quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A BENÇÃO DE ISAQUE

A BENÇÃO DE ISAQUE
Gn 26:18-25.
INTRODUÇÃO:
Eu quero trazer uma palavra nesta noite sobre a bênção de Deus na vida de Isaque.
A maioria de nós conhece muito bem a historia de Isaque filho do patriarca Abraão.
Quando Deus chamou Abrão e disse para que ele saísse do meio da sua parentela e ir para uma terra que ele iria lhe mostrar, Deus fez promessas para Abrão:
- Sai da terra, do meio da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
Eu farei de ti uma grande nação, abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma benção.
Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem, em ti serão benditas todas as nações da terra. Gn 12:1-3.
Abraão que naquela época ainda era chamado de Abrão saiu da sua terra levando consigo sua esposa Sarai, e seu sobrinho Ló.
Havia uma promessa de Deus na vida do patriarca: - farei de ti uma grande descendência tão numerosa como as estrelas do céu e como areia da praia.
Deus muda o nome da Abrão  que significavaà pai exaltado; para Abraão que significaàpai de multidões.
O nome de Sarai que significavaà contenciosa   Deus muda para Sara que significaà princesa
Mas, os anos foram se passando e parece que a promessa não se cumpria, Abraão já era um idoso e Sara era estéril.
Quando Deus chamou  Abraão  e lhe fez a promessa de fazer dele uma grande nação, ele tinha 75 anos agora já estava com 99 e Sara também já era uma anciã com 90 anos de idade.
 Eles já haviam cometido o erro de se deitar com a sua serva Agar e ter com ela um filho por nome de Ismael. O que foi reprovado por Deus.
Que continuava dizendo: - de ti eu farei uma grande nação, não com o filho de uma mulher escrava, mas com um filho de sua esposa Sara.
Resumindo com idade de 99 anos Abraão recebe em sua casa a visita dos anjos os quais entre outras coisas lhe dizem:
- Certamente virei a ti dentro de um ano e Sara tua mulher terá um filho. Gn 18:10.
Sara estava escondida ouvindo e riu por que já estava em idade avançada tanto ela como seu esposo Abraão.
 Mas o fato é que Sara engravidou e deu um filho a Abraão em sua velhice, na época fixada por Deus em sua promessa.
Quando menino nasceu deu lhe o nome de Isaque que significaà riso, fazendo uma referencia a incredulidade de Sara que riu quando os anjos disseram que ela daria luz a um filho.
Mas o nome Isaque também falava da alegria de Abraão e Sara pelo nascimento do filho da promessa.
Eu fico pensando aqui com minha mente fértil de pregador; Abraão passeando de tarde com seu filhinho Isaque, tenta visualizar isto comigo:
Abraão com104,  ou 105 anos andando de tardizinha de mãos dadas com uma criancinha de 4 ou 5 anos de idade.
Alguém curioso olha aquela cena e pergunta: - e ai! É seu neto? Abraão responde: - não!
- Ah! Então é bisneto? Também não! Responde Abraão. A pessoa fica curiosa e pergunta:
- É filho? Abraão sorridente diz: - é! Mas como? e ele reponde dizendo: - eu não sei mas é meu filho!
Sabe por quê? Porque milagre não se explica, milagre se vive! Não tem como você explicar o que Deus vai fazer na sua vida!
Porque condições próprias você não tem porque se você tivesse não era milagre.
Milagre só é milagre quando você faz tudo o que você pode fazer e nada da certo, ai entra o agir de Deus e tudo da certo. Isto é milagre!
- Eu vim aqui dizer que Deus vai fazer milagres na sua vida! O que ele te prometeu vai acontecer e você vai cantar o hino da vitoria!
O milagre vai chegar à sua vida e o seu parente não vai entender, o seu vizinho não vai entender o seu colega de trabalho não vai entender, mais que o milagre vai chegar,isto vai!
Mas, voltando para a vida de Isaque. É interessante notar, ainda, que a vida de Isaque se situa no meio da história de 2  dos mais conhecidos patriarcas da historia da bíblia:
Abraão e Jacó: na bíblia tem 287 referencias sobre Abraão,  e de Jacó tem 365 já sobre Isaque tem 31.
Embora Isaque não tenha sido tão proeminente quanto seu pai Abraão e também como seu filho Jacó.
Na narrativa do livro de Gênesis, Isaque foi fundamental no desenvolvimento da nação de Israel e no cumprimento da aliança de Deus com Abraão e seus descendentes.
 Mas o que eu quero falar aqui nesta noite é sobre a bênção que estava sobre a vida de Isaque que nasceu debaixo de uma promessa de Deus para Abraão. Vejamos:
ISAQUE VIVEU EM SUA VIDA ALTOS E BAIXOS.
Não é por que Isaque nasceu debaixo de uma promessa, que ele teve uma vida de mar de rosas. Não!
A vida de Isaque não foi tão fácil assim! Isaque nasceu e viveu em um lar conturbado.
Já foi dito aqui que antes de Isaque nascer, Sara era estéril e como parecia tardar o cumprimento da promessa.
Ela tomou sua escrava Agar e deu ela a Abraão para que ele se deitasse com ela e pudesse suscitar um herdeiro em sua casa.
Isto trouxe conseqüências terríveis para Abraão e Sara, logo que Agar deu a luz ao seu filho Ismael, ela começou a desprezar a sua senhora Sara.
E quando Isaque nasceu a bíblia diz por um tempo os meninos cresceram juntos, mas logo Ismael começou a zombar de Isaque que era mais novo.
Foi preciso Abraão expulsar a escrava Agar junto com seu filho Ismael para o deserto.
Agora tente imaginar a dor no coração de um pai expulsando um filho de casa.
Sabe o que eu aprendo aqui? Que jamais devemos se antecipar a promessa que Deus tem para nós.
Se Deus te prometeu algo na sua vida, deixa eu te dizer algo importante: ele não precisa da sua ajuda.
Quando diz vai fazer, pode o inferno dizer: não. Pode a capetada toda dizer que não, pode o mundo inteiro dizer que não. O que permanece é o sim de Deus! Se Deus falou tá falado!Se deus prometeu vai cumprir!
A bíblia diz: - Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa, porventura, tendo ele dito, não o fará?  Ou havendo falado, não o cumprirá? Nm 23:29.
O apostolo Paulo disse: - Pois tantas quantas forem às promessas de Deus, nele esta o sim; portanto é por ele o amem, para a gloria de Deus por nosso intermédio. 2 Co 1:20.
Ei! Quando Deus te prometer algo não se precipite, isto pode te trazer dificuldades como trouxe para Abraão e Sara. Espere com fé que as promessas que Deus te fez irão se cumprir.
Agora, mesmo vivendo debaixo destes conflitos dentro da sua casa, Isaque teve fortes experiências com Deus. Vejamos.
AS EXPERIENCIAS DE ISAQUE COM DEUS.
Apesar de ser filho do grande patriarca Abraão, filho do homem que foi chamado de amigo de Deus e pai da fé.
Isaque não viveu na sombra de Abraão seu pai, ou pelo menos não viveu só das experiências de seu pai.
Isaque teve suas próprias experiências com o Deus de Abraão:
 A mais marcante delas está relatada em Gn 22.2, quando seu pai recebe a ordem de Deus para entregá-lo em holocausto no Monte Moriá.
2 coisas aconteceram neste episodio da vida de Isaque: 1º ele viveu o livramento de Deus.
Quando Abraão o amarrou sobre o altar e levantou o cutelo para oferecê-lo em sacrifício.
Deus deu o livramento para Isaque, pois do céu Deus bradou com Abraão: - Abraão, Abraão, ele respondeu: Eis me aqui!
Então disse o anjo: não estendas as mãos sobre o rapaz, e não lhe faças nada, porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negastes o teu único filho. Gn 22:11- 12.
Que grande livramento de Deus! Mas em 2º lugar Isaque teve também a experiência de conhecer a Deus como provedor.
Quando Abraão baixou o cutelo que ele olhou para o lado ele viu  atrás de si um carneiro preso pelo chifres.
Ele pegou este carneiro e ofereceu-o a Deus como sacrifício no lugar de seu filho Isaque.
É muito bom conhecer a Deus pelos testemunhos, pelas historias que os outros contam, e bom conhecer a Deus com experiências dos outros.
Mas infinitamente melhor é poder conhecer a Deus pelas nossas experiências, poder dizer como disse o profeta Jó.
- com os ouvidos eu ouvia falar de ti,mas agora os meus olhos te vêem Jó 42:5.
Ter experiência com Deus às vezes pode significar passar por provações, enfrentar momentos de aflições.
Mas com toda certeza que já foi provado, quem já enfrentou tribulações pode dizer com certeza: eu conheço Deus, eu tive experiência com ele, enfrentei lutas e dificuldades, problemas e aflições, mas ele me livrou, ele estendeu suas mãos e proveu o necessário para mim.
ISAQUE NASCEU COM A MARCA DA PROMESSA.

Isaque nasceu em um lar conturbado, é verdade! Isaque teve experiências pessoais com Deus, Isaque viveu o livramento conheceu o Deus provedor.
Mas, Isaque era um homem abençoado, e ele era abençoado porque ele trazia sobre sua vida o DNA de uma promessa.
Isaque na sua época tinha algo que ninguém tinha! A promessa de Deus! Isaque era abençoado!
Ei! Deixa eu te dizer uma coisa aqui hoje: - O abençoado sabe coisas que ninguém sabe; consegue aquilo que ninguém consegue; realiza coisas que ninguém acredita.
Já percebeu a vida de alguém que abençoado por Deus? Tudo que ele pôe a mão prospera, tudo que ele planeja da certo, tudo que ele fala acontece.
O abençoado é abençoado em qualquer lugar e em qualquer circunstancia.
Foi assim com Jose no Egito, foi assim com Daniel na babilônia, foi assim com Isaque na terra dos filisteus.
Agora, ser abençoado, ter a marca da promessa na nossa vida pode trazer para nos momentos difíceis.
 A perseguição, a inveja, inimigos que surgem do nada, aflições. Vejamos algumas situações vividas por Isaque, justamente por que ele era abençoado.
1º A bênção de Deus não nos livra de inimigos 
Tem muito crente por ai que acredita que pelo fato de ser um escolhido e abençoado por Deus, isto o livra de ter inimigos.
Tá errado! Isaque tinha a bênção de Deus, tinha a promessa de Deus, mas, os filisteus (inimigos) estavam sempre por perto, acompanhando cada passo de Isaque.
Ei! Se você está achando que ser abençoado é não ter inimigo, esqueça! Aquele que não tem inimigo significa que não incomoda ninguém.
As vezes inimigos indica que você é muito abençoado. A bênção de Deus não nos poupa dos inimigos.
Pelo contrario muitas vezes ela é a razão de termos inimigos. Lembrei-me da historia da cobra e do vagalume.
 Ei! Quer ser abençoado? Quem quer ser abençoado aqui levante a mão!
Então eu tenho uma péssima noticia pra você! Prepare-se para ter inimigos!
Prepare-se para a oposição! Prepare-se para perseguição! Prepare-se para ser alvo dos invejosos!
Jose sofreu o ódio e a inveja dos irmãos quando foi presenteado por seu pai com uma túnica de varias cores.
Aquela túnica simbolizava o amor e a preferência de seu pai por ele, simboliza também a graça de Deus na nossa vida.
Quantas vezes ganhamos inimigos só por que temos a graça de Deus sobre nós.
Daniel foi perseguido na babilônia por que Deus era com ele, a ponto de armarem ciladas para ele ser jogado na cova dos leões.
Ei! Se você é abençoado por Deus! Se você prega com graça, se você canta com unção, se você tem algo especial de Deus na sua vida, se prepare!
Eu tenho quer sincero com você.  Tem muita gente torcendo para que você dê errado. Mas eu vim aqui profetizar na sua vida e dizer a bênção de Deus está contigo!
 Declare bem alto pros opositores ouvirem: - A bênção de Deus está comigo!  Se me jogarem na cisterna, Deus me tira de lá! Se me jogarem na fornalha de fogo, Deus entra lá comigo! Se me jogarem na cova dos leões, Deus envia um anjo com espada desembainhada!
Se entulharem os meus poços, eu cavo outros, mas a bênção de Deus que esta sobre aminha vida me garante a vitoria!
 A bênção de Deus não impede tragédias.
 Isaque era filho da promessa, abençoado por Deus desde o seu nascimento, mas mesmo assim viveu uma série de tragédias e dificuldades.
 A Bíblia diz que Isaque foi habitar na terra de Gerar, e ali naquele lugar Isaque cavou poços para tirar água para seus animais.
Isaque era tão abençoado por Deus que naquele vale, ele abria poços e, como ele era abençoado, dos poços sempre brotavam águas.
Os inimigos de Isaque vinham e contendiam por causa daqueles poços de águas, as coisas não eram fáceis pra Isaque, mesmo ele sendo abençoado.
 Deixa eu te dizer uma coisa ser abençoado não é fácil, pra sermos abençoado temos que ser crentes verdadeiros, e ser um servo de Deus de verdade não é fácil.
O verdadeiro evangelho não é fácil. Não estou falando deste evangelho fajuto, de facilidades que andam pregando por ai, prometendo o céu na terra.
Se  evangelho fosse fácil não era necessário mudança de vida, transformação de caráter.  Ei! Ser abençoado, Ir para o céu não é brincadeira.
É preciso negar-se a si mesmo, tomar sua cruz e seguir a Jesus! Ir para o céu não é só ir ao culto aos domingos.
Muitos já não oram mais, já não agradecem mais a Deus pelo dia que termina, não agradece o alimento sobre a mesa.
Pensam até que Deus é como papai Noel que “aparece” uma vez por ano, traz a sua bênção (presente) e pronto.
Ser crente é viver uma vida de combate, de batalha, se  os seus os poços forem entulhados, abra outros.
Os poços de Isaque eram entulhados, mas ele abriu outros e aonde ele ia a bênção estava sobre ele.
Ei! Diga assim nesta noite: - a bênção de Deus esta sobre a minha vida!
3º A bênção de Deus não impede que a vitória do inimigo aconteça, por um tempo determinado.
O 1º  poço que Isaque cavou em Gerar os inimigos contenderam por ele e Isaque deu-lhe o nome de Eseque que significa contenda.
O 2º eles também contenderam por ele e ele chamou o poço de Sitna .
O texto nos da entender que Isaque deixou estes 2 primeiros poços para os inimigos, parecendo que eles tinha alcançado a vitoria.
Deixa te dizer algo, nos vivemos em uma batalha, e algumas batalhas ate parece que inimigo venceu.
Agora, os inimigos podem até ter “vitória” em suas investidas contra você, mas apenas por um período.
Isto aconteceu com Davi: lembre-se de quando  ele teve que fugir de Saul.
Isto aconteceu com Elias: lembre-se que ele  foi ameaçado por Jezabel e Acabe;  e fugiu para o deserto.
Ate com Jesus e com apostolo Paulo  que fugiram para não ser apedrejados. Em algumas ocasiões parece que o inimigo esta vencendo.
Mas só tem um detalhe; na vida do abençoado o final da história não termina com a vitória dos inimigos. Ei!  O final das coisas é que fará toda a diferença.
No final da historia Saul morreu nas mãos dos inimigos e Davi reinou no trono de Israel
No final da historia Jezabel morreu e foi comida pelos cães e Elias foi arrebatado em um carro de fogo.
No final da historia Paulo se tornou o maior apostolo de todos os tempos e Jesus ressuscitou e está vivo para sempre.
No final Isaque abriu o 3º poço e ninguém contendeu por ele, e ele mesmo profetizou acerca de si:  -Agora o Senhor nos deu lugar, e havemos de crescer na terra.Gn 26:22.
Ei! Quem sabe alguém está dizendo que você é um derrotado, que você não vai vencer, que você não vai chegar a lugar nenhum.
Não de atenção pra estes filhos do diabo! Espere um pouquinho mais, pois há um Deus trabalhando por você!
Diga com fé nesta noite: - Não há quem possa impedir a bênção de Deus na minha vida.
Conclusão:
Se existe algo que podemos aprender com Isaque é que o abençoado não chora o leite derramado; ele sabe que tem mais leite!
Deus vai te abençoar de novo! E no final, os filisteus vão ter que se dobrar e reconhecer que você é abençoado de Deus.
 Se você ler Gn 26:26-29, você vai ver que Abimeleque rei dos filisteus veio até Gerar e pediu Isaque para abençoá-lo.
Por que disse: - temos visto claramente que o Senhor é contigo... Tu és bendito do Senhor.
Os inimigos de Isaque tiveram que reconhecer que a bênção de Deus estava sobre ele.
Deixa eu te dizer algo importante: quem sabe você esta sofrendo, passando provas, perseguições, calunias.
Eu quero te dizer hoje que Deus esta permitindo você passar por isso é por que ele viu potencial em você.
Mesmo que você esteja passando por um momento difícil, não abra mão  da obediência,da fidelidade e da bênção da Deus na sua vida.
Continue acreditando e declarando: - a bênção de Deus esta comigo! A bênção de Deus esta comigo!
Ei! No final de tudo Deus não vai permitir a sua derrota! Se  a tragédia aconteceu na sua vida,se a luta chegou na sua casa, não se desespere! Deus ainda esta no controle da situação!
Continue acreditando nas promessas de Deus!
Segunda-feira você vai abrir poço; terça-feira você vai abrir poço; quarta-feira você vai abrir poço; quinta-feira você vai abrir poço; sexta-feira você vai abrir poço; sábado você vai abrir poço; domingo você vai abrir poço...
aonde você cavar vai brotar águas vivas no seu poço! Isto é bênçãos, vitorias, livramentos, provisão prosperidade, unção, gloria, poder  de Deus...
E se os filisteus vierem, e eles virão, você não vai dar atenção pra eles, como fez Isaque continue cavando poços você é abençoado de Deus. A tua vitoria já esta garantida!




Nenhum comentário:

Postar um comentário