sábado, 28 de abril de 2012

OS 4 CONSELHOS DE DAVI PARA O SUCESSO DE SALOMAO


OS 4 CONSELHOS DE DAVI PARA O SUCESSO DE SALOMÃO



I Cr 28:9-10

Introdução:

O texto o qual lemos nesta oportunidade e sobre o qual quero falar, se encontra no 1° livro de crônicas.

Devido a sua longa lista de nomes falando das genealogias de Israel o livro de 1° crônicas esta entre os livros menos lidos da bíblia sagrada.

Desde adão ate Zorobabel  este  livro nos apresenta a historia da obra de Deus no mundo, alguns destes nomes nos lembram historias de grande fé e outros de trágicos fracassos,mas a maioria dos nomes que citados  no livro de crônicas não sabemos nada sobre eles

 Mas os que morreram desconhecidos para nós são conhecidos por Deus, e talvez por isto apareçam nas genealogias do livro de crônicas.

Quando nos lemos o livro de crônicas vemos Deus trabalhando através do seu povo ao longo de muitas gerações, se você é um crente fiel!  Se você é um servo de Deus! Estas pessoas que aparecem no livro de cônicas também são seus antepassados, foram  pessoas usadas por Deus para impactar suas gerações.

Adão, Abraão, Josué, Moises, Davi, Daniel, sansão, Pedro, Paulo, Timóteo... Etc

 Foram homens que impactaram suas gerações, fizeram historia em sua época, mas eles se foram! Passaram! Verbo passado.  `` foi-se ´´

Fiquei eu e você! Meu irmãozinho e minha irmãzinha! Sobre os nossos ombros pesam a responsabilidade de fazer a diferença em nossa  geração

Quando lemos o livro de crônicas ou qualquer outro livro da bíblia e vemos a historia dos homens do passado glorificamos a Deus pelas suas vidas

Quando lemos a historia de Davi vencendo Golias, de Moises abrindo o mar vermelho, Daniel na cova dos leões ...Etc

 A gente da gloria a Deus e da vontade de ser mais crente!

Agora eu te pergunto ainda na introdução desta mensagem: - se Jesus não voltar daqui a 30, 50, 100 anos e alguém for escrever a historia da nossa vida, será que alguém vai dar gloria a Deus pela nossa vida, nossa historia?

Se escreverem as crônicas, a historia, pois é  isto que é uma crônica historia, historia da nossa vida será que alguém vai querer ser mais crente ao ouvir a nossa historia?

Ei! Desculpe a sinceridade, mas eu preciso falar o que Deus pôs no meu coração, se escrever a historia de muitos crentes da nossa geração vai dar vergonha! Ninguém vai dar gloria Deus pela vida de muitos que estão  vivendo nestes últimos dias

Que Deus tenha misericórdia de nós que mesmo com nossas fraquezas e limitações possamos deixar marcas positivas para os crentes das gerações futuras

Mas voltando ao texto eu quero falar de 4 conselhos de Davi para o sucesso de Salomão.

 No livro de  1 crônicas, Davi reconhece que seu tempo está chegando ao fim e ele chama todos os príncipes de Israel, todas as pessoas importantes do reino para anunciar quem seria o seu sucessor.

Creio que todos estavam preocupados, pois a escolha mudaria o curso da história de uma nação.  No cap. 23 Davi faz de SALOMÃO seu sucessor!

Humanamente falando Salomão não tinha condições nenhuma para ser o rei em Israel.

10º Filho de Davi, 2º filho dele com Bete-Seba,  a mulher que Davi havia tomado de Urias

Humanamente quem devia reinar era o filho mais velho de Davi no caso seria Adonias, mas o reino de Israel não pertencia a Davi e sim a Deus, e assim como Davi reinou sem ser herdeiro de Saul, Deus escolheu Salomão para reinar no lugar de Davi, isto nos mostra que Deus escolhe quem ele quer, na hora que ele quer, e da maneira que ele quiser;

Mas, vejamos algumas lições que aprendemos sobre a escolha de Deus:

Ei! Deus é o único que é capaz de extrair da desgraça a graça, da dor a alegria, da fraqueza a força, do choro o sorriso, da guerra a paz, da enfermidade a saúde, do fracasso a vitória!

àSALOMÃO TINHA TUDO PARA NÃO DAR CERTO E DEU

àJACÓ TINHA TUDO PARA NÃO DAR CERTO E DEU

àEZEQUIAS TINHA TUDO PARA NÃO DAR CERTO E DEU

àJABEZ TINHA TUDO PARA NÃO DAR CERTO E DEU.

à QUEM SABE VOCÊ TAMBEM TEM TUDO PARA NÃO DAR CERTO, MAS VAI DAR CERTO EM NOME DE JESUS!

Agora Davi quando transfere o reino para Salomão ele lhe mostra 4 conselhos  de Davi para Salomão ter sucesso no seu reinado: vejamos estes segredos:

1à SEGREDO DE DAVI PARA O SUCESSO DE SALOMAO:  CONHEÇA A DEUS PESSOALMENTE

Davi não queria que Salomão conhecesse a Deus pelo que os outros falassem ou pelas historias do próprio Davi, não! Ele disse:

 - e tu, meu filho Salomão conhece o Deus de teu pai...

Em outras palavras: - Salomão! Procure você mesmo ter um conhecimento pessoal de Deus

Ei! Sabe qual era o conselho de Davi  para uma vida de vitoria? Conhecimento pessoal de Deus!

Tem gente que diz que  conhece a Deus de ouvir falar, tem gente que diz que conhece a deus de ouvir alguém cantar sobre ele, tem gente que diz que conhece a Deus porque leu sobre ele

Mas eu louvo a Deus! Porque tem gente que conhece a Deus pessoalmente

Ei! Procure conhecer a deus! Procure ter intimidade com ele, como disse o profeta Oseias:

- Então conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor... Os 6:3

A Bíblia nos ensina que a vida eterna é conhecer a Deus e ao Seu Filho Jesus Cristo . Jesus diz, E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste  Jo 17:3
Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR, e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas cousas me agrado, diz o SENHOR. Jr 9:24
Mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo. Dn 11:32b

Mas como conhecer a Deus? A maneira como conhecemos a Deus é Através de seu filho Jesus Cristo, mas temos maior conhecimento de Deus também através: da sua palavra, através da oração , através da comunhão com ele e até através das provações

Jó depois de ser provado disse: - Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te veem os meus olhos Jó 42:5

2° SEGREDO OBEDIENCIA A DEUS

Davi aconselhou seu filho Salomão: - e tu, meu filho Salomão: conhece o Deus de teu pai e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntaria...

É impossível ser bem sucedido sem ser obediente a Deus, o segredo do sucesso esta na obediência.

Obediência a Deus! Obediência a sua palavra! Obediência ao seu pastor! Obediência a tua igreja e ao teu ministério!

Existem 3 aspectos da obediência a Deus: a obediência de ser: imediata, completa, e espontânea

Veja o que diz  Mt 4:18-20

E Jesus, andando junto ao mar da Galileia, viu dois irmãos, Simão chamado Pedro, e Andre, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores.

E disse-lhes;  - vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.

Então, ele deixando logo as redes, seguiram-no.

 Podemos-nos ver neste texto: Obediência imediata, completa e espontânea.

Sabe por que tem muito crente vivendo uma vida de fracasso? Sua família é um fracasso,  sua vida financeira é um fracasso, seu trabalho, sua profissão é um fracasso, seu ministério é um fracasso, sua vida espiritual é um fracasso

Falta de obediência, ei! Ate Jesus o mestre dos mestres foi obediente, aliás,  a bíblia diz que  ele veio a este mundo pra aprende a obedecer

Hb 5:8  ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu;”.

Ei! Deus quer de mim o de você o mesmo que Davi aconselhou a Salomão: servi-lo de coração perfeito e de alma voluntaria

à CONSELHO DE Davi PARA SALOMAO VIDA DE ORAÇAO

Davi disse pra Salomão: - se o buscares, será achado de ti, porem se o deixares, rejeitar-te-á para sempre. Parafraseando: -  Salomão! Quer ter sucesso ore! Busque a Deus! Se você buscar a ele, ele será achado por você, mas se você rejeita-lo ele ira rejeita-lo.

Ei! Será que nos estamos buscando a Deus em oração? Ou será que nos estamos rejeitando a Deus e deixando de orar?

Você sabia que a oração é uma arma temida pelo diabo, porque quando a usamos, entramos em contato com os céus.

Você sabia que Oração é a única atividade que somos ordenados a praticar permanentemente, I Ts 5.17 diz: - orai sem cessar

Você sabia que a oração é algo tão importante que Jesus mesmo a praticou

 Mc 1.35-38; diz que Jesus orou.  Lc 6; diz que ele orou antes de escolher os discípulos . Em Jo 17 diz que ele orou por nós é a oração conhecida como oração sacerdotal.

 Em Jo 11:41 diz que  ele orou antes de ressuscitar lazaro e em  Mt 26:39 diz que ele orou no Getsêmani antes de ir para cruz.

Se Jesus orou nos também devemos seguir seu exemplo e orar

Quando a igreja ora acontece milagres, avivamento, salvação de almas, renovação, batismo com Espírito Santo..etc

à CONSELHO DE DAVI PARA SALOMAO SÊ FORTE E FAZ A OBRA

Davi disse a Salomão: ...o Senhor te escolheu para edificares uma casa para o santuário; esforça-te.

Certamente a tarefa que Salomão recebeu de seu pai Davi não era fácil, edificar uma casa para Deus, somente com muito esforço Salomão conseguiria tal feito.

 Ei! Só existe uma maneira de fazer a obra de Deus com sucesso é com esforço

A bíblia diz: -Se te mostrares fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.Pv 24:10.

 Quando Josué assumiu a difícil tarefa de substituir Moises e levar o povo ate a terra prometida Deus falou com ele dizendo:

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel,Musica GospelNão to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. Js 1:9

Segundo o dicionário Aurélio esforço à significa uma atividade em que alguém mobiliza todas as suas forças físicas ou morais para atingir um fim Sendo um vigor, uma energia.

 Também é ânimo e coragem. Esforçar é dar força, encorajar, cobrar força, empregar todas as forças pra conseguir algo.

 A bíblia mostra a vida de muitas pessoas que se esforçaram para obter algo. E praticamente não existe nada nessa vida que não seja conquistada por esforço, pela determinação e pela persistência.

É claro que fatores como medo, dúvidas e desespero tentam impedir que cheguemos ao alvo final.

Mas as escrituras mostram pessoas que conseguiram superar estas adversidades pelo esforço que tiveram no poder da fé. Todos que colocaram sua força em Deus obtiveram vitória, Jesus disse;

-E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele. Mt 11:12

Numa outra versão se diz que: - o Reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.
agora, todo esforço deve ser acompanhado pelo ânimo. Esforço é tudo aquilo onde se coloca a força. Já ânimo é a energia, a coragem e a vontade que temos de fazer algo. Portanto o ânimo anda junto com o esforço.

 O esforço sem o ânimo é como uma engrenagem sem motor e sem eletricidade, ou seja, não funciona.

 Semelhantemente o ânimo não sai do lugar, não produz nada sem esforço. O reino dos céus é tomado por pessoas que perseveram que usam de esforço, de dedicação e ânimo.

 Ei! A palavra de Deus pra mim e pra você é; Esforça-te, e faze a obra!

Às vezes Deus nos dá coisas simples para fazer:  Orar, Jejuar, Ler a Bíblia, Evangelizar, Testemunhar do Amor de Cristo, Ajudar o Próximo, ser Gentil, Bondoso, Paciente, nos instrui a ter Fé, Força, a não desistir, a não desanimar, a Perdoar, a ser longânimo e tantas outras ordenanças, mas achamos demais.
Salomão recebeu de seu pai a tarefa de construir o templo e levou
7 ANOS para construir o templo e não reclamou e tão pouco desanimou. 1 Rs 6:37.38. Ele ainda  era bem jovem, moço, um rapaz. 1 Cr 29:1
àSalomão poderia estar preocupado em curtir a vida, ir a shoppings, pracinhas, poderia estar interessado mais em andar de carro novo ou quem sabe jogar vídeo game, poderia estar mais preocupado com a sua vida pessoal, mas não!

àSalomão se preocupou único e exclusivamente em fazer a obra que o Senhor havia determinado.

Salomão escutou a voz de Deus ouviu os conselhos de seu pai Davi e se esforçou e teve bom animo

àSalomão não se apavorou nem teve medo, pois sabia que Deus era com ele.

Ei! Deixa te dizer algo importante, se Deus é contigo! Esforça-te e tem bom ânimo, faça a obra que Deus te chamou para fazer, e confie que ele vai te dar a vitoria.

Conclusão: depois de todo o  esforço e dedicação que Salomão empenhou na construção do templo, ele marcou uma data para a inauguração do mesmo.
 todos nós sabemos que qualquer festa de inauguração é sempre agradável, bela e de muita satisfação para aqueles que a organizam. E não era diferente na inauguração do Templo.
Quando começou a festa de inauguração que os levitas levantaram suas vozes em louvor e adoração, Deus ficou tão
MARAVILHADO, SATISFEITO e FELIZ.

 Com a obra que o teu servo Salomão havia feito, que a Glória do Senhor encheu todo o ambiente. E aquilo, por que todos trabalharam e se esforçaram,  inclusive Salomão, se transformou em uma MANIFESTAÇÃO REAL da GLÓRIA de DEUS.

Deus se manifestou na nuvem de gloria e mostrou para todo os que estavam ali que quando fazemos a obra com esforço e dedicação, o próprio Deus se manifesta para nos abençoar
Deus ficou
satisfeito com a dedicação e o esforço e por isso resolveu visitar seus servos pessoalmente. Ele veio em sua NUVEM de GLÓRIA e mostrou para todos aqueles que estavam ali, que quando fazemos a obra de Deus com esforço, dedicação e sem murmuração o Senhor vem pessoalmente nos congratular e abençoar 2 Cr 5:13.14
ei! Eu não sei qual a obra que Deus ordenou para você realizar, mas tenho uma única palavra   pra você `´ faça o que Deus te mandou fazer ´´

 E não importa a sua idade, sua classe social, seu nível de instrução e tão pouco o que as pessoas vão dizer.

 Se Deus te chamou, Ele será contigo, assim como foi com Davi, Salomão e com todos aqueles a quem Ele chama e atendem ao seu chamado.

Siga os 4 conselhos que Davi deu a Salomão: conheça a Deus, obedeça a Deus, viva uma vida de oração e esforça-te, e você terá sucesso na obra do Senhor.  II Cr 15:7 - Vós, porém, esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra terá uma recompensa.

11 comentários:

  1. salomao nao deu certo pois se desviou terrivelmente a ponto de praticar o ocultismo isso e fato mas Deus sabe e tem proposito em seus caminhos

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que alguém falou issó! Salomao não deu certo !

    ResponderExcluir
  3. Não posso julgar o último ar de Salomão. Pois eu não estava lá. Pois julgar é se por no lugar de Deus. E o Eterno não divide a sua glória com ninguém. Glória essa de ser soberano. E só um ser soberano sabe das verdades ocultas nos detalhes.
    Agora se uma pessoa deu certo ou não. O que vale para mim é extrair o bom ensinamento e aplicar na minha vida. Pois o sábio aprendi com o erro dos outros. Não é porque uma pessoa não deu certo digamos assim (não me refiro a Salomão) que eu ou outra pessoa não vá dá. Paz#

    ResponderExcluir
  4. Claro que Salomão deu certo sim! A vida toda ele foi bem, o seu final é que não deu certo! O seu final é que não foi feliz, mas claro que boa parte da sua vida foi obediente e abençoado por Deus!

    ResponderExcluir
  5. Ninguém conhece Noé pq plantou uma vinha , embebedo-se e amaldiçoou o seu neto, mas sim pq construiu uma arca, isso quer dizer cumpriu o propósito. Ninguém conhece Davi pq adulterou com Batseba e tramou a morte de Urias, mas sim ,o que matou o gigante Golias, isso quer dizer : cumpriu o propósito. E com Salomão não é diferente, cumpriu o propósito empenhando todas as suas forças e tempo em busca da sabedoria. Quem foi Salomão ? O homem mais sábio da Bíblia. Então cumpriu o propósito de Deus.

    ResponderExcluir
  6. 1 reis 11 relata o fim depravado de salmão envolvido com idolatria,prostituição e tudo mais.
    Mas não temos como negar o quando aprendemos com ele,e que ele deixou bons exemplos e lições fundamentais.exelente estudo pastor muito bom.

    ResponderExcluir
  7. Salomão deixou vários ensinamentos, mas diferente de seu pai teve tudo desde o início e se desviou na abundância e benção. Imaginemos se provado fosse.

    ResponderExcluir