segunda-feira, 28 de maio de 2012

o dia da prosperidade e o dia da adversidade


O DIA DA PROSPERIDADE E O DIA DA ADVERSIDADE

Ec 7.14


Introdução:

A nossa vida neste mundo pode ser divida em 2 dias  principais: O dia da prosperidade e o dia da adversidade.

O texto bíblico de Ec 7:14, é claro em afirmar, que o dia da adversidade faz oposição ao dia da prosperidade.

E interessante que o texto deixa claro, que não é o diabo e o inferno, mas, sim o próprio Deus que promove o contraditório entre estes dois dias em nossa vida:

A sequência do verso diz: ... Porque também Deus fez este em oposição àquele...

Por mais que você não queira aceitar muitas vezes, estes dois dias são inseparáveis em nosso calendário existencial.

Quantos crentes que erradamente dizem:- Quero somente benção, alegrias, saúde e prosperidade... Fora disso, não é plano de Deus para minha vida...

Mas, segundo a Palavra de Deus, não podemos viver só no dia da prosperidade, temos que também que provar a dor, a tristeza, as lágrimas, do amargo dia da adversidade.

As divinas mesclas destes dois dias aparecem nitidamente através das Sagradas Escrituras: senão vejamos:

àSl 23:5-Preparas-me uma mesa perante mim, na presença de meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, meu cálice transborda.

Veja bem como este texto fala de prosperidade e adversidade.

=Mesa preparada e cabeça ungida (Dia da prosperidade)

=Na presença dos inimigos (Dia da adversidade)

àDt 11:11  - Mas, a terra que passais a possuir é terra de montes e vales...

=Terra de montes (Dia da prosperidade)

=Terra de vales (Dia da adversidade)

àMc 1.13 - E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam.

=Anjos servindo (Dia da prosperidade)

=Vivendo entre as feras (Dia da adversidade) .

 Na sua beleza poética, o Sl 30:5 nos diz que: - o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

Do seu modo o texto nos fala de dois momentos distintos pelos quais invariavelmente passamos: o choro à noite e a alegria pela manhã.

Dois momentos. Duas situações. Duas possibilidades. Quando a noite da vida vem sobre nós: choramos. Quando nos chega a manhã: nos alegramos.

Em Ec 7:14 nós lemos que Deus fez tanto um como o outro.  O dia da prosperidade e o dia da adversidade

Estes textos bíblicos comprovam para nos que existe o dia da prosperidade e também o dia da adversidade.

Ei! Eu não sei por qual dia você esta passando; o dia da prosperidade? Ou o dia da adversidade?

Mas eu quero meditar com você sobre 3 coisas que devemos fazer no dia prosperidade e 3 coisas que devemos fazer no dia da adversidade.





1à TRÊS COISAS QUE DEVEMOS FAZER NO DIA DA PROSPERIDADE



Ec 7:14, aconselha: No dia da prosperidade, goza do bem... Isto quer dizer: desfrute do que é bom, usufrua da benção de Deus. Mas usufruir da benção de Deus?

à Desfrute com gratidão - Sl 103:1-5,  1 Ts 5:18

A coisa mais fácil que existe é reclamar da vida, mas quando nos lemos o Sl 103 encontramos Davi nos dando uma lista de muitas razões para louvarmos a Deus.

É ele que perdoa os nossos pecados, cura as nossas enfermidades, redime-nos da morte, coroa-nos com amor e compaixão, satisfaz os nossos desejos e nos dá retidão e justiça.

Recebemos tudo isto de Deus sem merecer e não importa se é no dia da prosperidade ou no dia da adversidade sempre podemos contar com as bênçãos de Deus, bênçãos passadas, presentes e futuras.

Se você estiver sem motivos para agradecer a Deus leia o Sl 103 e veja a lista de Davi

Agora no dia prosperidade desfrute das bênçãos de Deus e não se esqueça de agradecer a ele, a gratidão é uma grande virtude de um verdadeiro crente.

Por outro lado a ingratidão é pecado e falta de caráter, e infelizmente as maiorias das pessoas se lembram de Deus na hora do aperto e se esquecem dele na hora da bonança.

2° coisa que devemos fazer no dia da prosperidade à Desfrutar com sabedoria - Mt 6.33

No dia da prosperidade cuidado irmão! Por que você pode se preocupar mais com o ter do que com o ser.

Você pode acabar colocando as coisas matérias em primeiro lugar na sua vida e deixar Deus e o seu reino em segundo plano.

Se Deus não tiver o primeiro lugar na sua vida nenhum lugar mais serve para ele

3° coisa que devemos fazer  no dia da prosperidade à Desfrutar com generosidade - Pv 3:9-10, Pv 11:24-25, Lc 6:38, 2 Co 9:6-12

Ei! Existem muitas pessoas que chegaram na igreja todo arrebentado! A vida financeira era um verdadeiro desastre.

Mas Deus mudou o quadro e a pessoa hoje vive o dia da prosperidade, tem casa pra morar, carro pra andar, emprego abençoado, mas não sabe ser generoso.

Se o pastor pede uma oferta fica murmurando, se fala de dizimo ele fica irado, se pede uma ajuda pra missões ou para uma pessoa carente o irmão desvia de raiva.

Ei! Servo de Deus não seja você assim! No dia da prosperidade seja generoso, seja um dizimista na casa de Deus, ajude a obra missionária, ajuda alguém que esta precisando.

Quem sabe alguém que esta passando pelo dia da adversidade precise da ajuda de você que esta passando pelo dia da prosperidade.

Faça isto e Deus com certeza te recompensará.

2 à TRÊS PARA CONSIDERAR NO DIA DA ADVERSIDADE

Note que o texto de Ec 7:14, nos diz que: ...no dia da adversidade, considere...

1àConsidere que no mundo teremos aflições  Jo 16.33.

Ei! Você não é único neste mundo que passa por aflições! O rico, o sábio,o importante, o grande, todos enfrentam aflições neste mundo.

Assim como existe  para todos o dia da prosperidade existe também para todos o dia da adversidade.

 Quem nunca passou pelo dia da adversidade? Qual pessoa pode dizer que nunca passou por uma adversidade, seja ela física, sentimental, emocional, psicológica ou espiritual.

 Todos de uma maneira ou outra já enfrentaram o dia da adversidade, não quero colocar tamanho ou dizer a extensão dessa adversidade, o fato é que todos enfrentam, e quem ainda não enfrentou vai enfrentar.

Problemas todos nós temos, quem sabe a situação adversa está no Trabalho, em Casa, na Família, na Igreja ou até mesmo entre os amigos ou pseudo amigos.

Ei!  a vida não é uma linha reta no qual seus cálculos e objetivos se cumpriram a risca. Prepare-se para episódios que não estavam em seus planos, prepare se para pressão do dia a dia, por decepções ao longo dos dias.

 O dia da adversidade é o dia que você adoece, o dia que telefone toca e do outro lado chega a noticia ruim, e dia que você perde o emprego, que você bate o carro, que aluguel vence e você não tem o dinheiro.

É o dia que na sua sala onde você se reúne com sua família nos momentos de lazer você tem que colocar o caixão e se despedir de alguém da sua família.

Todos neste mundo passam por aflições! Considere isto! E você verá que fica mais fácil passar pelas aflições.

2à Considere que você não está sozinho no dia da adversidade Sl 23:4, Is 43:2, Mt 28:20

O dia da adversidade vai chegar tanto para o crente como para o descrente, a única diferença é que o crente não esta sozinho nas suas lutas.

Enquanto o descrente nas aflições vai encher a cara de cachaça e de drogas,  e outros  ate chegam ao suicídio por não suportar as aflições.

O crente fiel vai buscar a Deus em oração.

3. Considere que o dia da adversidade, não é para nossa destruição, mas, para o nosso crescimento Rm 5:3-5 8:28

Paulo disse que devemos nos gloriar na tribulação por que Elsa produz paciência e a paciência produz experiência e a experiência produz a esperança.

O dia da adversidade vem na nossa vida por permissão de Deus e quando ele vem, vem pra trazer para nos crescimento.

Quem já passou pelo dia da adversidade pode dizer que conhece a Deus e tem experiência com ele.

Ei! E tem mais! O verdadeiro crente não se desanima no dia da adversidade

Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena. Pv 24:10

No dia da adversidade o verdadeiro crente confia em Deus, e Deus esconde ele no seu pavilhão.
Pois no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo me esconderá; sobre uma rocha me elevará. Sl 27:5.

Conclusão:

Ei! Eu não sei por qual dia você esta passando se é o dia da prosperidade ou o dia da adversidade eu só sei te dizer uma coisa a bíblia diz que Deus fez tanto um como o outro.

Agora deixa eu te dizer algo, quando você estiver no dia da prosperidade não deixe que a prosperidade te faça afastar da vontade de Deus.

Quando você estiver no dia da adversidade não se desespere o seu Deus esta no controle de todas as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário