quarta-feira, 21 de outubro de 2015

há limites para as adversidades

Há limites para as adversidades.
2 Co 4:8-9
Introdução:
Meus amados irmãos! Quero começar minha mensagem de hoje dizendo pra você que a nossa vida é feita de contrastes,
Viver é algo maravilhoso! Mas a vida não é só um mar de rosas, o céu nem sempre é azul e estrelado.
Nesta vida nos vivemos dias de alegria, mas vivemos também dias de tristeza.
Tem dia que é dia de risos, mas há dias de choro também.
Existem momentos de conquistas, mas existem momentos de fracasso também;
Altos e baixos, forte e fraco, profundo e raso, grande e pequeno... A vida é feita de fortes emoções!
Ei! Deixa eu te dizer uma verdade: ser servo de Deus não isenta ninguém de passar pelas provações da vida.
Se você já ouviu alguém pregando por ai e dizendo que: - se alguém aceitar Jesus como Senhor e Salvador da sua vida os seus problemas vão se acabar,
 Saiba que isto é mentira! Às vezes ao aceitar a fé em Cristo os seus problemas até podem aumentar,
Outra coisa! Alguém estar enfrentando uma grande adversidade, não significa que esta pessoa está em pecado.
As aflições e adversidades fazem parte deste mundo Jesus disse: - no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. Jo 16:33.
enquanto nos estivermos neste mundo, independente de sermos crentes em Jesus ou não nós teremos aflições.
É verdade enquanto você viver aqui neste mundo vai ter dia que você vai ficar doente,  ou alguém da sua casa vai adoecer,
Pode acontecer de um dia você ficar desempregado, bater o carro, ontem meu filho foi pra faculdade no meu carro e na volta bateu, agora vou gastar uns 700,00 pra consertá-lo,
E ainda agradeci a Deus por que estragou o carro, mas graças a Deus nem ele nem o outro envolvido na batida se machucaram, a vida é assim!
Rico ou pobre, feio ou bonito, magro ou gordo, branco ou negro, crente ou incrédulo, todos neste mundo passam por aflições,
O sol quente nos aflige, o sapato apertado aflige, afila do banco aflige, quer um aflição maior do que sentir um dor de barriga, uma dor de dente,
Não fica nesta ilusão não! Agora eu sou crente e eu nunca mais vou enfrentar aflições na vida.
Come muita feijoada neste calorão que ta fazendo, e você vai ver se crente ou não, se você não vai dar uma dor de barriga,
Calça um sapato 38 neste pezão 40 seu e sai pra rua de ônibus no horário de pique e você vai ver se crente ou não, se você vai passar aflição.
Pega o seu cartão de credito e vai  lá ao shopping e faz lá uma compra de 3000 R$, sendo que você ganha só 2000 R$ por mês e você verá se crente ou não, se você vai passar por aflições.
É verdade que Bíblia sagrada é um livro de promessas, nela existe mais de 8000 mil promessas,
Existem promessas para todas as situações, para todas as circunstâncias, para todas as necessidades. E estas promessas elas são para nós, servos de Deus!
E tem mais! Deus é fiel e cumpre tudo o que promete!
- Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Porventura, tendo Ele prometido, não fará? Ou tendo Ele falado, não o cumprirá? Nm 23:19.
- Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falará à casa de Israel; tudo se cumpriu. Js 21:45
- ... Eu velo sobre minha palavra para a cumprir. Jr 1:12.
- Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós. 2 Co 1:20.
O Deus  da bíblia é uma Deus de promessas! E ele não é como os homens que prometem e não cumprem.
Quando Deus promete, ele é fiel para cumprir todas as sua promessas!
Agora, você precisar ler, estudar, compreender o que a bíblia diz a respeito das promessas de Deus.
A bíblia é um livro de promessas, promessas de livramento, promessas de libertação, de auxilio divino, mas isto não isenta o crente de sofrimento! Não!
Deus nos livra no sofrimento, mas não do sofrimento. Pregar um evangelho sem sofrimento,  é pregar um falso evangelho, e dizer o que a bíblia não diz.
A própria Bíblia diz: - Muitas são as aflições do justo, Mas o Senhor de todas o livra. Sl 34:19.
Você prestou atenção neste salmo¿ muitas são aflições do justo, verdade! Mas  a promessa de Deus é esta: o Senhor de todas o livra.
Quando você enfrentar as adversidades da vida e elas são muitas, Deus vai te ajudar e vai te livrar de todas elas.
DEUS não vai te livrar dos problemas Deus vai te livrar nos problemas.
Agora, no texto escolhido para estudarmos aqui Paulo diz claramente que há um limite para as adversidades da vida, vamos ler novamente
- Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos. 2 Co 4:8-9.
Paulo está dizendo que há momentos da vida que parece que estamos sendo vencidos, mas, nunca devemos perder a esperança e a fé em Deus.
Pra quem serve a Deus Há limites para as adversidades da vida! Vejamos então:
1º EM TUDO SOMOS ATRIBULADOS, PORÉM NÃO ANGUSTIADOS.
Há uma diferença entre ser atribulado e viver angustiado.
A tribulação são as adversidades da vida, as aflições comuns. Ex.: doença, perda de emprego, acidente com o carro,
Problemas familiares, uma cirurgia, problema financeiro..etc
Quando os problemas chegam a nossa vida ficamos atribulados, ainda mais quando a situação parece que é maior do que nós parece que não há uma saída,
Ficamos atribulados, mas não angustiados, o que é angustia¿
A angustia é a aflição ou agonia intensa que pode levar inclusive à depressão.
Podemos viver  atribulados, mas não temos estruturas físicas, psíquicas, emocionais ou mentais para viver constantemente em agonia intensa.
Se você viver sempre angustiado, esta angustia pode se tornar uma depressão, que por sinal é uma enfermidade terrível!
Mas, o Deus  que nos servimos ele sabe disto! Ele permite que nos passemos por adversidades.
Deus  permite os seus servos passar por adversidades para que eles possam crescer, fortalecer, amadurecer na fé,
Mas ele coloca um limite nas adversidades, Deus permite a provação, mas ele manda um escape, um alivio.
Ei!  Na hora da aflição é só clamar que Deus virá em seu socorro.
- Então na sua angústia clamaram ao Senhor e Ele os livrou das suas tribulações. Sl 107-6.
Fique tranqüilo junto com adversidade Deus também vai te dar uma válvula de escape.
- Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. 1 Co 10:13
Quando você se sentir atribulado pelas aflições da vida, entregue toda a sua ansiedade nas mãos de Deus, 
E a angústia não oprimirá o seu coração,  creia que Deus cuida da sua vida até nos mínimos detalhes. 
Em tudo somos atribulados, porem não angustiados, Deus permite a tribulação, mas não a angústia.
2º PERPLEXOS POREM NÃO DESANIMADOS.
Existem momentos na nossa vida que enfrentamos tanta tribulação que nos ficamos perplexos.
Ficar perplexo significa: ficar atônito, espantado, confuso, sem entender nada, sem explicação.
-  Por que está acontecendo isso? Por que estou passado por isso? Eu não entendo! Estou fazendo tudo direito, tudo certo... 
Eu vou à igreja, eu entrego o meu dizimo, eu obedeço ao meu pastor, eu ando na doutrina da bíblia, por que eu estou passando por isso¿
Ei! Deixa eu te dizer uma coisa! Existem situações que passamos por ela que nós não entendemos por que estamos passando por elas.
Mas ainda que você não entenda o porquê da sua aflição, não desanime! Creia que Deus está contigo, ele está vendo tudo, ele está no controle, e vai te ajudar na hora certa.
Lembra da historia de Jó¿ Jó não podia entender o que estava acontecendo com ele?
A bíblia diz que: Jó era homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Jó 1:1.
Um dia em que os filho de Deus vieram se apresentar diante dele, veio também o diabo.
E o próprio Deus deu testemunho de Jó para satanás dizendo:
- Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.
Jó 1:8-12.
Jó não tomou conhecimento da conversa de Satanás com Deus e nem da permissão deste para aquele afligi-lo.
Jó então passou pelas adversidades, perdeu todos seus filhos, os seus bens e a sua saúde.
Jó não sabia por que estava provado, Jó ficou sem entender, perplexo, mas não desanimado.
Quando recebeu as noticias da perca de todos os seus bens, da morte dos seu filhos veja o que Jó fez.
- Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.
E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.
Jó 1:20-21.
Quem sabe você esta enfrentando lutas, aflições, dificuldades, você não está entendendo nada!
 Por que as coisas não estão dando certo, por que você está sofrendo, por que tantos problemas?
 Não desanime, NÃO DESISTA DE DEUS! Porque seu sofrimento tem limite, sua vida está nas mãos de Deus. Ele conhece a sua situação.
Declare como Habacuque: - Ainda que a figueira não floresça, não haja fruto na vide, o produto da oliveira degenere e os campos não produzam mantimentos;
 as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação.. Hc 3:17-18.
Ainda que você não entenda, saiba que na vida de quem é de Deus, toda provação e pra nos faz mais fortes, mais resistentes, criar músculos espirituais e amadurecer,
Fique tranqüilo você não vai morrer nesta prova não! O tratamento de Deus não é pra te matar! E pra te fazer mais forte.
No final da prova você vai dizer como disse o apostolo Paulo:
- Sei estar abatido, e sei também ter abundancia, em toda a maneira, e em todas as coisas estou preparado, tanto a ter fartura, como a ter fome, tanto a ter abundancia, como a padecer necessidade.
 Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Fp 4:12-13.
3º PERSEGUIDOS POREM NÃO DESAMPARADOS.
Quando Paulo disse: - perseguido porem não desamparado, ele sabia bem o que estava dizendo.
Paulo foi vítima diversas vezes de perseguição. Algumas vezes, pelo evangelho que pregava;
Outras, pela sua forma radical de evangelização; e ainda, pela sua forma sublime de liderar o rebanho que Deus lhe confiou para pastorear.
Mas Paulo esta dizendo que mesmo sendo perseguido, não estava desamparado, pois o próprio Deus era com ele!
Você já foi perseguido por causa da sua fé¿ você já sofreu algum tipo de perseguição¿
Alguém já zombou de você por que você é crente¿ você já foi insultado pelo seu modo de falar, de vestir¿
Você já foi alvo de piadinha, de mangação por causa da sua fé em Cristo Jesus¿
Eu já ouvi falar de pessoas que perdem um vaga de emprego só por que o entrevistador descobre que ele é evangélico.
Ei! Você já foi perseguido pelo patrão, pelos parentes, pelos colegas de escola só por que você é um crente fiel¿ já!
Ei! Se você é crente fiel a Deus e a sua palavra não fique surpreso com as perseguições, elas virão!
A perseguição pode acontecer na sua casa, no seu trabalho, na escola. Um jovem crente que não compartilha com os pecados de seus colegas descrentes na escola, vai ser chamado de quadrado, bobo.
 O trabalhador fiel que mostra sua fé cristã no seu ambiente de trabalho pode ser zombado e criticado por seus colegas de profissão.
Não fique surpreso nem se irrite com isso! Lembre-se que Jesus também foi perseguido.
Ex: quando fui matricular o Daniel no ifg, que a diretora viu na ficha dele que ele era filho de pastor,
Colocou todo tipo de dificuldade pra impedir a matricula dele. Só que Deus não nós desamparou e no final tudo deu certo para a gloria do nome de Jesus.
Paulo nos advertiu que todo crente que quiser ser fiel a Deus de verdade será perseguido.
- De fato, todos os que desejam viver piedosamente  em Cristo Jesus serão perseguidos. 2 Tm 3:12.
Ei! Nós até podemos perseguidos, mas jamais seremos desamparados, nós temos um amparo especial que vem de Deus. Deus não desampara os seus servos
– Sião diz: Já me desamparou o Senhor, e o Senhor se esqueceu de mim.
Pode uma mulher esquecer-se do filho que cria do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, Eu, todavia, não me esquecerei de ti.  Is 49:14-15.
4º ABATIDOS, PORÉM NÃO DESTRUIDOS.
Ficar abatido é normal, quem que não fica abatido quando tem um filho doente em sua casa¿
Quem é que não fica abatido quando tem que pagar uma conta e não tem dinheiro¿
Quem que não fica abatido quando descobre que está com uma doença incurável¿
Quem é que não fica abatido quando descobre que o filho tá envolvido comas drogas¿
quem que não fica abatido quando recebe um telefonema altas horas da noite com noticia do falecimento de um parente¿
Pode ser o crente mais espiritual da igreja, pode ser o crente que mais ora e lê a bíblia, que na hora do baque fica abatido!
Ficar abatido é normal!  Você não esta desviado, nem em pecado só por que ficou abatido com uma noticia ruim ou uma situação difícil, claro que não!
Algumas situações podem nos deixar abatidos, nós não vencemos sempre, às vezes perdemos algumas batalhas, mas temos fé que já mais perdermos guerra.
 Conforme Paulo escreveu aos crentes de Roma, em todas as crises que enfrentamos nós somos mais que vencedores.
... Somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade,
nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Rm 8:37-39.
Ei! Existem momentos da vida que até Podemos ficar abatidos, mas Jamais seremos destruídos.
Ainda que estejamos abatidos, não seremos destruídos, arruinados, arrasados, mortos, extintos, derrotados, Porque ele vive, e nele somos mais do que vencedores!
Conclusão:
Sabe o que o diabo quer que eu você pense na hora da luta, da adversidades, das aflições da vida¿
O diabo quer que eu você pense que chegou o fim da linha, que tudo se acabou que não tem mais jeito,
O diabo quer que você pense que com esta luta que você esta passando você esta acabado, esmagado, derrotado, destruído...
Ei! Dá um grito no ouvido de satanás: - sai pra lá capeta! Posso estar atribulado, mas não estou angustiado,
Posso estar perplexo, mas não estou desanimado, posso ser perseguido, mas não sou desamparado,  posso estar abatido mas não estou destruído.
Posso todas as coisas naquele que me fortalece!
Venha o que vier, aconteça o que acontecer, continue seguindo em frente, confiando no poder de nosso Senhor!
 Todo mundo enfrenta lutas e dificuldades na vida,  a diferença do crente é que o seu foco não é este mundo, o nosso foco é o céu.
Por isso nós não desanimamos diante das lutas desta vida, por sabemos que o melhor de Deus para nós ainda está por vir!
- As aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Rm 8:18.  
Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário