terça-feira, 24 de abril de 2012

O AVIVAMENTO QUE NOS PRECISAMOS


O AVIVAMENTO QUE NOS PRECISAMOS





 I Rs 18: 30-38

INTRODUÇÃO:

Tivemos-nos agora na nossa igreja 3 dias de festividade, foi uma benção! Um grande avivamento de Deus aconteceu no nosso meio

Ouvimos pregações abençoadas, louvores abençoados, vidas foram renovadas, avivadas, tocadas por Deus! Houve salvação de almas e muitos milagres

Eu quero aproveitar que nos ainda estamos colhendo frutos desta festa abençoada e trazer aqui nesta oportunidade uma palavra baseada na historia do profeta Elias sobre avivamento

Ou melhor, dizendo quero falar no tema: o avivamento que nos precisamos.

 O avivamento só acontece quando nós precisamos dele, mas o que é avivamento?

No dicionário Aurélio, avivamento é definido como o ato ou efeito de avivar – tornar mais vivo, mais nítido, cobrar ânimo, ficar intenso.

 Avivamento é renovação. É reanimar. É dar vida. O avivamento legítimo é o resgate de valores espirituais outrora abandonados.

 Avivamento é trazer vida ao que está morrendo, é como uma pessoa que tem uma convulsão e é socorrido e avivado para se levantar.

 Se olharmos para a Bíblia iremos ver diversos períodos que o povo precisou de um avivamento. Momentos em que estavam desanimados e fracos e foram reavivados. Deus usou alguém e através dele trouxe avivamento para seu povo

àAbraão: foi um renovador da fé viva para sua geração,

àJosé: foi um renovador da Esperança do povo de Israel

à Moisés: foi renovador  para a libertação do Egito

àJosué: avivou o povo para entrar na terra santa

àSamuel: trouxe avivamento em um tempo que o pecado estava dominando

àDavi: foi um renovador que ensinou o povo a louvar e temer a Deus

àElias e Eliseu: trouxeram avivamento através dos milagres do Senhor

àe até João Batista que prepara o caminho para o avivamento proclamando o arrependimento dos pecados, e anunciando a chegada do messias

Mas vamos falar hoje sobre o avivamento nos dias de Elias, o avivamento que Deus fez através de Elias nos dias dele, foi um avivamento necessário.

Israel estava vivendo um tempo de crises, morrendo espiritualmente, e Deus levantou o profeta Elias como um agente do avivamento para renovar o seu povo;  vejamos as crises que haviam em Israel naqueles dias

AS CRISES EM ISRAEL.

1 à Crise política:

 Depois da morte de Jeroboão, Baasa reinou 24 anos, sai Baasa entra Elà e reina 2 anos, Zinri conspira e reina 7 dias, sai Zinri entra Onri e reina 12 anos, agora Acabe e a crise continua.

A linha sucessória do reinado de Israel não seguia uma linha lógica, o reis que subiam ao trono eram através de conspirações e guerras

Pra piorar a situação a crise continuou com o rei acabe porque alem de perverso diante de Deus ele ainda se casou com Jezabel filha do sacerdote de Baal

à Crise social:

 Não havia lavouras, fazia 3/6 que não chovia, a miséria e a fome havia tomado conta do reino de Israel.

àCrise Espiritual:

 Jezabel mulher do rei Acabe era protetora oficial do culto a Baal, 450 profetas de Baal e 400 profetas de Asera viviam como parasitas na mesa do rei.

Jezabel mandava matar os Profetas de Deus e povo coxeava entre dois pensamentos.

Um pouco Deus e um pouco Baal, estavam em cima do muro.

Em meio a estas crises Deus levanta o profeta Elias para trazer o avivamento no meio do seu povo: vejamos quem era o profeta Elias:

QUEM ERA O PROFETA ELIAS

A 1 vez que Elias aparece na bíblia e em 1 Rs 17, a bíblia não diz muito a respeito de suas origens  somente:

 Elias o tisbita dos moradores de Gileade

Quando nos estudamos sobre a vida e o ministério do profeta Elias, aprendemos que Elias era mais que um profeta.

 Depois de Jesus 3 personagens da bíblia se destacam mais que todos outros são eles: Moises, Davi e Elias, eles  são considerados os 3 maiores vultos na historia de Israel

Elias tinha algumas características maravilhosas:

 Elias era um homem decidido; Elias era um homem de Fe; Elias era um homem de coragem.

Elias era o homem do fogo e Elias era o homem da palavra

Ei! Sabe o que eu aprendo aqui? Não basta sermos a igreja do fogo, do barulho, precisamos ser a igreja da palavra também.

Mas voltando ao tema o avivamento que nos precisamos

1 à O AVIVAMENTO QUE NOS PRECISAMOS ACONTECE QUANDO NOS AFASTAMOS DA PALAVRA 1Rs 18:8
Quando Acabe começou a reinar e se casou com Jezabel, ele trouxe para Israel o culto ao Deus Baal, que era o Deus dos Sidônios.

 Fizeram um altar e uma casa pra Baal em Samaria, com isto eles se afastaram da palavra de Deus que dizia:

Não terá outros deuses diante de mim... Ex 20:3-5

Como castigo pela desobediência e idolatria, Deus enviou a seca sobre a nação de Israel, Acabe queria culpar Elias pela situação que a nação estava passando:

`` e sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe Acabe; és tu o perturbador de Israel ´´

“Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor, e seguistes a Baalim.” 1 Rs 18:17-18

Toda perturbação pela qual passava Israel era fruto da desobediência a palavra, eles haviam afastado da palavra e a única saída era Deus trazer um grande avivamento

Mas antes do grande avivamento Deus trouxe o juízo sobre eles, 3/6 anos sem chuva sobre a terra.

Ei! Deixa eu te dizer algo nesta noite! Sempre que nós nos afastamos da palavra existe a necessidade de Deus trazer sobre nos um avivamento que nos leve de volta a palavra de Deus

O maior sinal de que estamos afastados da palavra e quando outras coisas ocupam o lugar de Deus e da sua palavra

Em Israel o culto a Baal substituiu o culto ao verdadeiro Deus é por isso que Elias disse para Acabe – tu e a tua casa deixastes os mandamentos do Senhor e seguistes os baalins.

 Quantas vezes trocamos Jesus por coisas desta vida, quantas das vezes não deixamos que tantas coisas tenham prioridade em nossas vidas

 Quantas vezes não deixamos que as coisas que gostamos tomem o primeiro lugar em nossos corações? Entre essas coisas podemos citar:
trabalho, diversão, ambição, prazeres mundanos
nossos sentimentos não podem estar em primeiro lugar, Deus tem de estar no controle de todas as áreas das nossas vidas.

Deus tem de ter primícia em TUDO! Ele não divide a Sua gloria! Tudo que está acima de Deus em nossas vidas precisa ser tirado para que haja a resposta de fogo

Ou Deus ocupa o primeiro lugar na nossa vida ou nenhum outro lugar serve pra ele
Hoje muitos têm deixado a Deus e a sua palavra para seguir outras coisas

Ei! Deixa eu te dizer algo importante! Nada pode ocupar o lugar da palavra de Deus

Busque ao Senhor na Palavra, Experimente o Senhor com a Palavra, Sinta o Senhor com a ministração da Palavra... Receba do Senhor pela Palavra..

A palavra de Deus renova, a palavra de deus edifica,  a palavra de restaura,  a palavra de Deus cura,  a palavra de Deus liberta,  a palavra de Deus transforma...etc

Nada substitui a palavra, e quando nos afastamos da palavra e por que necessitamos de um avivamento na nossa vida
2
à O AVIVAMENTO QUE NOS PRECISAMOS ACONTECE QUANDO HÁ DIVISAO NO CORAÇÃO ENTRE O SAGRADO E O PROFANO 1Rs 18:21

Elias reuniu o povo no monte Carmelo e fez o grande desafio, mas havia duvidas no coração do povo, quando Elias perguntou:

- ate quando coxeareis entre dois pensamentos quem vocês escolhem Deus ou Baal o povo não respondeu nada

Ei! Ainda hoje muitos crentes precisam responder à mesma pergunta que Elias fez no Monte Carmelo.  Ate quando coxeareis entre dois pensamentos?

Talvez você seja um daqueles que tentam ficar em cima do muro, quando se apresenta a palavra de Deus, quem sabe seu coração esta dividido; Deus ou Baal? A palavra de Deus ou as coisas do mundo?

Israel tinha duvidas entre o sagrado e o profano, entre Deus e Baal. Estavam em cima do muro

Deus nunca se agradou de pessoas que ficam em cima do muro com relação a ele:

Ou você serve a Deus ou não serve, ou você obedece à palavra dele ou não obedece, ou você vai pro céu ou vai pro inferno, não dá pra ficar em cima do muro.

Ser crente Raimundo com um pé na igreja e outro no mundo

O povo de Israel estava apático, indeciso, morno com corpo e alma afetados pelo comodismo.

 A bíblia diz no livro de apocalipse que o morno é vomitado da boca de Deus  : - Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente!

Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca. Ap: 3:15-16

Esta palavra é dirigida a Igreja de Laodicéia, e a igreja de Laodicéia estava pra ser vomitada porque não era fria e nem quente mais era morna, ou seja, estava em cima do muro.

Ei! Igreja do Senhor Jesus!  Não dá pra ficar em cima do muro! Não dá mais para servimos a dois senhores, não podemos servir ao mundo e a Deus.

 É isso que Elias quis dizer lá no Antigo Testamento. Se você quer seguir Baal siga-o, se você quiser seguir Deus siga-o; se quiser ser quente seja se quiser ser frio seja! Mas não há mais tempo para ser morno, para ficar em cima do muro porque você será vomitado.

Quando nos estamos em cima do muro precisamos de um avivamento. Eu louvo a Deus porque este avivamento já chegou à minha vida e na sua também!

Se alguém te perguntar se é Deus ou Baal, a resposta é fácil pra você. EU QUERO É DEUS!!!!!!!!!!

à O AVIVAMENTO QUE PRECISAMOS CHEGA  QUANDO ALTAR DO SENHOR É QUEBRADO 1 Rs 18:30

A 3° razão por que precisamos de um avivamento é quando nosso altar está quebrado

Elias desafiou os profetas de Baal no monte Carmelo orou a Deus e Deus mandou fogo do céu e consumiu o holocausto foi um grande avivamento em Israel

Deus respondeu com fogo e o povo viu que o Senhor era Deus!
Mas, para ter a resposta com fogo, é preciso primeiro reparar o altar! É preciso colocar as pedras e edificar o altar como fez Elias.
1 Rs 18:30-33
ei! Deixa eu te perguntar hoje? Como está o altar da sua vida hoje?  Está quebrado? O que é preciso restaurar para ter a resposta de fogo?

O avivamento acontece quando precisamos restaurar o altar, o que precisa ser restaurado no seu altar?
Oração:

 Deus tem sido a sua prioridade? Quantas vezes perdemos tempo diante da televisão, do computador, da internet, com amigos, com a conquista de um grande amor...

 E pouco tempo dedicamos á uma vida de intimidade com Deus, á uma vida de oração. Achamos tempo pra tudo, menos pra orar, deixamos pra fazer "isso" quando vamos dormi e já caindo de sono muitas vezes nem a terminamos. O altar da oração precisa ser restaurado!

Leitura da Palavra:

 Como foi já foi falado, quantas vezes arrumamos tempo pra tudo, pra ver um bom filme com aquele ótimo ator, ou para ler um jornal, uma revista,  um bom romance, mas, pra leitura da Palavra...

Sobra pouco tempo, e quando sobra, às vezes é tão apressada à leitura, que nem temos tempo de meditar, ou de guardar e muito menos de ouvir Deus. É através da Palavra de Deus que O conhecemos. Qual foi a ultima vez que você leu a bíblia? Um texto bíblico? Uma historia bíblica? Um capitulo da bíblia?

Ei!  É preciso restaurar o altar da leitura da Palavra!

Com altar reconstruído Elias orou e Deus mandou fogo do céu, o avivamento chegou a Israel.

Conclusão:

Há momentos na nossa vida e na vida da nossa igreja que precisamos de um avivamento, é em meio às crises que devemos clamar a Deus pelo avivamento.

Habacuque orou: ...aviva ó Senhor a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-se da misericórdia Hc 3:2

Habacuque foi muito sábio na sua oração que na minha modesta opinião é uma das mais lindas da bíblia

Alem de pedir a Deus o avivamento para obra ele pediu que este avivamento ocorresse no meio dos anos

Ele estava correto, pois no começo tudo é fácil, é novidade, mas com o passar dos anos vem o cansaço a fadiga, o desanimo, o comodismo.

É justamente no meio dos anos que nos precisamos do avivamento de Deus nas nossas vidas, para continuar a fazer a sua obra e obedecer a sua vontade

E tem mais,  ele orou e disse: na ira lembra da misericórdia, habacuque mostra sabedoria novamente na sua oração

Quando Deus estiver irado conosco com o nosso desanimo, nossas falhas nossa fraqueza, nossos vacilos e preciso que no meio da usa ira ele se lembre da misericórdia.

Alias a bíblia diz:  -as misericórdias do Senhor são as causa por que não somos consumidos;porque as sua misericórdias não tem fim Lm 3:22

Quando Israel estava em pecado adorando Baal DEUS se irou, enviou 3/6 de seca mas, no meio da sua ira Deus lembrou-se da sua misericórdia e enviou um grande avivamento através do seu profeta Elias

Que Deus possa em meio as nossas crises também enviar o avivamento que nos precisamos

Avivamento que nos leve de volta a oração, a leitura da sua palavra, e ao temor que devemos ter de Deus.

Este é o verdadeiro avivamento, o avivamento que nos precisamos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário