domingo, 9 de agosto de 2015

DEUS, O PAI NOSSO QUE ESTÁS NOS CÉUS.

DEUS, O PAI NOSSO QUE ESTÁS NOS CÉUS.
Mt 6:9.
Introdução:
 Meus amados irmãos! Estamos hoje aqui neste 2º domingo do mês de agosto, data em que é comemorado o dia dos pais.
Hoje também é nosso culto de santa ceia, mas eu quero trazer uma mensagem alusiva hoje ao dia dos pais.
Quero começar dizendo que todos nós, homens ou mulheres, temos ou tivemos um pai biológico, um genitor.
Todo filho tem boas ou más lembranças de seu pai. Alguns pais foram bons e amorosos. Outros foram violentos, abusivos ou rudes.
Existem aqueles filhos que não conheceram seu pai ou, se o conheceram, foi pouca a convivência.
De uma forma ou de outra o dia dos pais, é um dia de lembranças, que podem ser boas ou ruins.
No meu caso é um dia de boas lembranças, e de saudades também, pois o meu pai já partiu para eternidade, a mais de 20 anos atrás.
 A grande verdade é que por mais que amemos nosso pai e por mais que ele nos ame, uma coisa ocorrerá: um dia ou nós o deixaremos ou ele nos deixará.
Então se você ainda tem o seu pai por mais que ele tenha falhas, por mais que ele erre, ame ele,
Por que um dia você será pai também e com certeza cometera falhas e erros. O sábio Salomão disse o seguinte: - A coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais. Pv 17:6.
Ei! Hoje é o dia de comemorar o dia dos pais, e se porventura você não teve a oportunidade de conhecer seu pai biológico,
Ou se o seu pai biológico foi alguém que abandonou e te desprezou, eu tenho uma boa noticia pra você:
Você tem um pai que te ama! Você que nunca te abandonou! Você tem um pai que trabalha 24 horas por dia ao seu favor! E ainda faz hora extra.
Você tem um pai que age ao seu favor mesmo antes do seu nascimento! Este pai é o nosso Deus.
É deste pai ou sobre este pai que quero pregar nesta noite, todos nós temos um Pai, um único, soberano e verdadeiro Pai,
Este pai nos gerou à sua imagem e semelhança e todos nos somos obra das suas mãos. O profeta Isaias disse:
- Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos. Is 64:8.
Por toda a bíblia sagrada nos encontramos Deus se apresentando como o nosso Pai de amor.
Mas eu quero meditar com você hoje na oração do Pai Nosso, onde Jesus ensinou os seus discípulos como eles deveriam orar. Vejamos então:
1º DEUS O PAI NOSSO QUE ESTÁS NO CÉU...
Quando nos lemos o evangelho de Mateus do capitulo 5 até o capitulo 7 nos encontramos registrado o sermão da montanha ou sermão do monte.
No sermão do monte Jesus Cristo profere lições de conduta e moral, ditando os princípios  que orientam a verdadeira vida cristã,
Dentro deste sermão tão conhecido de Jesus, ele ensina aos seus discípulos a oração do Pai Nosso, a oração modelo, ou modo como deveríamos orar.
O que me chama atenção é que Jesus nos ensina a orar e ele inicia esta oração dizendo: - Pai nosso que estás nos céus...
Na verdade o sermão da montanha não é só um discurso de regras e normas do reino dos céus,
 Mas é também uma mensagem onde Jesus ressalta a intimidade pessoal que os discípulos deveriam ter com Deus.
Prova disto é que pelo menos 14 vezes no sermão do monte Jesus usa claramente o termo Pai,
Descrevendo a intimidade que deve existir entre Deus o Pai e os seus filhos que são cidadãos do Reino dos Céus.
Ei! Deixa eu te dizer uma grande verdade, Se você é crente em Cristo Jesus devo-lhe dizer que você tem um Pai.
Sim você tem um Pai! Graças ao sacrifício de Jesus Cristo feito por nós na cruz, nós temos um grandioso Pai que cuida de nós. Um Pai que está pronto a nós socorrer.
Um Pai que está pronto a nós livrar de todo o mal, um Pai que está sempre ao nosso lado,
Um pai que apesar das nossas fraquezas e das nossas falhas, continua nos amando e nos ajudando na nossa caminhada,
Se Deus é seu pai levante as suas duas mãos bem alto e glorifique ao nome dele nesta noite.
Jesus nos ensinou a oração do Pai nosso e na oração do Pai podemos aprender muitas verdades.
1º Quando nos oramos dizendo - Pai nosso que estás nos céus...
APRENDEMOS QUE O MESMO PAI QUE CUIDA DE MIM CUIDA TAMBÉM DE VOCÊ.
A oração do Pai Nosso elimina todo egoísmo, o mesmo Pai que cuida de mim, cuida também de você.
Esta oração nós faz entender o porquê de nos chamamos uns aos outros de irmãos. É que nos temos o mesmo Pai.
Neste culto de ceia aqui hoje tem branquinho, e tem escurinho, tem baiano, tem goiano, tem paulista, tem tocantinense,
E todos serve ao mesmo Deus, tem o mesmo Pai e vai morar no mesmo céu,
A 4 anos e 7 meses atrás eu tomei posse nesta igreja como pastor, eu nunca tinha sequer visto a maioria dos irmãos aqui da igreja.
Mas quando terminou o culto eu tive o privilegio de cumprimentar quase todos, pessoas que estava vendo pela 1º vez e dizer com alegria: - Paz do Senhor irmão!
A mais de um ano atrás o Pb. Welligntom veio congregar conosco na nossa igreja, eu nuca tinha visto ele na minha vida,
Que cara esquisito, tão branco que chega ser vermelho, mas no final do culto fui cumprimentá-lo e ele me disse: -  a Paz do Senhor pastor! E eu respondi: A paz do Senhor meu Irmão!
Sabe o que isto¿ somos todos filhos do mesmo Pai, somos filhos de Deus!
2º Quando nos oramos dizendo: - Pai nosso que estás nos céus...
NÓS APRENDEMOS QUE TEMOS UM PAI NO CÉU QUE NOS AMA
Quando oramos O Pai nosso aprendemos que nós temos um Pai no céu que nos ama.
Embora o mundo ai fora adore vários deuses falsos, imagens de escultura,
Nós sabemos que só existe um Deus verdadeiro criador dos céus e da terra.
Este Deus amoroso tem um coração terno e por isso ele é o nosso Pai que estás no céu.
A bíblia deixa bem claro  que Deus é o Pai que conhece as nossas fraquezas e se compadece de nós
- Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem. Sl 103:13
Quando Jesus contou a parábola do filho prodigo em Lc 15, nós podemos ver aquele filho ingrato que pediu a parte da sua herança quando seu pai ainda estava vivo.
O pai com dor no coração repartiu com ele a herança, e ele ajuntando tudo, foi morar e uma terra distante,
Ali ele gastou todos os seus bens vivendo uma vida dissoluta, nos prazeres e nas orgias.
Veio uma grande fome sobre aquela terra, e ele começou a passar necessidades.
Com muita dificuldade ele conseguiu um emprego de apascentador de porcos, isto era algo terrível, pois o porco era considerado pelos judeus um animal imundo,
Mas pra não passar fome o filho prodigo se tornou pastor de porcos, e miséria a fome era tão terrível que a bíblia diz que ele queria se alimentar da comida dos porcos, mas ninguém lhe dava nada.
Foi quando ele se lembrou de seu pai, caiu em si e disse: - na casa de meu pai até os trabalhadores tem abundancia de pão, e eu aqui passando fome.
Levantar-me-ei irei ter com meu pai e lhe direi: Pai pequei contra céu e contra ti;
Já não sou digno de ser chamado seu filho trata-me como um dos teus trabalhadores. Lc 15:17-19.
Ei! Quem sabe você esta passando um momento de dificuldade, de angustia, de aflição,
Eu quero te lembra nesta noite que na casa do Pai tem pão com abundancia.
Você entra na cassa do Pai triste, desanimado, faminto, mas você sai daqui alegre, renovado, saltando na presença de Deus.
Diz pro irmão do teu lado ai: - na casa do Pai ninguém passa fome! Na casa do Pai tem pão com abundancia!
Ele partiu então em direção a casa de seu pai, quem sabe dizendo: - quando eu chegar à casa de meu pai vou dizer a ele; Pai pequei contra céu e contra ti;
Já não sou digno de ser chamado seu filho trata-me como um dos teus trabalhadores
Quando ele se aproximou da sua casa, de longe o pai o viu e o reconheceu, e saiu correndo ao seu encontro e o abraçou e o beijou.
Ele começou a dizer: - Pai pequei contra o e contra ti, já não sou digno de ser chamado teu filho...
Nesta hora o Pai o interrompeu  e disse para os seus empregados: -  trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, pôe um anel no seu dedo e sandália nos seus pés.
E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;
Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.
Lc 23:24.
o pai nem deixou o filho falar, já deu presentes para ele e mandou matar o bezerro cevado.
Veja bem ele não mandou matar um bezerro, mas o bezerro cevado sabe o que eu aprendo aqui¿
O dia que filho partiu, o pai mandou colocar um bezerro para ser cevado, por que dizia: - o meu filho um dia vai voltar para casa, e eu vou ficar esperando.
Diga assim comigo: Eu tenho um Pai no céu que me ama!
Quando nós entramos na casa do Pai ele tem presentes para nos dar:  1º roupas novas que significa = vida nova a bíblia diz.
- Se alguém está em Cristo nova criatura é, o homem velho já passou e eis que tudo se fez novo na sua vida. 2 Co 5:17.
2º Anel no dedo que significa = autoridade de Deus: - Eu vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda força do mal, nada lhes causara dano nenhum. Lc 10:19.
3º sandálias nos pés, naquela época só os escravos andavam descalços, sandálias nos pés significa= liberdade
-Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. Cl 1:13.
Na casa do Pai todo filho tem liberdade, sim ou não¿ Na casa do Pai todo filho tem liberdade, sim ou não¿
Eu não tenho mais o meu pai, pai, mas quando ele era ainda era vivo, eu chegava na casa dele, eu tirava o chinelo, a camiseta deitava no sofá,
Entrava no quarto, no banheiro, tinha total liberdade afinal de contas eu estava na casa do pai.
Ei! Neste culto de ceia você está também na casa do pai, e na casa do pai você tem liberdade.
Se você quiser pular, pule! Se quiser chorar, chore! Se quiser dizer gloria Deus, diga! Se quiser falar línguas estranhas fale! Há liberdade na casa do pai.
E tem mais o pai do filho prodigo guardou o bezerro esperando o filho voltar,
O bom pai sempre espera seu filho voltar.
Ainda que você erre, ainda que você venha a fracassar; Deus o pai de amor esta sempre de braços abertos te esperando.
E tem festa quando um filho volta pra casa do pai, não foi o que Jesus disse: - há festa no céu quando um pecador se arrepende.
3º  Quando nos oramos dizendo: - Pai nosso que estás no céu,  
APRENDEMOS QUE: O NOSSO PAI ESTÁ NOS CÉUS, MAS ESTÁ NA TERRA TAMBÉM.
O céu é um lugar de santidade, Deus habita no céu e nós os seus filhos um dia também iremos morar neste mesmo céu,
 É verdade que Deus o nosso pai é misericordioso e se compadece daqueles que o temem, mas nem por isso ele deixa o pecado impune.  Por isso Pedro escreveu:
- Mas, como é santo aquele que vos chamou sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo
.1 Pe 1:15-16.
A santidade do nosso Deus exige que nos sejamos santos como ele é santo.
Quando oramos dizendo pai nosso que estas no céu significa dizer que o céu é lugar onde o Senhor nosso Deus mora.
- Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo:
Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.
Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.
Sl 2:2-4
o céu é o lugar onde esta o trono de Deus.-  O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo. Sl 103:19.
É justamente do seu trono lá do alto céus, que Deus enxerga todas as coisas:
- O Senhor está no seu santo templo, o trono do Senhor está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens. Sl 11:4.
Quando nos oramos dizendo: - Pai nosso que estás no céus...jamais podemos querer banalizar Deus ou querer trazê-lo cá para baixo.
Existe uma grande distancia entre o nosso Deus que mora no céu e nós que moramos aqui na terra. Veja o disse o salmista.
- Os céus são os céus do Senhor; mas a terra a deu aos filhos dos homens. Sl 115:16.
Agora por outro lado embora exista um distancia considerável entre o Pai que mora nos céus e os seus filhos que moram na terra.
O Pai pode ser experimentado pelos seus filhos moram na terra
 Quando oramos, o Pai nosso que estás nos céus na pessoa bendita do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo se manifesta para nós.
Foi por isso que ele disse a Filipe quando ele pediu: Senhor mostra-nos o Pai e isto nos basta.
Jesus disse Filipe há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido¿ quem me vê a mim vê o Pai... Jo 14:8-9.
E Jesus disse mais ainda: -  Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Jo 14:23.
deixa eu te dizer uma grande verdade! O Senhor nosso Deus, o nosso Pai, está ao mesmo tempo nos céus e na terra.
Ele se enaltece nos céus assentando-se no seu trono, mas abaixa para ver na terra o clamor e o gemido dos mais necessitados.
- Quem é como o Senhor nosso Deus, que habita nas alturas?
O qual se inclina, para ver o que está nos céus e na terra!
Ele levanta do pó o pobre e do monturo ergue o necessitado,
Para fazê-lo assentar com os príncipes, sim com os príncipes do seu povo.
Sl 113:5-8.
conclusão:
Meus amados irmãos! A vida aqui neste mundo não é fácil, a vida é dura. Todos os dias da vida nos enfrentamos crises, obstáculos, adversidades, e aflições.
A vida é uma luta constante e não é fácil sobreviver às tempestades da vida.
Mas nós podemos encontrar consolo nas 2 primeiras palavras da oração que Jesus nós ensinou:
PAI NOSSO...nós temos um pai que esta nos céus assentado no trono de gloria,
Mas que ao mesmo tempo esta na terra, ao nosso lado através de Jesus e do seu Espírito  Santo para nos dar vitoria ao todo tempo.
Podemos então orar dizendo: - Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
Mt 6:9.
nesta noite tome posse deste grande privilegio de poder chamar Deus de Pai.

Diga bem alto: - Pai nosso que estás nos céus, Pai nosso que estás nos céus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário