terça-feira, 8 de maio de 2012

APRENDENDO COMAS TEMPESTADES


APRENDENDO COM AS TEMPESTADES DA VIDA

MC 4:35-41

INTRODUÇAO:

Se algo que Jesus se preocupou em seu ministério foi em ensinar verdades sobre o reino dos céus.

Alguns teólogos dizem que pelo menos 40% do ministério de Jesus foi dedicado ao ensino, enquanto muitos pensam que Jesus só ficava fazendo milagres na verdade ele se dedicava em ensinar a sua palavra.

Agora, Jesus ensinou através de parábolas, que eram historias contadas das quais ele extraia verdades acerca do reino dos céus.

São varias as parábolas da bíblia: parábola da ovelha perdida, da dracma perdida, da perola de grande valor, do bom samaritano, do semeador, do filho prodigo... Etc

Mas não foi só através de parábola que Jesus ensinou, vários ensinamentos que Jesus deixou inclusive para os seus discípulos que depois se tornariam seus apóstolos foram através de experiências pessoais.

E é isto que esta passagem bíblica é, alem do milagre que aconteceu no mar, alem da bonança que surgiu no meio da tempestade, Jesus deixou  grandes ensinamentos para os discípulos e porque não dizer para nós também da igreja dos dias atuais.

Se algo que nós precisamos nestes últimos dias é de ser ensinados por Deus, a igreja de Jesus precisa ser ensinada, chega de oba! Oba!

Jesus trouxe um grande ensino para os seus discípulos neste episodio da tempestade e eu quero analisar com voce hoje este ensinamento de Jesus.

JESUS CONVIDOU OS DISCIPULOS PARA ATRAVESSAR O MAR

A primeira coisa que aprendemos foi que foi Jesus que disse vamos para a outra margem do mar da Galiléia.

Na verdade o mar da Galileia é um lago, que fica localizado aproximadamente 224 mt abaixo do nível do mar e ele é cercado de montanhas.

Por esta causa ocorre ali varias tempestades violentas e inesperadas.

Jesus sabia disso e mesmo assim esta dizendo, -  vamos passar para o outro lado. E o texto relata que o barco de Jesus entrou na tempestade.

Ei! Entenda bem! Jesus  tem o poder da onisciência, isto é, sabe o que vai acontecer antes que aconteça.

E sabendo o que ia acontecer porque Jesus mandou o barco para a tempestade?

Já ouvi muita gente dizer que quem manda para tempestade é o diabo.

Mas nessa situação foi Jesus que mandou o barco com os discípulos para a tempestade.

É ai que surgem as perguntas: podemos ir para uma tempestade enviada por Deus?

Porque o Senhor nos manda para uma tempestade?

 A resposta é simples!  Deus nos manda pra tempestade porque nos ama!

Tem coisas que só fazemos na tempestade e é por isso, que Deus permite a tempestade na nossa vida.

Tem muita gente que na bonança se afasta de Deus, e é ai que Deus manda a tempestade, na tempestade você ora, você jejua,  você lê a bíblia, você procura conselho...

Ei! Deixa eu te dizer algo nesta noite na tempestade ou na bonança, permaneça fiel e dentro da vontade de Deus.

Ei! Quando Deus te da alguma coisa, não mude a razão das coisas.

Se você recebeu uma benção de Deus, não o abandone, continue firme com Ele.

Tem muita gente que quando esta próspero e com dinheiro, é uma pessoa, e sem dinheiro é outra pessoa.

Quando tem saúde é uma pessoa, quando esta enfermo é outra.

Quando tudo vai bem uma pessoa, quando as coisas começam a dar errado é outra.

É por isso que Deus nos leva para a tempestade, Deus nos leva para uma tempestade para que mudamos.

Quem sabe esta tempestade que você tá passando no seu casamento, no seu trabalho, na sua vida financeira, na sua igreja, na usa vida espiritual, no seu ministério...

É Deus trabalhando pra te mudar! Ei! Nem sempre a tempestade é coisa do diabo, quem sabe foi Deus que mandou a tempestade.

E se foi Deus você não vai morrer na tempestade, nem o seu barco vai afundar, Jesus esta contigo no barco e é no momento certo que ele vai se colocar de pé e vai mandar o vento parar e vai chegar a bonança na sua vida.

VEJA 2  EXEMPLOS DE PESSOAS QUE DEUS MANDOU PRA TEMPESTADE

A bíblia mostra várias situações em que o Senhor manda seus amados para o meio da tempestade.

àAbraão foi chamado por Deus da terra de Ur dos Caldeus e Deus fez grandes promessas pra Abraão

Depois de muitos anos, depois de peregrinar em terras estranhas as promessas de Deus para Abraão começam se cumprir, DEUS cura Sara esposa de Abraão da esterilidade e eles depois de idosos têm um filho por nome de Isaque.

 O menino cresce e de repente Deus pede a Abraão que ofereça em sacrifício o seu filho Isaque. Quer tempestade maior que esta. Note bem foi Deus que pediu.

Há ocasiões em que Deus nos manda a tempestade

Abraão levanta de madrugada, acorda Isaque, prepara os animais para viagem, leva com ele a lenha, o fogo e o cutelo.

3 dias de viagem até o lugar que Deus indicou o monte Moriá, tente imaginar o que se passou pela cabeça do velho patriarca: - meu filho Isaque! Meu único filho! Filho da promessa! Filho da minha velhice!

Ei! Que tempestade terrível! Parece que o barco de Abraão agora ia afundar,

Abraão chega ao pé do monte deixa os seus servos ali e sobe com Isaque ao sacrifício, mas Deus estava junto.

 Lá em cima Deus chama Gabriel, Miguel, os anjos e diz:- venham aqui! Veja meu servo Abraão  eu pedi Isaque em sacrifício e ele esta subindo o monte para oferece-lo  a mim.

Abraão sobe o monte o vento esta soprando. Tempestade

De repente isque pergunta: -  eu vejo aqui o fogo e a lenha, mas onde esta o cordeiro para o holocausto? Gn 22:7 Tempestade

Abraão engole seco, dá um nó na garganta, o vento sopra mais forte, e ele responde: - Deus proverá para si o cordeiro meu filho... Gn 22:8

Deus lá do céu continua olhando, Abraão faz o altar, deita seu filho Isaque sobre ele e o amarra. O coração de Abraão acelera, que isto? Tempestade

Abraão levanta o cutelo para sacrificar seu filho, e neste momento Deus brada lá do céu, - chega! Basta! É hora de cessar o vento! É hora de acalmar a tempestade!

Abraão! Abraão! Não toques no teu filho, nem lhe faça nada, porquanto agora sei que temes a Deus e não me negaste o teu filho, o teu único filho Gn 22:12

Ei! Não foi isto que aconteceu no mar da galileia, quando os discípulos desesperados pensavam que ia afundar,Jesus se levanta e da um forte brado e na mesma hora fez uma grande bonança

Se foi Jesus que mandou a tempestade na sua vida,não se desespere nem fique murmurando,passe pela prova dando gloria a Deus, pois no momento certo ele mandão vento se acalma

à Até Jesus passou pelas tempestades, e  Deus fez isso com Jesus, mandando-o para o deserto. Mt 4:1

O Espírito levou Jesus para o deserto para ser tentado. Não foi o diabo que o levou, mas sim o Espírito.

Quem sabe a tempestade que você esta passando por ela, não foi o diabo que te mandou pra ela, mas foi Deus.

Há algumas razoes pra Deus ter te mandado pra esta tempestade, ele quer te ensinar algumas coisas, você vai sair mais forte dês ta tempestade, mais experiente, com mais intimidade com Deus, quem crê assim diga gloria Jesus!

ALGUMAS LIÇOES QUE DEUS NOS ENSINA NA  TEMPESTADE

à somos levados para a tempestade, pois temos um inimigo maior que a tempestade.

Qual é o maior inimigo que a tempestade? Não é o diabo, não é o mundo e nem o pecado

 É a bonança.

Quando você esta em tempestade, sua intimidade com Deus aumenta, você ora, jejua, chora na presença de Deus.

Na bonança, nós pecamos, vacilamos, achamos que não precisamos de Deus de ir à igreja.

O louvor, a palavra de Deus não passa ser prioridade em nossa vida.

É mais fácil convidar alguém para visitar a casa de Deus na tempestade, do que na bonança.

Na bonança somos acomodados, não agradecemos, achamos que não precisamos de Deus.

Na tempestade somos mais receptivos a Deus.

Infelizmente muitas igrejas de hoje pregam a bonança e se esquecem de falar que Deus nos ensina através das tempestades.

Veja neste versículos como Jesus  trabalha:

Mateus 5:3-11

3 “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. 4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. 9 Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. 10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós”.

Percebeu quem Jesus disse que são os bem aventurados, não são os ricos, as pessoas importante,os artistas da TV, não!

Os bem aventurados são os: humildes, os que choram, os mansos, os que tem fome e sede de justiça, os pacificadores, os perseguidos e os injuriados...

Vou resumir:  a lista dos bem aventurados são  os que passam pelas tempestades da vida!

2° lição que nos ensina a tempestadeà

Outro  ensinamento importante neste texto é que somos levados a pensar que os outros são tópicos de bênçãos e nós somos lixo.

A palavra de Deus disse que os outros barcos acompanharam, mas não diz se eles entraram na tempestade. Mc 4:36 ...e havia  também com ele outros barquinhos.

Ei! Não ponha outras pessoas na sua tempestade. Foi você que Jesus mandou entrar na tempestade e não seu vizinho, seu parente, seu colega que não é crente, a tempestade é sua!

Outra coisa, pare de dizer que aqueles que não têm Jesus no barco, não passam por tempestade.

Alguns irmãos costumam dizer aquela pessoa que não vai à igreja, esta bem, bonança, tem bom carro, dinheiro e eu não.

Tem pessoas dizendo: - estou indignado com Deus, estão bravos com Deus, por causa da tempestade. Por que  eu sou crente e estou passando por  isto? Fulano não serve a Deus e não passa o que eu estou passando?

O salmista Asafe diz que quase desviou quando olhou pra prosperidade dos ímpios Sl 73:1-14

Só quando entrou no santuário de Deus foi que compreende o fim dos ímpios Sl 73:17-28

Ei! Sabe qual a diferença entre você e quem não teme a Deus? Não é a tempestade! Independente de se servir a Deus ou não, todos nesta vida enfrentam as tempestades, Jesus disse que neste mundo o sol nasce  igual para todos Mt 5:44-45

A diferença é que na sua tempestade Jesus esta com você! Ele esta do seu lado, junto de ti! Nem que no momento pareça que ele esta dormindo ou não esta vendo o vento balançar seu barco.

O ímpio que não conhece a Deus na tempestade se desespera, vai pras drogas, pro álcool, entra em depressão se suicida

Mas crente na tempestade ora, jejua,busca a Deus, faz campanha, levanta de madrugada pra orar.

 A verdade é que Jesus  esta no nosso  barco e isto faz toda diferença, foi ele que te mandou pra tempestade só que ele foi junto com você, então no momento certo ele vai mandar vento se acalmar.

 Os outros barcos não estavam na tempestade, mas também esses barcos não tinham Jesus roncando no barco com eles.

Até o ronco de Jesus é abençoado!  Ele esta no barco, então pronto! Fique tranquilo no tempo certo ele muda a situação, o vento vai cessar.

3- lição que nos ensina a tempestade ànos vacilamos em nossas calmarias.

Adão pecou na calmaria, tinha tudo no Éden e pecou, mas na tempestade Adão já estava sendo restaurado.

Davi pecou foi na calmaria, quando ele devia estar na guerra estava tranquilo passeando no palácio 2 Sm 11: 1-4.  Mas no meio da tempestade se arrependeu e foi restaurado.

Ei! Cuidado irmão! Pois é na bonança que você perde a noção do temor de Deus.

 Na bonança muitas pessoas perdem os valores e acham que o dinheiro resolve tudo.

Algumas pessoas só aprendem depois que perderam.

Só passam a valorizar as coisas, as pessoas, os amados, e amadas depois que as perderam.

Alguns precisam aprender para dar valor, e às vezes só se aprende na tempestade.

Na bonança Deus  passa a ser distante de você. E é ai que é preciso vir à tempestade para você despertar.

Deus não vai não deixa a tempestade te destruir.

Mas você precisa aprender a ter menos tempestade. E como fazer?

Na bonança se doe, ajude as pessoas mais necessitadas, não se afaste do Senhor, agradeça a Deus pela sua bonança.

Se você já aprendeu, a tempestade não precisa vir para você aprender.

Na tempestade aprendemos fazer as coisas.

Esse texto nos ensina que a tempestade vem, mas o Senhor esta conosco, e na hora certa, manda parar a tempestade.

 Se você só pensa em ficar rico, em trabalhar, e se esquece de Deus, você esta precisando de uma tempestade para te restaurar.

Cuidado! Quem sabe  você esta trabalhando muito, não tem tempo para seus filhos, esposas,não tempo pra igreja,  ei!  Isso não é benção não!  Você precisa cuidar da sua família, buscar a Deus, orar, ter intimidade, comunhão com Deus.

Conclusão:

Muitas vezes entramos na tempestade por que Jesus nos mandou entrar, agora a tempestade que ele nos manda entrar nos não entramos sozinhos, ele entra conosco.

Pode ate balançar o barco, pode ate o vento soprar, mas ele não vai afundar esta luta, esta prova é só pra nos ensinar alguma coisa.

Entramos-nos na tempestade mandados por ele o vento nos assusta e nos deixa amedrontados

Mais no final iremos dizer como os discípulos admirados disseram: - quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem

A sua tempestade vai acabar quando ele quiser que ela acabe, e depois da tempestade você vera e saberá que todas as coisas estão no controle de Deus


4 comentários:

  1. muito rica para nossa vida mensagens assim edifica o cristão, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe pr tales rica e poderosa palavra

    ResponderExcluir
  3. A paz e graças eu agradeço a Deus pela vida do nosso pr.tales por estes estudos

    ResponderExcluir