quarta-feira, 14 de outubro de 2015

O CRENTE E PACIÊNCIA

O CRENTE E A PACIÊNCIA
Lc 21:7-19.
Introdução:
No texto que nos lemos hoje Jesus está falando aos seus discípulos dos sinais que antecederiam a sua volta, o principio das dores.
Jesus disse: - vos ouvires falar de guerras, nação contra nação, reino contra reino, terremotos epidemias, fome, grandes sinais nos céus,
Mas antes porem de todas estas coisas lançarão mão de vós, e vós perseguirão, entregando-vos nas sinagogas e aos cárceres,
 Levando-vos a presença de governadores, por causa do meu nome, e isto acontecerá para que vos deis testemunho.
E tem mais!  - Até pelos pais e irmãos, parentes e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós. E de todos sereis odiados por causa do Meu nome. Mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça.
 Na vossa paciência, possuí a vossa alma. Lc 21:10-19 .
Resumindo Jesus estava dizendo: - tá chegando a época do fim, a época da minha volta,
E haverá sinais antes da minha volta, mas antes disto vocês vão enfrentar grandes tribulações.
E  serão perseguidos, ate pela família e pelos amigos,
Agora! Existe um segredo para vencer tudo isto: paciência!  Vou repetir novamente: Paciência!
- É na vossa paciência que ganhareis a sua alma.
Paciência é uma das mais fascinantes e extraordinárias palavras, proferidas pelo Senhor Jesus durante o Seu ministério aqui na Terra.
1 MAS O QUE É PACIÊNCIA¿
Paciência é uma virtude do ser humano baseada no autocontrole emocional, ou seja, quando um indivíduo suporta situações desagradáveis,
 Injúrias e o incômodo de terceiros sem perder a calma e a concentração.
No original grego a palavra paciência é hupomoné, e que é traduzida também como perseverança ou constância.
Ter paciência não é nada fácil! Quando tudo está indo do jeito que queremos, é fácil demonstrar paciência. Quando as coisas começam a dar errado ai é outra historia.
O verdadeiro teste de paciência aparece quando nossos direitos são violados; quando nós temos um compromisso marcado e ficamos presos no transito.
: É quando tem alguém na sua frente te atrapalhando e quando você percebe o camarada tá dirigindo falando no celular, meu Deus que falta de paciência que me dá!
: Quando você vai ao banco fica lá quase uma hora, e quando chega sua vez um velhinho aposentado entra na sua frente. Dá um falta de paciência¿
: Quando você vai ensinar algo pra uma pessoa você fala, explica uma, duas, três, quatro vezes e a pessoa não entende da um falta de paciência não é¿
: Quando uma pessoa conta sempre a mesma historia Dá uma falta de paciência não é¿ ex: meu sogro.
Tem gente que costuma perder a paciência com crianças, com pessoas idosas, perde a paciência no transito, em casa, no trabalho, na escola e até na igreja com os irmãos. 
Tem coisas que tira a paciência da gente, não é verdade!
A fila do caixa não anda ninguém atende a porcaria do telefone e quem ficou de ligar não liga.
 Tem alguém ai que quer dar um exemplo de algo que tira a sua paciência¿
Ficar impaciente uma vez ou outra é algo normal, e todo mundo fica impaciente de vez em quando.
Mas quando a pessoa perde com tudo e a todo o momento isto se torna muito perigo,
Ei! A  falta de paciência tem um preço e esse preço inclui amigos, dinheiro, sofrimento e muitas outras conseqüências;
2  CONSEQUENCIAS DA FALTA DE PACIÊNCIA.
1º Problemas de saúde: A impaciência está associada à frustração, irritação e raiva. Esses sentimentos podem aumentar o nível de estresse, e consequentemente prejudicar a saúde.
 Uma pesquisa recente publicada pela Associação Médica Americana revelou que a impaciência é um fator de risco para a hipertensão, até mesmo entre jovens adultos.
A falta de paciência pode resultar em outros problemas de saúde, como a obesidade.
Pesquisadores concluíram que pessoas impacientes são mais propensas a ser obesas do que as que sabem esperar.
2º problemas financeiros: A impaciente tem mais facilidade em ficar endividado,
Por que não tem paciência pra esperar.
Não pode ver algo que já quer comprar e não tem paciência pra juntar o dinheiro primeiro, age por impulso e quando se dá conta tá devendo mais do que ganha.
Depois diz: - Eu podia ter esperado mais um pouco, esperado uma promoção, esperar o produto baratear,
O camarada não tem paciência pra esperar vai comprando tudo que vê na frente sem poder, e quando chega no fim do mês o salário não dá e ai a coisa começa a se complicar.
3º  problemas de amizade: a falta de  paciência pode resultar na perda de amigos.  Quem gosta da companhia de alguém que fica o tempo todo batendo o pé ou olhando para o relógio?
A impaciência não atrai pessoas e afasta os amigos. Estes são somente alguns problemas que a impaciência causa na vida da pessoa.
Confesso para os irmãos que eu aprendi muito quando estava preparando este estudo bíblico.
Eu aprendi que antes de pregar a palavra de Deus pros outros eu preciso  pregá-la pra mim mesmo.
Antes de o Espírito Santo falar através de mim, ele precisa falar comigo. Esta palavra não pode sair da minha mente para sua mente, ela tem que passar pelo meu coração pra depois alcançar o seu também!
E confesso que as vezes sou pessoa muito impaciente, mas eu aprendi muito com esta palavra e a minha oração e pra que esta palavra também possa falar com você.
E que possamos a partir de hoje ser mais pacientes, por que Jesus disse: É na vossa paciência que ganhareis a vossa alma. Lc 21:19.
3  A  PACIÊNCIA SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS
O apostolo Paulo escrevendo aos gálatas em Gl 5:22 ele diz que a paciência é fruto do Espírito, a palavra longanimidade que aparece neste texto é a mesma paciência.
Por isso ele disse também em 1 Ts 5:14 este fruto deve ser produzido por todos os crentes em Cristo Jesus.
- Exortamos-vos também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos com todos. 1 Ts 5:14.
Agora que fique bem claro que a paciência cristã ensinada na bíblia sagrada não tem nada a ver com indolência, passividade, resignação,
A maioria das palavras traduzidas como “paciência” no Novo Testamento são palavras ativas e saudáveis. Exemplo
- Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta. Hb 12:1.
 Como pode alguém correr a carreira que nós esta proposta esperando por pessoas que enrolam ou gentilmente tolerando os trapaceiros? Claro que não!
A palavra traduzida como “paciência” nesse versículo significa tolerância. Um Cristão corre à carreira quando pacientemente persevera através das dificuldades com a esperança do Céu.
Ei! Você tá entendo¿ Na Bíblia, paciência é perseverar rumo ao alvo, agüentar as dificuldades ou esperar ansiosamente que a promessa seja cumprida.
Paciência pra enfrentar os obstáculos, paciência pra enfrentar as provas, paciência pra passar pelas tribulações, até o cumprimento da promessa!
Biblicamente falando: é Preciso fé para crer no que Deus nos prometeu, mas precisamos de paciência para esperar o cumprir das suas promessas.
Se Deus te prometeu alguma coisa tenha fé e creia na promessa, por que é entre o dia da promessa e o dia do cumprimento da promessa que se desenvolve na vida do crente a paciência.
Mesmo que demore um dia, um mês, um ano, ou até quarenta anos, espere com confiança por que a paciência sempre será recompensada.
O escritor da Epístola aos Hebreus declara que quem espera com paciência é que alcança a promessa,
- Com efeito, tendes necessidade de perseverança para que, havendo feito a vontade de Deus alcanceis a promessa. Hb 10:36
Essa passagem nos diz que sem paciência e perseverança não receberemos as promessas de Deus.
Veja o que disse o apostolo Tiago: - Sede, pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.
Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima. Tg 5:7-8.
Preste bem atenção!  A paciência não é a habilidade de esperar, é a habilidade de manter uma boa atitude enquanto se espera.
A Bíblia não diz: seja paciente se você esperar; mas ela diz: seja paciente enquanto você esperar.
Resumindo a noção comum de paciência e que a pessoa paciente é uma pessoa calma tranqüila, que nunca perde o controle,
Mas na bíblia paciência é mais ainda do que isto, paciência na bíblia é persistência, perseverança para mesmo em meio às lutas viver o evangelho,
Fazer a vontade de Deus mesmo com perseguições, aflições e tribulações.
Diga como o salmista Davi: - Esperei com paciência no Senhor e ele ouviu o meu clamor. Sl 40:1.
4 EXEMPLOS BIBLICOS DE PACIÊNCIA
Existem na bíblia vários exemplos de pessoas que na sua caminhada com Deus teve esta característica marcante da paciência.
O apostolo Tiago em sua carta universal em Tg 5:7-11, falou de 3 exemplos
1º o agricultor: v,v 7,9.
Uma pessoa impaciente, não pode ser um agricultor.  A maioria de nós tem sua origem na roça, na lavoura, somos filhos de agricultores.
Então fica fácil eu te perguntar; - você já conheceu algum agricultor impaciente¿ quem plantou antes da hora¿ que irrigou demais o solo¿ ou que fez a colheita antes do tempo¿
O agricultor para ter sucesso no seu trabalho tem que ter paciência, tem aguarda  a época certa pra preparar o solo, tem que esperar as primeiras chuvas.
Tem que cuidar da lavoura com paciência, tem que semear a semente,  irrigar o solo, limpar a roça, e aguardar a época certa da colheita, as ultimas chuvas.
Não é assim que acontece¿ e o agricultor faz tudo isto com paciência e bom grado por que espera receber a recompensa na colheita.
Quando eu comecei a namorar com a minha esposa, meu sogro plantava arroz, lavoura pequena, tudo feito manualmente mesmo!
Nos dias de folga eu costumava ajudar ele a capinar o arroz, colher, bater o arroz, da ultima vez eu cortei o dedo com o cutelo e acabei ficando com uma grande cicatriz no dedo.
Parece que o dia mais feliz da vida do meu sogro era o dia da colheita, quando ele recolhia os frutos do seu trabalho.
Sabe o que aprendo com isto¿ assim como o agricultor nos devemos trabalhar com paciência, fazer a obra de Deus com amor, dedicação, perseverança.
Por que muito em breve nós estaremos colhendo os frutos do nosso trabalho, Tiago disse que a vinda do Senhor está próxima e nós seremos recompensados pelo nosso trabalho.
Não seja impaciente! Aprenda com agricultor, prepare o solo espere chuva, lance a semente espere nascer, amadurecer, frutificar, espere as ultimas chuvas passar.
E você irá colher a sua vitoria! A sua bênção!
Isto fala também da evangelização dos nossos familiares, não perca paciência com o seu parente incrédulo,
- Ah pastor! Faz tanto tempo que eu oro,  prego, evangelizo meu esposo, minha esposa, meus filhos, meus parentes...
E parece que não adianta nada! Meu irmão não desista, seja paciente, continue orando, continue pregando,
Continue lançando a semente da palavra, deixe o Espírito Santo regar, no tempo certo vai nascer algo no coração desta pessoa, e breve você irá colher os frutos.
2º  Jó
Tiago também fala da paciência de Jó, e da recompensa da perseverança foi recompensada:
- Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso. Tg 5:11.
Jó é conhecido na Bíblia por causa do seu sofrimento. Não é fácil perder tudo de uma só vez filhos, sustento financeiro e saúde.
 Sem falar nas provocações que ainda tinha que agüentar da esposa que dizia pra ele: - ainda conserva tua integridade¿ amaldiçoa o teu Deus e morre.
Dizer que Jó é um exemplo de sofrimento tá correto, agora dizer que Jó era paciente parece estranho.
Aliás, foi da boca do próprio Jó que saiu a expressão: - Qual é a minha força, para que eu aguarde? Qual é o meu fim, para que eu tenha paciência? Jó 6:11.
Aparentemente Jó não se julgava o ‘senhor paciência’. A fama de que Jó foi paciente não esta no livro de Jó, mas sim na sua carta em Tg 5:11.
Agora, precisamos entender que a palavra paciência aqui não significa calma, tranqüilidade, como diz a minha esposa: sonseira!
- Ah que alegria esta dor de dente! Que maravilha de dor de barriga! Como é bom sentir dor de cabeça.
Jô não disse em momento algum: - Ah como eu to feliz meus 10 filhos morreram! Quem benção perdi tudo o que eu tinha! Que alegria esta lepra que esta no meu corpo! Não!
Se você ler o livro de Jó com atenção você verá que Jó até pode não ter murmurado, mas ele questionou e muito a Deus o porquê  das suas aflições.
Mas por que então Tiago fala da paciência de Jó¿ a paciência que Tiago está falando aqui é a mesma palavra que perseverança.
A paciência de Jó tem muito a ver com perseverança, um crente paciente como Jó é um crente perseverante.
 Mesmo em meio as provas, aos descontentamentos ou dor, ele têm uma disciplina de espera que lhe da resistência diante das situações.
A paciência igual a de Jó tem a ver com resistência e não propriamente com inatividade.
Pessoas pacientes como Jó reivindicam seus direitos, ficam iradas e até mesmo podem reagir com determinada intensidade diante de uma situação grave.
 Agora a questão é que, por serem pacientes, conseguirão dominar seu ímpeto e manter o controle.
 Essa é a essência da paciência de Jó: disciplina, domínio próprio, capacidade de esperar a hora certa.
... Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso. Tg 5:11.
No final Deus deu tudo em dobro para Jó por que ele foi perseverante até o fim.
Meu irmão passe o que você passar, enfrente o que você enfrentar, continue perseverando na presença de Deus.
5 PACIENTES COMO OS PROFETAS.
Tiago disse: ...Tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor. Tg 5:10
Tiago não citou nenhum de nenhum dos profetas, E nem precisava mesmo, por que todos nós sabemos a historia dos profetas.
: Os profetas eram homens chamados por Deus para falar em seu nome e Abília mostra claramente que muitos  deles foram zombados. 2 Rs 2:23,
: Outros foram desprezados e expostos ao ridículo 2 Cr 36:16
: Outros foram considerados como perturbadores 1 Rs 18:17, fanáticos, loucos Jr 29:28.
Ei! Sejamos pacientes como Jeremias! Que foi jurado de morte, zombado, insultado, censurado, espancado,
Preso, jogado em uma cisterna cheia de lama para morrer de fome. Jr 38:15-16, Jr 16:1-9, Jr 20:7-8, Jr 38:6-9. 
Mas apesar de tudo isso ele não abandonou a Deus ou seu ministério.
Sejamos pacientes como Daniel, que foi atirado na cova de leões famintos por ser fiel a Deus.
Daniel poderia ter renunciado a tudo o que cria, negado ao Senhor, mas mesmo assim permaneceu fiel firme e o Deus o livrou Daniel.  Dn 6.16-22.
Sejamos pacientes como Elias, que sofreu perseguição dos assassinos de Jezabel chegando a desanimar 1 Reis 19:2,9,10,
Mas quando recebeu a visita de Deus nos monte Carmelo foi amparado e exortado por Deus continuou seu ministério  1 Rs19:15-19.
Ei! Seja paciente como os profetas, afinal de contas quem prega contra o pecado, a imoralidade, o homossexualismo, a falta de vergonha na cara.
Logo será taxado de quadrado, homofobico, fanático, ignorante, fundamentalista.
Quem prega a verdade é zombado, perseguido, caluniado, mas se for um crente que tem a virtude da paciência mesmo em meio a perseguição permanece fiel.
Poderia falar ainda do exemplo de paciência de Abraão, de Moises, de Isaias....
Mais o maior exemplo de paciência de todos é nosso Senhor Jesus, que foi paciente e perseverante até a morte de cruz.
- Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus Hb 12:2.
Conclusão:
A paciência no sentido comum da palavra e ter autocontrole emocional, suportar pessoas e coisas desagradáveis  sem perder a calma e a concentração.
Neste sentido todos nós temos que pedir a Deus paciência.
Os pais  precisam ser pacientes com seus filhos. Pastores precisam ser pacientes com as ovelhas.
Patrões precisam ser pacientes com seus subordinados. Filhos precisam ser pacientes como os pais, Líderes precisam ser pacientes com seus liderados.
Se Deus tem tido tanta paciência conosco por que nos não podemos ter também paciência uns com os outros¿
E fácil ter paciência na igreja, juntos com os irmãos, mas na nossa casa¿ nós temos também¿ com os filhos, com esposa, com avós¿ responda pra você mesmo!
No sentido bíblico paciência é perseverança, é suportar com fé as lutas e adversidades da vida
Se nós como servos de Deus temos que ter paciência no sentido comum, paciência com os pais, com os filhos, com os mais velhos, paciência uns com os outros... 
Muito mais nos devemos ter paciência no sentido bíblico da palavra.
O crente paciente mesmo meio as lutas sabe que Deus não o deixou nem o abandonou.
A ajuda de Deus está a caminho, e ele não vai desapontar os justos que confiam e esperam nele.
Seja paciente! Por que a vinda do Senhor está próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário