segunda-feira, 4 de agosto de 2014

OLHAI PARA CIMA!

Olhai para cima

Lc 21:7-11, 25-28.
Introdução:
Eu quero ministrar nesta noite uma palavra baseada no tema: - Olhai para cima.
E no contexto que envolve este tema quero falar a respeito da volta gloriosa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Uma das mensagens menos pregada em nossas igrejas hoje é sobre a volta de Jesus, e o arrebatamento da igreja.
Quase ninguém mais prega sobre a volta de Jesus, quase ninguém canta mais sobre a volta de Jesus, quase não se fala mais na volta do Senhor Jesus.
Mas, a maior esperança da igreja e do crente verdadeiro e ouvir a trombeta de Deus soar no céu,
 Para estar eternamente morando na gloria ao lado do Senhor e Salvador Jesus.
A mais de 2000 anos atrás Jesus andou nesta terra e operou grandes maravilhas: deu vistas aos cegos, levantou os paralíticos, multiplicou o pão pra alimentar os famintos e ressuscitou os mortos.
Foram 3 anos e meio de um ministério de milagres e maravilhas, mas ele foi traído por um dos seus apóstolos, entregue nas mãos das autoridades da época,
E conforme diz as escrituras ele foi morto e crucificado, mas ao 3º dia ele ressuscitou de dentre os mortos e está vivo, e vivo para todo o sempre.
Dentre as muitas promessas feitas pelo Senhor uma das principais dela é que ele irá voltar para buscar a sua igreja, veja alguns textos bíblicos:
- Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.   Mt  16:27
 - Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Mt  24:42
- Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho  do homem .     Mt 24:27
- Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.
 Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu teria dito a vocês. Vou preparar lugar para vocês.
E, quando eu for e preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. Jo 14:1-3.
- Enquanto o acompanhavam com seus olhares, vendo-o afastar-se para o céu, eis que lhes apareceram dois homens vestidos de branco, que lhes disseram:
Homens da Galiléia, por que ficais aí a olhar para o céu? Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu
. At 1:10-11
- Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.
 Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares.
 E assim estaremos com o Senhor para sempre. 1 Ts 4:16-17
- assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.  Hb 9:28.
- Eis que vem com as nuvens e todo o olho o verá até mesmos que os transpassaram, e todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele, sim. Amem. Ap 1:7.
- E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Ap 22:12
Mais de 300 vezes somente no novo testamento se fala da volta de Jesus.
Se você crer que vai Jesus vai voltar, ele vai voltar! Se você não crer ele vai voltar da mesma forma!
Para vergonha deste mundo e derrota do inferno, Jesus esta voltando! Jesus esta voltando!
 Ei! Estamos-nos vivendo os últimos dias da igreja de Jesus Cristo na face da terra!
Todos os sinais previstos na bíblia já esta se cumprindo.
Nos últimos dias o mundo esta sendo abalado por terremotos, tsunamis, guerras e rumores de guerras,
A guerra de Israel contra os palestinos na faixa de gaza( até sábado 03\08  havia morrido 1654 palestinos e 63 soldados israelenses) a guerra civil na Ucrânia apoiada pela Rússia...
Fome,  pestes, doenças , como nunca antes em toda a história da humanidade.
O avanço da ciência, a falta de amor, a imoralidade, a queda de valores na sociedade, todos estes sinais nos mostram claramente que Jesus Cristo esta voltando, leia a bíblia! E veja os sinais que estão se cumprindo ao nosso redor.
Diante de tudo isto Jesus advertiu os seus discípulos com uma palavra de animo: -
- E, quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis. Porque é necessário que isto aconteça primeiro, mas o fim não será logo.
 Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino; E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.
Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, OLHAI PARA CIMA e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima. Lc 21:9-11; 28
Jesus estava dizendo nestas palavras que quando começassem acontecer os sinais da sua vinda não era para nos ficarmos assustados.
Mas era para nos olharmos para cima. 2000 anos se passaram e as palavras do mestre para nos continuam sendo as mesmas: - olhai para cima! Olhai para cima!
Vamos meditar nesta noite no que Jesus nos disse nesta palavra, por que devemos olhar para cima.
1º  POR QUE  DEVEMOS OLHAR PARA CIMA¿
Nos fomos chamados por Deus  para viver acima das circunstâncias o desejo de Deus para nossa vida é que nos devemos olhar pra ele e não para os nossos problemas.
Jesus disse que: - o diabo  veio para roubar, matar e destruir, mas Jesus veio para nos dar vida e vida com abundancia. Jo 10:10.
Isto é uma grande verdade,  mas, o diabo, o inimigo das nossas almas vive tentando roubar a saúde, o dinheiro e a família de cada vivente,
Pois ele não quer que ninguém seja feliz com as bênçãos de Deus.
Mas, o diabo não esta preocupado somente com isto, o seu verdadeiro alvo é roubar a nossa fé e a nossa comunhão com Deus.
Roubar a saúde, o dinheiro e a família, são meios que o diabo usa para tentar conseguir chegar onde realmente quer.
É por isso que nós  precisamos aprender a viver olhando para o alto,  estar com nossos olhos fixos no Senhor em todo tempo, e não nas circunstâncias à nossa volta.
Vivemos-nos em um tempo em que os crentes estão vivendo
 Olhando somente para as coisas terrenas, mas, não tem seus olhos em Deus.
A  nossa pregação dos dias atuais só enfatiza o que é terreno, dificilmente nos ouvimos uma mensagem que leva as pessoas a olhar para cima.
Mas a palavra de Deus continua nos afirmando que devemos levantar nossos olhos:
- Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive assentado à direita de Deus.
Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Cl 3.1-3.
Se você prestou atenção nas palavras do apostolo Paulo ele disse: - Buscai e pensai nas coisas do alto, não nas que são da terra.
Será que nos como igreja do Senhor Jesus, nos dias atuais estamos realmente preocupados com as coisas lá de cima. Será que nos não estamos preocupados demais com as coisas desta vida¿
É que existem muitas coisas neste mundo que tem o poder de nos causar preocupação:
 Preocupação na família: esposa, filhos, que vai pra escola, filho que fica até tarde na rua, a educação será que tá certa, será que ele tá envolvido com pessoas erradas..
Preocupação na vida financeira:  será que o meu salário vai dar pra as contas a água a luz, fazer as despesas de casa, será que a família não vai passar necessidades...
Sem contar o medo que atinge toda pessoa normal: medo de câncer, medo de infarto, de qualquer outra doença ou de um acidente.
Medo de alimentos que prejudicam a saúde, medo da morte repentina, medo da guerra, medo de ladrão, medo de a inflação voltar...
Se for colocar no papel a lista das coisas que nos causam preocupações vai ficar grande esta lista.
Ai você diz assim:  Eu tenho razão em me preocupar! Afinal eu sou pai, ou mãe, sou chefe da família, o responsável por manter a casa..
Só que nos não podemos concordar com isso! Por que Jesus disse: - Olhai para cima! Olhai para cima!
É claro que é impossível viver e não se preocupar, mas quando esta preocupação se torna constante vira ansiedade. E a ordem de Jesus é:
- Mas, busquem primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal
. Mt 6:33-34.
- Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Fp 4:6-7.
Ei! A ansiedade que é uma preocupação exagerada com o dia amanha pode ser traduzida com incredulidade, duvidar da proteção de Deus.
Veja o que disse o salmista:
- Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo. Sl 91.3-4.
Isto é ou não uma promessa de proteção¿ o difícil na vida de muitos crentes é seguir a ordem por Jesus  expressa nas três palavras: - não andeis ansiosos.
Quando nos preocupamos, praticamente nos comportamos como ateus. Ou cremos em Cristo, ou não cremos. Jesus  disse: - Eu venci o mundo. Ele venceu? Ou Ele apenas nos prega uma peça de mau gosto?
Muitas vezes procedemos como pessoas que usam o elevador, mas não colocam a pesada mala no chão, preferindo segurar todo o peso.
Na verdade somos crentes, mas simplesmente não temos coragem de  entregar a nossa carga de preocupações
Àquele que quer se preocupar conosco, que cuida de nós e nos conclama na Bíblia:
- lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pe 5.7.
Em outras palavras não se preocupe! Não tenha medo do amanha! Pare de olhar para baixo e comece a olhar para cima!
Se você olhar para a palavra de Deus.
Existem vários exemplos que nos mostra que devemos  olhar para cima ao invés de olhar para baixo:
O TABERNACULO DE MOISES
Quando Deus  tirou o seu povo e ele começaram a peregrinar no deserto , Deus ordenou a Moises  que construísse o tabernaculo Ex 25:1-8.
O tabernaculo era uma espécie de templo móvel, que podia ser montado e desmontado, erra o lugar destinado aos sacrifícios e a adoração, até que povo entrasse na terra da promessa.
Deus ordenou que Moises  construísse segundo o exato modelo das visões que ele daria para ele no monte. Ex 25:9.
Interessante que em Ex 26:1-13. Quando Deus mandou Moisés fazer as quatro coberturas que se sobrepunham como teto da tenda da revelação,
Deus ordenou que elas fossem todas bordadas, embelezadas; era um verdadeiro espetáculo artesanal que ninguém hoje poderia reproduzir, pois a arte não era meramente humana,
 Deus havia enchido os artesãos para que pudessem executar o modelo divino ordenado.
Quando alguém entrava na tenda no tabernaculo, se quisesse ver algo belo tinha que olhar para cima, para o alto
Mas se conservasse seus olhos no chão não veria beleza alguma, pois Deus nunca mandou que fizessem nenhum tipo de piso, aonde acampavam utilizavam-se da própria terra do local.
Enquanto  teto era algo totalmente belo o chão era feio, de terra
Ei! A vida cristã e assim também! A beleza do andar com Deus está quando aprendemos a olhar para o alto,
 Não há beleza numa vida de preocupação somente com as coisas terrenas.
Não há nada espiritualmente belo num evangelho que só prega sobre o dinheiro e os caprichos deste mundo como se isso fosse a prosperidade bíblica!
O hino da harpa cristã de numero 36 nos diz: - passarinhos belas flores querem me encantar, mas são vãos terrestres esplendores, pois contemplo o meu lar.
Não se engane!  Nossos olhos devem se levantar bem acima do que é terreno, seja os atrativos deste mundo ou as circunstâncias negativas que nos cercam;
Devemos olhar para o alto em todo tempo. Olhai para cima, olhai para cima!
A MULHER ENCURVADA:
Outro exemplo interessante é o da mulher encurvada que foi curada por Jesus, veja o que Lucas falou deste milagre
 - E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se. Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher está livre da tua enfermidade; e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus. Lc 13.11-13.
Por quase 20 anos esta mulher andou  encurvada, e não havia meios de se endireitar pois sua doença era espiritual e não física.
 Tratava-se de um espírito maligno de enfermidade, um agente de Satanás prendendo seu corpo.
Imagine!  A  figura  desta mulher olhando somente para o chão; sua costa encurvada a impedia de andar olhando para cima.
Na vida desta mulher nos  podemos ver a operação  do diabo e entender como ele trabalha contra a vida dos crentes.
Quando Jesus curou aquela mulher o chefe da sinagoga se indignou por que era sábado e disse: - 6 dias há em que se deve trabalhar, vinde, pois, nesses dias para serdes curados e não no sábado.
Mas Jesus deu resposta certa para aquele religioso fingido: hipócritas, cada um de vos desprende da manjedoura, no sábado, o seu boi e o seu jumento, para levá-lo a beber¿
 Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos? Lc 13. 14-16.
Jesus chamou a enfermidade daquela mulher de prisão. Que tipo de prisão era esta que Jesus mencionou?
 Não era a doença e nem o espírito de enfermidade em si, mas a que ponto esta enfermidade levava esta mulher. Ela não podia olhar para o alto!
 Ei! É  isto que o diabo quer nos andemos encurvados olhando para baixo, tirando os olhos de Deus.
 Ele quer nos prender com os olhos no chão, para que não olhemos para cima
Outra coisa interessante e que nos vemos que esta mulher estava na sinagoga, o que poderíamos chamar de a igreja da época.
Não se tratava de uma pecadora qualquer que nada queria saber acerca de Deus, mas de alguém que o temia, cria nele e queria andar em sua presença.
Infelizmente tem muito crente dentro da igreja andando encurvadas, pessoas que só se preocupam com as coisas terrenas, pessoas que não olham mais para o alto.
Ei! Assim como Jesus entrou na sinagoga e curou aquela endireitou a sua coluna, e ela deixou de andar encurvado, olhando para baixo.
Nesta noite Jesus entrou aqui neste lugar e quem sabe você tem andando encurvado, preocupado com as coisas deste mundo,
Hoje! Jesus vai tocar na sua vida e você vai começar a olhar pra cima!
DEVEMOS OLHAR PARA CIMA, POIS A VOLTA DE JESUS SE APROXIMA
Jesus disse: - Estai vós também apercebidos; porque, numa hora em que não cuidais, o Filho do homem virá. Lc 12:40. 
Jesus foi  muito claro no que diz respeito a sua volta, não  é apenas de olhar para cima mas de levantar a cabeça,
Para que não nos envolvamos com os acontecimentos deste mundo, mas que estejamos focados na sua vinda.
Os sinais se multiplicam a cada dia, guerras, fome, pestes e por isso o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo disse:- Olhai para cima.
: Olhe para cima e não para os noticiários da TV que não tem a resposta.
: Olhe para cima e não para a ciência que procura encontrar uma alternativa.
: Olhe para cima e não para o conhecimento humano que por mais vasto hoje que seja não tem a solução.
: Olhe para cima e não para as grandes organizações que lutam constantemente para trazer um pouco de paz a este mundo perdido.
 A resposta para este mundo não está em governos, presidentes, embaixadores, cientistas, em medidas econômicas ou sociais,
 Mas a resposta é Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo.
- Olhai para cima, olhai para cima, olhai para cima.
Os meios de comunicação permitem que vejamos os acontecimentos quase que em tempo real nos dias de hoje, mas olhai para cima.
 A tragédia vem ao nosso conhecimento, mas olhai para cima. Notícias de desastres chegam aos nossos ouvidos, olhai para cima.
Seu futuro não está nas riquezas aqui conquistadas, não em bens adquiridos, mas na riqueza da glória preparada por Deus para aqueles que o amam de todo seu coração.
Ei!  Seu futuro não depende de governo, nem de presidente, não é de leis e sistemas que perecem, mas do Deus da Glória que tem todo o  poder e  toda a autoridade.
: A nossa esperança não são os novos planos econômicos, nem as promessas do próximo presidente ou governador que será eleito,
: Nossa esperança não é o  aumento de salário que acontece só uma vez por ano, ou cura de uma doença,
: Nossa esperança não é o cd novo do Roberto Carlos, nem a nova novela das oito da rede globo.
 Nossa esperança é que em breve a trombeta soara e Jesus voltará  para levar a sua Igreja.
 João disse que esta esperança é esperança que purifica:
- E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. I Jo 3:3
Conclusão:
A certeza da volta iminente do nosso Senhor Jesus traz alegria mesmo no meio das tempestades desta vida.
Traz paz mesmo presenciando os desastres naturais que este planeta enfrenta. A violência que cresce assustadoramente
Ei! Jesus em breve vem!  Olhai para cima, pois vossa redenção está próxima.
Obreiros preguem mais sobre a volta de Jesus! Cantores cantem  mais sobre a volta de Jesus!
Professores da escola dominical ensinem mais sobre a volta de Jesus!
Crente! Orem mais dizendo. Maranata! Ora vem Senhor Jesus!
Ei! Jesus vai voltar! Jesus vai voltar! Pode ser de manhã, pode ser à noite, pode ser ao o meio dia, mas Ele vai voltar, vai voltar em breve.
 Olhai para cima, pois vossa redenção está próxima. Prepara-te para te encontrar com teu Deus. Jesus em breve vem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário