sábado, 12 de maio de 2012

5 PORTAS PELAS QUAIS A SUNAMITA TEVE QUE PASSAR


5 PORTAS PELA QUAIS A SUNAMITA TEVE QUE PASSAR

                                                                                                                   2 Rs 4:1-7, Ap 3:8

Introdução:


A Palavra porta significa acesso de entrada a um determinado ambiente seja ele da casa, escritório,  sala, quarto... etc.

A porta é uma abertura que da acesso, portas falam de decisão,de escolha, de vontade.

A porta da nossa casa não é aberta pra todo mundo, há pessoas que recebemos somente do lado de fora e há outras para quais abrimos a porta e permitimos seu acesso.

 Jesus disse em João 10 EU SOU A PORTA. Por quê?  Porque só por ele, e através dele temos acesso a Deus.

O texto do livro 2 reis aparece 7 vezes a palavra porta, duas vezes de forma sugestiva e 5 vezes de forma direta.

Já podemos aprender aqui 2 lições importantes: o 5 é o numero e o 7 numero da plenitude de  Deus, da perfeição,o 7 fala de coisa completa
Deus está querendo nos dizer uma Coisa  ele vai abrir todas portas para nos por causa da sua graça, e benção será completa.

Mas, eu quero falar sobre 5 portas que a Sunamita teve que passar, nos não lemos todo o capitulo 4 de 2 reis,mas se você ler você verá que a palavra porta é mencionada 5 vezes neste capitulo.
e sobre estas 5 portas que vamos falar nesta oportunidade.

 1° PORTA à  PORTA DA ENTREGA.  V,v 8-11

Existem princípios dentro do Reino que são chaves para abrir portas no Mundo Espiritual..

Neste versículo 8-11 diz que a Sunamita abriu a porta da sua casa, apesar da palavra porta não aparecer aqui.

O texto diz que ela preparou um quarto para o profeta Eliseu ficar quando ele passasse ali por Suném.

Aquela mulher providenciou para o profeta quando estivesse por ali; pão, moradia e descanso. Isto fala de libelaridade, fala de entrega. Veja o que diz a bíblia sobre isto:

 Mt 7:12 “ Tudo quanto, pois quereis que os homens vos façam, assim fazei-os vós também a eles, porque esta é a Lei e os Profetas”

Lc 6:38 – “ daí, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada,sacudida,transbordante,generosamente vos darão;porque com medida com que tiverdes medido vos medirão a vós”.

Agora, se tinha um quarto evidentemente que este quarto tinha uma porta, e esta porta simboliza a porta da entrega.

Ei! Você já abriu esta porta na sua vida? Ou esta fechada?

Sabe por que tem muito crente na igreja que não é abençoado? Parece que as portas pra ele vivem trancadas.

Não prospera, não conquista nada na vida, os anos se passam é vida dele permanece amarrada.

Ei! É falta de abrir aporta da entrega! Nesta noite abra esta porta na sua vida! Seja um crente dizimista, seja um ofertante na casa de Deus, abençoe alguém que esta fazendo obra. 

 2° PORTA àPORTA DA PALAVRA PROFÉTICA. V,v 13-16

Nestes versículos o texto diz que o profeta agradecido pelo que a Sunamita lhe fez, manda chama-la e entrega a ela uma palavra profética.

Agora veja bem, no mesmo quarto que ela fez pro profeta,  ou melhor na porta do quarto ela recebeu a profecia da sua benção.

Sabe o que eu aprendo aqui? É que quando você faz algo por alguém Deus faz algo por você.

Outra coisa foi que a Sunamita creu na palavra do homem de Deus;

2 Cr 20:20 “ Ouvi-me Judá e vós moradores de Jerusalém! Crede em Deus e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis”.

Ei!Creia na Palavra de Deus!  Se for um homem ou uma mulher de Deus que falou a palavra de Deus, na boca de alguém que é de Deus é verdade!

3° PORTA àPORTA DO PROPÓSITO SECRETO. V,v 20-23

Quando o menino da Sunamita começou a passar mal e morreu, ela colocou ele deitado na cama no quarto fechou a porta e foi em busca de ajuda.

Mas ela não revelou seu problema pra qualquer um não, pro seu marido ela disse que tudo ia bem, pra Geazi que Eliseu mandou se encontrar com ela no caminho e procurar se tudo ia bem.

Pra ele também ela disse que tudo ia bem:

Partiu ela, pois, e veio ao homem de Deus, ao monte Carmelo, e sucedeu que, vendo-a o homem de Deus de longe, disse a Geazi: eis aí a Sunamita.

Agora,pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: vai bem 2 Rs 4:25-26.

A Sunamita só contou o seu problema para o profeta, não disse nada a ninguém, não falou que seu filho estava morto.

Ei! Não fale seus sonhos, sua lutas, suas dificuldades para quem não pode te ajudar. Não abra a porta do seu coração segredos.

Lembra-se de Sansão que contou o seu segredo pra ímpia Dalila e por isso sofreu um grande fracasso.

Lembra-se de José que contou os seus sonhos pros seus irmãos e por isso eles passaram a odia-lo a ponto de tentar mata-lo jogando ele em uma cisterna.

JOSÉ sofreu porque falou demais. Sansão sofreu por que falou

Ei! Se você quer ser um vencedor fale mais pouco, ou melhor, não fale pra qualquer um os seus sonhos, não conte pra qualquer um as suas lutas e dificuldades.

Tem crente que conta seus problemas pra todo mundo, pros parentes, pros colegas de trabalho, para os vizinho que não é crente.

Depois quando tudo da errado na sua vida, quer jogar a culpa em Deus, ei! A culpa e sua que sabe guarda os seus segredos e esperar o tempo de Deus na sua vida

Aprenda com a Sunamita hoje, feche a porta do propósito secreto na sua vida.

4° PORTAà  PORTA FECHADA A PORTA DA ESPERA. 32-33

Eliseu deu seu bordão pra Geazi e disse a ele:...cinge os teus lombos, e toma o meu bordão na tua Mao, e vai, se encontrares alguém, não os Saúdes, se alguém te saudar, não lhe respondas; Poe o meu bordão sobre o rosto do menino V,v 29

Geazi fez o que Eliseu o mandou fazer porem, o menino não reviveu, Geazi tinha o bordão de profeta mais não tinha a unção de profeta. De nada adianta ter bordão de profeta e não ter unção de profeta tem crente que tem cara de profeta mais não tem unção de profeta

Tem nome de profeta mais não tem unção de profeta, tem carteirinha de profeta mais não tem unção de profeta.

O mais importante na vida de um homem e uma mulher de Deus é a unção de Deus sobre a sua vida

Agora, a Sunamita soube esperar na pessoa certa e na hora certa; ela não foi junto com Geazi, mas aguardou ate a ida do profeta Eliseu.

E quando chegou com ele entrou no quarto e fechou a porta v,v 32,33

Esta porta fechada fala da porta da espera e o crente que confia em Deus espera somente em Deus.

Esperei com paciência no Senhor e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor Sl 40:1.

 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus.
Sl 42:11.“ Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor”.  Sl 27:14.

 -Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.- Lm 3:25

Ei! Não feche a porta da esperança. Aprenda a esperar em Deus as portas que estiverem fechadas ele vai abrir para a gloria do nome de Jesus!

5° PORTA à PORTA DA VITÓRIA.  V,v 35-37

Eliseu entrou no quarto fechou a porta e deitou seu corpo sobre o corpo do menino e ele espirrou 7 vezes e ressuscitou.

Eliseu mandou chamar a Sunamita e entregou a ela o seu filho, apesar da palavra porta não aparece aqui, o texto sugere que havia uma porta pois o milagre  aconteceu no quarto.

 Ei! Nesta noite Deus esta te chamando para entregar o Milagre. A porta do milagre vai se abrir pra você hoje se você crer Grande será o milagre.

Se prepare você pode ser chamado a QUALQUER MOMENTO


7 comentários:

  1. Paz amado Pastor, palavra abençoadora, que o Senhor continue lhe abençoando tremendamente.

    ResponderExcluir
  2. Prezado irmão, muito interessante a sua linha de pensamento, tendo como mensagem central a porta, parabéns pela criatividade, fui muito abençoado
    Magnani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comecei a meditar nesta história E que coisa maravilhosa , palavras edificante que falam no profundo, e que nos ensina muitas coisas.

      Excluir
  3. muito bom esta palavra abençoada que DEUS ti abençoe sempre

    ResponderExcluir
  4. muito bom esta palavra abençoada que DEUS ti abençoe sempre

    ResponderExcluir
  5. Palavra maravilhosa, Deus continue sendo louvado através da sua vida!

    ResponderExcluir
  6. Muito Legal essa meditação Parabéns!

    ResponderExcluir