domingo, 12 de julho de 2015

NÃO ANDE ENROLADO COM UM LENÇOL!

NÃO ANDE ENROLADO COM UM LENÇOL!
Mc 14:51-52
 Introdução
O texto que nos lemos nesta noite e sobre o qual quero trazer uma breve reflexão.
Relata algo que aconteceu em Jerusalém na noite em que o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo foi preso.
Naquela noite Jerusalém estava vivendo a noite mais dramática da sua historia.
Jesus foi traído naquela noite por um dos seus discípulos; Judas Escariotes, e preso pelos soldados no jardim do Getsêmani,
E agora estava sendo levado para o sinedrio onde seria interrogado pelo sumo sacerdote, pelos escribas e anciões.
Muitas pessoas estavam observando aquela cena naquela noite; uns com curiosidade outros com indiferença,
Enquanto Jesus seguia preso rumo ao sinedrio uma multidão passou a acompanhar aquela comitiva,
E teve um jovem que foi mais afoito ainda, do jeito que ele estava somente enrolado em um lençol ele começou a seguir a multidão.
Eu não sei dizer com certeza, por que a bíblia não se preocupa em explicar isso,
Mas quem sabe este jovem estava dormindo sem roupas por causa do calor.
E quando ele viu aquele homem preso, aqueles soldados levando ele, aquela multidão acompanhando,
Ele ficou tão curioso que só se enrolou no lençol e saiu seguindo a multidão.
 Nem se preocupou em pensar que lençol não é roupa e que ele não estava devidamente vestido.
De repente ali no meio daquele alvoroço alguém tentou agarrá-lo, e ele para fugir largou o lençol e saiu correndo nu, pelado!
Eu sei que você já leu varias vezes este texto, mas quem sabe assim como eu você nunca parou pra prestar muita atenção.
O que pode ter de tão importante em um texto que conta de um rapaz,
 Que estava enrolado em um lençol e depois saiu correndo pelado.
Deixa eu te dizer uma grande verdade! Nada está na bíblia por acaso
 Se Deus permitiu que ficasse registrado na sua palavra, esta pequena historia,
É por que existem lições preciosas que podemos tirar deste episodio para edificação da nossa vida espiritual. Vejamos então quais são estas lições:
1º lição: o jovem enrolado no lençol simboliza aqueles que seguem a Jesus sem nenhum compromisso.
Quem sabe aquele jovem quando viu aquele alvoroço pensou consigo mesmo: - Eu vou pular da minha cama, me enrolar em um lençol;
 Vou dar uma olhada no que esta acontecendo e depois volto pro meu quarto, pra minha cama.
Não é isto que esta acontecendo nos últimos dias na igreja de Jesus Cristo as pessoas diz: - eu vou à igreja, assisto os cultos, mas não tenho compromisso nenhum com ela,
Nós estamos vivendo uma época, em que o chamado povo de Deus; esta vivendo a sua fé sem nenhum compromisso com Deus.
Sem saudosismo nenhum, mas há alguns anos atrás o crente era conhecido pelo seu modo de falar,
Pelo seu modo de vestir, pelo seu caráter, pela sua ética, hoje o que nos vemos é muitas pessoas no meio da igreja sem nenhum compromisso com Deus.
Gente correndo atrás de prosperidade, de bênção, de vitoria, mas poucos interessados em fazer algo para Deus e para o seu reino.
 Vivemos uma geração de crentes sem compromisso com Deus, com sua palavra com a verdade,
Estamos vivendo e pregando um evangelho sem cruz, um evangelho sem
conversão, um evangelho sem transformação de vida, sem santificação...
Parece que no desejo de ver a igreja cheia, de ver multidões nos estamos barateando o evangelho, abrindo mão de pregar a verdade.
E quando não pregamos a verdade criamos crentes enrolados em lençol, que segue a onda sem saber realmente o que está fazendo.
Um dos maiores exemplos bíblicos de falta de compromisso é o exemplo de Esaú irmão de Jacó.
Ele era o filho mais velho de Isaque e Rebeca e por isso tinha o direito legal da primogenitura.
O filho primogênito recebia maior parte da herança e o direito de dominar sobre os seus irmãos.
Mas Esaú era um homem leviano, sem compromisso nenhum,
A bíblia diz que ele saiu para caçar e voltou esmorecido de fome, de longe ele sentiu o cheiro de comida que vinha da tenda de seu irmão Jacó.
Ele se aproximou e disse: - deixe-me comer um pouco deste cozinhado, pois estou esmorecido. Gn 25:30.
Jacó astutamente disse: - te darei se primeiro me vender o seu direito de primogenitura.
E Esaú respondeu: - de que vale a primogenitura se estou a ponto de morrer de fome.
E a bíblia diz que Esaú vendeu para Jacó o seu direito de primogenitura por um prato de lentilhas. Gn 25:34.
Mais tarde a bíblia em Hb 12:16 vai chamar Esaú de impuro e profano, por que desprezou algo que era seu por direito.
Ei! Não seja um crente sem compromisso, não troque o céu, a salvação, o as bênçãos de Deus por nada deste mundo.
A igreja dos últimos dias está cheia de pessoas envolvidas, mas têm poucos que realmente são comprometidos.
Existe uma grande diferença entre estar envolvido e estar comprometido, aquele jovem enrolado no lençol estava envolvido ali no meio da multidão,
 Mas não estava comprometido com nada do que estava acontecendo ali, tem crente que é envolvido na igreja, mas não é comprometido.
Vem nos cultos, participa do louvor, mas não tem compromisso nenhum com nada.
Quando você vai a um pit dog e pede um sanduíche de bacon com ovos você descobre algo interessante: A participação de 2 animais:
Um é o porco e o outro, a galinha;  Se você prestar vai perceber que no sanduíche a galinha está envolvida, mas o porco está comprometido.
A galinha esta envolvida com o ovo que ali está frito, o porco, porém está comprometido, pois deu a sua própria vida para que o bacon estivesse ali.
Se você ler apalavra de Deus você encontrará pessoas que só estavam envolvidas com as coisas de Deus,
Mas, você encontrará também servos de Deus comprometidos com as coisas de Deus.
: Quando Deus chamou Abraão para sair da sua terra do meio da sua parentela, Abraão estava comprometido com a chamada de Deus,
 Agora seu sobrinho Ló só estava envolvido, Gn 13:7-9.
: Quando Moises enviou os espias pra espiar a terra de Canaã 10 espias estavam envolvidos com aquela missão, mas, Josué e Calebe, estavam comprometidos Nm 13.27-39 e 14.6-9.
Ei! Quem esta só envolvido não têm responsabilidade, quando vem os obstáculos, quando vem às dificuldades acaba desistindo.
Quem está só envolvido não tem coragem de enfrentar as oposições, quando os inimigos se levantam, a pessoa envolvida  foge
: Na guerra de Israel contra os filisteus os irmãos de Davi estavam só envolvidos, por isso não tiveram coragem de enfrentar o gigante,
Mas Davi estava comprometido com o Deus de Israel por isso desafiou e enfrentou Golias. 1 Sm 17:23-46.
Os comprometidos lutam até o fim por sabem que Deus tem compromisso com quem tem compromisso com ele.
: Judas seguia Jesus, mas não estava comprometido com ele e por isso vendeu Jesus por 30 peças de prata. Mt 26:75, 27:3-6.
Aquele rapaz se enrolou no lençol e seguiu Jesus, mas quando a coisa ficou feia ele abandonou o lençol e saiu correndo pelado.
Ei! Não seja um crente enrolado em um lençol, não seja um crente sem compromisso
Mas seja um crente compromissado com Deus, com a sua palavra, nunca se esqueça Deus só tem compromisso com quem tem compromisso com ele.
2º lição: o jovem enrolado no lençol simboliza os crentes superficiais.
Aquele jovem quando viu o alvoroço da multidão saltou da cama e saiu seguindo a turba enrolado apenas em um lençol
Agora o que me chama atenção é que lençol não é roupa, apesar de cobrir o corpo, lençol não tem costura,
Não tem vínculo, não tem cinto, não tem nada que prende o lençol ao corpo. 
O rapaz que se vestiu com um lençol é um símbolo daqueles que vivem uma vida cristã superficial.
Quando foram prender aquele jovem, ele largou o lençol e saiu correndo nu,
Não tinha nada pra proteger o corpo dele, Por quê?
...porque ele estava coberto superficialmente.
Quantas pessoas que se dizem crentes em Jesus Cristo, mas também são superficiais.
Superficial quer dizer: - alguém que fica apenas superfície, sem profundidade, leviano,  incompleto ...
Crente superficial é alguém que só tem a casca, crente superficial é aquele que é obediente a Deus só pro gasto, vive uma vida de santidade rasa, intimidade medíocre com Deus.
Segue Jesus, mas só na superficialidade, segue a Jesus, mas só enrolado no lençol, sem alguém puxar o lençol não sobra nada!
Crente superficial é o crente fofoqueiro, murmurador, fica na igreja só falando mal dos outros, falando mal da igreja, do pastor, da família do pastor.
Crente superficial é crente sem temor de Deus, sem reverência na casa de Deus.
Já pensou seguir Jesus só enrolado em um lençol?  Que falta de reverência e temor a Deus!
Pois é! Tem crente assim! Não tem temor e nem reverencia pela casa de Deus, pelas coisas de Deus.
Fica andando dentro da igreja, conversando na hora da pregação, mexendo no celular na hora do culto,
Levanta toda hora pra ir ao banheiro e tomar água, mas é só desculpa pra ficar fofocando no pátio da igreja...
Ei!Isto é ser superficial! Isto não entender e nem compreender as coisas de Deus.
 Desculpe a sinceridade, mas tem hora que PARECE QUE ESTAMOS NUMA SORVETERIA OU PIZZARIA E NÃO NA CASA DE DEUS. A bíblia diz:
- Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Ec 5.1.
- O SENHOR, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra. Hc 2:20
Ei! Não seja superficial! Tenha respeito pela santidade de Deus que está presente em nosso meio.
Ei! Pare de seguir Jesus só enrolado no lençol! Pare de seguir Jesus só na superficialidade! Pare com isso!
Infelizmente nós fazemos de uma geração de crente superficiais, crentes que não oram, não lê a bíblia, não jejua...
Eu nem vou perguntar quantos aqui  fizeram pelo menos um jejum este mês?
Nem vou perguntar quantos aqui jejuaram esta semana? Por que eu não quero envergonhar ninguém,
Fazemos parte de uma geração de crentes superficiais que sabe repetir:
- tá amarrado! Eu não aceito isso! Eu não aceito aquilo! Eu determino a vitoria na minha vida!
Mas que não sabe sequer um versículo da bíblia de cor é uma geração rasa do conhecimento da palavra de Deus. Crentes que não tem raiz.
 As raízes são a chave do fruto, Cristianismo superficial é um cristianismo sem raízes e sem profundidade, sem vida com Deus.
Jesus disse assim: - Nem todo o que me diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu pai…. Mt 7:21.
Para entrar no reino dos céus não pode ser superficial tem que ter compromisso com Deus!
 Crente superficial é aquele que por qualquer coisinha que desviar, quer sair, quer desistir de tudo!
- ah não gostei daquilo que o pastor falou não! Aquela palavra parece que foi pra mim, eu não vou naquela igreja mais não!
Ei deixa disto irmão! Nós estamos alicerçados é na rocha que é Jesus Cristo. - Pode falar de mim quem quiser falar, pode virar a cara pra mim, quem quiser virar,
-  O meu negocio é com Deus, o meu compromisso é com Deus! Eu não sou crente superficial.
Jesus disse em Mt 7:24-27 que o homem insensato construiu sua casa sobre a areia e caiu a chuva, transbordaram os rios,
Sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou,
Mas o homem prudente construiu a sua casa  caiu a chuva, transbordaram os rios,
 Sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, mas ela não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.
Crente superficial edifica sua casa na areia, e qualquer ventinho derruba sua casa.
Crente real, verdadeiro edifica sua casa na rocha que é Jesus, e pode soprar o vento, pode vir a tempestade que a sua casa na cai.
3º lição: o rapaz enrolado no lençol nos ensina a perigo do pragmatismo.
O que é pragmatismo?  Pragmatismo é uma corrente de idéias que prega que a validade de uma doutrina é determinado pelo seu bom êxito prático.
 Pragmático é uma palavra com origem no grego "pragmáticos" e no latim "pragmaticu", que significa ser prático.
Pragmatismo: é o que dá certo e não o que é certo.
Foi o que aconteceu com aquele jovem enrolado em um lençol, ele preferiu o que dá certo ao invés de preferiu o que é certo.
Não era certo sair pra rua enrolado apenas com um lençol, mas naquele momento foi o que deu certo.
Aquele moço deve ter pensado o seguinte:
- Bom, é de noite, ninguém vai notar que eu estou envolto em um lençol. Vai funcionar, vai dar certo,
Eu vou cumprir o meu propósito, eu vou lá para ver o que está acontecendo, e eu vou voltar para a minha casa;
Eu não tenho compromisso com tudo isso o que está acontecendo, eu só quero ver o que está acontecendo;
Eu não sou um seguidor desse JESUS, eu sou apenas um expectador, só quero ver o que está acontecendo; se vai funcionar, então está ótimo. Vai-se dar certo OK... Está resolvido...
Infelizmente o pragmatismo tem sido a filosofia que governa a vida da maioria das pessoas;
As pessoas em nossos dias não estão interessadas em verdade, elas estão interessadas naquilo que funciona, naquilo que dá certo. 
Ninguém mais pergunta isto é certo? Mas perguntam isto dá certo?
O pior de tudo é que a filosofia do pragmatismo entrou no meio da igreja, e por isso que hoje não se prega mais o que é certo, mas se prega o que da certo.
Ao invés de pregar a verdade do evangelho, a essência do evangelho, estamos pregando o que o povo quer ouvir! O que o povo gosta de ouvir! O que o povo prefere ouvir!
Muitos pastores e pregadores da atualidade são pragmáticos, estão dando para o povo o que o povo deseja e deixando de dar para o povo o que o precisa.
Não se prega mais sobre arrebatamento da igreja, doutrina do pecado, salvação, batismo com espírito Santo.
As mensagens dos dias atuais são pragmáticas, prosperidade financeira, como ser vitorioso nisso, como ser vitorioso, naquilo, tantos passos pra alcançar a vitoria.
O pragmatismo tomou conta dos púlpitos e o pregadores se tornaram  massageadores de ego, e pregadores de auto-ajuda.
Quando na verdade não estamos precisando ter o ego amaciado e nem de auto ajuda estamos precisando e de ajuda do auto.
O verdadeiro crente em Cristo Jesus não pode ser pragmático, o verdadeiro crente em Cristo Não pode apenas se vestir com um lençol,
Quer dizer procurar aquilo que funciona aquilo que da certo, ao invés de procurar o que é certo.
- Ah! Se o que da certo é show gospel, então vamos trocar o culto pelo show, se o que dá certo é pregar a teologia da prosperidade,
Então vamos deixar de pregar sobre a cruz, sobre pecado,  sobre arrependimento, sobre arrebatamento,
Trocar o que é certo pelo que está dando certo, isto é pragmatismo, não é por que está dando certo que é certo, certo é o que esta na palavra de Deus,
Mesmo que isto não encha a igreja, não atraia multidões, não agrade todos é isto que devemos pregar  e ensinar,
Jesus nunca foi adepto do pragmatismo, pelo contra rio ele sempre mostrou que o caminho é apertado e a porta é estreita.
- Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;  Mt 7:13.
Jesus dizia: - Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.
Lc 9:23-24.
Ainda que o certo seja mais difícil não podemos trocar o que é certo pelo que está dando certo.
Conclusão:
Pra terminar quero dizer que se vestir apenas com um lençol é algo extremamente perigoso.
Quando foram prender aquele jovem, ele precisou usar as mãos e o lençol caiu, e ele ficou pelado no meio de todo mundo.
A única coisa que protegia o seu corpo era o lençol, sem o lençol ele ficou desprotegido, exposto, nu e vulnerável,
Tem muitos crentes seguindo Jesus apenas enrolado em um lençol, não estão protegidos, não estão preparados,
São crentes sem compromisso, superficiais, pragmáticos, cuidado irmão uma hora mascara pode cair e você fica em mau lençóis, pior ainda sem lençol!
Andar enrolado em lençol é andar desprotegido, lençol não tem costura, não tem cinto, vestir-se com lençol não é seguro.
Diga pra pessoa do seu lado:-  não ande enrolado com lençol, não é seguro, cuidado! Você pode ficar pelado!
Que tipo de crente você é: sem compromisso? Superficial? Pragmático?
Você é só um curioso? Você é só um expectador? Você apenas é um no meio da multidão?
Você apenas tem o seu nome em um rol de membros de uma igreja? Você só faz parte da juventude? Das sociedade de Senhoras? Só faz parte corpo de obreiros?
Você é apenas alguém enrolado em um lençol!
Seja um crente sincero! Seja um verdadeiro seguidor de Jesus! Seja um adorador de verdade
Seja um crente real que está se preparando pra morar no céu.
Comprometidos com ele e com a sua palavra. E quando a trombeta de Deus soar no céu nós iremos subir para estar eternamente com ele.
 Não se vista com um lençol se vista com armadura de Deus;
  - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando, sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Ef 6:11-17.
quando o inimigo te atacar,quando vier as lutas, as provas as aflições você estará revestido da armadura de Deus.
 O verdadeiro crente jamais terá que fugir envergonhado, como aquele rapaz fugiu pelado naquele dia.
Mas sempre será abençoado e vitorioso no nome poderoso de Jesus!





3 comentários:

  1. Nossa fui procurar informações, explicações e encontrei muito além nesse texto. Levei uma lapada consideration....
    Excelente texto.

    ResponderExcluir