quarta-feira, 13 de agosto de 2014

não enterre o seu talento!

Não enterre o seu talento!
Mt 25:14-30
Introdução:
A maneira mais usada por Jesus para ensinar era  através de parábolas. Mas, o que á uma parábola¿
 Parábola é:  uma narrativa, imaginada ou verdadeira, que se apresenta com o fim de ensinar uma verdade.
Parábolas são historias curtas, comparações baseadas em fatos reais, ou não,  com o objetivo de ensinar lições de sabedoria, de moral ou de religião. 
Jesus sabia que as pessoas gostavam de ouvir uma boa estória!  Então, para ensinar verdades do reino Jesus usava parábolas ensinar o povo.
 Ele não dizia nada a eles sem ser por meio de parábolas. Isto aconteceu para se cumprir o que o profeta tinha dito:
- Usarei parábolas quando falar com esse povo e explicarei coisas desconhecidas desde a criação do mundo. Sl 78:2.
Existem  mais de 30 parábolas contadas por Jesus  e registradas nos Evangelhos.
A parábola do bom samaritano, da ovelha perdida, da dracma perdida, do semeador, a das 10 virgens, do tesouro escondido... Etc.
Mas, a parábola  que nos vamos estudar aqui nesta noite e a parábola dos Talentos  que é contada exclusivamente por Mateus.
Essa parábola é a mais longa de todas as parábolas registradas por Mateus.
Esta Parábola dos Talentos nos ensina que os servos do Senhor devem ser fiéis administradores daquilo que lhes foi confiado até ao dia do ajustes de contas.
E nos ensina também que devemos estar ocupados até a volta do Senhor. Mas vejamos com esta parábola.
O que é o talento¿
Nos dias do Novo Testamento existiam duas moedas básicas: a dracma grega e o denário romano.
Ambas eram feitas de prata e ambas eram usadas para remunerar 1 dia de trabalho.
O talento não era uma moeda e sim uma barra de ouro ou prata e equivalia a 6.000 denários. Pesava cerca de 35 quilos.
No sentido espiritual talentos são habilidades que nos recebemos quando nascemos ou adquirimos no decorrer da nossa vida.
Todos os homens e todas as mulheres ao serem criados receberam talentos de Deus,
 Independentemente de ser crentes ou não, as pessoas nascem com talentos naturais dados por Deus.
Talento é aquilo que você sabe fazer como ninguém, que lhe rende elogios por todos, isto é um talento, um presente dado por Deus a você.
 A maior mentira é que você não sabe fazer nada, ou ainda que você não tenha nenhum talento. Você tem sim! Deus deu a talentos para você!
A pergunta para você neste momento é: Qual é o seu talento?
 Eu vou repetir pra você compreender melhor; Talento são aptidões naturais comuns a crente e não crentes:  habilidades que se desenvolvem ao longo da vida
Habilidades manuais, aptidões para artes plásticas, aptidão para musica, habilidade com números e matemática, liderança... etc.
Existe uma grande confusão quando se fala em talentos, muitas pessoas confundem talentos com dons, na verdade são coisas diferentes.
Dom, e a Capacitação que o Espírito Santo concede aos servos de Deus para uso em favor da obra de Deus.
A palavra dons vem do grego charismata, derivada da palavra: charis. Que significa graça.
 Portanto, os dons vêm pela graça de Deus e não por algo que conseguimos ou merecemos. São vários os dons:
Palavra de sabedoria, palavra de ciência, discernimento de espírito, dom da fé, dom da cura, operação de milagres, dom de profecia, variedades de línguas...
Talento  é uma habilidade especial  que a pessoa nasce com ela ou adquire no decorrer da vida para  fazer algo: 
cantar, tocar, cuidar, falar em publico, aconselhar....
Todos nós nascemos com certos talentos, ou seja, habilidades naturais que podemos usar para realizar muitas tarefas na igreja.
Um professor secular ao se converter pode se tornar “espiritual” e assim ganha a capacidade para ministrar para a igreja com o mesmo talento,
Agora, os dons do Espírito Santo são sobrenaturais. Através dos dons espirituais o mundo tem de reconhecer que Deus está no nosso meio.
 Mas de que Jesus falou na parábola¿ de dons espirituais ou de talentos naturais¿ eu creio que ele  falou dos dois.
Por que tanto os talentos naturais como os dons espirituais são dados por Deus.
Os talentos para todos os seres vivos e os dons para aqueles que aceitam a Jesus como seu salvador.
Resumindo: todos nós nascemos com um TALENTO e através desse talento, descobrimos a nossa VOCAÇÃO.
 Quando essa vocação é voltada para a obra de Deus, recebemos o DOM de Deus que nos capacita para exercermos o MINISTÉRIO ao qual Deus tem nos chamado.
A parábola dos talentos fala de três servos que receberam talentos,  e cada um recebeu segundo sua capacidade pessoal.
O primeiro servo recebe 5 talentos e com habilidade conseguiu dobrar o valor recebido.
 Da mesma  forma , o segundo recebe 2 talentos e conseguiu dobrar o valor recebido.
O terceiro servo recebeu 1 talento, mas nada fez com ele, preferindo enterrá-lo.
Eu quero deixar um pouco o lado o que recebeu 5 o que recebeu 2 e focar este estudo no que recebeu apenas um talento.
Vejamos algumas lições que podemos extrair desta parábola:
1º lição: Deus dá a cada um segundo a sua capacidade
Os dons são dados a cada um segundo a sua capacidade, segundo o chamado,  segundo o ministério, segundo o que cada um suporta.
 Essa capacidade não é a mesma medida conforme homem natural, mas, conforme Deus sabe. 
1 Co 12:7, diz:  - Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Jesus conta nessa parábola que um servo recebeu 5 talentos, outro, 2 e o último, 1. Os talentos são distintos, em quantidades variadas, porque somos diferentes uns dos outros.
Paulo disse que nos somos o corpo de Cristo, e no corpo, há muitos membros:
- Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,
Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
Rm 12:4-8.
E cada um exerce sua função de acordo com sua capacidade para o bem de todo o corpo.
A função da mão e segurar, a do pé e andar, a boca falar e comer, ninguém anda com as mãos e nem fala com as pés,
 Cada membro tem a sua função no corpo, e cada um trabalha conforme a sua necessidade
Ei! Nós  não  temos apenas aptidões distintas, mas, também, capacidades variadas.
 É por isso que na parábola cada um recebeu o quanto podia desenvolver.
 Cada um recebeu na medida da sua capacidade. Deus nunca vai  cobrar de nós além do que nos deu.
Jesus  disse  em Lc 12:48 que: - a  quem muito é dado, muito é exigido. Cada um deve trabalhar na medida das suas forças e conforme o dom que recebeu.
 O julgamento de Deus não é baseado na nossa capacidade, mas no aproveitamento daquilo que nos foi confiado segundo a nossa capacidade.
Agora, o mundo secular priorizou o capacitado mais do que devia, e nós, da igreja, embarcamos nessa e fizemos o mesmo. Não parece que nós não conseguimos separar o capacitado do preparado,
 Pois o capacitado nem sempre está preparado e o preparado nem sempre está capacitado,
 E os dois nem se comparam com o fiel, porque não adianta ser capacitado ou preparado se não for fiel.
Lembre-se bem que na parábola dos talentos cada um recebeu conforme sua capacidade,
O senhor sabia da capacidade de cada um deles, o que foi colocado em prova foi a fidelidade de cada um deles enquanto estava: - longe de seu senhor.
Quando o Senhor volta e pede contas dos seus bens a cada um dos seus servos a fidelidade deles é testada.
Ei! Todos nos iremos comparecer diante de nosso Senhor, o que ganhou muito como o que ganhou pouco,
 O que fez algo para Deus como o que nada fez o capacitado e o incapacitado, o preparado e o despreparado, o fiel e o infiel
- Porque todos nos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. 2 Co 5:10
Conforme, eu disse anteriormente o nosso enfoque maior fica para o primeiro, o que recebeu um só talento e o enterrou
O próprio   Jesus faz questão de destacá-lo negativamente: - Mas o que recebera um foi, e cavou na terra, e escondeu o dinheiro do seu senhor.  Mt 25:18.
O erro dele foi ter recebido os bens do seu senhor e negligenciado. Quantos não gostariam de estar no lugar daquele homem, mas o privilégio foi dado e ele,
 Por isso, o seu senhor não conseguiu entender o seu desdém para com o talento recebido, pouco na verdade, apenas 1, mas era sua capacidade para aquilo.
Vamos analisar por quais razões aquele homem perdeu a oportunidade de ser um legítimo representante dos bens do senhor,
Que deixou os seus talentos aos cuidados dos trabalhadores suas terras, partindo para longe e demorando-se a voltar.
 Por que ele enterrou o talento recebido? Eis algumas razões:
1º razão: Não valorizou o que recebeu
Este homem Recebeu somente um talento. Sua responsabilidade era proporcionalmente menor, mas ele não a percebeu deste jeito.
Ele achou que, como era pouco o que ele havia recebido do Senhor, sua responsabilidade era zero. Ele não tinha nada para fazer com o talento recebido.
Seguindo a orientação dos rabinos da época ele esconde o talento em lugar seguro e aguarda a volta do Senhor.
Ei! Talentos e dons dados por Deus são para serem usados, independente de tamanho ou de quantidade.
Infelizmente no cometemos um grande erro de acharmos que tem mais tem mais obrigação, e por isso podemos enterrar o nosso talento.
 Mas, o princípio divino do serviço do Reino de Deus revela-nos que nossas obrigações são iguais, independente de quanto temos ou fazemos. 
Valorize o que Deus te deu! Valorize os dons e talentos que Deus tem te dado, um dia ele vai te pedir conta deles.
Deus te deu talento, habilidade para tocar um instrumento, mas você não toca.
Deus te deu talento, habilidade para trabalhar com as crianças, mas, você não trabalha.
Deus te deu talento, para aconselhar as pessoas, mas, você não aconselha.
Deus te deu talento para fazer algo que só você pode fazer na casa de Deus, mas você não faz!
Você não valoriza! Você acha que é pouco, acha que Deus deu mais pras outros então não há necessidade que você faça.
ei! Valorize o seu talento! Não enterre ele! Use os dons e talentos que Deus te deu para dar frutos na obra de Deus
Cada um recebe conforme a sua capacidade. Não reclame do que você tem recebido.
faça isso e você um dia ouvira de Jesus:
- Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei.
Louve a Deus pelo talento que Ele lhe deu.  Use-o como se fosse o maior de todos os talentos.  E tenha certeza de que verdadeiramente é o maior. 
Se você  quer saber o valor de um ano: pergunte a um estudante que repetiu o ano.
Se você quer saber o valor de um mês: pergunte para uma mãe que teve seu bebê prematuramente
Se você quer saber o valor o valor de uma semana: pergunte a um editor de um jornal semanal.
Se você quer saber o valor de uma hora: pergunte aos namorados que estão esperando para se encontrar
Se você quer saber o valor de um minuto: pergunte a uma pessoa que perdeu um trem.
Se você quer saber o valor de um segundo: pergunte a uma pessoa que conseguiu evitar um acidente.
Se você quer saber o valor de um milésimo de segundo: pergunte a alguém que venceu a medalha de prata em uma olimpíada.
Qual a diferença entre o que recebeu 1 talento e os que receberam 5 talentos e 2 talentos¿
O que recebeu 5 talentos, e o que recebeu 2 Não ficaram esperando por infraestrutura, escritórios, cursos teológicos, meios de transporte, nada.
Nem ficaram com pena de si mesmos, achando que não eram dignos, que eram ainda pecadores, que precisavam melhorar primeiro, não.
Eles apenas encheram-se de esperança e de fé. E caminharam e realizaram. Onde havia pessoas, havia uma oportunidade de ganhar mais talentos.
- E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos. Mt 25:16
Ei! Valorize o que Deus deu! Trabalhe com o talento que ele colocou na sua mão e você será recompensado por ele.
2º razão: Não achou lugar para usá-los
 Tentando se justificar o homem que recebeu apenas um talento disse ao seu Senhor: 
-  Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste. Mt.25:24.
O que ele queria dizer com o enterro do talento, é que não havia um lugar plausível para usá-lo.
Dons e talentos não nascem de semeaduras, pelo contrário, recebe-se das mãos de Deus,
e tem que ser desenvolvidos por nós mesmos:
- Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tg.1:17
Agora, Depende muito  de cada um de nós: - Deus nos dá o talento, e o trabalho transforma o talento em frutos. 
Na resposta dada pelo dono da terra ficou claro que ele não aceitou o enterro do talento
...devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros, e , quando viesse, receberia o que é meu com os juros.  Mt.25:27.
Em outras palavras Jesus esta dizendo: - já que não tinha disposição para trabalhar por que não passou para outro o talento?
Tem gente que está morrendo junto com a obra, mas não larga, enterra o seu talento e ainda levam outros junto com ele,
 Não consegue enxergar que seu tempo já deu, já passou, precisa deixar outro fazer o que você ainda não fez,
Você precisa entender  que temos um limite, e precisamos saber qual é o nosso limite!
Muita gente  se esquece que o Senhor Jesus dá a todos, seus preciosos dons e talentos, para um uso útil: 
- Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. I Co 12:7.
Deus não dá dons e talentos para pessoas se exibirem, ficarem famosas, importantes, mas para ser útil na sua obra.
Não inutilize seus talentos. Encontre lugar para usá-lo onde quer que seja. Não o enterre alegando falta de oportunidade,
Pois em algum lugar no reino, haverá uma utilidade a altura do seu talento, a você compete apenas achar esse lugar.
Ore a Deus, Ele irá revelar a você, o que o Senhor quer. Cuidado, pois você  não encontrarás uma desculpa razoável diante de Deus.
3º  razão: Tinha visão errada do seu senhor
Ele tentou se justificar dizendo que o seu Senhor era um homem duro: ..Conhecia-te que és um homem duro que ceifas onde não semeastes e ajuntas onde não espalhastes.
Que pensamento mais tolo. O mordomo imaginava seu senhor como um tirano, que só pensava em castigá-lo se falhasse.
 Se o seu Senhor fosse assim tão frio e insensível como imaginava seu funcionário não teria deixado eles à vontade com seus bens a mercê dos mordomos.
Quantos no Reino de Deus estão parados em relação a talentos e dons exatamente por não conhecer o seu Deus na intimidade e por não se relacionar bem com Ele. O relacionamento de muitos crentes com Deus é baseado no que ouvem por bocas alheias e naquilo que aprendem de terceiros e não por experiência pessoal.
 É hora de descobrir quem Ele é e o que Ele quer de nós em relação a seu reino.
Tem muito crente que pensa que Deus é um velhinho barbudo da cabeça branca, que fica escondido atrás da moita esperando o crente pecar pra ele poder castigar.
Deus não é assim ele é o Deus que nos ama, o Deus que odeia o pecado, mas que ama o pecador.
O Deus que nos dá dons e talentos segundo a nossa capacidade e que um dia pedira conta deles.
Deus esta  mais preocupado com fidelidade do que coma a capacidade.
Se você prestar atenção na parábola você vera que o senhor não destaca a capacidade do servo que granjeou mais cinco e o que granjeou mais dois,
Mas, ele destaca a fidelidade dos dois; veja o que ele disse para o que granjeou mais 5 talentos:
- Bem está, servo bom e fiel fostes fiel no pouco sobre o muito te colocarei entra no gozo do seu Senhor.
E disse também pro que granjeou mais 2 talentos:
- Bem está, servo bom e fiel fostes fiel no pouco sobre o muito te colocarei entra no gozo do seu Senhor.
Mas o servo que enterrou o talento o seu Senhor
Mandou tirar-lhe o talento e dar ao que tinha dez, pois até o que tem lhe será tirado, pois aquele que é fiel lhe será acrescentado, mas o infiel só terá pranto e ranger de dentes.
Com isso,  nos podemos entender que Deus se agrada e esta a procura dos fieis desta terra: 
- Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá. Sl 101:6
  Capacitados sim, preparados sim, mas principalmente os fieis.
 Você pode até não saber fazer, mas seja fiel: fiel ao seu ministério, ao seu pastor, a sua congregação,
Fiel a sua esposa, fiel ao seu marido, aos seus pais, aos seus amigos.
Quantos que chegaram aonde chegaram porque Deus colocou pessoas ao lado dele para o ajudar e,
 Agora que está lá, esqueceu de quem o ajudou, até mesmo desprezando o amigo.
 Nunca despreze o amigo que um dia lhe estendeu a mão, o ombro, os ouvidos e até os conselhos orientados por Deus.
 Deus sempre destacará a fidelidade muito mais do que a capacidade:- Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida.  Ap. 2.1.
Conclusão:
A parábola dos talentos fala de oportunidades, privilégios e mordomia em relação à  obra de Deus e sua volta. 
 Jesus se auto-representa  como dono de terras que tem que se ausentar e confia a serviçais o trabalho em sua propriedade.
 O trabalho é feito sem nenhuma fiscalização do patrão. Somente no final é que há o acerto de contas.
 A cada um de nos é dado alem de dons e talentos, toda liberdade para trabalhar: - Negociai até que eu venha Lc.19:13.
Vai chegar o dia em que o nosso Senhor Jesus virá e ele pedirá contas daquilo que foi colocado em nossas mãos.
- Meu irmão e minha Irmã seja um crente fiel! e não enterre o talento que Deus te deu
  Você sabia que lugar mais rico deste planeta não são os campos de petróleo do Kuwait, do Iraque ou da Arábia Saudita.
 Nem tão pouco, as minas de ouro e diamantes da África do Sul, as minas de Urânio da União Soviética e as minas de prata da África.
 os depósitos mais ricos deste nosso planeta podem ser encontrados dentro de nos mesmos. Eles estão em cemitérios locais enterrados.
 Dentro de túmulos estão sonhos que nunca se realizaram, canções que nunca foram escritas, pinturas que nunca encheram uma tela,
Idéias que nunca foram compartilhadas, visões que nunca se tornaram realidade, invenções que nunca foram criadas, planos que nunca passaram da “prancheta” mental e propósitos que nunca foram realizados.
Nossos cemitérios estão cheios de um potencial que permaneceu inerte.
 ei! Não enterre seu talento!
Lembre-se, o tempo não espera por ninguém!
Ontem é história. O amanhã é um mistério. Hoje é uma dádiva. Por isso é chamado de
Presente.
No tempo que se chama hoje use o dom e talento que Deus te deu para fazer a vontade dele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário