sábado, 24 de janeiro de 2015

VAI ATÉ O FIM!

Vai até o fim!
Dn 12:8-13.
Introdução:
O texto que nos vamos meditar hoje se encontra registrado no livro do profeta Daniel.
O  autor do livro de Daniel é o próprio profeta Daniel, e isto foi confirmado por Jesus em Mt 24: 14-15.
Quando nos estudamos livro de Daniel, logo nos descobrimos que ele esta dividido em 2 partes:
1º parte é histórica:
Do capitulo 1 ao 6 fala sobre historia de Daniel e seus 3 amigos Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.
Os primeiros 6 capítulos do livro de Daniel contêm histórias de fé contadas de um modo que impressiona até mesmo as crianças pequenas,
E quem é que não se impressiona com a historia dos 3 jovens lançados na fornalha de fogo ardente, mas o 4º homem entra lá com e mal nenhum acontece com eles.
Quem é que  não se impressiona com a historia Daniel lançado na cova dos leões, mas o anjo do Senhor entra na cova com a espada desembainhada e mal nenhum acontece com Daniel.
São historias surpreendentes!  Mas, estas historia  têm também  aplicações práticas que inspiram até os crentes mais maduros na fé.
A 2º parte do livro é apocalíptica:
Do capitulo 7 até o capitulo 12 Daniel fala sobre os últimos dias.
 Os últimos seis capítulos, do livro de Daniel é desafio até mesmo para os estudantes avançados da Bíblia. Veja um resumo do livro de Daniel:
- No capitulo 1 Daniel e seus 3 amigos são  levados em cativeiro para babilônia, e escolhidos para ficar  a serviço do rei Nabucodonosor;
- No capitulo 2  Daniel interpreta o Sonho da Estátua que Nabucodonosor teve.
- No capitulo 3 Os companheiros de Daniel negam a se ajoelhar diante da estátua de Nabucodonosor, são lançados no forno e salvos por milagre.   
-  No capitulo 4  Nabucodonosor; sonha com uma arvore que é cortada, e Daniel interpreta o sonho dizendo que;
 Ele ia ficar louco e comer relva com os animais, até reconhecer a soberania e ser restaurado.
- No capitulo 5 o rei Belsazar deu uma festa imoral, usando os untesilios do templo,
Uma mão misteriosa escreve na parede,
 E Daniel interpreta a escritura mostrando  o destino da Babilônia.
- No capitulo 6 Daniel foi lançado na cova dos leões e, o anjo do Senhor o livra dentro da cova.
- No capitulo 7 começa a parte profética e escatológica do livro de Daniel, e ele tem a visão das 4 feras;
 1 leão com asas de águia, 1 urso com 3 costelas entre os dentes, 1 leopardo com 4 asas de ave nas costas e um animal espantoso com 10 chifres.
- No capitulo 8 Daniel tem a visão de um carneiro e de um bode.
- No capitulo 9 Daniel ora pedindo a Deus compreensão das visões, No final da sua oração o arcanjo Gabriel desceu para dar-lhe instruções e revelações
O arcanjo Gabriel revela pra Daniel  as 70 semanas, que nos conhecemos como 70 semanas de Daniel.
- No capitulo 10 ate o 12 fala dos acontecimentos escatológicos dos últimos dias.
Daniel    fala sobre o primeiro advento e a morte do Messias;
Daniel fala sobre a destruição de Jerusalém;
Daniel fala sobre o anticristo,
Daniel dá detalhes sobre a personalidade do anticristo, e fala sobre a batalha do Armageddon. 
Mas nos vamos tomar nosso tempo  hoje no capitulo 12, no versículo 8,  onde, Daniel ora a Deus pedindo a Deus pra entender qual será o fim destas coisas,
E a resposta vem dos versículos 9 ao 13.
Baseado na resposta de Deus, para Daniel quero falar subordinado ao tema: tu, porém vai até o fim! Vejamos então:
O Que é o Fim?
Fim significa conclusão, termino remate, desfecho, limite. Lugar ou momento em que cessa alguma coisa. Propósito, intuito, alvo. Morte.
Vamos analisar o que Deus disse para o profeta Daniel: - tu, porem, segue o teu caminho até o fim, pois descansaras e, ao fim dos dias, levantaras para receber tua herança Dn 12:13.
Não quero aqui nesta oportunidade trazer um estudo escatológico deste texto.
 Mas,  a partir da expressão usada por Deus para falar com Daniel:- tu, porem, vai até o fim.
Aprender com você hoje que o propósito de Deus para as nossas vidas, que é o de irmos até o fim,
Vejamos algumas lições que podemos aprender com esta frase: vai até o fim!
1º não pare no meio do caminho.
Quero começar dizendo que: - Deus não te chamou te tirou do mundo, do pecado, da perdição, pra você ir somente até a metade do caminho.
O propósito de Deus pra você é que você vá até o fim, Ei! Devemos  ir sempre adiante e nunca retroceder.
A bíblia diz: - o justo viverá da fé, e se ele recuar a minha alma não tem prazer nele! Hb 10:38.
A bíblia diz:- Sê fiel até a morte e te darei a coroa da vida.  Ap 2:10.
Ei! Jesus não esta dizendo aqui: - sê fiel ate completar 10 anos de fé, e te darei a coroa da vida, não!
Jesus não esta dizendo: sê fiel até completar 20 anos de fé, e te darei a cora da vida, também não!
- Sê fiel até completar 40 anos de fé e te darei a corão da vida, não!
Jesus esta dizendo pra mim e pra você: sê fiel até a morte! Sê fiel até a morte!
E te darei coroa da vida!
Ei! Jesus esta dizendo hoje: -  vai até o fim! Não pare no meio do caminho!
Tem muita gente que pensa que: - morreu acabou,
 Na expressão do mundo aí fora: - morreu, fedeu!
Mas, isso não é verdade! Nós sabemos pela bíblia, que existe a salvação eterna e a condenação eterna.
 Mas no sentido físico, em contato com o mundo natural, podemos afirmar que a morte é o fim.
Quando Deus disse à Daniel: - Vai até o fim, que fim? Deus estava dizendo? até fim da tua jornada aqui nessa terra.
É isto que Deus que Deus está falando comigo e com você hoje, através da sua santa palavra: - vai até o fim.
 Ei! Deus quer, que, quando chegar o último dia da sua vida aqui nesta terra, você possa  dizer tal qual como disse o apóstolo Paulo:
 - Combati o bom combate completei a carreira e guardei a fé. 2 Tm 4:7.
É isso que o nosso Deus quer de  mim e de você ! Não importa qual seja a situação que estamos atravessando,
Não importa o problema que estamos enfrentando, Deus quer que nós vamos até o fim!
Paulo disse: - Uma coisa  eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante,
 Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.  Fp 3.13-14. 
Entre a largada e a chegada existe o meio do caminho! Ei! Nós não podemos parar no meio do caminho, precisamos terminar a caminhada e agarrar o alvo com as duas mãos!
E qual é o nosso alvo¿
 O nosso alvo não é ficar rico, o nosso alvo não é ficar famoso, o nosso não são os prazeres deste mundo
 O nosso alvo é o céu, o nosso alvo é a vida eterna ao lado do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.
 No meio do caminho existem pedras, existem espinhos, existem obstáculos,
No meio do caminho  também existem  flores,  paisagens,  existe o som dos pássaros. Coisas que querem te encantar e te fazer parar no caminho.
O hino da harpa cristã de numero 36 diz assim:
-  Passarinhos, belas flores, Querem me encantar;
São vãos terrestres esplendores, Mas contemplo o meu lar.
Nas férias agora, eu estive em Guaibim no estado da Bahia e nos visitamos o morro de São Paulo, pensa em um lugar bonito! Praias maravilhosas!
Dá vontade de ficar ali pra sempre! Que lugar gostoso e agradável, e tem tantos lugares assim neste mundo,
 Mas nós devemos em 1º lugar glorificar a Deus, pois foi ele quem fez tudo isto,
E em 2º lugar compreender que nenhuma beleza deste mundo, pode se comparar com que está preparado para nós no céu!
Não deixe nada de bom ou de ruim te fazer parar no meio do caminho, vai até o fim! Vai até fim!
2º mesmo quando não compreendemos nada, ainda temos que ira até o fim.
Deus disse para Daniel: - Tu, porém, segue o teu caminho até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança.  Essa foi a ordem de Deus, dada a Daniel, de ir até o fim.
Se você prestou na leitura inicial com certeza você  Observou, que no versículo 8, Daniel disse:
-  Eu ouvi, porém não entendi; então, eu disse: meu Senhor, qual será o fim destas coisas? Dn 12:8.
Existem coisas que acontecem em nossas vidas, que nós não entendemos!
Às vezes ficamos perplexos, admirados, espantados diante de algumas situações.
E, ficamos perguntado: Como isso pode acontecer? Eu sou crente! Sou dizimista na casa de Deus! Participo dos cultos! Ajudo na obra de Deus!
Por que,  isto acontecendo? Eu não entendo?
Por que Deus não age em meu favor? Porque que Deus não dá uma resposta pra minha situação, pro meu problema?
Ei! Abra seu ouvido espiritual! Deus esta te respondendo hoje! Ele esta dizendo: - Tu, porém, segue o teu caminho até ao fim.
 Essa é a ordem do Senhor:  - ir em frente, ir adiante. Mesmo que você não entenda, mesmo que você não compreenda continue fiel até o fim!
Não deixe nada te embaraçar! Nem prova, nem luta nem adversidade, nem perseguição...
Paulo dizia: - Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. 2 Tm 2.4
Não podemos nos embaraçar com nada! Às vezes, não entendemos certas coisas, mas não devemos parar, temos que ir até o fim.
Se alguém falou mal de você, vai até o fim! Se alguém te caluniou vai até o fim! Se quiserem barrar o teu ministério, vai até o fim!
Se alguém disse que Deus não está na tua vida, não se preocupe se você tem convicção que Ele está, vai até o fim!
 Ei! Preste bem atenção! Tem coisas que Deus se preocupa em nos explicar, outras não.
Tem coisas que você terá que passar, mesmo que não entenda. Mas no final, o nome do teu Senhor será glorificado e ele te exaltará,
Em Dn 8:15 quando Daniel teve a visão do carneiro e do bode, ele pediu a Deus que fizesse ele compreender,
E interessante que Deus quis que Daniel entendesse, em Dn 8:17-19 , Deus se preocupa a explicar pra Daniel a visão que ele teve,
 E Deus lhe explica detalhes por detalhes, ou seja, Deus lhe dá o entendimento daquela visão.
Mas, já em Dn 12: 8:9, Deus diz para Daniel que as palavras estão seladas; ele não as poderá entender, pois será para o fim dos tempos.
Como eu já disse no começo este capitulo faz parte dos capítulos escatológicos do livro de Daniel é o estudo das ultimas coisas,
Hoje nos dias atuais nos estudamos o livro de Daniel e podemos entender muita coisa do que foi revelado pra ele naqueles dias.
 Mas, Daniel não entendeu! Por que aquelas visões, não eram para a época de Daniel, mas sim, para a nossa.
Ei! Tá entendo¿ tem coisas que não entenderemos, pelo menos, por enquanto,
Lembra da ultima ceia quando  Jesus lavava os pés dos seus discípulos.  Quando chegou a vez de Pedro, ele sem compreender o propósito daquele gesto,
 Não queria aceitar que o Jesus se humilhasse diante dele daquela forma. Então ele disse:-  nunca me lavarás os pés.
Então, Jesus lhe disse:  se eu não te lavar , não tens parte comigo. O que eu faço, não entendes tu agora, mas entenderás depois. Jo. 13:7.
Quem pode explicar o que Deus está fazendo em nossa vida agora? Quem pode entender a natureza dos acontecimentos que nos sobrevêm?
É impossível ao homem dissecar os propósitos de Deus, os caminhos de Deus são maiores do que os nossos caminhos e os seus pensamentos mais altos do que os nossos pensamentos Is 55:8.
Diante de Deus, toda lógica é loucura, toda segurança é fiasco, todo conhecimento é ignorância. Ei!  Não nos é dado saber no momento o significado dos acontecimentos.
Uma grande mentira que pregam por ai dizendo: aceite Jesus na sua vida e nunca mais você terá problemas, dificuldades financeiras, problemas de saúde, ei isto é mentira!
Nos caminhos de Deus não há certezas. Não há garantias que tudo o que nos acontecerá será bom aos nossos olhos.
O sol nasce pro justo e pro injusto também! Chove na casa do crente, mas chove também na casa do descrente!
Nos caminhos de Deus temos dificuldades, o filho fica doente, você pode ficar desempregado, o resultado do exame pode dar positivo, você passar dificuldade financeira...
Agora nos caminhos de Deus nos temos garantia da sua presença ao nosso lado! O vento pode assoprar, mas seu barco não vai afundar porque Jesus esta contigo nesta viagem!
Andar com Jesus não garante que você não vai passar pela fornalha de fogo! Mas Jesus garante que vai entrar lá com você!
Andar com Jesus não tem garantia contra a cova dos leões! Mas Jesus garante se você jogado nesta ele vai mandar um anjo lá com espada pra te livrar.
Nos caminhos de Deus se formos fiel até o fim nos temos a garantia da vida eterna! A nossa salvação!
Diga pra pessoa de seu lado: - Mesmo sem entender, Vai até fim!
A verdade é que nós somos limitados e não sabemos o dia de amanha, a situação difícil que nos estamos passando hoje, pode se tornar em uma benção amanhã
Nunca sabemos ao certo o que é de fato: bem, ou o que é de fato: mal nos acontecimentos.
 Quantas  vezes você chorou por uma situação no passado, murmurou contra Deus e duvidou que Deus estivesse presente,
 E hoje você confessa satisfeito que Deus sempre estava naquele negócio. Ex: aquele carro você não comprou era uma bomba, Deus te livrou!
Aquele ônibus que você perdeu, aconteceu um acidente, Deus te livrou!
Aquela jovem bonita que você queria casa com ela e não deu certo, desviou, Deus te livrou!
Aquele jovem gatão que você queria namorar, e não deu certo, casou com outra e virou um leão Deus te livrou!
Ilustração:
Havia numa aldeia um velho muito pobre, mas que tinha um lindo cavalo branco.
Muitos Reis ofereceram quantias fabulosas pelo cavalo, mas ele nunca quis vender
Certo dia ao levantar de manhã, descobriu que o cavalo não estava na cocheira. A aldeia inteira se reuniu, e disseram para o velho:
- Velho estúpido! Sabíamos que um dia o cavalo seria roubado. Teria sido melhor vendê-lo. Que desgraça!
O velho disse: - Não julguem. Simplesmente digam que o cavalo não está na cocheira.
Se tratar de uma desgraça ou de uma benção, não sei. Quem pode saber o que vai se seguir?
As pessoas riram do velho. Mas, 15 dias depois, numa noite, o cavalo voltou. Ele havia fugido para a floresta e trouxe com ele uma dúzia de cavalos selvagens consigo.
Novamente, as pessoas se reuniram e disseram: - Velho você estava certo. Não se trata de uma desgraça, na verdade provou ser uma benção.
Ele respondeu: -Vocês estão se adiantando mais uma vez. Apenas digam que o cavalo está de volta... Quem poderá saber se é uma benção ou não?
Então, o velho tinha um único filho, que começou a treinar os cavalos selvagens. Uma semana mais tarde, ele caiu de um cavalo e quebrou as 2  pernas.
As pessoas se reuniram e disseram: - Foi uma desgraça. Seu único filho perdeu o uso das pernas, e na sua velhice ele era seu único amparo.
O ancião disse: - Vocês estão obcecados por julgamento. Digam apenas que meu filho fraturou as pernas. Ninguém sabe se isso é uma desgraça ou uma benção.
Aconteceu que, depois de alguns dias, o país entrou em guerra, e todos os jovens da aldeia foram forçados a se alistar.
Somente o filho do velho foi deixado para trás, pois se recuperava. A cidade inteira estava chorando, lamentando-se porque sabiam que a maior parte dos jovens jamais voltaria.
Elas vieram até o velho e disseram:
- Você tinha razão, velho. Aquilo se revelou uma benção. Seu filho pode estar aleijado, mas ainda está com você.
O velho disse: - Vocês continuam julgando. Ninguém sabe! Digam apenas que seus filhos foram forçados a entrar para o exército e que meu filho não foi.
 Na verdade, um caminho termina e outro começa, uma porta se fecha, outra se abre. Estejam satisfeitos simplesmente em viver o momento presente e nele crescer...
O que você não sabe agora entenderá depois! Mesmo sem entender vai até o fim!
Quem sabe de todas as coisas é Deus e não nós!
Conclusão:
A ordem de Deus para você hoje é: Tu, porém, vai até ao fim. 
Se alguém quiser te perseguir que persiga, se alguém quiser te caluniar que calunie, deixa tudo pra lá! E vai até o fim.
Jesus mesmo disse: - aquele que perseverar até o fim este será salvo. Mt 24:13.
Ei! É Deus  quem sabe o dia do fim, para essa luta, essas dificuldades que estás enfrentando. Ele é fiel!
 Se realmente formos até o fim, como é o propósito do Senhor, alcançaremos a nossa vitória.
Mas, se nós  pararmos, ou se voltarmos atrás, seremos vencidos, destruídos por nossos adversários.
Portanto, não se desespere! Essa situação que você está vivendo, chegará ao fim,
 Deus está no controle de tudo! Tudo que você  está passando, nada esta despercebido diante  dos olhos de Deus.
Você até pode não está entendendo o porquê de tudo isso que está acontecendo, mas Deus entende e sabe o porquê.
E Deus está permitindo você passar por tudo isso, para glorificar o nome Dele em sua vida,
No fim de tudo Deus irá te conceder a vitoria!
Deus disse á Daniel:-  Tu, porém, segue o teu caminho até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança.  
No livro de Daniel, Deus termina dizendo que haverá paz para aquele que vai até o fim. Daniel dormiria tranqüilo, teria uma velhice calma e morreria em paz,
Mas  ainda há algo temendo neste texto no final do versículo Deus diz: - receberás a tua herança.
Ei! Irmão! Vai até o fim! Não desvie, não pare no meio do caminho, não desiste diante das dificuldades, fique firme com Deus até o fim.

É no fim da corrida que o atleta sobe no podium, é no fim da colheita que lavrador recebe o seu pagamento, é no fim da caminhada com Cristo que recebemos  o nosso galardão. I Co 15:58.
Prossiga até o fim.

8 comentários:

  1. Para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente, não são para comparar com a glória que em nós ha de ser revelada, que Deus continue abençoando a tua vida

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor Jesus Cristo
    Que palavra abençoadora
    Eu e minha esposa estávamos procurando um versículo para o tema "vai até o fim" e achei esse sermão tremendo

    Parabéns, Palavra tremenda aos nossos corações e creio que será o tema pra festividade em nossa igreja.

    Deus abençõe sempre!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo, Glória para o nosso Deus !
    Nestá pregação da para fazer umas três pregações.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns meu nobre!
    Que Deus continue te dando sabedoria.

    ResponderExcluir
  5. Excelente muito obrigado por este alimento estarei pregando isso hoje na casa do senhor

    ResponderExcluir
  6. A paz pastor !!
    Que o nosso Deus continue lhe abençoando poderosamente.
    Obrigado também por ter conhecido morro de de São Paulo.e aqui que eu passo um tempo, muito lindo mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Palavra abençoada,mensagem edificante. Deus continue abençoando seu ministério

    ResponderExcluir
  8. Um sermão muito edificante fiquei muito feliz,que Deus abençoe e te capacite cada vez mais.

    ResponderExcluir