sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

JESUS NO MEIO!

JESUS NO MEIO
                                                                                                                     Mt 18:20.

Introdução:
Este versículo que no acabamos de ler é um dos mais conhecidos da bíblia sagrada, todos nos já vimos varias alguém citando este versículo.
Gostamos de mencionar este texto principalmente quando tem pouca gente no culto.
Mas às vezes deixamos de lado a principal lição deste texto, e a principal lição não é estar 2 ou 3 reunidos, mas sim a garantia da presença de Deus em nosso meio.
 Mt 18:20 é uma promessa universal  do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,  Jesus promete para todos aqueles que crer que ele sempre estará conosco.
Se for 2 ou 3 ele promete que estará no nosso meio, agora se for um só ele não estará, mas estará ao nosso redor pra nos garantir a sua vitoria!
A bíblia sagrada mostra vários textos onde Jesus esta no meio e cada texto deste têm um grande significado: senão vejamos:
1º Jesus no meio significa proteção:
- Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.
Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã.
Sl 46:4-5.
Davi diz aqui neste salmo que há um rio cujas correntes alegram a cidade o altíssimo,
E esta cidade jamais será abalada por que Deus está no meio dela!
Se Jesus estiver no nosso meio, então, nos temos garantia de proteção.
Tem muito crente que vive desprotegido, é alvo fácil do diabo por que não tem colocado Jesus no meio da sua vida. Jesus não tem primazia na sua vida.
Quem fica no meio tem primazia, prioridade, será que Jesus está em 1º lugar na sua vida¿
Ei! Quando Deus está no meio Ele nos defende: O salmista disse:
 - Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. Sl 57:1.
2º  JESUS NO MEIO, NO CALVÁRIO, SIGNIFICA ESPERANÇA
Na cruz do calvário a bíblia diz que o nosso mestre e salvador Jesus foi colocado no meio:
- E, levando Ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, que em hebraico se chama Gólgota, Onde o crucificaram, e, com ele, outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio. Jo 19:11-17.
Dois homens malfeitores foram crucificados um de cada lado e Jesus foi colocado no meio.
Jesus estava pendurado no meio de dois ladrões. Eu sou apaixonado por esta passagem! Nós precisamos entender esta atitude de Jesus.
 As últimas horas de Sua vida Ele passou no meio de dois malfeitores, dois pecadores, dois homens sem esperança, dois marginais. Sabe por quê?
 Porque Jesus veio a este mundo para salvar o pecador; veio a este mundo para buscar aqueles que não têm mais esperança,
 Aqueles que não têm mais para onde ir, aqueles que não têm mais o que fazer com sua vida,
Aqueles a quem seus pais olham e pensam que para eles não há mais remédio, aqueles a quem a sociedade olha e diz que já não têm mais saídas, nem recuperação.
Jesus veio a este mundo, e durante toda a sua vida, procurou esse tipo de pessoas.
Veja a atitude do malfeitor que estava pendurado a esquerda. Ele que olhou para Jesus ali no meio e disse: - Se tu és o Cristo, te salva a ti mesmo, e a nós. Lc 23:39.
E aquele homem, na agonia, na ultima hora da sua vida, diante da sua ultima oportunidade para ser salvo,
 Olha para Jesus ali no meio deles com uma incredulidade terrível e pede uma demonstração: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Lc 23:39.
Interessante! Existem pessoas que mesmo estando no fundo do poço, mesmo estando sem saída para os seus problemas,
Às vezes vem a igreja e ouve o pastor, ou pregador dizer:- Jesus esta em nosso meio.
Mesmo estando em um situação as pessoas duvidam e reclama uma demonstração.
- Eu só vou  acreditar em Deus, se Ele fizer isto! Eu entregarei a minha vida a Jesus, se Ele fizer aquilo...
O ladrão que pediu provas a Deus na cruz do Calvário, não é isto que as vezes nós queremos¿
 queremos provas, queremos racionalizar: - Se Tu és o Filho de Deus... Por que há crianças pobres? Se Tu és o Filho de Deus, por que meu pai morreu?
 Se Tu és o Filho de Deus, por que perdi o emprego?
 Se Tu és o Filho de Deus por que há ricos muito ricos, e pobres muito pobres?
Como se Deus tivesse que resolver o que nós, os homens temos que resolver aqui nesta Terra.
 Como se Deus estivesse lá no céu com uma vara mágica tendo que compensar nossa irresponsabilidade nesta Terra.
É neste momento que aparece o outro ladrão, que estava a direita,  ele repreende o seu   companheiro, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?
E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
Lc 23:40-41.
nos  últimos minutos de sua vida, aquele ladrão crucificado viu que o homem que estava ali no meio era a única esperança de salvação para ele.
Ali, pendurado na cruz, aquele homem disse: - Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino  Lc 23:42.
Eu creio que não era a primeira vez que aquele homem estava vendo Jesus.
 Talvez o ladrão tivesse visto Jesus pela primeira vez quando Cristo estava iniciando seu ministério,
Ou talvez em outras ocasiões quando fugia da policia, ele viu Jesus pregando um dos seus sermões, quem sabe falando do Reino de dos céus,
E agora no ultimo momento da sua vida ele se lembra que aquele dizia que tinha um reino por isso ele diz: lembra-te de mim quando entres no teu Reino!
Interessante! Este homem não precisou de uma demonstração de poder. Quantos foram atraídos pelo Cristo que multiplicou pães,
 Pelo Cristo que abriu o Mar Vermelho ou pelo Cristo dos milagres. Mas o ladrão da  acreditou num Cristo que estava morrendo, num Cristo em agonia.
 Este homem, ladrão, malfeitor, foi conquistado pelo amor, não pelo poder. Quem sabe ele pensou este homem em nosso meio é a minha ultima esperança!
- Senhor! Lembra-te de mim quando entres no teu Reino!
Eu creio que Jesus já estava fraco cansado, nas ultimas horas de vida, mas ele ainda faz um esforço e faz a declaração que é uma das mais belas da bíblia:
E disse-lhe Jesus: - Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. Lc 23:40
lá no paraíso vai estar: Noé, Abraão, Davi, Elias, Eliseu, Samuel, Paulo, Pedro, João, Tiago..
Mas, lá no céu também vai estar o ladrão da cruz, que nos últimos minutos de vida reconheceu a presença daquele que estava no meio entre as 2 cruzes.
O gol da vitoria do ladrão da cruz foi na prorrogação, nos últimos minutos, ele recebeu a sua salvação!
3º  JESUS NO MEIO SIGNIFICA A MELHOR COMPANHIA.
O Apostolo João relata em Jo 20:19.  Que no 1º dia da semana os discípulos estavam em uma casa reunidos,
Por causa do medo dos judeus eles estavam com as portas fechadas, Mas Jesus veio se colocou no meio deles e disse: - paz seja convosco!
Assim como o pai me enviou eu envio a vós, soprou sobre eles e disse: recebei o Espírito Santo.
Agora, tente imaginar esta cena:
Os discípulos apavorados de medo com as portas trancadas, eles não acreditavam que o mestre havia ressuscitado.
Eles não podiam abrir a porta por que lá fora estavam os soldados romanos que procuravam seguidores de Cristo para prender.
 Eles estavam ali naquele lugar como foragidos. Se alguém batesse na porta eles certamente não abririam.
Eles estavam apavorados, o seu líder que eles seguiram por 3 anos e meio estava morto!
A mensagem de esperança que Jesus pregou para eles virou uma mensagem de medo, agora se reuniam de portas fechadas. Ninguém podia entrar e ninguém podia sair!
Mas, Jesus chegou e entrou na casa, disse: - PAZ SEJA CONVOSCO! Chegou a esperança, a companhia de Jesus traz paz para os corações!
Os corações estavam tristes, alma enlutada, mas Jesus chegou!
Ei! A presença de Jesus traz conforto traz conforto nas horas de angustia:
- Aquele que habita no esconderijo do altíssimo à sombra do onipotente descansará  confortadora  Sl 91:1.
4º  QUANDO DEUS ESTÁ NO MEIO MARAVILHAS ACONTECEM
A bíblia nos conta que, Nabucodonosor fez uma estatua e deu a ordem; que ao som dos instrumentos, todos deveriam se ajoelhar e adorar,
E quem não adorasse seria jogado no meio da fornalha de fogo ardente, Sadraque, Mesaque e Abede- Nego era fieis a Deus e não dobraram seus joelhos diante da estatua,
Nabucodonosor mandou aquecer 7 vezes mais a fornalha e ordenou que os 3 jovens fossem jogados dentro dela amarrados,
Nabucodonosor ficou assentado de frente pra ver os crentes serem queimados,
Mas a bíblia diz que quando eles caíram no meio do fogo, o 4º homem entrou no meio da fornalha  para livrar os seus servos.
Então o rei Nabucodonosor se espantou, começou a tremer, e se levantou depressa; chamou os seus servos e perguntou para eles:
- Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.
então, ele respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.
Nabucodonosor chegou-se  à porta da fornalha de fogo ardente,e  falou, dizendo: - Sadraque, Mesaque e Abede- Nego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do meio do fogo. Dn 3:24-26.
quem sabe você também foi lançado no meio da fornalha de fogo ardente, fornalha de perseguição, calunia, inveja, provações, lutas e adversidades,
Deixa  eu te dizer nesta noite! O 4º homem não te livrou da fornalha de fogo, mas o 4º homem vai entrar com você no meio da fornalha de fogo!
Daniel também pra manter sua fidelidade foi lançado na cova dos leões, só que quando Daniel caiu na cova, Deus entrou no meio da cova para proteger Daniel. Dn 6:22-23.
A cantora Mara Lima tem uma canção que diz assim:
Calma, Daniel, eu sou o Senhor. Não tenha medo, não, o leão me escutou
Eu ordenei a ele pra que fosse se deitar. Durante esta prova o leão vai jejuar
Calma, Daniel, eu estou aqui
Se você tiver com sono, Daniel, pode dormir. Aí tem travesseiro, deita em cima do leão
Durante aquela noite foi só glória e unção
O evangelista marcos disse que Jesus entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada.
Os doutores da lei ficaram observando pra ver se Jesus ia curar aquele homem por que era sábado.
Jesus chama aquele homem da mão mirrada e o traz para meio da multidão e diz:
- É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? Salvar a vida, ou matar? E os fariseus se  calaram.
Então  olhando para eles com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra.
Mc 3: 1-5.
agora, o que me chama a atenção é que Jesus nos trouxe o homem para o canto, não trouxe para frente, mas ao meio,
 Se  Jesus chamou para o meio é porque Jesus está no meio. E deixa te dizer uma verdade: Jesus no meio é a certeza que milagres vão acontecer!
Jesus no meio é sinônimo de vitória, de benção de unção e de poder,  que nesta noite eu você  possa querer Jesus no  nosso meio para que a nossa vida, seja uma vida de  vitória.
Conclusão:
Entre Deus e o Espírito Santo: Jesus está no meio,
Entre Deus e a Igreja: Jesus é o mediador,
Entre Israel e o exército de Faraó: Jesus está no meio,
Entre os 3 moços e o fogo na fornalha –:Jesus está no meio,
Entre Daniel e os Leões: Jesus está no meio,
Entre dois malfeitores na cruz: Jesus está no meio,
Entre 24 Anciões  no trono:  Jesus está no meio,
Entre os tronos:  Jesus está no meio,

Entre o pecador e o perdão: Jesus está no meio,

3 comentários: