segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

o Deus que nos chama exige resposta

Juízes 5.14-18




INTRODUÇÃO:

Uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa é a chamada de Deus

O Deus que nos cremos, que nos servimos o Deus da bíblia sagrada é um Deus que chama

Agora, existem 2 chamados de Deus para os homens

1 chamado universal = Deus chama todos os seres humanos pra a salvação

2 chamado especifico = Deus chama homens e mulheres para fazer sua obra,realizar algo em prol do seu reino ex: Abraão pra ser pai de uma nação, Moises pra libertar Israel do Egito, Davi pra ser rei, Eliseu para o ministério profético, Paulo para ser pregador aos gentios...etc.

Deus chamou Débora para ser juíza para auxiliar o fraco Baraque na luta contra a opres-são de Jabim rei de Canaã, mas ele só teve coragem de ir para a batalha com o apoio de Débora Jz 4:8-9

Débora convocou as tribos de Israel para lutar contra o inimigo, mas algumas delas fugi-ram do chamado dando desculpas



Débora,foi a terceira juíza que julgou a nação de Israel, através dela Deus livrou Israel da opressão de Jabim rei de Canaã



em seu famoso cântico no capitulo 5 de juizes, ela elogia as tribos que responderm posi-tivamente à sua convocação de guerra contra os cananeus (que duramente oprimiam Israel há mais de 20 anos) e ironiza as tribos que se negaram a se unir a ela em combate ao inimigo.



Quatro tribos deram desculpas.

- Vamos ver as desculpas das tribos que não atenderam ao chamado de Débora?



1 A TRIBO DE RUBEN = PRECISAVA DISCUTIR O ASSUNTO PRIMEIRO E NÃO DESCUIDAR DO RE BANHO V.V 15P/B , V.V 16



O significado do nome Rúben é: “O Senhor olhou para a minha aflição”.



Lia, a mãe do Rúben de quem se originou esta tribo, era mulher de Jacó, porem Jacó amava mais a Raquel

Quando ela teve o primeiro filho colocou este nome nele pois dizia que agora seu ma-rido ia amá-la mais e Deus tinha olhado para sua aflição



Agora os irmãos de Rúben clamam por ajuda, mas ele não sai para ajudar.



O que tanto a tribo de Ruben discutia enquanto seus irmãos guerreavam?



- Talvez que seria uma loucura lutar contra os cananeus (Eles não eram mais fortes que Israel? Não tinham 900 carros de ferro? Não estavam no poder a 20 anos?).

- Talvez estivessem questionando a liderança de uma mulher. A convocação da pro-fetiza Débora teria mesmo vindo da parte de Deus? Porque Deus usaria uma mu-lher e não um homem para liderar esta batalha?

- Será que o bem estar de seus animais era mais importante que o bem estar de seus irmãos?

O que podemos aprender com a tribo de Ruben nesta historia?

A Tribo de Rúben foi egoísta, insensível e ingrata. Mas Deus, através de Débora não a poupa da vergonha diante das demais tribos e ironiza sua atitude: ”A Tribo de Rúben só sabe ficar discutindo, mas agir que é bom...”.



– Quando Deus nos chama para agir, devemos fazê-lo o mais rápido possível

- É claro que devemos cuidar da nossa casa, da nossa família, dos nossos bens

Pois foi o Deus quem nos deu, mas não devemos colocar o cuidado com as coisas materiais acima do cuidado que devemos ter para com nossos irmãos.BR>

Jesus disse que devemos buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas ele nos acrescentará Mt 6:33

- Parece-lhe justo alguém ficar eternamente envolvido em discussões, enquanto pes-soas estão sofrendo e morrendo em duras batalhas, precisando de nossa ajuda?



- Ficamos a vida toda fazendo cursos de evangelização, seminários de evangelização, estudando discutindo o sexo dos anjos, discutindo se somos milenistas ou amilenis-tas, se somos pentecostais ou tradicionais, se somos neopentecostais ou se somos carismáticos.BR> - Enquanto estamos perdendo tempo com estas coisas o diabo esta ceifando vidas e levando para o inferno.BR> - Ei! Deus nos chamou para agir e não pra discutir, quando Deus chama Deus, Deus exige resposta.BR> - Outra coisa, parece-lhe justo deixar de prestar socorro a alguém porque estamos ocupados demais cuidando de nossos bens materiais?



O próprio Deus deu o exemplo, ao enviar Seu único Filho a este mundo para salvar o pecador Jo 3:17.

Quando você tomará uma atitude? Deixe de lado aquelas eternas e infrutíferas “discussões teológicas” e aquela falsa espiritualidade e entre na batalha. Deixe de ser egoísta e atenda o chama-do de Deus. Depois será tarde demais!



2 A TRIBO DE GILEADE = POR ESTAR DALÉM DO JORDÃO MOSTROU POR SUA ATITUDE QUE O ASSUNTO NÃO ERA DA SUA CONTA V.V 17 P/A



O significado do nome Gileade é: “Boa sorte”. Quem sabe esta tribo se achava sortuda por ter o Rio Jordão protegendo-a dos ataques dos inimigos de Israel, especialmente naqueles dias, pois era época de chuva

Mas eles estavam enganados a situação de Israel afetava eles também.BR>

- Não sabiam eles que a nação era composta de 12 tribos, das quais ela fazia parte?

- Não eram as demais tribos seus irmãos? Não era também com ele o assunto?

- Não sabiam eles que tudo que afetava as demais tribos também os afetava? (Não cessaram as caravanas e as aldeias em Israel por causa dos cananeus - Juízes 5.6-7?) Sim! O assunto também lhes dizia respeito, afetava-lhes.

O QUE PODEMOS APRENDER COM A ATITUDE DE GILEADE NESTA HISTORIA?



A indiferença da Tribo de Gileade foi de uma estupidez incrível, pois é exatamente quando nos isolamos de nossos irmãos que se torna mais fácil ao inimigo nos destruir. Não é assim que fa-zem os leões, isolam suas presas do rebanho para abatê-las?



Jesus nos falou que a casa dividida não pode subsistir



- Parece-lhe justo deixar de prestar socorro aos nossos irmãos porque não estamos nos sentimos ameaçados naquele momento?

- Pode um cristão genuíno acreditar que aquilo que acontece aos seus irmãos não o afeta, não lhe diz respeito?

- Nós não somos o a igreja de Jesus? Não somos um corpo? Quando um membro do nosso corpo sofre todo corpo sofre I Co 12:26-27

- Se o se dedo mindin se machucar todo corpo sente com ele, quer ver tente segurar com força um objeto sem usar o dedo mindin

- Agora pode um crente verdadeiro não sofrer a dor dos demais membros do Corpo de Cristo?

- Há crentes que vivem um indiferentismo terrível, pessoas estão sofrendo próximo de-le e ele não faz nada, não da uma palavra de conforto, de consolo, de encorajamen-to

- Ei! Quem tem a solução para este mundo de perdição, de sofrimento, de amargura, somos nos igreja do senhor Jesus , somos o único povo da terra que tem uma men-sagem de esperança que muda as situações

- Não podemos ficar indiferentes como meninos brincando na praça



Quando você deixará de ser indiferente ao sofrimento de seus irmãos na fé? Quando irá romper este cordão de isolamento?



3 A TRIBO DE DÃ = NÃO VEIO POR QUE FICOU CUIDANDO DE SEUS NAVIOS V.V 17



O significado do nome Dã é: “Julgar”.



- Dã era uma tribo de mercadores, dirigindo um serviço de marinha mercante para Israel. Eles traziam mercadorias dos cantos mais distantes da terra. Depois, anco-rados em um porto, os navios se tornavam lojas e vendiam diretamente do impor-tador ao público.



- Talvez Dã tivesse se sensibilizado com o chamado de Deus, mas, e os seus negó-cios, quem iria cuidar? Além disso, os cananeus eram seus clientes. Não podia contrariá-los. Era melhor permanecer neutro.



- Quem sabe Dã tenha enviando um pouco de dinheiro para Débora, para custear as despesas da guerra, mas isto foi suficiente?



- O que podemos aprender com a atitude de Dã nesta historia?



Dã errou nas suas PRIORIDADES. A prioridade era seu povo, não o seu negócio. A prioridade era a vida, não o dinheiro. A prioridade era o chamado de Deus, não o lucro.



É claro que devemos cuidar dos nossos empregos e dos nossos negócios da melhor maneira possível, mas JAMAIS devemos ficar neutros nesta batalha e devemos sem-pre falar a verdade e confrontar o erro e a mentira. Jesus é a maior prioridade.



Será que é certo alguém deixar de falar a verdade e confrontar o erro e a mentira por medo de perder um emprego, um cliente ou um negócio?



- Pode um verdadeiro crente priorizar o lucro em detrimento da vida e da unidade da sua igreja?

- Pode um cristão genuíno ficar neutro nesta batalha espiritual que estamos vivendo?

- Se eu falar que sou crente vou perder meu emprego! se eu falar da minha fé eu vou perder este negocio! se descobrirem que eu sou da igreja perco esta vaga de traba-lho!



Quando você acertará suas prioridades? Se tiver que perder um ótimo emprego, um grande cli-ente ou um negócio por amor a Jesus e à verdade – perca, mas não deixe de atender ao chamado de Deus. Não pense que seus dízimos e ofertas irão substituí-lo nesta batalha Não irão! Não há neutralidade.



O negóio é o seguinte dou meu dizimo e minha oferta e o pastor se vire, meu negocio é so ajudar de longe! Não posso me envolver muito com igreja não!



4 A TRIBO DE ASER = NÃO VEIO POR QUE ESTAVA DE FÉRIAS VV. 17 P/B



O significado do nome Aser é: “Bem-aventurado” (feliz).





Eles estavam gozando suas “merecidas” férias à beira mar. Estavam assentados, descansando. Será que depois iram se apresentar; quem sabe?



O QUE PODEMOS APRENDER COM ATITUDE DA TRIBO DE ASER NESTA HIS-TORIA?



Sua atitude demonstrou toda a indiferença e insensibilidade que alguém pode demonstrar ao chamado de Deus. Se a indiferença e a insensibilidade não tivessem nome, poderiam se chamar Aser. Aser é sinônimo de indiferença e insensibilidade.

É claro que tudo mundo merece umas férias de vez em quando, mas, tirar férias no meio de uma batalha é um absurdo

Tirar férias enquanto os irmãos estão se matando para fazer a obra de Deus é uma vergonha, isto é uma afronta a Deus

Parece com Jonas que no meio da tempestade desceu pro porão pra dormir Jn 1:5

Parece Davi que mandou seu exercito pra guerra e ficou tranqüilo passeando no pala-cio II Sm 11:1-2

Parece os discípulos que enquanto Jesus orava e se agonizava suando gotas de san-gue eles dormiam tranqüilos Lc 22:44-46



- Parece-lhe justo alguém “sair de férias” exatamente em épocas de campanhas, con-gressos e conferências em sua igreja?

- Parece-lhe justo alguém “viver em férias”, deixando seus irmãos carregar a igreja nas costas sozinhos? (Muitas vezes até criticando o pouco que tem sido feito).







Quando é que as suas férias irão acabar, heim? Já é hora de entrar na batalha, de se envolver de verdade com o reino de Deus, de fazer a sua parte. Deus não aceitará suas desculpas.



- Todas as demais tribos responderam à convocação de guerra.

- As tribos de Zebulon e Naftali foram as que mais se arriscaram; arriscaram não seu rebanho, ou seu negócio, ou suas férias, mas arriscaram a própria vida.

- A batalha deu-se no Monte Tabor, um pequeno monte redondo, onde os cananeus poderiam facilmente derrotar o povo de Deus com seus amedrontadores carros de ferro, mas, sabe como o povo de Deus venceu esta batalha? Deus fez chover e os carros Sísera atolaram e se tornaram presas fáceis de Israel Jz 5.21

Conclusão:



- Rúben não veio a tempo porque ficou (eternamente) discutindo o assunto;

- Gileade declarou com sua atitude que o assunto não era da sua conta

- Dã ficou cuidando dos seus navios-loja;

- Aser estava de férias.



Por isso Sua Palavra honra as tribos que entraram na batalha e ironiza as demais.

Há uma batalha em curso. Quando você deixará de dar desculpas e VERDADEIRAMEN-TE irá se engajar na obra de Deus? QUANDO DEUS NOS CHAMA, ELE EXIGE UMA RESPOSTA. Qual é a sua resposta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário