terça-feira, 4 de agosto de 2015

O DEDO DE DEUS

O dedo de Deus
Ex 8:17-19.
Introdução:
 Meus amados irmãos! quero trazer nesta noite um estudo da palavra de Deus com o seguinte tema: o dedo de Deus.
Você pode achar que este é  um tema sem significação e sem objetivo. Mas eu quero dizer mais vez que não há na Bíblia frases sem sentido nem assuntos sem propósito.
Tudo o que ficou registrado na palavra de Deus, ficou pela permissão de Deus, e tem grande proveito para o nosso crescimento espiritual.
É claro que palavra de Deus nos ensina que Deus é espírito, lembra o que Jesus disse a mulher Samaritana.
- Deus é Espírito e importa que os seus adoradores o adorem em Espírito e verdade. Jo 4:24.
Deus não é um ser que possui massa física, Deus é Espírito, e um espírito é uma personalidade viva, invisível à visão mortal.
Agora o Deus invisível se revelou ao homem na pessoa bendita de seu filho amado nosso Senhor Jesus Cristo.
-  ninguém jamais viu a Deus. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou. Jo 1:18.
Deus é espírito é não está sujeito ao tempo nem espaço, nos seres humanos somos seres físicos, composto de matéria, estamos sujeito ao espaço e ao tempo.
É claro que explicar este ser infinito e eterno chamado Deus é algo totalmente impossível para nós seres humanos.
Deus é grande demais para o nosso entendimento, como dizia certo pregador.
- Deus é tão grande, que Deus nunca viajou, e viajar pra que¿ se ele esta em todo lugar ao mesmo tempo.
Deus é tão grande, que Deus nunca olhou para cima, e olhar para cima pra que¿ se Deus está acima de tudo e de todos.
Deus é tão grande que nós não podemos compreendê-lo, agora podemos não compreendê-lo mais podemos adorar e amar este Deus.
Deus é tão grande, que eu não entendo Deus, não entendo mais admiro, sabe por que eu não entendo¿ por que Deus é grande,
Agora, sabe por que eu o admiro¿ por que mesmo sendo tão grande cabe dentro do coração de cada crente lavado e remido no sangue de Jesus!
Agora, preste bem atenção! Apesar de a bíblia dizer que Deus é Espírito, a mesma bíblia fala:
Das mãos, ouvidos e rosto de Deus Is 59.1:2, dos olhos de Deus 2 Cr 7.15:16, das  costas de Deus Ex 33.23. Do braço de Deus Dt 11.2. e do dedo de Deus Ex 8:19.
Ora, se Deus é Espírito por que a bíblia atribui a Deus partes corporais?
A resposta é simples quando bíblia atribui a Deus partes corporais, não quer dizer tenha corpo físico, mas é uma expressão antropomórfica.
Ou seja,  É a maneira da bíblia expressar verdades sobre Deus através de analogias humanas, é Deus  sendo apresentado de  uma forma a ser entendido pelo homem.
Vou tentar ser mais  claro ainda:
 = Quando a bíblia fala dos olhos de Deus está falando do conhecimento sobre todas as coisas. Dt 11:12; Sl 34:15
= Quando a bíblia fala do braço de Deus está falando  da eficiência e do poder de Deus. Ez  20:33; Is 51:9; 52:10.
= Quando a bíblia falando dos ouvidos de Deus está falando da onisciência de Deus. 2 Cr 7:15,16; Sl 34:15.
= Quando a bíblia fala da face de Deus esta falando do favor de Deus. Sl 27:9, Sl 143:7.
= Quando a bíblia fala da boca de Deus esta falando da revelação da vontade de Deus.
Jó 37:2, Pv 2:6.
= Quando a bíblia fala das narinas de Deus está falando de Deus aceitar as nossas orações como aroma suave. Dt 33:10,  Ap 8:3-4.
= Quando a bíblia fala do coração de Deus está falando da sinceridade das afeições de Deus. Gn 6:6; 1Cr 17: 19.
= Quando a bíblia fala dos os pés de Deus está da  presença de Deus. Is 60:13; Is 66:1
= Quando a bíblia fala dos ouvidos de Deus, esta falando prontidão de Deus em ouvir as súplicas dos oprimidos. Sl 34:15; Ne 1:6.
Quando você ler na bíblia falando, a mão de Deus, os pés de Deus, ou ouvidos de Deus, não é que Deus tenha mãos, pés ou ouvidos,
Mas é uma maneira de Deus se expressar para nós de forma que possamos entender o seu modo de agir.
Ah pastor o Senhor está enganado! Deus apareceu para Abrão Gn 18:1-2, Deus apareceu Deus apareceu para Moises Ex 3:2,
Deus apareceu Josué  Js 5:13-15, Deus apareceu para Gideão. Jz 6:12.
Ei! Preste atenção quando você ler a palavra de Deus!  Estas aparições eram teofanias, Téo= Deus, fania = escondido.
Deus se revelava escondido através da figura de um homem ou de um anjo.
Deixa eu te dizer uma grande verdade! Por todos os lados nos vemos pessoas que são dirigidas pelo materialismo.
A maioria das pessoas só consegue crer naquilo que vê, mas o apostolo Paulo disse algo tremendo:
- Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. 2 Co 4:18.
As coisas que nos podemos ver são passageiras, as coisas que nós não podemos ver são eternas.
Não podemos ver Deus, mas cremos nele, cremos no que ele disse sobre o céu, e embora não possamos ver o céu nos sabemos que o céu existe e é real.
Pela fé tudo aquilo que esperamos e almejamos são coisas invisíveis, por isso são eternas e reais.
Nós somos único povo da terra que sabe qual é o seu futuro, o nosso futuro é céu, o nosso futuro é a eternidade ao lado de Cristo.
Se você crer nisto levante as duas mãos bem alto e glorifique o nome de Jesus!
Mas voltando ao assunto do tema não vou na vou falar hoje das mãos de Deus, dos pés de Deus, e nem da boca de Deus, mas quero e estudar com você sobre: o dedo de Deus. Vejamos então:
1º O PODER SOBRENATURAL DO DEDO DE DEUS.
Algumas vezes na bíblia a expressão dedo aprece em sentido natural, e outras no sentido figurado,
Por exemplo: Quando a bíblia fala do dedo do homem diz que o dedo do homem faz ídolos, mas quando fala do dedo de Deus, diz que o dedo de Deus fez os céus.
- Também a sua terra está cheia de ídolos; inclinam-se perante a obra das suas mãos, diante daquilo que os seus dedos fabricaram. Is 2:8.
- Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste. Sl 8:3.
No texto que nos texto que nos lemos no inicio do estudo nós podemos constatar que o dedo de Deus fez tremer os magos do Egito.
Para libertar o povo de Israel da terra do Egito, Deus usou seu servo Moises para lançar 10 pragas sobre o Egito.
Interessante que a 1º praga que foi lançada sobre O Egito foram as águas que se tornaram em sangue, Ex 3:14-20.
Mas os magos do Egito com as suas ciências ocultas fizeram o mesmo. Ex 7:22.
A 2º praga foi às rãs que subiram dos rios e invadiram as casas dos egípcios. Ex 8: 1-6. Mas, os magos também com as suas ciências ocultas conseguiram fazer o mesmo. Ex 8:7.
 Mas  na 3º praga Moisés tocou com a sua vara  no pó da terra e pó da terra se transformou  em piolhos. Ex 8:16-17.
 Os magos do Egito agora tentam fazer o mesmo, mas não conseguem então; eles temeram e disseram a faraó: - isto é o dedo de Deus. Ex 8:18-19.
Havia piolhos em todas as pessoas e até nos animais, somente no acampamento do povo de Israel não havia piolhos.
A 1º coisa extraordinária que aprendemos o poder sobrenatural do dedo de Deus faz, é fazer distinção entre os que servem a Deus e os que não servem.
O que te faz diferente das pessoas lá fora não é a roupa que você veste, não é a bíblia que você carrega debaixo do braço,
O que te faz diferente das pessoas do mundo é o dedo de Deus, a mão de Deus sobre a tua vida.
Em 2º lugar quando os magos de faraó assustados dizem: -  isto é dedo de Deus, significa dizer que o poder para fazer o pó se transformar em piolhos era tanto, que só vir de Deus mesmo!
Em outras palavras os magos estavam dizendo para o faraó:-  pode deixar este povo ir embora, por que os sinais que Moises e Arão estão fazendo,
 Não é mágica, não e ciência e nem truque
Isto que eles estão fazendo só pode ser feito pelo de dedo de Deus, estes homens realmente foram enviados por Deus!
Agora, se o dedo de Deus assustou os magos e feiticeiros do Egito, tente imaginar o que poderia se acontecer se fosse a mão de Deus.
Meus amados irmãos! O poder de Deus e tão extraordinário que o salmista Davi disse que os céus e alua e as estrelas são obras do dedo de Deus:
 - Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste... SI 8:3.
O poder de Deus é tão grande que ele fez o mundo com os dedos, isto fala da facilidade que ele teve em realizar a grande obra da criação.
A mão não é outra coisa senão a soma de todos os dedos, e cada dedo de Deus tem um significado especial.
= Dedo Polegar significa Agilidade. Jz 1:6
= Dedo Indicador significa Juízo. Ex 31:18.
= Dedo do Meio significa Autoridade.
= Dedo Anelar significa Compromisso. Lc 15.22
= Dedo Mínimo significa Lealdade.
E ainda tem crente que não conhece este poder extraordinário que vem das mãos de Deus. Tem crente que tem medo de macumba, de feitiço, medo do diabo.
Embora a nossa caminhada aqui nesta terra não seja fácil, por que volta e meia  enfrentamos as aflições e as adversidades da vida,
Contudo podemos ficar tranqüilos por que as mãos de Deus estão sobre nós, para nos dar direção e o caminho certo.
- O teu braço é armado de poder, forte é a tua mão, e elevada a tua destra. Sl. 89:13
2º o dedo de Deus escreve.
Quando Moises tirou o povo de Deus da terra do Egito, eles atravessaram o mar vermelho e começaram a caminhada no deserto rumo à terra prometida.
No deserto chegaram ao monte Sinai, Moises deixou o povo em baixo e subiu ao monte onde recebeu de Deus os 10 mandamentos e toda lei do velho testamento.
Agora, nos precisamos entender é que os 10 mandamentos foram escritos em tabuas de pedra pelo dedo de Deus.
- E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai,  deu a Moisés as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. Ex 31:18.
Isto deixa claro para todos nós que a origem dos mandamentos e uma origem divina, foi o próprio Deus que escreveu a dedo o decálogo ou 10 mandamentos.
Mas ouve outras ocasiões em que Deus escreveu com seu dedo, na época do profeta Daniel,
O rei Belsazar deu um banquete para mil pessoas importantes do seu império, e bebeu vinho na presença dos mil,
Mas aquele rei perverso em sem temor cometeu um grande erro, no meio da festa já embriagado de vinho,
 Ele mandou buscar os untesilios de ouro e de prata que seu pai Nabudonosor havia tirado do templo do Deus de Israel,
E começou ele e suas mulheres, suas concubinas e todas aqueles pessoas importantes  a louvar os seu deuses,
 E a beber naquelas taças de ouro e prata que eram usados no templo do Senhor.
Deus não se agradou daquela atitude profana daquele rei sem temor e a bíblia diz que:
- Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam defronte dos castiçais, na estucada parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo. Dn 5:5.
O rei Belsazar ficou perturbado com aquela cena uma mão sem braço escrevendo na parede do palácio, seus joelhos começaram bater uns nos outros.
E o rei perturbado mandou chamar os sábios e os entendidos do reino, para interpretar aquelas palavras escritas na parede pelos dedos de Deus.
Os sábios e entendidos vieram mais ninguém pode interpretar o que estava escrito na parede.
Até que a  rainha, entrou na sala do banquete e disse: - Ó rei, Não te perturbem os teus pensamentos, nem se mude o teu semblante.
Há no teu reino um homem, no qual há o espírito dos deuses santos, este homem e Daniel é há nele um espírito excelente, e conhecimento, e entendimento, para interpretar sonhos e explicar enigmas,
O rei mandou chamar então a Daniel e pediu que ele lhe desse a interpretação daquela escrita.
Resumindo: Daniel disse a Belsazar: - assim como teu pai Nabucodonosor você não humilhou o seu coração diante de Deus.
E ainda fez pior, por que se levantou contra o Senhor do céu, pois foram trazidos à tua presença os vasos da casa dele,
 E tu, os teus senhores, as tuas mulheres e as tuas concubinas, beberam vinho neles;
Além disso, destes louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem;
Mas a Deus, em cuja mão está a tua vida, e de quem são todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.
Então dele foi enviada aquela parte da mão, que escreveu este escrito.
Este, pois, é o escrito que se escreveu: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM.
Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou.
TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta.
PERES: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas.
Dn 5:1:31.
Naquela mesma noite o rei Belsazar foi morto, o seu reino foi derrubado e Dario o medo tomou conta do império.
Os dedos de Deus que apareceram escrevendo na parede do palácio do rei Belsazar,
Simbolizam o julgamento de Deus sobre toda arrogância e orgulho de todos os homens perversos.
Mas ainda existe algumas coisas que podemos aprender aqui, se você ler com atenção Dn 5:5, você verá algumas coisas interessantes.
1º coisa: o dedo de Deus escreveu onde estava o candeeiro ou castiçal, isto mostra que a palavra de Deus é luz.
- lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos é a tua palavra. Sl 119:105.
2º coisa os dedos de Deus escreveram na parede caiada, quer dizer na parede pintada de branco.
Isto fala que ali naquele lugar havia festa, orgia, profanação, e a palavra de Deus chegou ali, mas continuava limpa e pura.
- Toda a palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Pv 30:5.
3º coisa mesmo que ali fosse um lugar de perversidade e profanação o dedos de Deus se manifestaram ali para levar a palavra no pior lugar que tinha.
Isto nos ensina que nós não devemos falar de Cristo só na igreja Mas levar devemos pregar a palavra nos piores lugares.
Não foi isto que o Senhor Jesus disse?
- Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento. Lc 5:32.
Sabe aquele teu vizinho que é um jogador, um viciado, um traficante, um bandido.
Sabe aquela parenta sua que é uma macumbeira, uma feiticeira; são eles que precisam ouvir a palavra de Deus.
E se eu e você não levar a palavra de Deus até estas pessoas, Deus pode até providenciar uma mão sem corpo,
Se ele tiver propósito de salvação até isto ele faz, mas a palavra será pregada.
4º coisa Belsazar tava bêbado, então quando ele viu aqueles dedos escrevendo na parede ele mandou chamar  imediatamente os astrólogos e os adivinhos.
Infelizmente tem muita gente, até mesmo crente, procurando resposta nas pessoas e no lugar errado.
No meu oficio pastoral um dia eu fui visitar uma família e a irmã estava com o radinho ligado consultando o horóscopo.
E ainda me disse que estava ouvindo ali pra saber o que ia acontecer com ela naquele dia.
Misericórdia irmão! Se você quer saber o seu futuro, desvendar enigmas resolver problemas,
Não precisa procurar os astrólogos os adivinhos, as cartomantes da vida, não precisa procuras mãe de santo, e nem ficar andando atrás de profetada.
Procure em oração e meditação bíblica, o Deus único verdadeiro, criador dos céus e da terra, ele pode revelar o que ele tem reservado para você!
3º o dedo de Deus mostra sua misericórdia.
Lembra daquela passagem de quando os escribas e fariseus levaram
Uma mulher até a presença de Jesus acusando ela de adultério.
 - mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério,
E na lei Moises mandou que tais mulheres sejam apedrejadas, tu pois o que dizes¿ Jo 8:4-5.
Na verdade eles estavam testando Jesus para ter de que acusá-lo,  Mas Jesus não respondeu nada,
Jesus se inclinou e começou a escrever com o dedo na terra, eles insistiram perguntando se deviam ou não apedrejar a mulher,
Jesus então disse: - aquele que não tiver pecado atire a primeira pedra. Jo 8:7.
Eu não sei o que foi que Jesus escreveu com o dedo na terra. Mas quem sabe alguém se inclinou para pegar uma pedra e viu escrito no chão.
- Você também pecou hoje, você mentiu! Ele largou e foi-se embora. Quem sabe outro se inclinou para pegar uma pedra e viu escrito ali no chão.
- Você também pecou falou mal dos outros hoje! Ele também largou a pedra e foi se embora.
E assim um por um acusados pela sua consciência deixaram ali sua pedras e foram embora envergonhados.
Eu não sei o que Jesus escreveu na terra aquele dia, mais uma coisa eu sei a mensagem da cruz é bem objetiva:
Diante do pecado, Deus recebe pecador de braços abertos, convidando ele ao arrependimento e conversão.
Não é isto que Jesus vai dizer pra mulher no final:- vai e não peques mais!.
Agora entenda bem! Os escribas e fariseus colocaram Jesus diante um caso jurídico cuja resolução era bastante óbvia,
Do ponto de vista da Torá, da lei, aquela mulher tinha que ser apedrejada, Lv 20:10, Dt 22:22. E não só ela mais também o homem que cometeu adultério com ela.
E quem foi que escreveu esta lei¿ o dedo de Deus! Agora os escribas e fariseus chegam com esta lei que foi escrita pelo dedo de Deus e diz pra Jesus: - e tu o que dizes.
 Parece que há um confronto entre a Primeira Lei, a Torá e o ensinamento de Jesus.mas não é isso!
Na verdade as duas leis foram escritas pelo dedo de Deus, estão ligadas uma a outra, Jesus é o cumprimento da lei.
A diferença é que Deus como dedo escreveu a lei de Moises na pedra, e Jesus agora escreve com o dedo a nova lei na terra
Jesus não discutiu com ninguém ele se inclinou e com o dedo começou a escrever na terra. A nova lei.
A nova lei é a lei do amor, da graça, da misericórdia, e da bondade de Deus onde todos os nossos pecados estão perdoados pelo sacrifício de Jesus na cruz.
Jesus levou aqueles homens a refletirem sobre a condição moral e espiritual de cada um deles.
Um a um foram se afastando... A começar pelos mais velhos que tinham muitos pecados para contar...Os que vieram acusando saíram acusados!
Só havia um que poderia acusar e atirar pedras contra aquela mulher: JESUS, que nunca pecou! Mas qual foi a atitude de Jesus ? Perdoou!
Homem nenhum tem o direito de julgar e condenar a outros se ele também está na mesma condição
Jesus então se virou pra mulher e disse: - mulher, onde estão os seus acusadores¿ ninguém te condenou¿
Ela respondeu ninguém Senhor! Então lhe disse Jesus nem eu tampouco te condeno vai em paz e não peques mais. Jo 8:10-11.
Jesus com a Sua Palavra afastou os que acusavam e com a Sua Palavra trouxe libertação e paz para uma alma oprimida.
4º  o dedo de Deus abre os ouvidos e solta a língua.
Lembra de quando trouxeram até Jesus um homem surdo e gago rogando que Jesus colocasse as mãos sobre ele.
- Jesus o tirou á parte de entre a multidão, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e, cuspindo, tocou-lhe na língua.
E, levantando os olhos ao céu, suspirou e disse: Efatá, isto é, abre-te.
E, logo se lhe abriram os ouvidos, e, a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente.
Mc 7:32-35.
Sabe o que aprendo aqui¿ o dedo de Deus abre os ouvidos e solta a língua
O dedo de Deus abre os ouvidos!  Tem muita gente que escutam as mensagens, porém, não podem ouvir porque seus ouvidos estão fechados.
Nas cartas para igreja da Ásia no livro de apocalipse Jesus dizia:- Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas.
Deus não fala com quem tem orelhas, Deus fala com quem tem ouvidos, orelha para escutar todo mundo tem, mais ouvido atento para aprender são poucos.
Nesta noite o dedo de Deus vai entrar em nossos ouvidos e vai abrir eles para que possamos escutar e entender a Palavra, pois a fé vem pelo ouvir.
Mas, ele também vai soltar a nossa língua para você glorificar a Deus e pregar o  seu Evangelho.
Conclusão:
Quem sabe você precisa nesta noite da bênção de ter o dedo de Deus sobre a sua vida.
A mão pertence aquele que a possui, não é verdade¿ assim também o dedo da mão pertence aquele que a possui.
Quando temos a mão de Deus de Deus sobre nós, quando temos o dedo de Deus agindo em nosso favor,
Significa dizer que Deus que o dono da mão e também do dedo esta do nosso lado para nos dar a vitoria!

Os dedos de Deus tem poder, os dedos de Deus escrevem,  os dedos de Deus representam sua misericórdia, os dedos de Deus abre os ouvidos e solta a língua.

Um comentário:

  1. Os dez mandamentos foram escritos por Moisés. Quando se refere ao dedo de Deus o dica que as palavras foram de Deus. Assim como Moisés fazia os milagres e os magos atribuíram ao dedo de Deus. Pois no texto diz claramente que Moisés ficou quarenta dias e quarenta noites sem comer e beber e escreveu os dez mandamentos.

    ResponderExcluir