segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

vaso rachado,azeite vazando

Nos estamos vivendo o século XXI, a era da informação,e neste tempo não se busca apenas o bom, mas se procura o melhor aqueles que mais se destacam nessa corrida desenfreada da evolução tecnológica.




Em nome da evolução, muitos querem fazer grandes coisas para o Senhor, às vezes o buscam de coração e se enchem do Espírito Santo porém, se houver um pequeno descuido, e lá se vai à ruína; surge a brecha; acabam deixando vazar o Azeite do vaso e acabam não alcançando seus objetivos.



Mais afinal, o que é vaso? O que é brecha? O que é azeite?



Avaliemos, pois, esses três elementos representativos :1 o vaso, é o nosso coração



2 a brecha, é ficar despercebido e dar lugar ao inimigo

3 e o Azeite é a presença do Espírito Santo sua unção e a Palavra de Deus



Chamo ainda sua atenção para a representação de três tipos de vasos.



- O Vaso de Flores, belo exteriormente, porém, no seu interior só tem barro e raiz – representa o crente que exteriormente é uma bênção, mas no seu interior tem o barro que enterra a morte espiritual e a raiz da amargura e do rancor.



- O Vaso Sanitário, pode lavá-lo, colocar produtos de cheiro agradável, porém, o seu propósito é somente receber em seu interior as piores coisas – é o crente que por mais que se lave com a Palavra, seu interior só quer receber pecado.



- O Vaso de azeite de aparência simples, mas o forte está no seu interior, (o azeite) – é o crente que ainda que ninguém dê nada por ele, está cheio do Espírito Santo.

Fatos interessantes O Profeta Jeremias recebeu um convite especial. Descer à casa do Oleiro (Jr 18. 1). Ali ele teve à chance de conhecer como somos nas mãos de Deus, e se algo em nós que somos vasos, está quebrando nossa vida, Deus está disposto a refazer...



Porém, a brecha no vaso passa muitas vezes quase que despercebida.



 Neemias era homem que não tolerava brecha alguma (Ne 6. 1). Neste mesmo exemplo concluímos que devemos estar vigilantes para não perdermos o azeite



 Paulo foi um vaso escolhido (At 9.15). Aqui encontramos o exemplo de quem soube pagar o preço do azeite. O resultado foi que até em seus lenços e aventais tinha azeite



Para ser vaso escolhido, não basta somente ter chamada, pois muitos são chamados e poucos escolhidos (Mt 22. 14) é necessário pagar o preço para obter o azeite



veja na passagem das 10 virgens, como 5 delas não queriam pagar o preço ao ir comprá-lo, ao invés disso, esperavam pelo azeite das outras (Mt 25. 1 – 13), igual ao crente que não lê a bíblia, não ora e só vive correndo atrás de revelações e visagens. Cuidado com as brechas:



1- Brecha na Murmuração - Por causa a murmuração o povo de Israel não pôde ver a Terra Prometida (Ex 17. 3), e esse mal às vezes nos impede de permanecer com o azeite em nosso vaso.



2- Brecha no Sono - Sansão era como podemos dizer: Vaso forte, sua força através do Espírito Santo era impressionante (Jz. 14. 6). Porém deixou que um abismo chamasse outro em sua vida; observe as brechas que ele deixou:



• Procurou mulher no meio dos Filisteus (Jz 14. 1)

• Comeu de corpo morto, sendo ele Nazireu lhe era proibido (Jz 14. 8

• Esteve com uma prostituta (Jz 16. 1)

• Dormiu no colo de uma mulher endemoninhada, revelou seu segredo com Deus (Jz 16. 17 – 21) Por fim, o azeite já havia vazado, o vaso forte rachou, ele abriu a brecha do sono, antes estava tosquenejando, agora está pensando estar cheio (Jz 16. 20). Resultado: perdeu a força, a visão, virou motivo de risadas e por fim morreu (Jz 16. 21 – 30).



3- Brecha no Falar - A Bíblia diz que nosso falar deve ser sim, sim; não, não (Mt 5. 37), que devemos ser tardios no falar (Tg 1. 19), pois a língua pode incendiar uma floresta (Tg 3. 5), uma palavra fora do sim e não do Senhor pode abrir a... brecha em no nosso vaso, a boca fala do que o coração está cheio (Mt 15. 18), se falarmos palavras torpes (Ef 4. 29) o azeite já vazou a muito tempo.



4- Brecha na Ira - “Ira” é desejo de vingança, o pecado está perto dela, pois está escrito: “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo” (Ef 4. 26,27). Em Números 20. 7 – 13, vemos como Moisés perdeu seu controle emocional ao irar-se, conclusão não entrou na Terra Prometida (Dt 34. 4). O segredo de não deixar vazar o azeite. Em Eclesiastes 9. 8 está escrito: “Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte óleo sobre a sua cabeça”. Concluímos que ao resistirmos o pecado (que mancha nossa roupa) e nos purificando no sangue de Jesus (Ap 22. 14) o azeite nunca vai vazar, não haverá brecha no nosso coração e seremos cheios do Espírito Santo. “E foram cheios do Espírito Santo” (At 2. 4).

Um comentário:

  1. Olá, este estudo pertence ao Pb Henrique Peres Peixoto, membro da 1ª Ig. Ev. Assembléia de Deus em Santa Rita, favor corrigir o erro de créditos...

    ResponderExcluir