quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

RESTAURANDO VALORES PERDIDOS

RESGATANDO VALORES PERDIDOS
Lc 15:8-10.
Introdução:
O capitulo 15 do evangelho de Lucas é conhecido pela maioria dos estudiosos como o capitulo das coisas perdidas e encontradas novamente.
Este é um dos textos que eu mais gosto na bíblia sagrada.
Neste capitulo Jesus conta 3 parábolas: a parábola da ovelha perdida, a parábola da dracma perdida e parábola do filho prodigo.
Na verdade as 3 parábolas falam de uma coisa só: algo que foi perdido e encontrado novamente.
A única diferença é que na parábola das ovelhas perdidas, o pastor deixa as 99 no deserto e sai para procurar a ovelha que se perdeu.
Na parábola da dracma perdida a mulher a mulher acende a candeia varre a casa e procura com diligencia ate encontrar a dracma perdida.
Já na parábola do filho prodigo o pai não sai a procura do filho que se perdeu, mas ele por conta própria se arrepende cai em si e volta para a casa do pai.
Tanto a ovelha como a dracma jamais poderia voltar se não fossem buscados, já o filho poderia voltar para casa com as próprias pernas.
Mas eu quero deixar de lado a parábola da ovelha perdida, e a parábola do filho prodigo e trazer uma palavra sobre a parábola da dracma perdida baseado no tema: resgatando valores perdidos.
Vejamos em primeiro lugar o que era e o que significava para aquela mulher ter 10 dracmas:
 AS 10 DRACMAS
A  dracma era uma moeda grega de prata e equivalia a um denario; era o pagamento por um dia de trabalho.
Não era comum ás mulheres trabalharem naquela época em serviços que era realizado por homem.
Portanto, para ganhar aquelas dez dracmas, custou sacrifício dela mesma, ou de alguém que lhe ofereceu aquela importância em dinheiro.
Também os estudiosos dizem que as mulheres palestinas recebiam 10 dracmas de prata como presente de casamento.
Alem do valor monetário estas moedas tinham um valor sentimental, quem sabe como um anel ou uma aliança de casamento.
Perder uma destas 1º dracmas seria algo extremamente angustiante para qualquer mulher naquela época.
O texto parece nos fazer entender que aquela mulher era uma mulher pobre, talvez uma camponesa, e as 10 moedas representavam 10 dias de salário.
Perder uma moeda só já era algo terrível, por isso o texto mostra-nos a urgência e a diligencia em procurar e também a extensão da alegria daquela mulher quando encontrou a dracma perdida.
Estas dracmas simbolizam valores que nos servos de Deus jamais poderíamos perder e que infelizmente muitos estão perdendo:
A Dracma da paz;  da Alegria; da Fé; da Obediência; da Humildade; da Fidelidade; da Gratidão; da Oração;  da Consagração; da Leitura Bíblica....
A bíblia diz que nos recebemos de Deus dons e talentos;  veja o que o apostolo Paulo disse:
E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro, doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorro, governos, variedades de línguas. 1 Co 12:28.
No evangelho de Mt 25:14-30. Jesus contou a parábola dos talentos, a um foi dado 5 talentos, a outro 2 e a outro 1, para cada segundo a sua capacidade.
Ei! Deus deu dons e talentos variados para a sua igreja, estes dons e talentos devem ser usados para a edificação da igreja e para salvação das almas.
 Quem os recebe deve cuidar bem, e mantê-lo sempre em uso. Porque um dia o Senhor irá requerer de cada um, o que fez do dom recebido.
Portanto, quem o perdeu, ou o enterrou, deve correr atrás para resgatá-lo e colocá-lo em uso.
Mas o pior é que existem crentes que tem perdendo estes valores e estão conformados e acomodados como se nada tivesse acontecido.
Vamos aprender nesta noite com esta parábola algumas atitudes que esta mulher tomou para restaurar o valor que ela perdeu:
1º ATITUDE: ELA NÃO SE CONFORMOU.
A mulher tinha 10  dracmas perdeu apenas 1 e  ficou ainda com 9  dracmas, na verdade ela ainda ficou com a maioria.
Se fosse muitos crentes que tem por ai ela certamente iria dizer: pra que me preocupar¿ eu ainda tenho 9 dracmas!
Ei! Mas não foi isto que esta mulher fez! Ela acendeu a candeia, ela varreu a casa e procurou com diligencia ate encontrar a dracma que estava perdida.
Quem sabe você também perdeu algo de valo¿ um Dom que Deus de deu, um talento que você tinha.
Você profetizava e não profetiza mais, você tinha visões e revelações do Espírito Santo e não tem a mais, você era um vaso usado por Deus e agora está parado, enferrujado...
Você orava e as pessoas erram curadas, pregava e as pessoas se rendiam a Cristo, cantavam e o inferno estremecia você era um vaso usado por Deus.
 Quem sabe você perdeu: a fé; esperança; o compromisso com Deus; intimidade e comunhão com o Senhor;
A  persistência na leitura da Bíblia e na oração;  a unção;  a alegria para louvar; o  prazer em trabalhar na casa de Deus, etc.
Em algum ponto da sua caminhada com Deus, estas coisas foram se perdendo na sua vida.
Mas eu vim aqui hoje como profeta de Deus dizer para você: não se conforme! Não se conforma! Acenda a candeia, varra a casa e procure ate encontrar aquilo que você perdeu.
O apostolo Paulo  escrevendo sua carta aos romanos disse: - E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que compreendeis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Rm 12:2.
Ei! Não se conforme e você terá sua mente renovada por Deus e ira compreender qual a boa e perfeita vontade de Deus na sua vida.
Tem gente que se conforma com tudo, até com a dor: ah! Aquela dor que eu sentia aqui nas costas sumiu! Que saudades daquela dorzinha eu já estava acostumado com ela.
Ei! Não se conforme, a mulher da parábola perdeu uma só dracma e não se conformou antes perder a segunda, ou a terceira.
 Parou para procurar a que estava perdida,  parou para costurar a carteira, parou para estancar o prejuízo.
Antes que você perca mais algum valor na sua vida costure sua carteira e encontre a dracma perdida.
Mas como encontrar os valores perdidos¿ veja:
2º ATITUDE:  ACENDER A CANDEIA.
A primeira atitude daquela foi não se conformar com o que havia perdido, mais a segunda atitude dela foi acender a candeia.
A candeia era uma espécie de lamparina usada naqueles dias nas casas do povo judeu, que por sinal tinha pouca iluminação e eram escuras até mesmo durante o dia.
Para encontrar os valores que perdemos também precisamos acender a candeia, precisamos esquadrinhar tudo, olhar em todos os cantos.
Começar  um exame minucioso, vasculhar com vontade, e não descansar até termos de volta as dracmas que se perderam.
Ei! Sabe o que significa a candeia acesa, é a palavra de Deus! Ela é a luz que ilumina os nossos caminhos.
- Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, luz para os meus caminhos. Sl 119:105.
Só existe uma luz que clarear as trevas e fazer com que os valores perdidos sejam encontrados é palavra de Deus! É a palavra de Deus!
A bíblia é a palavra de Deus, o poder de Deus que dissipa todas as trevas, não é poder da presidenta Dilma, não é o poder do governador do estado, não é o poder do prefeito do município,
Não é poder do delegado da policia federal, não é o poder do promotor de justiça, não é poder do presidente do campo, não é o poder do pregador, nem é o poder do pastor da igreja.
É poder da palavra de Deus que é  a luz para expulsar as trevas e trazer de volta a dracma perdida!
Agora, não da pra separar Jesus da sua palavra, Jesus e a sua palavra são um só.
A palavra de Deus é a revelação escrita de Jesus e Jesus e a revelação em pessoa da palavra de Deus.
Então a candeia acesa simboliza também a pessoa de Jesus Cristo Veja o que diz: Jo 8:12.
-  Então Jesus tornou a falar- lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.
A casa onde a candeia acesa, que é Jesus esta presente, encontra-se os valores que foram perdidos.
Convide Jesus para estar na sua casa ( sua vida espiritual) e você vai encontrar tudo aquilo que perdeu.
3º ATITUDE: VARREU A CASA.
A 1º atitude daquela mulher foi não se conformar, a 2º atitude foi acender a candeia e a 3º atitude foi varrer a casa.
Varrer a casa significa: Eliminar o inútil; Colocar em ordem; Promover a limpeza; Manter a higiene.
Se existe uma grande verdade nesta parábola da dracma perdida é aquela casa precisava de uma limpeza.
A sujeira que estava lá, naquele chão, podia esconder a moeda. Eu não sei como foi que aquela casa se encheu de sujeira.
talvez aquela mulher não fosse caprichosa... Ou talvez, tenha deixado a janela aberta e o vento trouxe sujeira para dentro de casa (tomara que tenha sido isto!).
Ei! Você sabia que às vezes mesmo acontece com a nossa casa! Estou falando da nossa casa espiritual.
Às vezes nós nos misturamos muito com este mundo de pecado e permitimos que suas sujeiras entrem em nossa casa e em nosso coração por janelas que deixamos abertas.
as janelas da nossa casa sãos os nossos olhos e ouvidos, cuidado! Com o que você anda vendo e ouvindo por aí.
A sujeira vai entrando na nossa vida e nos vamos perdendo valores espirituais e é por isso que, se você quiser reencontrar os valores espirituais perdidos em sua casa, se livre da sujeira que entrou!
Eu costumo dizer que a nossa vida espiritual é igual a carteira dos irmãos e a bolsa das irmãs.
Sem perceber a gente vai colocando tanta coisa na carteira ou na bolsa que ela se torna até difícil de carregar.
É cartão de credito que não usamos mais, foto de gente que já morreu, cartão de vendedor chato que te entrega na rua, numero de telefone de gente você nem conhece.
Ai a coisa vai ficando complicada, de vez em quando precisamos parar e fazer uma limpeza na carteira ou na bolsa e jogar fora aquilo que não serve mais.
hein! Na nossa vida não é diferente de vez enquanto devemos jogar fora algumas coisas que estamos carregando que só serve pra nos atrapalhar.
Temos que limpar o nosso interior de: toda a mágoa, ressentimento, amargura, ódio e tantos outros sentimentos ruins, que podem estar residindo em nosso coração.
 Davi pediu a Deus um coração puro e limpo, quando ele pecou fez aquela oração tão bonita de alguém que estava arrependido e pediu a Deus um coração limpo.
- Cria em mim, ò Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.
Torna a dar-me a alegria da sua salvação, e não retires de mim o teu Santo Espírito. Sl 51:10-11.
Devemos  ter esta mesma atitude, porque  só assim conseguiremos resgatar algum valor dentro de nós.
Lembrei-me de um testemunho antigo do PR. Nerildo Accioly: ele estava pregando em uma igreja e no final da pregação foi cercado por um irmão que lhe disse:
- pastor! Eu vou desviar. E o pastor respondeu: gloria a Deus!
Esperai ai pastor! o senhor não entendeu¿ eu sair da igreja! Ele disse: aleluia!
- Pastor o senhor não ta entendendo eu vou desistir de Deus! Ele disse: - graças a Deus!
O irmão decepcionado com o pastor disse: então faz pelo menos uma oração por mim.
E o  pastor orou dizendo: Senhor! Passa uma vassoura na vida deste irmão.
O irmão foi embora contrariado com a oração do pastor Nerildo; 3 meses depois ele foi convidado a pregar na mesma igreja.
Quando encerrou a mensagem aquele irmão o cercou novamente, só que ele não se lembrou dele. E foi dizendo:
-Pastor eu quero falar com o senhor! Sim irmão! Pode dizer: o senhor não ta lembrado de mim não! Eu sou o irmão da vassoura.
O PR. Nerildo sem entender direito disse: irmão da vassoura¿ que vassoura! O irmão vende vassoura¿
- Não pastor! Eu sou aquele irmão que falou pro senhor que ia desviar, e o senhor orou por mim pedindo Deus pra passar a vassoura na minha vida.
Pastor Nerildo meio sem entender disse: - É mesmo irmão! E o que foi que aconteceu¿
- O que aconteceu, foi que Jesus passou a vassoura na minha vida, tirou tudo aquilo que não prestava, e eu não desviei coisa nenhuma, e estou é crente na pessoa bendita de Jesus Cristo.
Ei! Nesta noite peça a Deus para passar esta vassoura na sua vida também, para que restaure os valores perdidos.
 Se você  estiver com o seu interior ocupado com coisas impuras. É preciso varrer o coração e tirar toda a sujeira de dentro dele.
varrer como? Jogando para fora tudo aquilo que te atrapalha, faça isto confessando e renunciando...
O mundo está perdido por causa de seus pecados. A palavra de Deus é a única arma poderosa, a vassoura de Deus que pode varrer o pecado do mundo.
4º ATITUDE: PROCURAR DILIGENTEMENTE
A 1º atitude daquela mulher foi não se conformar, a 2º foi acender a candeia, a 3º foi varrer a casa e 4º atitude procurar diligentemente.
Aquela mulher procurou com diligência o seu valor perdido, quando ela deu da dracma o valor que foi perdido.
Ela empreendeu uma busca diligente, uma busca dedicada... Em outras palavras, ela se pôs a buscar o valor perdido até encontrar!
Isto fala de disposição de concerto:
- Perdi, porque não fui zeloso, mas quero me concertar, quero rever o que perdi e daqui para frente me tornar mais responsável.

você sabia que Deus não dá nada para quem não valoriza.
Há uma texto na Bíblia, no livro do profeta Isaías, onde está escrito isto, que Deus diz: -
-Derramarei água sobre o sedento... Is. 44:3.
Deus diz que vai derramar água sobre o sedento... por que Deus só derrama água sobre o sedento?
 Por que não derrama sobre qualquer um? ...é que Ele dá água para quem valoriza a água, para quem vai aproveitá-la!
 Se você quer algum tipo de restauração em sua vida ou em seu lar, em sua família, então você tem que empenhar nisto!
Você precisa buscar com diligência! Você precisa ser perseverante: A mulher procurou a dracma com perseverança ate encontra - lá.
ela não parou de buscar enquanto não encontrou aquilo que havia perdido.
deixe eu te dizer algo importante nesta noite: a bíblia nos ensina que sem fé é impossível agradar a Deus, e o que duvida não receberá coisa alguma.
 Mas existe algo que acompanha a fé e que normalmente não percebemos o quanto é importante:  É a perseverança.
Quantos crentes que nos conhecemos que não são perseverantes, quantos que desistiram da caminhada.
O tempo foi passando e foram perdendo dracmas, valores espirituais até que por fim perderam a salvação.
Temos que ser perseverantes: acender a luz, varrer a casa e procurar ate encontrar.
Nós precisamos possuir a perseverança desta mulher.
Se quisermos ter restauração dos valores perdidos precisamos empenho, é hora de perseverarmos nesta procura até reencontrar cada valor perdido!
5º ATITUDE: COMPARTILHAR ALEGRIA.
Quando aquela mulher encontrou a dracma que estava perdida, ela reuniu as suas amigas e vizinhas para se alegrarem com elas.
- Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida.
A 5º e ultima atitude que devemos tomar para reencontrar os valores perdidos tem a ver com o que faremos depois de reencontrá-los; a atitude é esta: compartilhar alegria.
A atitude da mulher de convidar as amigas e vizinhas era o seu testemunho de bênçãos alcançadas:
- eu tinha 10 dracmas e perdi uma, mas acendi a candeia varri a casa e encontrei a dracma perdida, esta é minha bênção, venham alegrar-se comigo.
o testemunho de bênçãos alcançadas, alem de nos alegrar,  sempre animará outras pessoas também.
infelizmente nos estamos perdendo o costume de testemunhar as bênçãos que recebemos de Deus.
Tudo o que Deus nos dá deveria ser dividido com outros: fez aniversário,  marca um culto na sua casa, reuni os amigos e os vizinhos diz prá eles: - Alegrem-se comigo, pois fiz meu aniversário!Recebeu alta do tratamento médico? Marca um culto na sua casa reuni os amigos e os vizinhos e diz eles: - Alegrem-se comigo, pois recebi minha alta. Deus me abençoou!Comprou um carro novo ou comprou uma casa¿ marca um culto em sua casa reuni os amigos e os vizinhos e diz pra eles: - Alegrem-se comigo, comprei meu carro, alegrem-se comigo sai do aluguel.veja o que está escrito na bíblia e foi Paulo quem falou:
- Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo... que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações. 2 Co 1:3-4.lembrei-me da mulher samaritana que se encontrou com Jesus no poço de Jacó.
Depois de ter um encontro com Jesus veja a atitude da mulher:
- Quanto a mulher, deixou o seu cântaro foi a cidade e disse aqueles homens.
- vinde comigo e vede um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será este porventura o Cristo. Jo 4:28-29.
 Mas na frente iremos ler o seguinte: - Muitos samaritanos daquela cidade creram nele [em Jesus] por causa do seguinte testemunho dado pela mulher. Ele me disse tudo o que tenho feito. Jo 4:39.
Ei!  Assim que você reencontrar aquilo que perdeu, você tem a obrigação de tornar isto público, convidando pessoas para alegrar-se com você.conclusão:com esta parábola de Jesus nos aprendemos que há valores no Reino de Deus que podem ser perdidos.
E as vezes estes valores se perdem dentro de casa, ou seja, dentro da igreja.
O tempo passa e agente vai se acostumando com a vida de fé, nos acostumamos com: o louvor, com a pregação, com o testemunho.
As coisas vão se tornado comum para nos,  e parece que nada nos impressiona, e nesta hora que deixamos de ser vigilantes e perdemos algum valor espiritual na nossa vida.
Agora, como aprendemos com esta mulher da parábola devemos ter atitudes para restaurar os valores perdidos.
Não se conformar
Acender a candeia
Varrer a casa
e procurar com diligência
e depois de encontrarmos o valor perdido ainda precisamos ter mais uma atitude que é compartilhar a nossa alegria.
A Alegria daquela mulher ao encontrar a sua dracma perdida, ultrapassou os limites de sua casa.
A ponto de ela convidar os seus amigos e suas vizinhas para alegrarem-se com ela.
É  Assim que acontece quando temos um valor restaurado em nossa vida e também acontece quando uma alma é encontrada salva.
 a alegria ultrapassa os limites físicos e chega ao céu.é por isso que Jesus encerra a parábola dizendo: - há alegria no céu por um pecador que se arrepende. Lc 15:7.




4 comentários: