; porém não o puseram nos sepulcros dos reis de Israel; e Ezequias, seu filho, reinou em seu lugar
2 Cr 28:27.
Após a morte do rei Acaz; Ezequias seu filho reinou em seu lugar, naquela época a maioridade para os judeus era de 30 anos e Ezequias  tinha 25 anos de idade, era ainda um jovem.·    

era um idade aparentemente ruim para alguém assumir o trono de uma nação, ele era inexperiente, talvez considerado o rei garoto,um menino sentado em um trono.
mas aqui nos aprendemos mais  uma lição na vida de Ezequias: quando Deus quer usar alguém, quando Deus chama alguém para um projeto especifico:
Deus não olha para a idade, Deus não olha para a vitalidade nem para a aparência de  ninguém.
Existe um critério de Deus para chamar e escolher alguém, e o critério de Deus é: o coração.
Deus não está preocupado se você e jovem ou velho Deus não esta olhando se você é: bonito ou feio, gordo ou magro, rico ou pobre, sem tem posição social ou é um desconhecido.
Deus esta olhando para o seu coração lembre-se de quando Deus enviou o profeta Samuel  na casa de Jessé:
Samuel se impressionou  com aparência de Eliabe e queria ungi-lo rei sobre Israel mas veja o que aconteceu:
- E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido.
Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
1 Sm 16:6-7.
quando  Deus chama ou escolhe alguém é acordo com os seus propósitos: idades diferentes com propósitos diferentes:
- Samuel era apenas um menino quando Deus o chamou para ser profeta.
- Jeremias Deus disse que foi escolhido ainda no ventre da sua mãe
- Davi era um adolescente quando deus o escolheu para ser rei.
- Abraão já tinha 75 anos quando foi escolhido por Deus para ser pai de uma grande nação.
Ei! Ele chama rico e chama pobre! Chama sábio e chama ignorante! Chama o homem e chama a mulher! Chama jovem e chama velho!
 Ei! Ninguém é novo demais para fazer a obra de Deus e por outro lado também ninguém é velho demais para fazer a obra de Deus.
- Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus.
Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos.
Sl 92:13-14.
Não importa a sua idade se você ainda é jovem ou se já é idoso se Deus te chamou e te escolheu ele vai te usar.
Nesta noite faça como faz Ezequias ainda bem jovem tomou a decisão de não seguir o caminho do seu pai e ser um fracassado como ele foi.
- Agora tenho no coração o propósito de fazer um pacto com Deus...
Apesar da fama de ser um rei novo, um menino no trono de Israel  Ezequias  resolveu de todo o seu coração buscar e servir a Deus.
Vejamos as decisões acertadas que levaram Ezequias a ser um rei abençoado por Deus:
 1º DECISÃO ACERTADA NA VIDA DE EZEQUIAS: ELE NÃO SE FAZ DE VITIMA
tem muita gente por ai que gosta de ser fazer de vitima ou de ficar jogando a culpa dos seus fracassos nos outros.
Mas, Ezequias não foi assim! Ele não ficou murmurando dizendo: - a culpa foi do meu pai que era um idolatra, desviado.
A culpa é dele! que não me ensinou os caminhos de Deus! Ezequias não transferiu responsabilidades para ninguém
Ele tomou uma decisão pessoal: - embora eu seja filho de um rei idólatra, eu já tomei minha decisão coloquei no meu coração o propósito de fazer uma aliança com Deus.
ei! Deixa eu te dizer algo importante nesta noite! Pare de transferir culpas ou responsabilidades para os outros:
- Ah! Eu sou assim por minha mãe me abandonou.
- Minha vida é deste jeito por que meu pai não me ensinou
- A culpa a daminha esposa, é por que eu casei com a Joaquina, seu eu tivesse casada com a Francisca seria diferente.
- A culpa é por que sou da missão se eu fosse da Madureira não seria deste jeito.
- A culpa é do pastor que não fez isto,ou não falou aquilo.
- A culpa e da cidade que eu moro se eu morasse em outro lugar seria diferente.
Ei! A culpa de algo errado na sua vida é sua! E não dos outros! Assuma responsabilidade. Pare de culpar os outros.
Você não é vitima do destino e nem das pessoas que te cercam ou passam pela sua vida.
ao invés de ficar murmurando choramingando faça como Ezequias: decida pelo Senhor!
2º DECISÃO ACERTADA DE EZEQUIAS: ABRIU AS PORTAS DA CASA DO SENHOR.
O 1º ato de governo de Ezequias foi abrir as portas da casa do Senhor que seu pai o rei Acaz havia fechado.
Ezequias era muito jovem ainda, mas já entendia que se ele quisesse ter um reino abençoado a 1º decisão a ser tomada era manter as portas da casa de Deus aberta.
Ao fazer tal coisa Ezequias estava deixando para a grande lição que a 1º coisa que devemos fazer na nossa é buscar as coisas de Deus.
Foi isto que Jesus disse:
- Buscai o Reino de Deus em 1º lugar e as demais coisas lhe serão acrescentadas. Mt 6:33.
Infelizmente nós estamos fazendo o contrario disto em 1º lugar nos buscamos as demais coisas e ai depois se sobrar tempo; buscaremos o Reino de Deus
parece que falta para nos fé para crer nesta promessa de Jesus, só queremos as coisas de Deus quando o tempo sobra.
Quando Jesus disse que acrescentaria as demais coisas, demais coisas incluem: provisão, saúde, dinheiro, e tudo o que necessitamos.
Ezequias tomou a decisão certa priorizou a Deus na sua vida.
É claro que enquanto estivermos neste no temos que trabalhar para cuidar do sustento da nossa família.
A própria bíblia diz que devemos trabalhar para não ser pesado pra ninguém, e o apostolo Paulo chegou a dizer para os crentes de tessalonia:
- Aquele quiser não trabalhar também não coma. 1 Ts 3:10.
Mas jamais podemos inverter as prioridades das coisas; ou Deus ocupa o 1º lugar da nossa vida ou ele não ocupara mais lugar nenhum.
Outra coisa importante também é que as portas devem sempre estar abertas para Deus.
Quando João na ilha de Patmos recebeu a ordem de Jesus de escrever as 7 igrejas da Ásia ele disse a igreja de Laodiceia que era uma igreja rica e orgulhosa.
- Eis que estou aporta e bato, se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa cearei com ele, e ele comigo. Ap 3:20.
Ainda que as portas físicas daquela igreja estivessem abertas, as portas dos corações de alguns ali estavam fechadas para Deus.
Do contrario Jesus não teria dito: eis que estou as portas e bato e se alguém, quer dizer alguns abrirem esta porta eu irei entrar e cear com eles.
Nesta noite tome a decisão de abrir as portas da sua vida para que Jesus possa entrar na sua vida.
3º DECISAO ACERTADA DE EZEQUIAS: TIROU TODA SUJEIRA DA CASA DE DEUS
Outra coisa que Ezequias fez foi restabelecer novamente o culto a Deus, trazendo de volta os sacerdotes e os levitas.
No reinado de Acaz,  por causa da sua idolatria, os levitas e os sacerdotes estavam inativos e com certeza até corressem perigo de ser executados.
Israel foi transformado em um oásis do paganismo, pelo ímpio rei Acaz. Mas, agora, Ezequias estava revertendo tudo isso.
Ele reuniu os sacerdotes e os levitas e os fez santificar-se e também santificar o templo.
Toda imundícia do templo foi removida, quem sabe todas as formas e objetos de idolatria que foram colocados dentro do templo.
No v,v 18 diz que os sacerdotes e levitas foram ter com Ezequias e disseram: -Acabamos de limpar toda a casa do Senhor, como também o altar do holocausto com todos os seus untensilos, e mesa dos pães da preposição com todos os seus untensilos.
A Casa de Deus estava cheia de ídolos, de altares pagãos. Introduziram coisas estranhas ao culto. Foi necessário fazer uma limpeza total no templo do Senhor.
Ei! Deixa eu te dizer uma coisa importante! Deus não habita em santuários feitos por mãos, mas Deus habita dentro de nós.
A bíblia diz que O nosso corpo é o templo do Espírito Santo: - ou não sabeis vos que o vosso corpo é o santuário do Espírito Santo, que habita em vós... 1 Co 6:19.
Então a melhor decisão que podemos tomar é limpar este santuário para que Deus possa habitar nele.
Ninguém quer morar em uma casa suja e desarrumada, eu fico observando a minha esposa lá em casa:
Todo dia ela limpa a nossa casa, lava os banheiros, arruma os quartos, lava a cozinha, passa alvejante, desinfeta, limpa e perfuma tudo.
Agora se nos humanos falhos e imperfeitos queremos habitar em uma casa limpa e arrumada.
Quanto mais o nosso Deus que criou os céus e a terra, que colocou ordem no universo, que fez o mar e as estrelas
Deus não habita no meio da sujeira!
Ei!   Se você quer ser casa de Deus tome um decisão: limpe esta casa! Arrume o seu templo!
Se fossemos ver todas as reformas que Ezequias fez veríamos que ele tomou varias decisões:
 Abriu as portas da casa de Deus, trouxe de volta os sacerdotes e levitas, limpou o templo, fez culto de madrugada,  fez 14 dias de festa, celebrou uma páscoa fora de época e ainda restaurou os dízimos na casa de Deus.
Ezequias estava resolvido, tomou uma decisão: propus no meu coração o propósito de fazer uma aliança com Deus.
QUAL A IMPORTANCIA DE TOMAR UMA DECISÃO.
A decisão é um estimulo para nós, na vida só vence quem decide vencer. Qual é a sua decisão?
Ser um vencedor? Ou ser um derrotado? Ser um servo de Deus? Ou servir o diabo?
O profeta Joel teve uma visão e ele disse que viu: - multidões e multidões no vale da decisão, por que o dia do Senhor esta perto, no vale da decisão. Jl 3:14.
Ei! Não fique indeciso decida-se logo: - eu sou de Deus e ponto final.
Jamais esteja indeciso, quando Israel estava vivendo um período de idolatria nos dias do rei Acabe.
O profeta Elias  reuniu o povo no monte Carmelo e fez um desafio de decisão:
- Se o Senhor é Deus segui-o, mas se baal é segui-o.  1 Rs 18:21.
Decida a quem você quer servir a Deus ou a Baal,se você quer servir a Deus ou servir o diabo, servir a Deus ou servir o mundo.
Jesus disse: - ninguém pode servir a dois senhores, por que há de amar a um e aborrecer o outro, há de se dedicar a um e desprezar o outro não podeis servir a Deus e as riquezas. Mt 6:24.
Quando Jesus disse para igreja de Laodiceia: - conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente, quem dera fosse frio ou quente.
Mas, por que és morno, e não és quente nem frio, vomitar-tei da minha boca. Ap 3:15-16.
Jesus estava dizendo o seguinte: vocês estão indecisos! Estão em cima do muro! Não são frios e nem quentes.
E eu Jesus falando tenho náuseas de morno, de indecisão! Por isso vomitar-tei da minha boca.
Tem muito crente por ai indeciso, vivendo em cima do muro, querendo ficar na igreja e ficar no mundo ao mesmo tempo.
só temos uma decisão certa a tomar servir a Deus e obedecer a sua palavra.
Chegou a hora de nos paramos de namorar com a igreja,  e  de fazer um compromisso serio com Deus.
Faça uma aliança com Deus, não deixe nenhuma área da sua vida fora desta aliança, entre com tudo; tempo, talentos, motivação...
Como disse o apostolo Paulo  se gaste e se desgaste na obra do Senhor:
- Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol das vossas almas... 2 Co 12:15.
 CONCLUSÃO:
Deus quer abençoar as nossas vidas, mas o que ele espera de cada um de nós é uma firme decisão.
Deus odeia a indecisão, crente morno que fica em cima do muro, se decida hoje, faça uma aliança de verdade com Deus.
como fez o rei Ezequias devemos fazer também decidir ter uma firme aliança com Deus.
na vida só vence quem decide ser vencedor, a decisão é sua. Agora o poder é de Deus.
Ezequias enfrentou inimigos mais fortes do que ele, Ezequias enfrentou até mesmo a morte.
Mas como propôs no coração fazer uma aliança com Deus, os inimigos foram derrotados e morte ainda teve que esperar mais 15 anos.
A melhor decisão na vida de uma pessoa é decisão de ter a uma aliança com Deus.
Faça a vontade do Senhor, procure a direção de Deus na sua vida, abra as portas do seu coração para ele,
Limpe o seu templo para que o Espírito Santo possa habitar, e quando vierem os teus inimigos e quando vierem as lutas e as provações da vida.
Deus estará contigo para te dar a vitoria:
Então veio a palavra do Senhor a Isaias dizendo: - vai e diz a Ezequias: assim diz o Senhor Deus de Davi teu pai; ouvi a tua oração e vi as tuas lagrimas; e eis que acrescentarei aos teus dias 15 anos. Is 38:5.



Nenhum comentário:

Postar um comentário