sexta-feira, 26 de junho de 2015

DEUS É, DEUS ESTÁ E DEUS FAZ!

Deus é! Deus está! Deus faz.
Sl 46:1-11.
Introdução:
O salmo 46 é um dos salmos mais conhecidos da bíblia sagrada, ele é conhecido como o salmo de Lutero,
Dizem que o grande reformador cantava este salmo nas horas de aflição e o parafraseou no famoso hino conhecido como: castelo forte.
O salmo 46 é um hino que fala da segurança que o povo de Deus pode desfrutar em meio às tempestades da vida.
O Salmo de numero 46 contem 11 versículos e se você ler este salmo com bastante atenção você descobrirá que, a intenção do salmista ao escrevê-lo foi exaltar a Deus,
O salmo 46 pode ser dividido em 3 partes: Do verso 1 ao 4, o salmista exalta a Deus dizendo que: - Deus é.
Do verso 5 ao 7, ele exalta a Deus dizendo que: - Deus está.
E do verso 8 ao 11, o salmista exalta a Deus dizendo que: - Deus faz.
E é este o tema da palavra que eu trazer aqui hoje:  - Deus é! Deus está! Deus faz! Então vejamos:
1º Deus é! v,v 1-4.
O salmo 46 começa mostrando que Deus é, e pelo menos 3 coisas o salmista nos mostra que Deus é
1º Deus é o nosso refugio.
O que é um refugio¿ refugio é um local tranqüilo que oferece paz, tranqüilidade, sossego.
Refugio é um abrigo; um lugar que alguém procura para fugir ou para se livrar de um perigo.
refugo é Esconderijo; lugar onde alguém pode se esconder ou ocultar alguma coisa.
agora o que me chama atenção é que
o salmista não diz que Deus oferece um refúgio, ou que ele nos envia para um local de refúgio,
O salmista diz que DEUS É o nosso refugio, DEUS É o local tranqüilo onde nos encontramos, paz, tranqüilidade e sossego na hora das tempestades desta vida
DEUS É o nosso abrigo para onde podemos fugir e nos livrar de todo o perigo.
DEUS É o lugar onde nos podemos nos esconder e ocultar de qualquer calamidade.
Por isso o salmista disse: - Aquele que habita no esconderijo do altíssimo a sombra do onipotente descansará. Sl 91:1.
Ei! Deus é nosso abrigo! Deus é o nosso refúgio! 
Tem muita gente que pensa que o dinheiro é o seu refugio, que o dinheiro pode te trazer segurança.
Mas o dinheiro acaba, a crise financeira e a inflação podem fazer o dinheiro perder o seu valor.
Isto me faz lembrar aquele homem rico da parábola contada por Jesus em Lc 12:16-21.
Os campos daquele  homem rico produziram com abundancia, a ponto dos seus celeiros não serem suficientes para armazenar a colheita.
Então ele pensou consigo mesmo: - já sei o que eu irei fazer destruirei os celeiros antigos e construirei outros maiores,
 E aí recolherei todo o produto da minha colheita e direi a minha alma: alma! Tens em deposito muito bens, para muitos anos, então descansa, come, bebe e regala-te.
Mas Deus lhe disse: - Louco! Esta noite pedirão a tua alma e o que tu tens preparado para quem serás¿
Ei!  Eu nunca vi ninguém levar dinheiro pra sepultura! O dinheiro não é refugio pra ninguém!
O dinheiro não protege ninguém do desgosto, do fracasso, do pecado, dos acidentes, das doenças...
Você pode usar o dinheiro pra fazer um tratamento melhor, ter os melhores médicos, os melhores hospitais, as melhores clinicas,
Mas quando a morte chegar, só existe um lugar seguro, é na sombra do onipotente que irá descansar todo aquele que habita no esconderijo do altíssimo.
Diga assim:- Deus é o meu refugio! Deus é o meu refugio!
Quando tudo se virar contra você, quando tudo estiver dando errado na sua vida,
 Quando vier às lutas e aflições só existe um refugio: Deus é o nosso refugio!
Quando Deus é o nosso refugio acontece o que o salmista disse: -  mil Cairão  ao teu lado, e dez mil, à tua direita; mas  tu não serás atingido. Sl 91.7.
Eu sei que existem dias na nossa vida que nós precisamos de um refugio, um lugar pra esconder,
Eu te pergunto: - onde é que você busca refugio quando está ansioso, triste, preocupado com o futuro,
Com medo da morte, com medo de ficar desempregado, com medo da doença que apareceu em seu corpo?
- Onde é que você busca refúgio para te ajudar a resolver os problemas de seu casamento ?
Os problemas de seu filho adolescente? Onde é que você busca refúgio quando você é traído por alguém em quem você tanto confiou? 
 Onde é que  você busca refúgio para vencer suas lutas e dificuldades da vida?
No dinheiro, no psicólogo, nas amizades, nos programas de TV, nas terapias?...
Não estou dizendo que estas coisas são ruins! Não! Podem até ajudar,
Mas só existe um refugio perfeito, só existe um, lugar onde você pode encontrar a paz, a tranqüilidade o descanso nas horas das aflições.
- DEUS É O NOSSO REFUGIO! Nada pode substituir a Deus, ele é o refugio perfeito!
2º Deus é a nossa fortaleza.
Em segundo lugar, o Salmista declara que Deus é a nossa fortaleza. O que é uma fortaleza¿
Segundo o dicionário on line da língua portuguesa fortaleza é: - Força, vigor, robustez.
Militar Lugar fortificado, organizado para a defesa de uma cidade, de uma região.
fortaleza é Qualidade de quem é forte: é a fortaleza do lutador.
Nós dias da bíblia sagrada a fortaleza era é uma construção fortificada para se defender dos inimigos.
Neste contexto fortaleza esta falando de proteção, mas, fortaleza também é qualidade de quem é forte.
Agora, o salmista deixa bem claro que Deus é a nossa fortaleza, ou seja: -  DEUS É A nossa proteção e a nossa força.
Repita comigo assim: - Deus é o nosso refugio e fortaleza. Deus é a nossa força!
Quando você estiver passando por uma situação difícil, complicada, lembre-se disso: Deus é a minha fortaleza, a minha força. Veja o que diz a bíblia:
- O SENHOR é a minha força e o meu cântico, porque ele me salvou. Sl 118:14.
- Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o SENHOR Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação. Is 12:2.
- Ó SENHOR, força minha, e fortaleza minha, e refúgio meu no dia da angústia. Jr 16:19.
Ei! Sabe de onde os homens de Deus do passado tiraram forças pra enfrentar as lutas da vida e continuar sua caminhada? De Deus!
Sabe de onde vem a força e coragem do crente quando o diabo se levanta contra nós¿ quando os poderes do inferno investem contra o nosso corpo, espírito alma?
A nossa força vem de Deus!Ai de nós se Deus não fortalecer o nosso coração!
Desfalecemos, enfraquecemos, desanimamos. 
Basta Deus tirar por um só instante a sua mão fortalecedora de sobre nós, e logo nós entregamos a sentimentos de angústia e de morte. 
Por isso continue pedindo a Deus para ser a sua fortaleza, continue pedindo ao Senhor para que sejamos da sua força do Seu poder.
Paulo disse: - Quanto ao mais irmãos, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Ef 6:19.
Deus é a nossa fortaleza! Isto significa que Deus é Aquele que é forte quando somos fracos.
É por isso que Neemias declarou: - a alegria do Senhor é a nossa força. Ne 8:10.
3º socorro bem presente na hora da angustia:
- DEUS É nosso refugio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angustia
Significa dizer que Deus está bem próximo de nós para nos socorrer na hora da angustia.
Quem sabe por alguma razão você está angustiado, talvez por causa da situação econômica, desemprego, traição, enfermidade, problema familiar...
São varias situações que podem provocar a angustia de uma pessoa, até mesmo um crente em Cristo Jesus pode estar angustiado com alguma coisa.
Mas a boa noticia e que nós temos um socorro, DEUS É nosso socorro bem presente na hora da angustia!
Ei! Quantas vezes na hora angustia nós estamos sozinhos, parece que não temos ninguém para nós ajudar,
Na hora da angustia os amigos desaparecem, os parentes estão longe, parece que nós estamos só com nossa lutas, mas a boa noticia é que:
DEUS É o nosso socorro bem presente na hora da angustia, DEUS É o nosso amigo, ele está 24 horas por dia a nossa disposição.
Nas horas de tribulação, nas horas de dificuldades, Deus que nos ajudar a vencer no nome poderoso de Jesus!
Deus está presente na hora da angustia, e mesmo que você não veja, Deus está bem presente com seu poder derrotando as forças que querem nos vencer,
 Deus está bem presente agindo e te dando a vitoria,  Deus está presente com a solução  para os seus problemas.
Deus  acalma as tempestades, Deus livra da cova de leões, Deus protege na fornalha de fogo ardente,
Deus abre o mar para seu povo passar e liberta das mãos de Faraó. Ei! Diga como o salmista no salmo 121:
- Elevo meus olhos para os montes, de onde me virá o meu socorro? Meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra. Sl 121:1.
Creia em Jesus ,ele é o nosso socorro bem presente nos momentos difíceis, nas horas de angustia
Se a angustia bater no seu coração, lembre-se que Deus está presente e você pode invocar o seu Deus na dia da  angustia!
- invoca-me no dia da angustia, eu te livrarei, e tu me glorificarás. Sl 50:15.
A 1º lição do salmo 46, repita comigo bem alto: Deus é! Deus é!
Queira satanás ou não Deus é! Você pode até não crer mas Deus é! O mundo pode até não acreditar mas Deus é:
Deus é Rei dos reis, Deus é Senhor dos Senhores, Deus é o criador dos céus e da terra,
Deus é soberanos, Deus é onisciente, Deus é onipotente, Deus é onipresente, Deus é santo, Deus é misericordioso, bondoso, maravilhoso,
Deus é amoroso, verdadeiro, incomparável, imutável, Deus é o Pai, o Filho e o Espírito Santo...
Ei! E se Deus é tudo isto então: - não temeremos ainda que a terra se mude, e os montes se abalem, ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se abalem.
Se Deus é não há por que temermos, você pode ate dizer assim: - eu não temo por que eu sou forte, por que eu sou,lutador de MMA, lutador de caratê,
Eu não temo por que eu sou esperto, conhecedor, eu não temo porque eu sou gordo, sou magro, sou alto, sou pastor, sou presbítero, sou teólogo...
Ei! Deixa eu te dizer uma grande verdade! Tem muita gente por ai dizendo que é: -  pode contar comigo que eu sou o cara! Eu faço! Eu aconteço...
Mas quando a coisa aperta, quando a coisa fica difícil: - quando o medico diz não tem cura! Quando o advogado não tem solução,
Ai o camarada se prostra e diz: - eu não sou! Eu não posso! Eu não consigo!
Mas Deus está dizendo assim pra mim e pra você hoje:  - Eu sou! Eu posso! Operando eu quem impedirá,
Deus está dizendo pra você: - Vai nesta tua força porque Eu Sou contigo. Eu Sou o teu companheiro,
Eu sou o teu amigo, o teu advogado, o teu médico, Eu Sou a água que sacia a tua sede,
 Eu Sou o calor que aquece o teu frio, Eu Sou o pão  que alimenta sua fome,
Eu Sou o que vai à frente arrebentando as correntes de ferro, quebrando as portas de bronze,
Deus é! Deus é!
Isto não significa nada! Nós tememos não pelo que nós somos mas sim pelo que Deus é.
Eu não sei qual o terremoto que você esta passando, não sei qual o monte que se levantou para te assustar,
Mas ainda que as águas rujam, ainda que os monte se abalem , não se preocupe! Não se desespere! Deus é, Deus é o Deus que se levanta para te dar a vitoria!
2: DEUS ESTÁ V,V 5-7.
Agora que nós aprendemos que Deus é, vejamos também que ele está. Onde Deus está?
A bíblia diz em Is 6:1 que Deus está assentado em um alto e sublime trono, no Sl 47: 8 diz que Deus reina sobre as nações e se assenta no seu santo trono.
O Sl 46, que é o que nós estamos estudando fala de uma cidade que tem um rio e este rio alegra cidade de Deus, o santuário das moradas do altíssimo.
DEUS ESTÁ no meio desta cidade, e ela jamais será abalada Deus ajudará os habitantes desta cidade desde a antemanhã, desde o inicio do dia.
Ai surge 2 perguntas: - onde Deus está? E que cidade é esta? a resposta da 2º pergunta nos faz entender a primeira.
 A cidade não é Jerusalém! Por que a Jerusalém aqui da terra não tinha rio. Apenas algumas fontes e um aqueduto.
A bíblia fala da Jerusalém celestial que diz que tem o rio da vida puro como o cristal que corre do trono de Deus. Ap 22:1
Mas se o propósito do rio mencionado no Sl 46 é alegrar a Cidade de Deus, então também não é esta a cidade de Deus que o salmista está falando.
Na bíblia a nova Jerusalém não tem pecado, fadiga, tristeza, nem dor, então que cidade é esta, que Deus está no meio dela?
A cidade que Deus está no meio dela em 1º lugar é a sua igreja! E o texto que prova isto é Mt 5:14-16.
- Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.
Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
A cidade que Deus está é sua igreja, e é por isso que a igreja do Senhor Jesus jamais será abalada.
Jesus disse a Pedro: - eu edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Mt 16:18.
ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares. Ainda que o inferno se levante, ainda que os homens tentem destruir a igreja,
a igreja permanecerá de pé até o dia da volta gloriosa de nosso Senhor e Salvador jesus Cristo
mais de 2000 anos se passsaram desde que esta igreja foi fundada por Jesus na cruz do calvario,
ela ja foi perseguida pelo imperio romano,  pelos governantes, pelos papas, pelas heresias, mas até hoje a igreja continua viva, pregando a palavra de Deus.
sabe qual é o segredo da igreja¿  Deus está no meio dela! Deus não esta na direita, nem na esquerda, na vanguarda nem na retarguarda.
Deus está no meio!  Na maior catedral ou na menor congregação, Deus está no meio dela. Foi isto que Jesus prometeu:
- Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. Mt 18:20.
Mas, em 2º lugar Deus está também no meio da vida dos seus servos. Alguém pode perguntar assim onde Deus mora¿
Deus mora no céu! É verdade! Mas Deus mora também dentro do crente lavado e remido no sangue de Jesus.
 Jesus  disse: - Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Jo 14:23.
- Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 1 Co 3:16.
 Ei! Eu você somos a morada de Deus, o lugar onde Deus habita. Fomos escolhidos e para ser casa de Deus morada do Espírito Santo.
- No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito. Ef 2:21-22.
Como é a maravilhoso entender que a minha vida, a sua vida é a morada de Deus.
Se você é um crente em Jesus Cristo, Deus está com você, ao seu lado, acima de você e dentro de você.
Repita comigo: - Deus é, e DEUS ESTÁ! Eu sei que você sabe disto, mas eu preciso dizer mais uma vez: Deus está neste lugar! Deus está neste culto aqui hoje!
Deus não é ausente, Deus está presente no culto de terça, de quarta, de sexta, na Ebd, no culto de domingo a noite.
Foi ele que prometeu: - estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos. Mt 28:20.
Deus está aqui! Deus está na sua casa,  Deus está na sua família,  Deus está com seu filho...
Deus está com você na hora da sua luta, Deus está você fora da luta.
Deus está com você na hora da prova, Deus está com você  fora da prova.
Deus está com você quando tudo vai bem e Deus está com você também quando tudo vai mal.
Tem hora na nossa vida que parece que Deus sumiu, mas não é verdade Deus está do nosso lado em todos os momentos da vida.
Ex: letra da musica rastros na areia do cantor Oswaldo Nascimento.
Na horas mais difíceis creia Deus está contigo! Foi por isso que até hoje você não desistiu, Deus esta te carregando no colo.
Não desista! - O Senhor dos Exércitos está conosco, o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Sl 46:7.
3º DEUS FAZ! V,v 8-11
Depois que o salmo 46 nos mostra que DEUS É, DEUS ESTÁ agora ele nós mostra que o nosso DEUS também FAZ.
De que adianta servir um Deus que, é um Deus que está, se esse este Deus não faz nada?
Ei! O Deus que eu creio, o Deus que eu sirvo, o Deus que eu prego a sua palavra, é um Deus que é, que está mas também é um Deus que faz.
: O Deus do salmo 46 não é um deus a quem você pode limpar, mas é o Deus que te limpa pelo sangue de Jesus derramado na cruz.
: O Deus do salmo 46 não é um deus que você tem que carregar no pescoço ou na carteira, mas  é o Deus que te carrega nos seus braços de amor.
:  O Deus do salmo 46 não é um deus que se cair pode até quebrar o pescoço e você tem que colar, mas o Deus  do salmo 46, é o Deus que se você cair, Ele te ergue e te dá uma segunda chance.
E o que é que Deus faz¿
A resposta é simples: Deus faz tudo àquilo que nos não podemos fazer. Seria impossível mencionar aqui tudo o que Deus faz.
Mas, o salmista no verso 8 nos convida a vim e ver o que Deus faz: - vinde e contemplai as obras do Senhor que assolações tem feito na terra.
Faz cessar a guerra quebra o arco e corta a lança, queima os carros no fogo...
Eu não sei qual a guerra que você está enfrentando, não sei quais o inimigos que tem se levantado contra você,
Mas de uma coisa eu sei, o nosso DEUS FAZ cessar a guerra, quebra o arco e corta a lança, queima os carros no fogo.
Ei! Deus  vai fazer a sua guerra acabar destruindo todas as armas do inimigo.
O Deus que é, o Deus que está, é o Deus que vai fazer coisas grandiosas na sua vida!
Conclusão:
O salmista declarou: - Deus é o nosso refugio e fortaleza...
Deus está no meio da cidade cujas correntes alegram a cidade do Altíssimo.
Deus faz cessar as guerras, quebra o arco e corta a lança, queima os carros no fogo.
E agora, ele termina dizendo: - Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.
Mas, como se aquietar quando você esta doente, desempregado, enfrentando problemas familiares financeiros¿
Isto só é possível na vida daquele que realmente confia no Deus que é, no Deus que está, no Deus que faz,
Ei! A terra pode mudar, as montanhas podem ser arremessadas violentamente no mar, podem vir terremotos e maremotos,
Mas nunca se esqueça Deus esta no controle de tudo: - o Senhor dos exércitos esta conosco o Deus de Jacó é o nosso refugio!


2 comentários:

  1. Muito bom, bem esclarecido o versiculo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, um mensagem totalmente doutrinário,PODEROSO,MISERICORDIOSO E SUA GRAÇA ESTÁ BEM PRESENTE ATRAVÉS DE JESUS ALELUIAS 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir