segunda-feira, 7 de maio de 2012


AS  3 LIÇOES DA BACIA DE BRONZE

 Êx 30:17-21 – Jo 13:1-11

Introdução:

O livro de êxodo é o segundo livro da bíblia sagrada, ele faz parte dos livros sagrados conhecidos teologicamente como Pentateuco.

 A palavra Pentateuco vem de: penta que significa cinco e teuto que significa tratado, então são os cinco primeiros livros da bíblia: Genesis, êxodo, levitico, números e deuteronômio

São os 5 livros conhecidos como livros da lei ou lei de Moises o autor do livro evidentemente é Moises.

A palavra êxodo significa no gregoà saída, e o vocábulo quer dizer, a imigração de um povo inteiro.

 E é isto que o livro de êxodo nos mostra, a saída do povo de Israel da terra do Egito.

Do capitulo 1 ao 5 Deus chama Moises e o envia ao Egito

Do capitulo 5 ao capitulo 15 fala das 10 pragas,   da travessia do mar vermelho e da saída do povo do Egito

  Do capitulo 16 a seguir conta a historia do povo no deserto, no capitulo 20 se fala dos 10 mandamentos e é apartir do capitulo 25 que Deus ordena Moises a construção do tabernaculo e dos seus utensílios.

Mas o que era o tabernaculo?

O tabernaculo era o templo móvel dos israelitas, onde se realizava o culto publico, durante a peregrinação e até o reinado de Salomão foi o templo onde o povo adorava a Deus.

O tabenaculo não era só o templo de Deus, mas também o lugar da sua habitação, o lugar marcado para Deus encontrar com seu povo

Agora, quando Deus ordenou a Moisés que construísse um Tabernáculo, Ele também ordenou a criação de alguns utensílios.

E estes utensílios tem um grande significado espiritual: senão vejamos:

 àO Altar de Holocausto Apontava para o sacrifício de Jesus

àA mesa dos Pães - Onde o pão era colocado na Mesa Apontava Jesus como Sustentador da vida.

à0 Castiçal de ouro apontava para Jesus como a Luz do mundo

àO Altar de Incenso era o Altar das orações e Intercessões – apontava para Jesus como o Sacerdote

àO Véu do Tabernáculo ele era Azul, púrpura, escarlata e de linho fino - apontava Beleza do Caráter de Cristo.

àA Arca da Aliança era o objeto principal do templo apontava para presença de Jesus a Principal da  coisa da nossa vida.

àA Bacia de Bronze era o Lugar da Purificação onde os sacerdotes se lavavam antes de entrarem no tabernáculo- fala de purificação e limpeza

É sobre este utensílio do templo e seu significado espiritual que vamos falar aqui hoje

A BACIA DE BRONZE E SEU SIGNIFICADO ESPIRITUAL

Era na bacia de bronze ou pia de cobre segundo algumas versões, que os sacerdotes lavavam as suas mãos e seus pés antes de entrarem e saírem do Santo Lugar. Ex 30:17-21

 A bacia foi feita com os espelhos de bronze das mulheres, e enchidas de água, para limpeza constante dos sacerdotes que ministravam na Casa do Senhor.




A bacia tinha um grande propósito, lavar e purificar o sacerdote de toda a corrupção.
 Os sacerdotes lavavam apenas as suas mãos e seus pés.
Mas o que era o sentido de lavar os pés e as mãos?
 As Mãos
As mãos falam do que eles faziam, o seu ministério, o seu trabalho, o trabalho do sacerdote er a um trabalho importante e santo,  as suas mãos precisavam ser limpas sempre, diariamente.

 Os Pés
Os pés representavam aonde eles iam, suas vidas e caminhos. O seu andar tinha que ser um andar santo, assim os seus pés eram sempre eram lavados, todos os dias.
Agora, espiritualmente falando a água na bacia fala de Jesus, a Palavra Viva de Deus que entra em nós e nos dá a vida eterna.

Como o sacerdote lavava as suas mãos e os seus pés enquanto entrava na Presença de Deus,  assim nós estamos sendo limpos continuamente da corrupção deste mundo pela Palavra de Deus.

Existem  pelo menos duas lições espirituais aqui: vejamos

1° LIÇÃO  à  LAVAR-SE NA BACIA DE BRONZE REPRESENTA A REGENERAÇÃO

Mas o que é regeneração? Regeneração quer dizer restabelecimento do que estava destruído, regenerar é restaurar, Tt 3:5 diz:- não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.

 Hb 10:22 diz que: cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa.

Ei!Somos-nos regenerados por Deus quando aceitamos a fé em Jesus Cristo, somos gerados de novo para uma nova vida em Cristo Jesus.

 Na regeneração é o Espírito Santo que aviva aqueles que estão espiritualmente mortos em Jo 6.63: “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.”

 Ef 2.1: Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,”  

A Regeneração é a grande transformação que Deus efetua na alma quando Ele a aviva, quando Ele a ressuscita da morte, do pecado para a vida de justiça.

 Deus por meio do Espírito Santo aviva as pessoas espiritualmente, implantando nelas a vida espiritual.
A regeneração é uma mudança radical, operada pelo Espírito Santo na alma humana ou na própria pessoa, por meio do Evangelho. O Espírito Santo é O Autor da regeneração.
O testemunho bíblico mais importante da regeneração está demonstrado no diálogo que Jesus Cristo teve com Nicodemos veja em  
Jo 3.

Jesus disse para Nicodemos que queria saber o que o homem devia fazer pra entrar no reino dos céus:

 - na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do espírito não pode entrar no reino de Deus.

O que é nascido da carne é carne e o que é nascido do espírito é espírito

Não te maravilhes de te ter dito: necessário vos é nascer de novo Jo 3:5-7

Porque nascer de novo? Porque nascer uma segunda vez?

àPorque quando homem nasce a 1 vez nasce em um  quarto de hospital em uma enfermaria

Mas quando nasce pela segunda vez nasce nos braços de Jesus Cristo.

àQuando o homem nasce a primeira vez nasce pelas mãos de um medico ou de uma parteira

Mas quando nasce a segunda vez nasce pelas mãos de Deus

àQuando o homem nasce pela primeira vez nasce fraco e debilitado, mas quando nasce à segunda vez nasce forte e cheio da graça de Deus,

àQuando o homem nasce a primeira vez nasce para viver um vida de fracasso e derrota, mas quando nasce a segunda vez nasce para viver uma vida vitoria em vitoria na presença de Deus.

àQuando o homem nasce a primeira vez nasce para morrer, mas quando nasce a segunda vez nasce para viver eternamente.

O novo nascimento é por meio da água e do Espírito!
O profeta Ezequiel  falando sobre isso disse o seguinte:
“Então espargirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis” Ez 36: 25- 27.
Nascer da água é o mesmo que nascer da palavra: Jesus é o Verbo de Deus, ou seja, a Palavra encarnada

Jo 1:1 diz: no principio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus

 Jo 1: 14. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

Mas a todos quantos receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome

Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade do homem,  mas de Deus.

E o verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua gloria, como a gloria do unigênito do pai, cheio de graça e de verdade.

Sobre este aspecto Paulo escreveu: “Para santificá-la, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra...” Ef 5: 26

Jesus disse: “Se alguém tem sede, vem a mim e beba” Jo 7: 37. Jesus é a água que produz vida naqueles que são purificados por Ele, ou seja, naqueles que creem.
Nascer do Espírito é o mesmo que nascer de Deus, visto que, Deus é Espírito e aqueles que d'Ele são nascidos recebem um novo espírito e um novo coração. Portanto,
“...o que é nascido do Espírito é espírito” Jo 3: 6, e os que creem recebem poder para serem feitos filhos de Deus!
Há uma ordem específica para se nascer de novo? Sim! Primeiro o homem nasce da água, depois do Espírito! Como?
Primeiro o homem precisa ser lavado pela Palavra de Deus para ser limpo (ser molhado por Deus com água limpa, aspergido). Quanto mais o homem se deixa ser lavado pela palavra, mais acesso tem aos mistérios de Deus.
O homem só nasce do Espírito e tem acesso ao poder de Deus depois que ouve a Palavra da verdade, conforme Paulo escreveu a Tito
: “... Ele nos salvou mediante a lavagem da regeneração (àgua) e da renovação pelo Espírito Santo (Espírito)” Tt 3: 5
No novo nascimento, na  regeneração o homem passa a pensar de modo diferente, sentir de modo diferente e querer de modo diferente; tudo se transforma  2 Co 5.17.
1° lição da bacia de bronze regeneração,novo nascimento, assim como sacerdote lavava as mãos e os pés na bacia de bronze para se purificar antes do serviço no templo

Somos-nos regenerados pela palavra e pelo Espírito Santo para servir a Deus
  LIÇÃO
à OS SACERDOTES LAVAVAM AS MAOS E OS PÉS NA BACIA DE BRONZE
 Depois da Consagração os Sacerdotes só lavavam as mãos e os pés antes de entrarem no Santuário.

Este ato é um tipo de purificação diária pela Palavra de Deus contra a contaminação por contato com o mundo.

No evangelho de Jo 13, Jesus nos ensina uma linda lição antes da Ceia.

Porque Ele quis lavar os pés dos discípulos? Não só para ensinar a lição do serviço e da humildade, mas para ensinar:

Se houver em nós impureza, não podemos desfrutar da presença de Deus.

Pedro não queria deixar Jesus lavar seus pés, mas Jesus lhe disse: - se eu não te lavar não tem parte comigo Jo 13:8

Só que ouvindo estas palavras Pedro se empolgou e disse:... Então Senhor, não só os pés, mas também as mãos e a cabeça.

Foi Jesus corrigir a Pedro dizendo: - aquele que esta lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais estais limpos, ora vos estais limpos mais não  todos Jo 13: 9-10

Sabe o que eu aprendo aqui? É  que nos já estamos limpos pela novo nascimento e quem esta limpo não precisa se lavar todo a não ser os pés e as mãos

Jesus disse: Jo 15:3 " Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado."
Andando por este mundo de pecado mesmo sem querer acabamos nos sujando, pés e mãos.

Por isto devemos nos lavar constantemente e este lavar de pés e mãos é através da palavra de Deus

Os sacerdotes antes de entrar no santo lugar tinham que lavar pés e mãos

Ei! Aprenda nesta noite antes de entrar na presença de Deus, lave seus pés e  suas mãos na palavra de Deus

Todos os dias: leia a palavra, medite na palavra, memorize a palavra, viva a palavra e aplique na sua vida a palavra de Deus.

A bacia de bronze para nós é a palavra de Deus lugar de lavar os pés e as mãos,

 O que tem dentro da bacia de bronze? Ora, tem água, palavra de Deus! Dentro da bacia de bronze tem:

Genesis, êxodo, levitico, números deuteronômio, Josué juízes, Rute, 1  e 2 Samuel, 1 e 2 reis, 1 e2 crônicas, Esdras, Neemias, Ester,Jô, salmos, provérbios, Eclesiastes, cantares, Isaias, Jeremias, lamentações, Ezequiel, Daniel, Oseias, amos, obadias, Jonas, Miqueias, Naum, habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

Mateus, marcos Lucas, João, atos, romano, 1 e 2 coríntios, gálatas, efésios felipenses, colossenses, 1 e2 tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito, filemom, hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1,2 e 3 João, Judas e apocalipse.

Ei! Todos os dias lave os teus pés e as tuas mãos nesta palavra!

   LIÇAO à A BACIA ERA DE BRONZE.

 O Bronze na Bíblia tem seu significado àOuro é simboliza a glória, Prata simboliza a Redenção, e o  Bronze simboliza o Juízo.

 No caso aqui da bacia de bronze  fala de um juízo de si mesmo.

O bronze era usado como espelho pelas mulheres, Isto é um tipo da palavra de Deus, como espelho a palavra revela. Revela os nossos próprios pecados.

 É muito fácil fazer juízo dos outros, julgar os outros. Mas, a palavra de Deus nos convida a julgar a nós mesmos:

 - examine-se o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice.

 Porque o que come e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.

Por causa disso, há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem.

Porque, se julgássemos a nós mesmos, não seriamos julgados 1 Co 11:28-30

Em Mt 7:1-5 Jesus disse: - não julgueis, para que não sejais julgados

A Palavra de Deus é uma revelação e não um mistério encoberto para nós, e a primeira coisa que ela revela é nosso próprio pecado.

Conclusão:

Ei! O sacerdote só entrava no santuário depois de passar pela bacia de bronze, e nela lavava os pés e as mãos.

Somente lavados pés e mãos podemos entrar na presença de Deus, lembre-se Jesus disse à Pedro:-  se eu não te lavar não terás parte comigo.

Deixe a palavra de Deus hoje lavar sua alma.  Aquele que recorre continuamente à Palavra de Deus e deixa-a falar ao seu coração e à sua consciência será mantido na chama do Espírito.

 Veja o que Jesus disse: Jo 7:38 " Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre."


3 comentários:

  1. onde fala na bíblia que o bronze significa juízo? Gostei muito desta mensagem, que Deus continue te abençoando. Por favor envie-me a resposta o quanto antes. Para: agsinfronio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Muito forte desvendar esse segredo que ha dentro do tabernaculo um abraco amigo Deus lhe abencoe mais e mais seu ministerio.

    ResponderExcluir