terça-feira, 22 de abril de 2014

ESCOLHIDO PARA SER DISCIPULO

ESCOLHIDO PARA SER DISCÍPULO
Mt 9:9-13.

O texto que nos lemos nesta oportunidade nos fala do chamado de Mateus para ser um discípulo de Jesus.
Mateus segundo o texto era publicano, naquela época o império Romano dominava sobre a nação de Israel e cobrava impostos de todos os israelitas.
O publicano era um cobrador de impostos; à serviço do império Romano.
 Os publicanos eram odiados pela nação de Isael, pois eles nas estradas e portos da nação viviam cercando o povo para cobrar os impostos.
Mas, eles eram mais odiados ainda porque eram judeus trabalhando para Roma, eram considerados traidores da nação, e ainda por cima a maioria deles extorquia as pessoas, ou seja, cobrava alem do valor devido.
 Mateus provavelmente era alguém que não tinha conseguido grandes coisas da vida, pois só um Judeu que não conseguisse outro emprego acabava virando publicano.
É esse homem desprezado pelos seus conterrâneos, odiado pelos seus parentes, que Jesus  chama para segui-lo, para se tornar íntimo dele, para ser um discípulo!
                               MAS, O QUE É SER UM DISCIPULO?
Eu quero responder te fazendo uma pergunta: - Você quer ser igual a mim?
Na tradição judaica, quando alguém era convidado por um rabino para segui-lo era como se ouvisse esta pergunta: você quer ser igual A mim?
O que é ser discípulo? Ser discípulo é ser igual ao seu mestre, Ser discípulo de Jesus então, é ser imitador de Cristo
Paulo dizia: Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. I Co 11:1.
Segundo o dicionário Aurélio, aluno é aquele que recebe instrução ou educação de um mestre; já a definição para discípulo vai além de apenas receber ensino de alguém;
Discípulo é  aquele  que segue as idéias e doutrinas de outrem. Ou seja, o aluno apenas recebe a instrução sem necessariamente colocá-la em prática,
Agora, o discípulo além de recebê-la, segue as instruções e doutrinas na prática. Como disse o apóstolo Paulo a Timóteo: - Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino... 2 Tm 3.10.
O discípulo é aquele que coloca em prática o que aprendeu, um grande exemplo disto é o profeta Elizeu.
Quando foi chamado, ele estava arando a terra com uma junta de bois, mas, ele matou os bois queimou a tralha, e deixou tudo para seguir a Elias. 1 Rs 19:19-20.
Mas, na frente nos vemos que em toda circunstância que surgia, ele dizia com firmeza: - tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. 2 Rs 2.2,4,6.
O discípulo é aquele que passa a ter na sua vida características que são próprias do seu mestre; passa a segui-lo, a parecer-se com ele e imitá-lo.
Outro exemplo é o apóstolo Pedro: Pedro já havia seguido o mestre Jesus por 3\6 ,
Anos;  seguido de perto os seus ensinos, viu os seus milagres, fez refeições ao lado dele...
Quando Jesus foi preso, em um momento de fraqueza, Pedro ficou de longe seguindo Jesus.
 Quando alguém se aproximou dele, ele foi reconhecido porque  já possuía algumas características  do seu mestre Jesus.
Quando  viram Pedro por ali meio que escondido logo disseram:- certamente tu também és um deles  pois a tua fala te denuncia.  Mt 26.73.
O discípulo já se parecia com o mestre, falava como o mestre.
Deixa eu te perguntar nesta noite: você se parece com seu mestre? No seu jeito de falar, no seu caráter, no seu jeito de vestir? Ou você se parece mais com o mundo?
O discípulo se pare com mestre!o discípulo imita o seu mestre!
Outra coisa, o  discípulo é alguém que ouve o chamado de Cristo e responde usando sua vontade e responsabilidade pessoal
Jesus  dizia a todos os que queriam segui-lo: - Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.
Lc 9:23.
O discípulo é aquele que busca em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus. Mt. 6:33.
Se em primeiro lugar na sua vida esta os seus interesses pessoais, me desculpe a sinceridade você não é discípulo de Jesus!
O discípulo é aquele que é conhecido e reconhecido como discípulo através da frutificação do fruto do Espírito que é o amor,  Jesus disse:
- Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
Jo 13:34-35.
Se você  diz que é discípulo e não ama a seu irmão,então isto mentira por que os discípulos de Jesus são conhecidos por amar uns aos outros.
Eu fico vendo estas pessoas na igreja que dizem ser discípulos, seguidores de Jesus e dizem assim: - eu vou com a cara daquele irmão! O meu anjo da guarda não combina com anjo da guarda daquela irmã!
Então um destes dois anjos ai,é capeta,o discípulo de Jesus ama o seu irmão, independente dos seus defeitos e falhas.
Ser discípulo não é apenas  ser diferente, ser discípulo é fazer a diferença. Veja o que Jesus disse:
- Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.
Mt 5:13-16.
ser  discípulo é viver em santidade;  santidade significa separação. o discípulo é santo, pois Deus é santo.
 E o discípulo tem viver a vontade do seu mestre que é   a santidade: - Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação...1 Ts 4:3.
agora, também existem  aquelas pessoas que querem ser até mais santas do que Jesus mas veja o que Jesus disse:
 - O discípulo não está acima do seu mestre... Basta ao discípulo ser como o seu mestre... Mt 10:24-25. 
Outra coisa importante é que Jesus chamou seus discípulos para serem pescadores de homens:
 - Caminhando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão {chamado Pedro} e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores.
E disse-lhes: Vinde após mim e vos farei pescadores de homens.
Na mesma hora abandonaram suas redes e o seguiram.
Mt 4:18-20.
isto nos faz pensar que o propósito de tornarmos discípulos é que  através de nosso ensino, exemplo e desafio, possamos chegar ao ponto de evangelizar e discipular outros também.
O DISCIPULO E A MULTIDÃO
Quando lemos a bíblia descobrimos que sempre havia uma grande multidão que seguia Jesus por todos os lugares aonde ele ia.
No meio daquela multidão havia também os discípulos,  e apesar das semelhanças haviam grandes diferenças entre o discípulo e a multidão. Vejamos estas diferenças:
A multidão está com Jesus hoje, mas amanhã ninguém garante.
O interesse da multidão, o foco da multidão é a bênção, a cura, a libertação, o suprimento das necessidades ou apenas curiosidade.
Os discípulos, porém, estão com Jesus todos os dias. O discípulo tem um compromisso que não depende de bênçãos recebidas.
Ei! A relação do discípulo com o Mestre não consiste em receber coisas, mas em estar com ele, Mc 3.13-14, recebendo ensinamento, treinamento e correção.
Melhor do que receber algo de Deus é poder estar sempre com Deus.
 2º A  multidão pode viver de qualquer maneira, relaxadamente, pois como já foi dito a multidão não tem compromisso.
Agora,  o discípulo precisa ser disciplinado. As palavras “discípulo” e “disciplina” vêm da mesma raiz.
Disciplina é fazer o que não queremos, mas precisamos, disciplina é manter o foco e o propósito, sem desvio ou desistência.
Alguém pode estar no meio da multidão, mas longe de Jesus. Mas, o discípulo está sempre perto.
Quando acaba a palestra, o culto, ou a reunião, a multidão vai embora, mas o discípulo permanece com o Mestre. Por que o compromisso do discípulo é constante.
Eu queria te perguntar nesta noite: Você é  discípulo de Jesus? Ou você é apenas mais um no meio da multidão?
O que é que você esta buscando na igreja? Você busca  somente as bênçãos de Deus ou busca a presença de Deus?
Quando você é abençoado, fica feliz! Mas, quando você é corrigido, fica revoltado e vai embora? Estão você faz parte da multidão e não dos discípulos.
A multidão está interessada em receber. O discípulo concentra-se em aprender para fazer e, sobretudo, ser.
A multidão visa objetivos temporários. O discípulo está comprometido com os propósitos do Mestre relacionado à eternidade.
Mostramos  se somos multidão ou discípulos  quando Jesus nos diz “não”. Este é o teste decisivo.
Algo interessante é que do meio da multidão Jesus escolheu discípulos, seguidores.
E do meio dos discípulos ele escolheu os 12 apóstolos.
Agora veja bem em Mt 28.19, Jesus  disse: - Ide e fazei discípulos… ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho mandado.
Esse texto apresenta os dois propósitos do evangelho: salvar e transformar. O objetivo final é que o discípulo se torne semelhante a Jesus.
Ele poderia ter dito: “Ide e fazei líderes” ou “Ide e fazei apóstolos”, mas disse “Ide e fazei discípulos”. 
Antes de ser líder, você precisa ser liderado. Antes de ser pastor, você precisa ser ovelha. O líder não pode ser neófito, novato na fé, inexperiente: lembra o que Paulo disse:
- Não neófito, para que não ensoberbeça e venha cair na condenação do diabo.
 1 Tm 3.6.
Os discípulos foram preparados durante 3 anos antes que pudessem exercer o apostolado.
Tem muita gente se dando mal no ministério, por que não quer ser discípulo; não quer aprender, não quer ser seguidor.
Quer sair logo da multidão para ser apostolo, quer dizer,  ser pastor, ser líder. E como não foi discipulado por ninguém acaba se frustrando e fracassando.
Agora que nos já vimos, o que é ser discípulo, vimos a diferença entre discípulo e  multidão,
 Vejamos na historia da chamada de Mateus  quem são aqueles que são aqueles que Jesus chama e escolhe para serem seus seguidores.
ESCOLHIDOS PARA SER DISCIPULOS
Em uma grande empresa o segredo do sucesso é o material humano.
Uma empresa  pode até  ter máquinas, tecnologia, computadores, mas se não tiver pessoas criativas, inteligentes, motivadas,
Senão houver pessoas  que saibam prevenir erros, que saibam trabalhar em equipe e pensem em longo prazo, poderá sucumbir.
Não adianta nada ter tecnologia, se não tiver pessoas preparadas e capacitadas para trabalhar com esta tecnologia.
Então, olhando pela lógica humana parece que o nosso mestre Jesus, cometeu um grande erro quando escolheu os seus seguidores.
Se na época de Jesus houvesse uma equipe de psicólogos, especialistas em avaliação da personalidade e do desempenho intelectual,
Auxiliando Jesus na escolha dos seus discípulos, será que os seus seguidores seriam aprovados?  Sim ou não!
Eu creio que não! Nenhum deles iria passar no teste. Nenhum deles  iria preencher os requisitos básicos.
É provável que a equipe de psicólogos recomendasse para Jesus escolher os seus discípulos na casta dos escribas e fariseus.
Por que eles sim! Os escribas e fariseus; Possuíam cultura, eram bem comportados, éticos, gozavam de reputação social.
Alguns eram versados não apenas em língua hebraica, mas também no latim e no grego.
Conheciam as Antigas Escrituras e guardavam as tradições do seu povo.
Se fosse eu  ou você que estivesse montando uma equipe nos iríamos escolher; os melhores os mais bem preparados,os capacitados,
mas, O mestre dos mestres, contrariando toda a lógica, escolheu conscientemente homens indisciplinados, incultos, rudes, agressivos, ansiosos, intolerantes.
Ele escolheu:
 Pedro e João: pescadores, que a bíblia chama de indoutos, ou seja, alguém que não era doutor; semi-analfabetos.
Mateus: o publicano, cobrador de impostos, odiado por todos os judeus.
Judas: que pertencia a seita fanática dos zelotes, que tentava rebelar com violência contra os romanos.
Os discípulos correram  muitos riscos ao seguir Jesus,mas Jesus   correu riscos maiores ainda quando escolheu eles.
Nunca alguém escolheu pessoas tão complicadas e despreparadas para ensinar.
Ei! Jesus preferiu começar do zero, trabalhar com pessoas completamente desqualificadas.
Havia pessoas estudas e capacitadas, mas Jesus preferiu trabalhar mais com a pedra bruta do que trabalhar com a pedra mal lapidada.
 Mateus era um destes que não preenchia nenhuma das qualidades exigidas em um currículo.
Mateus era filho de Alfeu e provavelmente irmão de Tiago, o menor  L 6:15.
Como eu disse; Mateus também chamado de Levi era publicano, cobrador de impostos,
Uma profissão indigna para um  judeu: cobrar impostos do seu próprio povo.
A maioria dos publicanos cobrava mais do que deviam cobrar.
Mas, foi justamente na pratica do seu oficio, quando Mateus estava na coletoria que ele teve o encontro que mudou a sua vida.
 O mestre o chamou para uma grande obra: - segue-me. Mas, ele não só seguiu a Jesus como  convidou seus colegas de trabalho e outras pessoas de má fama perante a sociedade, para ouvir e conhecer Jesus. Mt 9:10.
Veja como Mateus tem todas as qualidades de um discípulo, primeiro ele segue o seu mestre, segundo ele traz outros discípulos para conhecer o mestre.
Mas por que Jesus chamou Mateus para ser um dos seus discípulos? Se ele era um homem considerado como traidor da sua pátria, um homem corrupto e odiado por todos.
por que vê em nós o que ninguém mais vê 1 Sm 16:7.
por que Jesus iria usar os talentos naturais de Mateus para escrever o evangelho de Mateus. O evangelho que foi escrito para os judeus.
Jesus queria deixar demonstrado que a salvação é para todos: - Não necessitam de médicos os sãos, mas sim os enfermos. Mt 9:12.
Jesus deixou claro também, que pela graça e misericórdia de Deus, um homem corrupto como Mateus pode se tornar apostolo do cordeiro de Deus.
Jesus deixa bem claro para as gerações futuras que aqueles que não são bons o bastante para este mundo, são chamados para mudar a historia da humanidade.
O chamado de Mateus é mais impressionante de todos, Como os demais discípulos, que foram chamados por Jesus  ele também se levantou e seguiu.
 Porém,  há algo diferente no seu chamado, Mateus não poderia voltar atrás, se Jesus fosse mais um lunático, se proclamando o Messias. E naquela época haviam muitos.
Abandonar a coletoria, pra seguir Jesus, era quebrar a ponte atrás de si e confiar plenamente naquele que o chamava.
Mateus era publicano que na cultura da época era sinônimo de ladrão, assassino, saqueador, assaltante etc., os publicanos eram pessoas das quais se afirmava: - São amaldiçoadas! Jo 7.49.
Ei! Com este currículo, o que Mateus poderia fazer se Jesus fosse uma farsa? Com certeza não seria aceito no antigo emprego e dificilmente pelo povo que antes extorquia.
Quando Jesus morreu na cruz a bíblia diz que os discípulos voltaram para suas antigas ocupações, dando sinais de incredulidade. Mas, o que Mateus fez não se sabe.
Quando Jesus chamou Mateus, ele  não impressionou só os fariseus, ao chamar um publicano para seu círculo íntimo de amigos,
 Provavelmente,  até os próprios discípulos ficaram escandalizados, quem sabe até deles Mateus havia cobrado  impostos abusivos.
Ei!  Ma é isto que Jesus  faz! Ele nos chama e nos capacita além de nós e além daquilo que os outros pensam de nós.
Quando Jesus chamou Mateus para sua obra,  ele não se importou com o status de publicano ou com o seu passado,
Nem fez uma entrevista ou um teste seletivo, simplesmente disse: Segue-me!
Ele chamou Mateus dizendo: - segue-me, isto significa que Jesus estava dizendo pra ele: - seja igual a mim! Imite-me! Seja meu discípulo!
Mateus não disse: - espera ai Jesus, Senhor não sabe quem eu sou não? O Senhor não sabe qual é a minha profissão não? Eu sou cobrador de impostos, sou traidor do povo, sou odiado e desprezado por todos.
Ei! Isto não tem importância nenhuma para Jesus, Jesus continua chamando para ser seus discípulos pessoas de moral duvidosa.
- Os sãos não precisam de médicos, mas sim os enfermos.
Jesus ainda tem prazer de sentar-se à mesa do banquete, com miseráveis pecadores como Mateus, como eu e você.
Pro que pra Jesus o que vem antes do segue-me não importa! Não importa!
O que importa é você se levantar e segui-lo, o que importa é você fazer o convite:
Ele esta a procura de discípulos dizendo: - segue-me, ele esta a batendo na porta dizendo:- Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo. Ap 3:20
Conclusão:
Ainda existe uma multidão andando atrás de Jesus; mas a multidão esta atrás apenas das bênçãos e não do abençoador,
 A multidão quer apenas cura, milagres,  quer ver suas necessidades supridas, ainda hoje Jesus atende esta multidão, ate por que ele disse: - aquele que vem a mim de maneira nenhuma eu lançarei fora. Jo 6:37.
Mas, do meio desta multidão Jesus escolhe discípulos: alunos, aprendizes, pessoas que como Mateus estão dispostas a deixar tudo para segui-lo.
Pessoas que querem ser igual a Jesus, imitar a Jesus por que isto é ser discípulo.
E do meio destes discípulos Jesus quer escolher pessoas para serem instrumentos na sua obra.
Ele mesmo disse: - Vos não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi avos, e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça.... Jo 15:16.
Ele escolheu Mateus cobrador de impostos, ele escolheu Pedro pescador, e ele me escolheu  a mim a você para sermos seus discípulos.
Ele não escolheu por que somos alguma coisa, pois não somos nada
Ele não nos escolheu por temos alguma coisa pois não temos nada
Ele não nos escolheu porque podemos alguma coisa por que não podemos nada.
Ele nos escolheu para manifestar em nos a sua graça e a sua misericórdia, e nele, e com ele, e para ele ai sim! Podemos-nos todas as coisas.
-Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Fp 4:13.
 Ele nos escolheu por que ele acredita em nós.
Nós ouvimos muito falar sobre crer em Deus, mas  Deus que nos entendamos: Deus também acredita em nós! Diga pra pessoa do seu lado: - Deus acredita em você!
Ele tem fé em nós, afinal ele deixou tudo na mão dos discípulos! E qual é a última coisa que ele diz a eles: ide fazei discípulos de todas as nações. Batizando-os em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.Mt 28:19.
Ele acreditou em Mateus, Pedro, Andre, Tiago, João... Ele disse agora é com vocês!
 Vão e façam mais Discípulos!
Ele deixa tudo na mão dos “zés-ninguéns” e eles conseguem!!!
Ei! Nós somos o tipo de pessoas que Deus pretendia. Ele acredita que podemos viver como Jesus vivia ter a consciência que ele tinha.
Jesus acredita que você pode segui-lo e pode ser como ele. Ele acredita nisso!
Que você crer em Deus, mas que você possa ver que ele crê em você...
Que você possa ter fé em Jesus, mas que você possa ver que ele tem fé em você.
Ele te chamou pra ser discípulo, ser um imitador dele, e ele fez isso  por que ele sabe que você tem condições  pode que você tem condições de imitá-lo.
Ser um discípulo é:
Ser aprovado, quando todos já te reprovaram...
É saber do valor que você tem para Deus...
Ser um discípulo é deixar tudo, pois aquele que pode tudo está me chamando para segui-lo...
Ser um discípulo é ter a identidade transformada, pois ao invés de ser conhecido como:
Fracassado, frustrado, deprimido, divorciado, pobre, miserável, pecador... Etc.
A partir de hoje você será conhecido como DISCÍPULO DE JESUS!




Nenhum comentário:

Postar um comentário