sexta-feira, 10 de maio de 2013

JOQUEBEDE EXEMPLO DE MÃE

JOQUEBEDE EXEMPLO DE MÃE

Ex 2.1-2.
INTRODUÇÃO:
Dentre as lindas histórias da Bíblia, existe uma historia muito especial é a história de uma mãe muito especial.
Embora o texto que nos lemos hoje não informe o seu nome; outros textos da biblia revelam que o seu nome é Joquebede que significa “Javé é Glória”. Ex 6:20 / Nm 26:59.
A primeira virtude que enxergamos nessa mãe é a coragem, pois, havia uma ordem de Faraó, o rei do Egito que determinava a morte de todos os meninos hebreus após o nascimento. Ex 1:22.
Porém,  Joquebede ao dar a luz a um filho viu que o menino era formoso, na língua original Ki tov  que quer diz sua mãe viu que o menino era bom. 
Esta é a mesma expressão usada por Deus no dia em que Ele fez a luz. Assim Joquebede pressentia que aquele menino simbolizava a aurora e representava uma nova era para Israel,.
Outra atitude de fé da mamãe Joquebede: Ela escondeu a criança durante três meses.
Quantas patrulhas de soldados passaram pela sua porta? Quanto perigo! Ela poderia ter morrido e destruído toda sua família, mas o coração de mãe dizia que aquele menino era especial.
Não sei se podemos chamar o irmão Anrão, seu esposo, de mais um pai omisso, mas o texto é categórico em afirmar que foi a mãe do menino quem o escondeu.
Parece que desde os dias da bíblia o amor de mãe supera e muito o amor de pai.
Quando não era mais possível esconder o menino, sua mãe preparou-lhe uma arca com muito cuidado para que não afundasse, pois transportaria o libertador do povo hebreu da opressão do Egito.
Podemos conjecturar que ao colocá-lo naquela arca o sentimento de mãe dizia que alguém acharia o “menino formoso”.
Alguém vai olhar e vai ver uma luz especial nesta criança. Ei! Coração de mãe não se engana!
Sobretudo quando é uma mãe crente no Deus de Israel. O menino formoso foi encontrado não por uma família qualquer, mas, pela princesa do Egito.
Que, sem saber, o entregou à própria mãe dizendo-lhe “Leva este menino e Cria-mo; e eu te darei teu salário”Ex 2:9.
Joquebede foi a única escrava da história a receber um salário para criar o seu próprio filho.
Quando a princesa diz: Cria-mo, no original é “Amamenta-o”, mas além do leite materno, a mamãe Joquebede alimentou o menino formoso com um leite muito especial.
 O leite da Palavra de Deus não falsificado com o qual Moisés se fortaleceu para o resto da vida.
Agora temos uma quarta situação, onde a mãe ensina as primeiras lições de fé. Eu creio que Toda a noite antes de dormir ela contava uma historinha para o menino formoso.
Numa noite ele contou a história do povo hebreu, noutra noite ela contou a história da luta de Jacó com um anjo, um dia no café da manhã ela contou-lhe os sonhos de José e como ele fora vendido por seus irmãos.
Antes de aprender as diversas línguas e as mais variadas ciências do Egito, Moisés aprendeu a língua do seu povo.
A educação religiosa foi tão forte que sua mãe lhe disse um dia: “Moisés, meu filho, menino formoso da mamãe, eu tenho que entregar-te à princesa do Egito, você será criado no palácio, mas nunca esqueça das historinhas que eu te contei e nunca esqueça de uma coisa: SÓ EXISTE UM DEUS, O DEUS DE ISRAEL É O ÚNICO SENHOR”.
Cento e vinte anos depois Moisés estava dizendo ao povo “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.” Dt 6:4.
Aprendemos algumas lições com a irmã Joquebede:
CORAGEM:
 Precisamos dessa virtude para gerar filhos em um mundo dominado por Faraó, que é um símbolo de satanás.
 É preciso coragem para criá-los no temor do Senhor, é preciso coragem para não entregá-los à morte.
É preciso coragem para não deixá-los ir para o inferno. É preciso coragem para consagrá-los ao Senhor como Joquebede e dizer:
Meu filho você será um profeta de Deus às nações”, você será uma bênção, você será um Moisés, um Davi, um Josué, um homem ou uma mulher de Deus. Um “menino formoso”.
2° LICÃO QUE APRENDEMOS COM A MÃE JOQUEBEDE: COMO ESCONDER OS FILHOS.
Ei! Os Faraós de ontem são os mesmos de hoje, e querem matar os nossos filhos para que eles não cresçam e se tornem missionários, se tornem libertadores, se tornem grandes líderes usados por Deus.
O espírito maligno que atuava em Faraó e Herodes para matar as crianças continua atuando no mundo.
 mas aprendemos com a mamãe Joquebede que podemos esconder os nossos filhos: Eis alguns esconderijos: Esconderijo da oração, esconderijo do jejum, esconderijo da Palavra, esconderijo da Escola Dominical etc. Ei! Mãe Esconda teu Moisés.
3°LIÇÃO QUE APRENDEMOS COM A MÃE JOQUEBEDE: COMO PREPARAR A ARCA.
Muitas mães desejam que seus filhos sejam grandes líderes, prosperem, tenham um nome e seja famoso como Moisés, mas não querem preparar a arca.
Quantas folhas de junco Joquebede gastou para fazer aquela arca? Quanto betume para não afundar? Que cuidado!
O que as “Joquebedes” do século XXI têm feito pelo futuro dos seus filhos?
O sábio Salomão disse: “Lança teu pão sobre as águas e depois de muitos dias o acharás” Ec 11.1.
Ei! Lance o teu pão sobre as águas na vida dos seus filhos, traga eles para escola dominical, ensine ele a orar, ensine ele a ler a bíblia, ensine ele o temor do Senhor a reverencia na casa de Deus.
Prepare a arca para que seu filho seja um Moises nas mãos de Deus, um pastro, um missionário, um pregador da palavra.
4° LIÇÃO QUE APRENDEMOS COM A MÃE JOQUEBEDE: COMO CRIAR FILHOS NO TEMOR DO SENHOR: A Bíblia fala tanto de Moisés, a sua história é conhecida mundialmente, é um dos nomes mais conhecidos da história.
Mas, se não fossem as virtudes desta mãe, não haveria libertação de Israel, não haveria lei, não haveria Bíblia, não haveria messias para Israel nem o salvador do mundo profetizado por Moisés.
Assim como Joquebede amamentou o seu filho até que ele ficasse grande, as mães de hoje devem amamentar os filhos com o leite espiritual da Palavra de Deus.
 Até que eles cheguem à perfeição, à estatura completa de Cristo, a varão perfeito para glória de Deus.
Quando os nossos filhos estiverem devidamente “amamentados” espiritualmente, poderão receber todas as informações do Egito.
 Passarão pelo deserto de Mídiã, enfrentarão as serpentes de Faraó, mas ninguém os deterá, eles verão os milagres no deserto, a água da rocha e a coluna de fogo, conhecerão o maná de Deus e o fogo da sarça ardente.
Quando alcançarem o auge da intimidade com Deus dirão como Moisés: “Rogo-te que me mostres a tua glória” Nm 33:18.
Sabe por quê? Porque minha mãe se chamava Joquebede (JAVÉ É GLÓRIA), por causa do seu exemplo e de tudo que  ela me ensinou.
 Agora eu quero ver a sua gloria e a bíblia diz que o rosto de Moises a partir daquele dia brilhou com a glória de Deus. Obrigado mãe.
Quero  Dedicar esta mensagem a todas as mães, e em especial à Dona Tereza Garcia minha Joquebede, digo, minha mãe.



4 comentários:

  1. Maravilhoso texto. Glorias a Deus pelas muitas Joquebedes que Deus tem ainda levantado neste século.Amém.

    ResponderExcluir
  2. Verdade lendo em Agosto de 2021 inspiradora!!! Glórias a Deus

    ResponderExcluir