sexta-feira, 11 de maio de 2012

5 COISAS QUE PRECISAM SER COMO ANTES


5 COISAS QUE PRECISAM SER COMO ANTES

                                                      Jó 29:1-6

Introdução:

O livro de Jó é o mais antigo livro da Bíblia, pois sua história acontece no período patriarcal entre Abraão a Moisés.

Este livro conta a historia de um homem de Deus, é um emocionante drama de uma pessoa que vai da riqueza pra extrema pobreza e, depois é restituído em dobro.

O livro de Jó é um tratado teológico sobre sofrimento e soberania divina, é um retrato da fé persistente.

Jó era um fazendeiro muito rico que vivia na terra de Uz, possuía milhares de ovelhas, camelos e outros rebanhos, uma família grande e muitos servos.

De repente satanás, o acusador, comparece diante de Deus e acusa Jó de só servia a Deus porque ele era rico, e tudo corria bem na sua vida.

Deus permitiu satanás tocar em Jó tirando primeiramente todos os seus bens e depois a vida de seus filhos, e por ultimo é tirada a saúde física de Jó.

Os amigos de Jó Elifaz, Bildade e Zofar, vieram de longe para consola-lo, a principio sofreram em silencio com Jó, mas depois queriam convencer a Jó que o seu sofrimento era resultado dos seus pecados.

Jó foi testado, desfrutando de uma vida cheia de prestigio, posses e pessoas.

Jó foi subitamente atingindo de todos os lados, devastado, sugado até a sua base. Porem Jó resistiu, sua vida estava firmada em Deus e por isso Jó suportou as provações.

Apesar de tudo Jó continuou confiando em Deus.

Todos conhecem muito bem a historia de Jó, e sabem como ela terminou,  Jó apesar de todo o sofrimento que passou não blasfemou contra Deus como o diabo pensou que ele faria.

Agora, Jó não blasfemou mas,  com certeza Jó questionou a Deus,  Jó queria entender o por que do seu sofrimento, Jó queria respostas.

E interessante que Deus não respondeu a Jó, em nenhum lugar da bíblia mostra Deus explicando pra Jó que o motivo do seu sofrimento foi um desafio que o diabo fez a Deus.

Agora Jó sai da provação conhecendo a Deus muito mais do que ele conhecia antes e é muito melhor conhecer a Deus do que conhecer as respostas.

Mas eu quero deixar de lado a historia de Jó e trazer uma palavra baseado no capitulo 29, onde Jó se lembra do seu primeiro estado e quer voltar a ser como antes. E baseado neste texto quero falar no tema: 5 coisas que precisam ser como antes.

1°COISA QUE PRECISA SER COMO ANTES à A LUZ DE DEUS SOBRE SUA CABEÇA

Jó em  meio as suas discussões com seus amigos que queriam a acusa-lo de pecado, Jó questionado a Deus diz:

- ah!Quem me dera ser como eu fui nos meses passados, como nos dias em que Deus me guardava! V,v 1

Jó queria que tudo voltasse a ser como antes, no tempo da prosperidade, da saúde, da família reunida.

A primeira coisa que Jó diz que queria que fosse como antes é a luz de Deus sobre a sua cabeça: veja  v,v 3: quando fazia resplandecer a sua candeia sobre minha cabeça, e eu com a sua luz, caminhava sobre as trevas.

Parafraseando Jó estava dizendo – volta a fazer brilhar no meu rosto a luz do seu Espírito Santo, volta a me dar a luz da direção do teu Espírito Santo.

Ei! É isto que significa luz para nós, brilho do ESPÍRITO SANTO na nossa vida e direção para os nossos passos.

Quem sabe você esta na mesma situação que estava o patriarca Jó sem a luz de Deus na sua vida, e quem esta sem a luz, esta em trevas e quem esta sem a luz esta perdido no caminho sem direção.

Nesta noite peça a Deus para que como antes ele derrame na sua vida a luz do seu Espírito Santo.

Existem vários textos da bíblia referentes a luz:

àA primeira referencia da bíblia é em Gn 1:3: - e disse Deus haja luz e houve luz. A luz está associada à vida.

à A Bíblia diz que Deus é Luz Jo 1:4 - Nele, estava à vida e a vida era a luz dos homens.

E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

à A bíblia diz que no Tabernáculo havia o Candelabro que ficava aceso e no altar o fogo tinha quer ser acesso todas as manhas, pois não podia faltar luz Lv 6:13  -o fogo arderá continuamente sobre o altar e não se apagará.

à Em Êx 34:29 a bíblia diz que o rosto de Moisés brilhava depois que ele esteve no monte com Deus.

àA biblia diz no Sl 119: 105 – lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos é a tua palavra.

à Em Mt 5:15,16 Jesus disse: - vois sois  a luz do mundo, não se pode esconder uma cidade edificado sobre um monte

Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas,  no velador, e dá luz a todos os que estão em casa.

Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.

2° COISA QUE PRECISA SER COMO ANTES à OS FRUTOS

A 2 coisa na vida de Jó que ele queria que fosse como antes era os seus frutos veja o que ele disse: - quando o todo poderoso ainda estava comigo, e os meus meninos em redor de mim v,v5

Quando Jó fala de meninos está falando de frutos, se tem algo que não podemos deixar de fazer é gerar frutos para Deus, afinal foi pra isto que ele nos chamou.

-Não fostes vós que escolhestes Amim, mas fui que escolhi a vós e vós designei para que vades e deis frutos e os vossos frutos permaneçam para a vida eterna. Jo 15:16

Lembre-se também da parábola da figueira

“Ora, de manhã, ao voltar à cidade, teve fome; e, avistando uma figueira à beira do caminho, dela se aproximou, e não achou nela senão folhas somente; e disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti. E a figueira secou imediatamente. Quando os discípulos viram isso, perguntaram admirados: Como é que imediatamente secou a figueira?” Mt 21.18-20
Quem sabe você já foi um crente que deu frutos pra Deus: ganhava almas,evangelizava, orava pelas pessoas , trazia pessoas para a igreja.

 Mas o tempo passou e você deixou de dar frutos, hoje você é uma figueira infrutífera só tem folhas na sua vida.

Folhas falam de aparência, quem olha de longe até acha que você é alguma coisa, mas infelizmente se chegar perto verá que só tem folhas, não tem frutos.

Ei! Você precisa ser como antes, volte a ser um ganhador de almas, volte a ser alguém que ajuda o necessitado, volte a se uma figueira frutífera na casa de Deus.

Quem sabe você já foi uma figueira que deu frutos pra Deus, mas agora você só tem folhas, se Jesus procurar na sua vida como procurou naquele dia. O que ele vai encontrar? Frutos ou folhas?

3° COISA QUE PRECISA SER COMO ANTES à LAVAR OS PÉS NA MANTEIGA

Veja aqui o que Jó queria que fosse como antes na sua vida: - quando lava os meus pés em manteiga e da rocha corriam ribeiros de azeite. V,v 6

A manteiga é feita da nata do leite batido, e o leite na bíblia tem o significado da palavra de Deus para os novos convertidos, os recém-nascidos.

 Leite  àPalavra de Deus I Pe 2:2 - desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos,o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo.

O ministério da saúde recentemente fez uma campanha na TV, falando sobre a necessidade do recém- nascido se alimentar com o leite materno pelo menos até os 6 meses de idade.

E mesmo depois desta idade a criança ainda precisa  continuar a tomar  leite.

 O leite para o recém-nascido é muito importante, Ele ajuda no desenvolvimento mental, emocional, formação da boca, dentição, previne contra cárie.

Quem não toma o puro leite materno está suscetível a infecções respiratória, gastrointestinal, urinária, corre risco de leucemia, diabetes, asma,propensão a obesidade infantil

Ao novo crente deve ser dado leite e não o alimento solido, o escritor aos hebreus falou sobre isso:

Porque, devendo já ser mestres em razão do tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido.

Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança;

Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal. Hb 5:12-14

Falando ainda sobre o leite, a fervura separa a gordura e a nata. A Palavra diz que o bater do leite produz manteiga Pv 30:33.

Em outras versões diz espremer ou mexer o leite. Como tem momentos na nossa vida que somos  batidos, espremidos, mexidos por Deus !

Mas é para que o melhor de nós venha à tona. E assim como o leite serve para tantas coisas, nós também temos muito potencial a ser descoberto e explorado.

Mas o que é a manteiga? Ou que é lavar os pés na manteiga?

A manteiga e feita da nata batida do leite e é usada como alimento

 Manteiga neste contexto desta passagem bíblica simboliza à a Palavra EXPLICADA, ESTUDADA.

Quem sabe o que precisa ser como antes na sua vida é estudo da palavra de Deus. Volte a lavar os seus pés com manteiga, ou seja, volte a estudar, meditar na palavra de Deus.

4°: COISA QUE PRECISA SER COMO ANTES à OS RIBEIROS DE AZEITE

Jó queria que as coisas voltassem a ser como antes: lavar os pés com manteiga e das suas rochas correr ribeiros de azeite v,v6

Sabemos-nos que o Azeite é um símbolo do Espírito Santo.

O QUE A BIBLIA ENSINA A RESPEITO DE AZEITE

Azeite na bíblia era usado como sabão à isto fala da limpeza que Espírito Santo faz na vida do crente

Azeite na bíblia era usado como lâmpada à isto fala da luz do espírito santo na nossa vida

Azeite na bíblia era usado como alimento à  isto fala da palavra de Deus que alimenta a alma do crente

Azeite na bíblia era usado como óleo de unção à isto fala da unção de Deus na nossa vida

àAzeite é mencionado 150 vezes no AT e 7 no NT

à A primeira menção de azeite na Bíblia ocorre em Gn 28.18 – então, levantou-se Jacó epela manha, de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por sua cabeceira, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela.

àOs reis eram ungidos com azeite, I Sm 10.1; 16.1

à O azeite serve para curar as feridas, Lc 10.34

à O azeite esteve associado a ofertas dos israelitas, Nm 7.31; Ne 10.39; Ez 46.5

àO azeite era usado para o sustento da casa, I Rs 5.11

à O azeite serve para ser usado no preparo de alimentos, I Rs 17.14

à O azeite serve para utilizar-se nas lâmpadas, Mt 25.3,4,8

à O azeite é símbolo do Espírito Santo e é indispensável para a vida Espiritual, Ec 9.8

à A Bíblia fala em mergulhar o pé no azeite, Dt 33.24

Tem muito crente que perdeu o azeite na sua vida, antigamente pregava no azeite,cantava no azeite,orava no azeite, ribeiros de azeite jorravam sobre sua vida, agora estão secos perderam o azeite

Mas que nesta noite o azeite volte a jorrar na sua vida novamente, que você possa ser um crente cheio do azeite de Deus.

5° COISA QUE PRECISA SER COMO ANTES à TESTEMUNHO VIBRANTE

Jó disse: - ouvindo-me algum ouvido, me tinha por bem aventurado, vendo-me algum olho, dava testemunho de mim v,v11

No seu estado interior Jó tinha um testemunho vibrante, e agora o seu desejo era que ele voltasse a ser como antes.

Ei! Quem sabe você no passado foi alguém que deu um bom testemunho, alguém que as pessoas diziam com prazer:- se algum dia eu for crente, quero ser crente como esta pessoa é.

Mas, quem sabe agora o teu testemunho não é tão vibrante, sua vida não serve de referncia pra mais ninguém.

Mas, hoje enquanto ainda é tempo volte a ser como antes seja um crente de testemunho, para que quem te ouvir de credito a sua palavra, quem te ver possa te dizer ali vai um homem de Deus.

A igreja primitiva tinha um testemunho vibrante, por isto a igreja crescia tremendamente veja o que diz a palavra de Deus:  - mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda judeia e samaria e ate os confins da terra. At 1:8

- e os apóstolos davam com grande poder,  testemunho da ressurreição de nosso Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. At 4:33

O testemunho dos apóstolos era tão forte que a bíblia diz em At 5: 12-16 as pessoas traziam os enfermos e colocavam nas ruas para que quando Pedro passasse a sombra deles cobrisse alguns e fossem curados.

Conclusão:

Quando nos lemos esta lamentação de Jó que queria que as coisas voltassem a ser como antes, somos levados a uma reflexão pessoal.

Será que há coisas na sua vida que talvez também precisem ser como antes?

Você aceitou  Jesus como salvador, veio para a igreja, mas os anos vão passando, você enfrentou lutas, provas, aflições..etc.

E as coisas vão mudando, o primeiro amor passa,  e as coisas vão ficando mais palpáveis, agora você quer pegar pra ver se é verdade.

No começo da fé você orava de madrugada, participava do circulo de oração, da escola bíblica dominical, dos cultos de ensino.

Tudo que o pastor pregava você acreditava agora você precisa pesquisar pra saber se é verdade, se esta de acordo com sua teologia.

Aquela fé pura, simples, sincera, foi se embora! Você não se emociona mais com um testemunho, não se alegra com o louvor, não gosta mais de ouvir a palavra de Deus.

Ei!se esta a sua situação e porque algumas coisas na sua vida precisam ser como antes

Jesus disse a igreja de Efeso: -  tenho porem contra ti que deixaste o teu primeiro amor.

Lembra-te pois de onde caíste,arrepende-te, e volta a pratica das primeiras obras, senão virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Ap 2:4-5

Veja bem: a igreja de Efeso tinha boas obras, tinha paciência, tinha correção para os maus e falsos apóstolos Ap 2:2-3

Tinha tudo pra ser uma igreja perfeita porem tinha perdido o primeiro amor então não adiantava nada suas boas obras

Ei! De nada nos adianta trabalhar na igreja, dizimar, ofertar, participar dos trabalhos da igreja,  se nos perdermos o primeiro amor.





De nada adianta ter atividades na igreja e não ter a presença do Espírito Santo na nossa vida.

Jó falou de 5 coisas que precisam ser como ante na sua vida: luz de Deus, frutos, lavar os pés na manteiga, azeite e testemunho vibrante.

Nesta oportunidade quem sabe também possa haver  muitas coisas na sua vida que precisam ser como antes, siga os conselhos de Jesus; lembre-se de onde você caiu, onde e quando você abandonou as primeiras obras.

Arrependa-se e vote a pratica-las novamente, e Deus irá te dar a vitoria em Cristo Jesus.










Nenhum comentário:

Postar um comentário