sexta-feira, 3 de maio de 2013

O SOCORRO QUE VEM DO ALTO


O SOCORRO QUE VEM DO ALTO
Sl:121
Introdução:
O texto que servira de base para esta mensagem é o salmo 121, este salmo é um salmo muito conhecido da bíblia.
Quando meditamos no inicio deste salmo nos podemos ver que o salmista se encontrava enfrentando um grande problema.
A bíblia não revela qual era o problema que o salmista estava enfrentando, talvez um problema de saúde, ou um problema familiar ou quem sabe um problema espiritual.
A bíblia não diz qual era o problema do salmista, mas o texto nos faz compreender que ele estava passando por um problema e o pior, ele não tinha como resolver este problema.
O salmista necessitava de uma ajuda, necessitava de socorro, a única reação dele diante das adversidades foi olhar para os montes e dizer: - de onde me vira o socorro?
Ei! Estamo-nos vivendo em um mundo de terrível maldade, onde a violência se espalha entre a população de forma assustadora e destruidora.
Basta ligar a TV ou ler um jornal pra ver a situação caótica que estamos vivendo.
Parece até que não existe mais um lugar seguro para se viver. Se na cidade está ruim demais, pensamos em ir para o campo, no interior.
Quem sabe tirar uns dias de descanso, fugir do estresse e da rotina, mas, infelizmente, lá também se vê violência e o terror.
Fora a violência, vemos tanta gente sofrendo de fome por causa da miséria que atinge e predomina em alguns lugares de nosso planeta.
Que isso pastor aqui no Brasil não tem isso não! É mesmo! Então você não conhece o Brasil.
No nordeste tem pessoas passando fome por causa da seca, nas favelas tem pessoas passando fome e ate nas periferias das grandes capitais existem pessoas tendo falta do mínimo necessário pra sobreviver.
E as doenças? Quantas doenças  tem atingindo a humanidade e, muitas delas, sem cura.
A AIDS, o vírus H1N1, a dengue, o câncer, há poucos dias vi na TV uma reportagem de crianças que estavam nascendo com dengue.
Existe também mãe dando à luz o filho e o jogando fora logo em seguida no lixo.
O amor está acabando na maioria dos corações e isso significa que a maldade tem crescido e, isso, porque DEUS não tem sido o primeiro na vida dos homens.
São coisas tão terríveis que estão acontecendo no mundo atual que aperta os nossos sentimentos, fazendo com que a angústia tome o lugar da esperança e a tristeza rouba o lugar da alegria.
O pânico, a depressão e a ansiedade, lutam incessantemente para tirarem de dentro de nós o que há de mais valioso nesta vida - coisa que dinheiro algum pode proporcionar - que é a paz.
Mas eu quero dizer nesta noite que existe um socorro eficaz que pode nos livrar de toda essa maldade.
O nosso socorro vem do Senhor que criou os céus e a terra!
 Mesmo em meio a tanta desgraça e corrupção, podemos encontrar abrigo e segurança em um Deus Todo Poderoso que nos ama.
E esse abrigo é real e podemos desfrutar de bênçãos eternas na presença de nosso Amado Salvador Jesus.
Eu te convido a abrir a sua bíblia no Sl 121: 1 e ler estas palavras do salmista:  - Elevo os olhos para os montes: De onde me virá o socorro?
Observe que é um questionamento, talvez bem semelhante aos questionamentos que nos  fazemos ao olhar tanta maldade que nos rodeia.
Mas ao fazermos essa pergunta, qual tem sido a resposta encontrada?
Às vezes na hora da angustia buscamos socorro no mundo, nos homens, mas na maioria das vezes a resposta e negativa.
Veja alguns exemplos simples de respostas negativas  que encontramos quando buscamos socorro em lugares errados:
1à De onde me virá o socorro? Ligando para a policia. Mas está dando ocupado. 
2à De onde me virá o socorro? Consultando um bom médico. Mas ele talvez não  consiga resolver o meu caso e não sabe como me tratar. 
3àDe onde me virá o socorro? Casando-me. Só assim ficarei livre das contendas com os meus pais.
Mas meu esposo (a) está pior que meus pais e brigamos o dobro que briguei com os meus pais. 
4à De onde me virá o socorro? Do dinheiro. Mas aí, cheio de dinheiro passa a ser perseguido por ladrões, que invadem sua casa e levam tudo que é seu.
Ei! Não há socorro em nada aqui da terra. Semelhante ao salmista devemos encontrar a resposta certa para esta pergunta:
 De onde me virá o socorro? Resposta: “O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra”.
Ei! Quando encontramos essa resposta para o nosso pedido desesperado de socorro, Aí sim nos estamos realmente protegidos.
O que acontece a quem tem Deus como socorro:
à Deus não deixará vacilar o teu pé:
Será que a Palavra de Deus fala sobre os nossos pés? Sim! E fala mais do que geralmente vemos ou pensamos.
 Existem muitas advertências, conselhos e mandamentos acerca dos nossos pés, seja no sentido espiritual, seja no físico. Senão vejamos:
Lv 8:24 : - Moisés também fez chegar os filhos de Arão, e pôs daquele sangue sobre a ponta da orelha direita deles, e sobre o polegar da sua mão direita, e sobre o polegar do seu pé direito; e Moisés espargiu o restante do sangue sobre o altar em redor.
Neste texto no Vemos que Deus mandou Moisés pôs o sangue sobre o polegar do pé direito dos sacerdotes.
Mas, o que é interessante neste texto é que primeiro ele tocou a orelha deles, para que ouvissem bem a Palavra de Deus e depois tocou o polegar da mão direita, para que aprendessem a fazer a Vontade de Deus.
 E sobre o seu pé direito para que seguissem o Senhor e andassem nos Seus caminhos. O Sl119:101 diz: de todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra.
O Sl 119: 105 diz: lâmpada para os meu pés é atua palavra e, luz para os meus caminhos.
Mais para frente Deus diz  para seu povo Israel que todo lugar onde pisar as plantas dos pés deles serão deles  Dt.11:24.
 Temos também que ter cuidado com os nossos pés para não irmos para o engano.
veja o que disse Jó quando estava se defendendo perante os seus amigos:
- Se andei com falsidade, e se o meu pé se apressou para o engano. Pese–me Deus em balanças fieis e conhecera a minha integridade. Jó 31:5-6 .
A bíblia diz  em Pv 5:5 que muitos há que os pés descem para a morte.
E em Pv 1:16 há também aqueles que os  seus pés correm para o mal.
Ainda falando de pés o escritor de provérbios nos adverte dizendo: Não ponha muito os pés na casa do teu próximo para que não se enfade de ti e te aborreça. Pv.25:17.
 A bíblia diz também que Muitas vezes as pessoas acabam caindo nas suas próprias ciladas e maldades,  o salmista Davi disse:
Os gentios enterraram-se na cova que fizeram; na rede que ocultaram ficou preso o seu pé. Sl. 9:15.  
A bíblia no diz que o pecado pode deixar nossos pés atolados, podemos seguir um caminho que não é bom. Olha só o que diz o salmista:
Atolei-me em profundo lamaçal, onde se não pode estar em pé; entrei na profundeza das águas, onde a corrente me leva.  Sl.69:2.
Mas a mesma bíblia nos mostra o cuidado de deus com  os nossos pés: veja só:
Esperei com confiança no Senhor e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor
Tirou-me de um lamaçal de lodo, colocou os meus pés sobre uma rocha e me firmou os passos. Sl 40:1-2.
A bíblia mostra também o socorro de Deus em meio à quedas: Quando eu disse: O meu pé vacila; a tua benignidade, SENHOR, me susteve Sl.94:18.
 Ei! Em meio as provações e tentações desta vida podemos clamar o Auxilio de Deus, pois,  temos absoluta certeza que: Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Sl 121:3.
Agora algo que me chama atenção e que a bíblia diz é quando formos à casa de Deus devemos guardar os nossos pés Ec.5:1.
Existem crentes que vem à igreja e zanzando na hora do culto, cochichando e fazendo outras coisas, mas temos que guardar nossos pés. Temos que ter reverencia e temor na casa de Deus.
Existem tantas referencias na bíblia sobre pés que é impossível falar sobre todas:
A bíblia diz em: Rm 11:20 que estamos em pé pela fé.
A bíblia diz em:  Rm 14:4 que para o Senhor estamos em pé.
A bíblia diz em: 1Sm 2:9 que Deus guarda os pés dos seus santos.
 A bíblia diz em: Rm 10:15 que quão formosos sãos os pés dos que anunciam as boas novas
E por ultimo a bíblia diz em: Ef 6:15 que devemos calçar os nossos pés com o evangelho da paz.
Ei! Tenha certeza de uma coisa aquele que te guarda não deixara vacilar o teu pé.
Isso significa que Deus não deixara você andar errante e duvidoso.
à Aquele que te guarda não tosquenejará:
 Isso significa que quem te guarda não cochila, não se distrai e nem se cansa, garantindo assim tua proteção em todo o tempo. 
Um dos fatos mais interessantes sobre o Deus da Bíblia é que Ele nunca se cansa e Ele nunca dorme.
Ei! Deus nunca fica cansado. Quando a Bíblia fala em Gênesis que Deus “descansou” da Sua criação no sétimo dia.
 Não significa que Ele estava morto de cansaço por ter trabalhado demais. Significa apenas que Ele parou com Sua obra criativa. O salmista diz que Deus “não dormirá nem tosquenejará”.
 Você sabe o que significa “tosquenejar”? é só você observar bem na hora do culto em muitas igrejas que você vai ter uma demonstração  real do que é tosquenejar.
Observe bem que algumas pessoas durante o culto começam a tosquenejar. Talvez eles tenham trabalhado até tarde ou feito algo do tipo, mas fique olhando e você vai ver essa lentidão, o balançar de cabeças. Isso é tosquenejar.
Nós dormimos porque somos seres humanos e nossos corpos precisam descansar.
 Agora; Ouçam: o Deus da Bíblia nunca tosqueneja. Certo? Ele está sempre acordado e sempre trabalhando.
O Deus que eu creio, sirvo e prego a sua palavra é o Deus que nunca tosqueneja nem dorme, o Deus que nunca cochila, o Deus que está sempre trabalhando. 
Veja o que disse o profeta Isaias: Não sabes? Não ouviste?O Senhor é o eterno Deus, o Criador dos fins da terra.
Ele não se cansa nem se fadiga, a não há quem esquadrinhe o entendimento. Is 40:28
O Pai, o Filho e o Espírito Santo não dormem nem pestanejam por um instante sequer. 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano Deus está com suas mãos estendidas para socorrer aqueles que depositam Nele sua fé e esperança.
à O Senhor é a tua sombra a tua direita:
Sombra é uma projeção, é também um vestígio e um sinal.
A Bíblia nos fala de dois tipos de sombra, o primeiro no sentido de morte, medo, terror. O salmista Davi diz : - Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo. Sl 23.4.
O segundo tipo de sombra relatado na Bíblia representa proteção, segurança, abrigo.
 O salmista Davi  diz: Aquele que habita no esconderijo do altíssimo, à sombra do onipotente descansará.
 Isso mostra presença, caminhar junto, certeza de que onde estiver Ele estará junto. 
Existem dias na nossa existência que parece que a vida é só escuridão e inverno. Você se sente sozinho, com frio e no escuro.
Ei!  Mas é bom  que você saiba que: seja você magro ou gordo, feio ou bonito , alto ou baixo, pobre ou rico, branco ou preto você tem uma sombra e ela não se separa de você.
Deus é a tua sombra a tua direita. Você pode até não enxergá-lo, mas ele permanece ali.
Deus promete aos seus servos a proteção constante, ou seja,  ele é a nossa própria sombra: -   Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas.  Sl 17:8.
 Deus é o nosso protetor, rochedo e fortaleza.
à O sol não te molestará de dia, nem a lua de noite:
Isso significa que Ele te guarda dos perigos que você pode ver, pois o sol permite que vejamos as coisas.
Mas, também ele te livrará dos perigos que não pode vê, nem percebe, pois a noite é escura e o momento em que dormimos estando indefesos. 
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia Sl 91:5 -6.
à O Senhor te guarda de todo mal, Ele guardará a tua alma:
 Isso significa que quem busca socorro em Deus, encontra defesa contra todo o tipo de mal que possa atingir o seu corpo e, além do corpo, Ele livra a tua alma do pecado, que é o mal que afasta o homem de Deus.
 Esta promessa de proteção alcança o além-túmulo, veja as palavras do salmista: - Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Sl 16:10.
Ei! Se colocarmos Deus como o nosso único refugio, Deus nos promete completa isenção do mal:
 - Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Sl 91:9-10.
à O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre:
 Isso significa proteção, do começo da fé em Deus para pedir socorro, até o fim, em que Ele virá nos livrar para sempre deste mundo mau.
Quantas pessoas que planejaram sair de casa e levar sua família ao parque, ou a praia e não voltaram para casa?
Isto mostra que até nas mínimas coisas precisamos da proteção divina.  Deixe- me te perguntar:
 -Quando você acorda você entrega seu dia nas mãos de Deus e lhe suplica proteção pra você e sua família?
Quando você vai fechar um negócio, você ora a Deus para que aquele negócio tenha seu perfeito sucesso?
É por isso que muitas pessoas estão fracassando, não buscam da proteção divina para agir, mas agem sem mesmo se lembrar que são seres humanos fadados ao fracasso. Porem Deus é eterno e pode todas as coisas. Entregue- se agora mesmo aos braços de Jesus. Ele guarda tua entrada e tua saída.
Conclusão:
Para encerrar quero dizer que o salmo 121 é conhecido como o salmo dos viajantes, ou o salmo da subida, o cântico dos degraus.
Quando os judeus subiam a pé as regiões montanhosas, na grande caravana que se formava para a ida ao Templo  as pernas de alguns fraquejavam e o cansaço se tornava muito freqüente.
Seria natural que desanimasse, pois levavam cargas pesadas e a ladeira era íngreme. Para que se fortalecessem mutuamente, recitavam o salmo 121:
Elevo os meus olhos para os montes. De onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé. Aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará e nem dormirá o guarda de Israel.
O Senhor é quem te guarda. O Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia, nem a lua de noite.
O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.
ei! Como andam as ladeiras na sua vida? Tem enfrentado dificuldades na subida? Suas pernas têm fraquejado e você tem perdido o ânimo?
 Que tal repetir a fórmula dos peregrinos a Jerusalém e afirmar, a partir de uma decisão de fé: Elevo os meus olhos para os montes, porque aquele que me guarda não dormitará.
Ele não me deixará tropeçar, pois está comigo e me fortalece. Ele guarda a minha saída e a minha entrada, ou a minha entrada e a minha saída. Ele sempre me guarda e me conduz vitoriosamente.



Não existe socorro mais seguro que os braços do Pai amoroso, nosso Pai celestial.
Não existe abrigo melhor do que habitar no esconderijo do Altíssimo e descansar à sombra do Onipotente.
O nosso socorro não é o número da emergência - nem da polícia, nem dos bombeiros - o nosso socorro não está nesta Terra.
Ele vem do Alto, está no céu, vive para sempre e tem todo o Poder: seu nome é JESUS, NOSSO ÚNICO SALVADOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário