sábado, 15 de março de 2014

IDENTIDADE- QUEM É VOCE?

IDENTIDADE - Quem você é?
                                                                                                                               Dn 1:1-16.
INTRODUÇÃO:
Eu quero trazer uma palavra nesta noite como o tema: indentidade- quem você é?
A principio parece estranho uma mensagem com este tema para um culto de santa ceia.
Mas, é isto mesmo que Deus colocou no meu coração para falar aqui nesta noite
Quantos de nós já tivemos vergonha de mostrar o documento de identidade por algum motivo?
Existem algumas desculpas:
- A foto está feia; O ângulo da foto não me favoreceu; eu tinha acabado de acordar; eu era pequeno; deixa-me por o dedo em cima da foto.
Ate pouco tempo eu tinha na minha carteira de identidade uma foto de 14 anos, pensa em uma coisa esquisita!
A minha maior alegria foi quando eu perdi esta carteira de identidade pra poder fazer a 2º via e colocar uma foto atualizada.
agora entenda uma coisa! Na vida física a identidade revela meu nome, minha característica física, mas no mundo espiritual minha identidade revela quem eu sou.
Muitas vezes temos vergonha de mostrar nossa identidade na vida, por termos vergonha de quem somos, ou por ainda nem sabermos quem nós somos.
Quando falamos de identidade estamos também de algo que identifica, uma pessoa ou alguma coisa.
E ai eu pergunto? Qual a sua identidade? Quando as pessoas olham para você, do que elas se lembram?
Quero falar de um personagem da bíblia que tinha uma identidade muito bem definida, que sabia quem ele era e demonstrou isso desde muito novo até o fim de sua vida.
Daniel e seus amigos tiveram a sua nação (Judá) invadida e devastada pela Babilônia e para lá foram levado cativos.
Na Babilônia eles demonstraram com atitudes como alguém que tem a identidade certa e firme deve viver.
Vamos observar e aprender com eles, algumas lições para nos também ser crentes com identidade.
1°  LIÇÃO: DECIDA NÃO SE CONTAMINAR  
veja o que diz o texto:
-   Daniel,  porem propôs no seu coração, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; v,v 8.
Daniel e seus amigos foram levados cativos de sua nação e colocados diante do Rei para servi-lo e auxiliá-lo.
O rei então determina que eles comam da mesma comida que ele comia e do vinho que ele bebia, ou seja, comida da mesa real.
Se fosse aos nossos dias provavelmente a comida do rei seria coisas do tipo: picanha, caviar, filé, salmão, etc...
Em uma rápida observação poderíamos dizer:
Que bênção! Como Deus é bom. Foram levados cativos, mas irão viver um lugar luxuoso e comendo do bom e do melhor!
Mas Daniel diz: Não! Não vamos comer isso!
Por quê? Por que A Bíblia diz que ele decidiu não se contaminar?
 A comida que era servida na mesa do rei era sacrificada aos ídolos,  era abençoada pelos sacerdotes idólatras. Aquela era impura.
Aqui eu aprendo algo muito importante, que muitas vezes o que para os nossos olhos é um banquete, na verdade é um lixo diante de Deus.
O mundo e o diabo são mestres em disfarçar o pecado. Ele nunca nos apresenta o pecado com uma aparência ruim, geralmente o pecado agrada os olhos, o paladar.
Às vezes o pecado se apresenta com olhos azuis, boca, corpo malhado e cabelos cumpridos.
O diabo não aparece pra ninguém com chifres e garfo na mão, não! ele vem com sapatinhos de veludo pra enganar os crentes.
Agora, Daniel  era um homem de Deus e ele sabia muito bem o que havia por trás do banquete, aquilo iria contaminá-lo.
ei! Quantas coisas você está participando de coisas que na verdade foram sacrificadas a ídolos, a macumbaria, ao satanismo?
 Quantas músicas e programas de televisão que nos vemos que são consagrados aos ídolos?
Quando um cantor evangélico grava um cd ele  pede pra abençoar, quando alguém que não conhece a Deus grava musicas mundanas, eles consagram o seu cd nos terreiros de macumba pra fazer sucesso.
E os crentes estão ouvido musica mundana e dizendo o que é que tem isso? estão assistindo novelas que foram consagradas a demônios o que tem isso?
Ei! Talvez! Você ainda nem percebeu, mas já estão contaminando a sua alma, mudando a sua identidade, mudando quem você é.
Tente imaginar!  Daniel e seus amigos chegando à Babilônia: havia prostitutas pelas ruas, santuários e altares pagãos em todos os cantos, bebedeiras, devassidão por toda a parte, oficiais e políticos cambaleantes pelas ruas....
Era uma sociedade depravada, imoral e cheia de palavrões.
Parece  muito com o mundo em que  nos estamos vivendo nos dias atuais não é?
Mas, o que foi que Daniel e seus amigos decidiram? Eles decidiram não se contaminar.
Eles decidiram não  viver como aquelas pessoas da babilônia viviam, não abririam concessão. Todos veriam que eles tinham uma identidade diferente.
ei! Aprenda aqui nesta noite! Identidade é uma questão de decisão.  É você deve decidir hoje que tipo de pessoa você será. E mais, decida firmemente!
Permaneça firme nos propósitos e na vontade de Deus para a sua vida.
Você não deve somente
“estar santo” você deve “ser santo”. Santidade não pode estar na sua vida somente durante determinado período.
Santidade não pode ser algo que nos vivemos só no domingo da santa ceia; santidade deve ser algo constante, uma marca da sua identidade espiritual.
infelizmente estamos vivendo uma geração  instável na fé que precisa de retiros, acampamentos, vigílias, congressos para aquecer o coração e fazer propósitos diante de Deus;
 Mas depois de uma ou duas semanas se esquece de tudo e cai na mesma vida medíocre e vazia, crentes sem identidade!  Isso está errado!
Nesta noite, neste culto de santa ceia, temos que aprender com Daniel e seus 3 amigos a  permanecer firmes.
 Temos que decidir  eu tenho uma identidade de Cristão e não vou me contaminar com as coisas deste mundo e ponto final.
2° NEGUE OS RÓTULOS DO MUNDO.
 Entre eles, se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias.
 O chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abede-Nego.
Daniel e seus amigos ao chegarem na corte do rei tiveram os seus nomes modificados, veja só:
Daniel:
Deus é meu juiz Beltessazar: Príncipe de Bel (Baal)
Hananias: Jeová é misericordioso Sadraque: Amigo do Rei
Misael: Quem é como Deus Mesaque: Quem é como “Aku” (Deus da lua)
Azarias:
Jeová é meu socorro Abede-nego: Servo de Nego (representava mercúrio)
Por que eles têm os nomes modificados?
No velho testamento o nome tinha um significado muito importante, pois ele revelava o que a pessoa era, ou de onde tinha vindo ou no que ela cria.
O que a babilônia queria fazer com Daniel e seus amigos quando mudou os seus nomes? Resposta: eles queriam mudar a sua identidade!
Quando eles trocaram o nome de Daniel por Beltessazar é como se eles dissessem:
- Nada desse negócio de Deus é meu juiz, agora é príncipe de Baal.
Ei! É isto esta fazendo ainda hoje, trocando a identidade das pessoas.
Ao invés do homem ter a identidade de servo do Senhor, homem de Deus: passa a ser conhecido como: servo das drogas, servo da cachaça, servo das prostituições.
As mulheres estão trocando suas identidades quando deveriam ser conhecidas como: servas de Deus, mulheres de Deus, princesas do Senhor.
Muitas são conhecidas como: piriguetes, filé, mulher melancia, mulher melão,mulher caviar.
E as pessoas se tornam tão cegas quando perde a identidade que ainda acha bonito alguém cantando chamando as mulheres de cachorras.
Ei! A bíblia diz que o nosso nome a nossa identidade vale muito e devemos valorizar o nosso nome.
-  Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro. Pv 22:1.
Mas o pior e que infelizmente estamos perdendo a nossa identidade de servos de Deus e deixando o mundo nos rotular.
Antigamente éramos conhecidos como protestantes, depois passamos a ser conhecidos como pentecostais.
Parece que o tempo passando e como nos já não éramos tão pentecostais assim mais, começaram a nos chamar de crentes.
Depois  com tempo recebemos o rotulo de evangélicos,agora hoje a moda é ser gospel.
( Gospel significa evangelho em português. Gospel é o diminutivo de  God Spell, ou seja, palavras de Deus, que significa também botas notícias, boas novas, e etc.
 (O termo surgiu nos Estados Unidos, com os cultos que eram realizados)
(Gospel surgiu como um tipo de canto  das comunidades negras nos Estados Unidos, e era um ritmo dos cultos)
(O gospel é possui uma melodia simples, e é mesclado com músicas folclóricas e um pouco de blues)
Na verdade este negocia de musica gospel e uma Justificativa ilusória para fazer as coisas do mundo, de forma “santa”, achando que faz a obra de Deus e vai para o céu.
Pergunta pra um cantor de renome: você é crente? Não! Eu sou cantor gospel!
Estamos perdendo a identidade de crentes assembleianos e falo isto por que não tenho a ver com altar de igreja dos outros, eu tenho é com altar da minha igreja.
Estamos perdendo nossa identidade não queremos mais cantar os hinos da harpa,
Não queremos ler a bíblia, não queremos mais estudos bíblicos na igreja.
Estamos perdendo a identidade de assembleianos, acabaram-se as vigílias de oração, as profecias (estou falando de profecias de Deus) as revelações.
Quer ver como estamos perdendo nossa identidade? Quantos jejuaram hoje pra participar da ceia?
Antigamente dia de ceia era dia de jejum, dia de quebrantamento, dia de pedir perdão pra Deus e pra alguém que gente tinha ofendido.
Hoje tem crente que faz agenda pra pregar fora no dia da ceia, deixa de vier pra ficar assistindo TV em casa.
Estamos perdendo a nossa identidade, perdendo o temor e a reverencia na casa de Deus.
Tem gente vendendo Avon na hora do culto, tem gente conversando na hora da pregação,  tem gente brincando no celular na hora do culto, tem gente namorando dentro da igreja.
Ei! Tudo tem sua hora e o seu lugar também! Aqui não é lugar de vender mercadorias, aqui não é lugar de namorar, de ficar conectado no facebook através do celular.
Aqui é casa de Deus, lugar de adoração, lugar de no prostramos diante da  santidade de Deus e adorá-lo de todo coração.
Vira pro irmão do seu lado e diz pra ele nesta noite: - não perca a sua identidade!
Saiba quem você é! Você é servo de Deus.
Daniel e seus amigos sabiam muito bem quem eles eram, no texto desta noite a bíblia diz a respeito deles.
 Ora, Entre eles, se achavam dos filhos de Judá; Daniel, Hananias, Misael e Azarias. v v,6.
você sabia que você não é Entenda que você não é mais um,  não irmão! Você não é igual a todo mundo você é dos filhos de Judá.
Diga assim: eu não sou qualquer um eu sou dos filhos de Judá.
Ei!  Você é filho de Deus, você tem um pai que lhe deu um nome e uma identidade abençoada. SERVO DE DEUS.
Ainda que queiram mudar sua identidade jamais conseguiram, podem até de mudar os seus nomes, mas nunca irão mudar a sua fé.
Nesta noite os verdadeiros crentes, que não muda de identidade, estarão participando da ceia do Senhor.
3° LIÇÃO: HÁ UMA RECOMPENSA PARA QUEM CONSEVA SUA IDENTIDADE.
 LEMBRE-SE DA RECOMPENSA.
Quando a nação de Judá  levada em cativeiro para babilônia o rei Nabucodonosor deu uma ordem para Aspenaz chefe dos eunucos.
Ele deveria escolher jovens da linhagem real,  que não tivessem nenhum defeito físico,dotados de sabedoria,inteligência e instrução.
Eles deveriam aprende as letras e a língua dos caldeus e ser preparados com a comida e bebida do rei por 3 anos,para depois servir a ele no palácio.
Daniel, Hananias,Misael e Azarias estavam entre os jovens escolhidos, e sabiam que a comida do rei era contaminada pelos ídolos.
Daniel propôs para o chefe dos eunucos que ao invés de comerem as iguarias eles comeriam legumes e água.
O chefe não quis, pois ele dizia que eles ficariam fracos e seus rostos abatidos em relação aos outros jovens da sua idade.
Essa conversa do chefe dos eunucos está sendo reproduzida até hoje na nossa geração, é aquele papo que diz:
Cara, para que viver assim?  Deixa este negocio de ser crente! Você está perdendo o melhor da vida!
Quantos já ouviram isso?
O mundo nos diz que só estamos perdendo com esse “negócio” de ser crente, a gente não pode fazer nada:
não dança, não fuma, não bebe, não fica, não, não e não....
Mas Jesus nos ensina exatamente o contrário, quem tem identidade, quem serve a Deus não perde a vida coisa nenhuma,faz é ganhar:
- Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á. Mt 10:19.
Não somos nós que estamos perdendo, são eles.
Jesus está dizendo que:
o que hoje parece ser ganho amanhã será perda, e o que hoje parece ser perda amanhã será ganho.
Quando alguém vier com esta conversa pra cima de você que: ser crente é ruim! que crente não tem vida,por que não pode, não pode aquilo,diga pra ele que: eu estou no lucro!
Ei! Você  não perde nada tendo identidade cristã, identidade de crente.
alem dos livramentos que Deus te dá! Alem da proteção! Alem da provisão! Alem das bênçãos que você recebe todos os dias! Ainda existe uma recompensa de Deus para sua vida!
É você que está ganhando em não abrir mão de seus preceitos. Évoce que esta ganhando em manter sua identidade!
Daniel e seus amigos também ganharam!  Veja o que diz a bíblia:
- No fim dos dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei. v,v15.
Talvez eles também ouvissem dos outros jovens: “vocês estão perdendo, um banquete desses e vocês comendo folha, vocês são uns trouxas”
Mas veja o que o tempo revelou:
Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos.
 Vencido o tempo determinado pelo rei para que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe à presença de Nabucodonosor.
 Então, o rei falou com eles; e, entre todos, não foram achados outros como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso, passaram a assistir diante do rei.
 Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.
V,v 17-20.
Alem de ficar com aparência melhor que os outros. Eles se tornaram mais sábios, mais cheios de conhecimento e sabedoria do que todos os outros que comeram das iguarias do rei.
Caíram reis, passaram se os reinos mas,Daniel  e seus 3 amigos permaneceram de pé em alta posição naquela terra.
Tudo isto por que mesmo em terra estranha não mudaram sua identidade, Deus recompensou os seus servos fieis.
Sejam como Paulo, Paulo tinha identidade  ponto de dizer: sede meus imitadores como eu sou de Cristo.
Ei! Nesta noite neste culto de  santa ceia conserve sua identidade, continue vivendo como um servo de Deus.
Ainda que as coisas estejam mudando não mude! Diga: eu sou de Deus e ponto final.
Viva a identidade que Deus lhe deu e saiba que o senhor tem em suas mãos uma recompensa, um céu,
 Uma vida eterna reservada para aqueles que vivem como seus filhos no meio dessa geração perversa.
MENSAGEM PREGADA NO CULTO DE SANTA CEIA.


7 comentários:

  1. Que mensagem edificante e desperta a todos a viver uma vida de santificação.Ao amado Pastor que Deus continue te usando de maneira poderosa.

    ResponderExcluir
  2. Amém Pastor!
    Mensagem poderosa e de muita transformação ,que só a palavra de Deus pode proporcionar.

    ResponderExcluir
  3. Amém Pastor!
    Mensagem poderosa e de muita transformação ,que só a palavra de Deus pode proporcionar.

    ResponderExcluir
  4. Bastante edificante, oportuna e atual. Pastor, que Deus continue a lhe usar de forma ousada e poderosa. Nossa geração está precisava ouvir esta pregação, nossa geração está precisando mais de Deus em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  5. Bastante edificante, oportuna e atual. Pastor, que Deus continue a lhe usar de forma ousada e poderosa. Nossa geração está precisava ouvir esta pregação, nossa geração está precisando mais de Deus em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  6. Gloria a Deus Pr. Deus em cristo te abencoe

    ResponderExcluir