segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Altar ou tenda

Gn 12: 7-8

Introdução:

A historia de Abraão e uma das historias mais conhecidas da Bíblia Sagrada



A Bíblia conta sua historia do capitulo 12 ao capitulo 25 do livro de Genesis o primeiro livro da Bíblia Sagrada



Abraão se tornou tão conhecido que ele é um vulto conhecido pelas três mais importantes religiões do mundo, cristianismo, islamismo e judaísmo



Abraão é conhecido por nos cristãos, como o patriarca de Israel, o pai da fé, o amigo de Deus, o homem que teve coragem de oferecer a Deus seu filho em sacrifício... Etc.

Agora felizmente Abraão teve falhas, o que faz dele um ser humano como nós

A maior lição que aprendemos na vida de Abraão é que Deus não espera de nós servos sem falhas, mas servos que o amem e que o sirvam

Duas coisas fizeram parte da vida de Abraão em toda sua trajetória: altar e tenda e dois traços marcaram sua vida: culto e obediência

E sobre isto que eu quero falar hoje: altar e tenda



1. ALTAR E TENDA



A primeira atitude de Abraão ao chegar a um lugar era levantar um altar e invocar o nome do Senhor



No velho testamento o ponto culminante de encontro de Deus com seus servos era o altar



Se você prestar atenção todos os servos do passado levantaram altares pra invocar e adorar a Deus



Abraão, Isaque, Jacó, Moises... Gn 12: 7-8, Gn 26:25, Gn 28:18-19, Todos levantaram altares ao Senhor, o altar era o símbolo da presença de Deus com seus servos



A presença de Deus na vida de Abraão era sua maior necessidade.



Além disto, sua vida era pautada por obediência e amor a Deus.

Agora o altar de Abraão era um altar de pedras, duradouro. Pedras resistem ao tempo Pedras falam de segurança, pedras falam de firmeza, pedras falam de estabilidade.



Para Deus Abraão fazia um altar de pedras,mais para si mesmo, Abraão fazia uma tenda de lona.



Para Abraão, tendas, o que pode ser mudado, carregado, desmontado, o perecível, O melhor para Deus e o secundário para ele.



Agora hoje em dias os valores estão invertidos muitos fazem suas casas de pedra e dão tendas a Deus.



Ficam com o melhor e a Deus dão o perecível.



Quantos crentes hoje que nem dizimistas são na casa de Deus! Se sobrar este mês vai dizimar, ei! Você precisa entender que o melhor, o primeiro tem que ser Deus.



Pare de ficar com o altar e fique com a tenda, o altar e pra Deus e não pra você, o melhor é pra Deus.



Quantos crentes que não são alunos na ebd, não freqüentam o culto de ensino, não ajudam nos trabalhos da igreja.



Levantar altares significa cultuar. Cultuar é bom. Pena é que o culto contemporâneo seja antropocêntrico, mais direcionado para o homem que para Deus.



A nossa preocupação é fazer com que todos se sintam bem e saiam aliviados do culto. Avaliamos um culto não pelo que ele nos mostrou de Deus, mas pela maneira como nos sentimos.



Nosso culto não e um culto de adoração a Deus, mas sim um culto em adoração a nos mesmos.



O altar é para nos e a tenda para Deus, a pregação não e proclamação do evangelho mais uma mensagem de auto-ajuda para massagear nosso ego.



Nosso louvor não exalta a Deus e Sua Majestade mais sim a nos mesmos





É tudo para que as pessoas se sintam bem.



Ei! Nós estamos levantando altares de lona pra Deus nosso culto parece um circo.



Fabricamos emoções passageiras e somos mais condutores de espetáculo que homens de Deus.



Culto não são apenas atos, mas relacionamento correto com Deus. Ter uma vida de culto é ter uma postura diante de Deus que leva o crente a dizer: “Não estou atrás de poder, de fama, de espaço denominacional, de reconhecimento. Quero apenas ser útil”.



Quando se tem esta atitude tem-se o verdadeiro culto, Deus esta a procura de homens que como Abraão estão dispostos a dar o melhor para Deus.



Não façamos altares para nos, não andemos atrás de fama, sucesso, reconhecimento, status.



As pessoas precisam sair de nossos cultos dizendo: - que grande salvador é Jesus! Que Deus poderoso que opera milagres este Deus dos crentes!



Ao invés de sair elogiando a retórica do pregador, o português polido do pastor, a oratória perfeita do evangelista.



Não existe este negocio de grande homem de Deus! Se é grande não e homem de Deus.



Porque Deus não usa homens grandes, Deus usa homens pequenos que se colocam nas de um Deus que é grande.



No meio do povo de Deus só tem um que destaca, é não e o pregador de renome nem o cantor gospel famoso, só Deus merece o nosso louvor.



Para ele nos levantamos um altar, a ele nos damos gloria e louvor, ele é o convidado especial de todos os nossos cultos.



Alias ele é a razão de nos reunir-mos para cultuar.



Abraão habitava em tendas, mas para Deus fazia altar de pedras, Abraão foi peregrino em terra estranhas viajante mudou-se varias vezes por muitas vezes Abraão teve que desarmar sua tenda em lugar e armar em outro Hb 11:8-10



Mas em todos os lugares por onde Abraão passou deixou marcas de um homem que fazia a diferença, que influenciava que intercedia.



Ei! Abraão foi chamado de amigo de Deus Tg 2:23 por soube que compreender que toda honra e toda gloria e todo louvor deve ser dado a Deus.



Existem 2 tipos de crentes: crente aleluia e crente aleleu, o crente aleluia gloria pra Deus! O crente aleleu gloria pra eu!



Mas que não seja assim comigo e com você aprendamos com Abraão pra Deus o altar de pedras para nos a tenda de lona.



Que Deus nos abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário