segunda-feira, 24 de março de 2014

obreiros envolvidos ou obreiros comprometidos

OBREIROS ENVOLVIDOS OU OBREIROS COMPROMETIDOS
Mt 9:35-38

INTRODUÇAO:
 Eu quero dizer nesta manhã neste estudo bíblico que em todas as áreas da vida existem 2 tipos de pessoas: o comprometido e o envolvido.
No trabalho, na vida social, no casamento, na igreja, no ministério... Em todos os lugares existem os envolvidos e os comprometidos.
 Um  das piores qualidades que uma pessoa pode ter na minha modesta opinião é a falta de compromisso e responsabilidade.
E digo isto em todas as áreas da vida: se eu arrumo um emprego eu tenho que ter compromisso com o meu patrão, com o meu chefe.
Se eu resolvo me casar então eu tenho que ter compromisso com a minha esposa (o).
Infelizmente tem muita gente que tem emprego, mas não tem compromisso com seu trabalho. Tem muita gente que se casa, mas não tem compromisso com sua esposa (o).
Estão apenas envolvidos em uma empresa, estão envolvidos em um casamento, nada de compromisso! Nada serio!
Quando falamos em ministério, obra de Deus, infelizmente não é diferente! Existem muitos crentes que se envolvem, mas não se comprometem.
O tema desta festividade é o obreiro e a multiplicação: já aprendemos nesta festividade quer o desejo de Deus para sua obra é multiplicação.
Deus quer que a sua igreja se multiplique  conforme disse o pr. Antonio de Jesus aqui na Sexta-feira: multiplicar é muito mais do que somar.
Somar 5+5=10, mas, multiplicar 5x5=25; somar 7+7=14, mas, multiplicar 7x7=49.
Deus que multiplicação na sua obra e a multiplicação acontece através de nós obreiros do Senhor.
Por isso Jesus disse que: a seara é grande e poucos são os trabalhadores, rogai, pois ao Senhor da seara para que enviei trabalhadores para sua Seara.
Quando olhamos para os púlpitos da igreja parece que esta palavra de Jesus  perde o sentido.
Em todas as igrejas parece que o numero de obreiros é ate mais do o necessário os púlpitos estão cheios de obreiros.
Mas a grande verdade é que Jesus não disse isto por acaso, Jesus nunca diz nada que seja desnecessário.
Existem muitos obreiros nas igrejas, mas infelizmente muitos estão apenas envolvidos e poucos estão realmente comprometidos.
Quero dizer nesta manhã que uma das maiores crises que a igreja da atualidade esta passando é justamente a falta de compromisso.
Vivemos em geração  de crentes que perderam o compromisso com Deus, com a igreja, e com a sua palavra.
Na verdade estamos envolvidos com as coisas de Deus, mas não estamos comprometidos.
Só existe um jeito de haver multiplicação na obra de Deus é se obreiros da obra do Senhor tiver compromisso com o Senhor da obra.
Existem 2 tipos de obreiros na igreja obreiros envolvidos e obreiros comprometidos. E é justamente sobre isto que quero falar nesta manha. Então, vejamos:
1º DIFERENÇA ENTRE SER ENVOLVIDO E SER COMPROMETIDO

Existe uma grande diferença entre ser envolvido e ser comprometido.
Quando você vai a um pit dog e pede um sanduíche de bacon com ovos você descobre algo interessante: A participação de 2 animais:
Um é o porco e o outro, a galinha;  Se você prestar vai perceber que no sanduíche a galinha está envolvida, mas o porco está comprometido.
A galinha esta envolvida com o ovo que ali está frito, o porco, porém está comprometido, pois deu a sua própria vida para que o bacon estivesse ali. Tá entendendo?
Existe uma grande  uma grande diferença entre envolvimento e comprometimento, senão vejamos:
De acordo com o Dicionário  Envolver significa: Enrolar-se, embrulhar-se, cercar, rodear, circundar, incluir-se, tomar parte. 
 O envolvido está junto, mas não vai se comprometer em ficar quando as coisas não estiverem de acordo com aquilo que ele espera.
O envolvido quer apenas somar, aparecer mostrar que está fazendo.
Estar envolvido é ficar somente enquanto não precisar perder nada, estar envolvido é dar-se em parte, é estar junto enquanto está tudo bem.
Já o significado de Comprometer é:
Obrigar-se por compromisso, expor-se a risco, dar como garantia moral.
O comprometimento acrescenta o sentido de obrigação, responsabilidade e moral. Estar comprometido é disponibilizar-se inteiramente, é estar disposto a enfrentar qualquer coisa em beneficio do compromisso assumido.
Existem obreiros envolvidos com a obra do Senhor, fazem parte do ministério, tem carteirinha de obreiro, participa de algumas reuniões, senta no púlpito da igreja, mas não tem compromisso nenhum!
Se a coisa apertar ele esta fora! Se a coisa ficar feia não precisa contar com ele! É só um envolvimento e nada de comprometimento.
Quando Jesus estava aqui, ele fez muitos milagres, curou enfermos levantou paralíticos,abriu os olhos dos cegos, e até mortos ressuscitou.
Era grande a multidão que seguia Jesus, mas, Jesus começou a pregar uma mensagem mais dura, mais exortativa;
E ai as pessoas começaram a se retirar dele Jo 6:66. Parafraseando o texto: esperai! Eu tava seguindo este camarada pra ouvir uma coisinha boa! Uma mensagenzinha agradável! Quem sabe receber um milagre! Uma cura! Ver os pães serem multiplicados!
Mas, agora ele vem com esta mensagem dura, não! Eu não tenho compromisso nenhum com este Jesus! Não! Eu vou-me embora!
Todos ali se retiram e só ficaram os discípulos por que tinha um compromisso com Jesus, e ai Jesus irado disse para eles:
Vos também não quereis vós retirar? Mas Pedro respondeu: Senhor para onde iremos nós se só tu tens palavra de vida eterna! Jo 6:68
Em outras palavras: nosso compromisso é com o Senhor, não temos outro, lugar pra onde ir é só contigo mesmo e não tem  jeito não!Só Senhor tem palavra de vida eterna!


Ei! Nesta manha Deus esta a procura deste tipo obreiros homens e mulheres que querem ter compromisso com ele.
Ou bom ou ruim nosso compromisso é com Deus! Faça ou faça sol nosso compromisso é com Deus!
2 VEJA ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE O COMPROMETIDO E ENVOLVIDO
O envolvido é crente. O comprometido é discípulo.
Todo discípulo é crente mais nem todo crente é um discípulo.
Discípulo é a pessoa que segue os ensinamentos do mestre Jesus.
Que prática a palavra do evangelho, que vive o que prega e prega o que vive..
Precisamos ser crentes? Sim! Precisamos ser envolvidos? Sim! Mas acima de tudo precisamos ser comprometidos com Deus.
Todo comprometido está envolvido, mas nem todo envolvido é comprometido.
Vejamos algumas diferenças entre o envolvido e o comprometido, para que possamos entender melhor.
1: O envolvido espera pelo peixe = o comprometido vai pescar.
2: O envolvido espera pelo pão material = o comprometido alimenta-se do pão da vida.
3: O envolvido gosta de elogios = o comprometido  gosta de sacrifícios vivos.
4: O envolvido pensa em si mesmo = o comprometido pensa nos outros.
5: O envolvido exige  visita = o comprometido faz visita.
6: O envolvido é guiado pelas circunstâncias = o comprometido as  circunstancias para exercitar sua fé.
7: O envolvido vive procurando na Palavra as promessas para a sua vida = o comprometido cumpre a Palavra e as promessas acontecem.
8: O envolvido velho é um problema na igreja = o comprometido maduro é um problema para o diabo.
9: O envolvido precisa fazer festas para se alegrar = o comprometido é sempre alegre.
10:O envolvido freqüenta = o comprometido serve.
 
11: O envolvido assisti o culto = o comprometido participa do cultos
12: O envolvido sempre espera pelo avivamento o comprometido faz parte do avivamento.
13: O envolvido responde, talvez = o comprometido diz: eis-me aqui.
14: O envolvido é influenciado pelo mundo = o comprometido transforma o mundo.
15: O envolvido pode não ir para o céu = mas o comprometido com certeza, estará lá.
Se você é um obreiro comprometido com Deus levante suas para o céu adore ao Senhor nesta manhã!
Repita comigo: - Deus tem compromisso com quem tem compromisso com ele!
3º  VEJAMOS ALGUNS EXEMPLOS BIBLICOS DE ENVOLVIDOS E COMPROMETIDOS.
1º ex: Abel e Caim:
Desde o inicio do mundo existem pessoas que estão envolvidas com Deus e pessoas que estão comprometidas com Deus.
Basta dar uma olhada na historia dos irmãos Abel e Caim, filhos do 1º casal Adão e Eva.  A bíblia diz que: Um dia Caim  trouxe dos frutos da terra uma oferta ao Senhor. Gn 4:3.
Abel também trouxe dos primogênitos da suas ovelhas uma oferta ao Senhor. Gn 4:4
Deus se agradou da oferta de Abel, mas rejeitou a oferta de Caim. Gn 4:3-5.
Caim era apenas um envolvido, e como normalmente pensam os envolvidos, não era necessário muito esforço e o sacrifício para ofereceu uma oferta a Deus, isto podia ser   feito de qualquer jeito.
Já o comprometido como Abel, entende que para Deus é sempre o melhor. Por isso ele ofereceu o melhor das suas ovelhas.
Ei! Quem tem compromisso com Deus oferece para Deus o melhor!quem tem compromisso com Deus quer sempre fazer o melhor para Deus!
 Quem tem compromisso com Deus não quer correr o risco de ter o seu trabalho rejeitado por Deus, como aconteceu com Caim.
Ei! Se você tem compromisso com Deus faça o melhor para Deus!  O envolvido faz de qualquer jeito! O comprometido faz o melhor!
2º ex: Ló e Abraão.
Todos nos conhecemos muito bem a historia de Abraão, Deus de Ur dos caldeus para ir para uma terra estranha. Gn 12:1-3.
Havia um compromisso de Deus com Abraão, e Abraão também estava comprometido com Deus, através do seu chamado e das promessas que Deus lhe fez.
Abraão saiu da sua terra, mas, levou com ele seu sobrinho Ló, Ló estava envolvido, enquanto Abraão estava comprometido.
Resultado lá na frente houve uma grande contenda entre os pastores de Ló e os pastores de Abraão, e os dois tiveram que se separar.
Interessante é que Abraão disse para Ló: - não haja contenda entre mim e ti, por que somos parentes.
Toda terra esta diante de ti , se tu escolheres ir para direita eu irei para esquerda, se tu escolheres a esquerda eu irei para a direita. Gn 13:8-9.
Como Ló estava apenas envolvido naquele negocio, não tinha compromisso nenhum com Deus, o compromisso e as promessas de Deus eram para Abraão.
Ló levantou os olhos e viu a planície do Jordão, que era bem regada, e partiu para lá, guiado pela ambição dos olhos
Mas na frente a historia vai nos mostrar que ele sofreu um grande fracasso, pois foi habitar nas cidades de Sodoma e Gomorra.
Quem está apenas envolvido com as coisas de Deus sempre olho com os olhos carnais, e é guiado pela ambição.
Quem está comprometido sabe o que Deus prometeu para ele e confia nas promessas de Deus.
3º ex : os 10 espias e Josué e Calebe.
Quando Moises estava próximo de atravessar o Jordão e entrar na terra prometida.
Deus lhe disse para ele enviar 12 homens para expiar a terra que eles haviam de conquistar. Nm 13:2.
Se você observar com atenção, verá que estes 12 homens eram príncipes das suas tribos, isto significa dizer que eram lideres chefes e por que não dizer obreiros.
Eles foram e depois de 40 dias voltaram trazendo relatório daquela terra.
Só que 10 daqueles homens eram apenas envolvidos com as coisas de Deus e por isso trouxeram um relatório fantasiado, cheio de temor e murmuração. Nm 13:31-33.
Ainda bem que havia no meio deles 2 homens comprometidos com Deus: Josué e Calebe.
Eles disseram: -  a terra que nos observamos é muito boa, como  Deus falou: terra que mana leite e mel.
Se o Senhor se agradar de nós ele nós Dara esta terra, tão somente não sejam rebeldes contra Deus, não temam o povo desta terra.
Eles serão devorados diante de nós como um pedaço de pão, acabou-se a defesa deles, e Deus esta conosco, não os temais! Nm 14:7-9.
Veja que diferença de palavras, que diferença de quem está apenas envolvido, com esta totalmente comprometido.
O envolvido só vem as muralhas, os gigantes, os obstáculos, o comprometido vê as promessas de Deus, vê a vitoria, vê a derrota dos inimigos. Jesus ensinou muito sobre ser comprometimento.
 Veja só o que disse Jesus:  Ninguém que lança mão do arado e olha para traz é apto para o Reino de Deus. Lc 9:62.
Jesus deixando bem claro aqui que é necessário superar os obstáculos que encontramos na vida se quisermos segui-lo e fazer sua obra.
O trabalho no Reino de Deus exige muita perseverança e determinação da nossa parte.
Ei! As coisas não são tão fáceis quanto aparentam, não é só vestir um terno bonito, calçar um sapato cromado, sentar no púlpito e dizer sou um obreiro.
Na obra de Deus surgem lutas por todos os lados, obstáculos terríveis! Muralhas fortificadas! Gigantes se levantam!
Nesta hora os envolvidos começam a murmurar: nos não podemos construir esta igreja!Nos não podemos fazer este congresso! Nos não podemos realizar este evangelismo!
Mas graças a Deus que existem os comprometidos estes dizem: conta comigo pastor! Vai dar certo em nome de Jesus!os gigantes vão cair,as muralhas vão cair! E Deus nós dará a vitoria!
 O obreiro comprometido é aquele que vê as dificuldades do oficio,mas não se intimida,é aquele que olha as perseguições.
Mas contempla a promessa de Deus e não desiste, é aquele que sente a voz de Deus ecoando dentro de si para o ministério. Ouve e atende. - Eis-me aqui Senhor.
4º ex: Geazi e Elizeu.
Interessante a historia destes 2 homens,Elizeu foi seguidor de Elias, e depois substituiu Elias no ministério profético.
Geazi foi seguidor de Eliseu, mas, não substituiu Elizeu no ministério. Por quê?
Por que apesar de andar com o profeta Eliseu, ver os milagres realizados por ele, ser discipulado por Elizeu, Geazi não era comprometido era só envolvido.
Quando o filho da Sunamita morreu, ela foi buscar a ajuda do profeta, Eliseu enviou Geazi na frente:
Ele levou o bordão do profeta colocou sobre o pescoço do menino que estava morto, porém não aconteceu nada. 2 Rs 4:31.
Não adianta andar com o profeta, não adianta ter nome de profeta, não adianta ter bordão de profeta, se não estiver comprometido com Deus.
Enquanto Eliseu não chegou e orou por aquele menino ele não ressuscitou. 2 Rs 4:32-35.
Repita comigo: - Deus só tem compromisso com quem tem compromisso com ele!
Em outra ocasião, o exercito inimigo veio e cercou a casa de Eliseu em Dotã, quando Geazi levantou cedo e viu a casa cercada tremeu de medo.
Ele ficou espantado e disse para Eliseu: e agora? O que faremos?
Eliseu tranquilamente lhe respondeu: fica tranqüilo por que os que estão conosco são mais do que os que estão com eles.
Ajoelha ai Geazi! Deixa-me orar por você: - oh Senhor peço-te que abras os olhos de Geazi para que ele veja.
Deus abriu os olhos de Geazi e ele viu em volta da casa um exercito de cavalos e carros de fogo. 2 Rs 6:14-17.
O convencido só vê as lutas e adversidades, o comprometido vê os livramentos de Deus.
Poderíamos falar ainda de vários exemplos de envolvidos e comprometidos:
= Os irmãos de Davi estavam envolvidos numa batalha, mas não tinham coragem de lutar, Davi estava comprometido e desafiou gigante, e venceu com 1 pedra no seu alforje. I Sm 17:23.46.
=  Gideão tinha 32000 soldados para lutar com os midianitas, porem só 300 estavam comprometidos.o restante estava envolvido.mas, com os 300 comprometidos ele venceu  a batalha Jz 7:1-7.
=  Judas estava apenas envolvido, por isso vendeu Jesus por 30 moedas de prata porem os demais discípulos estavam comprometidos,e deram suas vidas por amos a Jesus Cristo Mt 26:75.
Mas eu quero encerrar com o maior exemplo de todos de comprometimento com Deus e a sua obra: Jesus de Nazaré.
5º O MAIOR EXEMPLO DE COMPROMETIMENTO COM DEUS É JESUS.
Jesus sendo o filho de Deus, sendo o próprio Deus, veio aqui nesta terra com uma missão: morrer por nos na cruz pagando preço pelos nossos pecados.
O compromisso de Jesus com Deus Pai era de ir até o fim, para nos resgatar da maldição do pecado.
O diabo, o mundo, os religiosos da sua época, fizeram de tudo para Jesus não cumprir sua missão.
Ate mesmo Pedro quando Jesus começou a dizer que importava que ele devesse morrer pelos nossos pecados.
 Pedro se deixou usar pelo próprio Satanás e tomou o Senhor à parte, repreendendo-O, querendo que tivesse compaixão dele próprio.
Jesus teve de mandar Satanás se retirar. Pedro ainda não comprometido era apenas envolvido,  ainda era guiado pela sua impulsividade.
Por isso Jesus respondeu a Pedro dizendo que o diabo queria cirandar com ele  e não fosse a intercessão de Jesus, certamente teria perdido a sua fé. Lc.22:32.
Quando Jesus estava no monte jejuando, 40 dias sem comer, o diabo foi ate ele tentar fazê-lo desistir da sua missão.
Certamente ele pensou: ele esta fraco faz 40 dias que não come, é o momento certo para eu fazê-lo desistir.
Mas, Jesus não estava envolvido em uma missão Jesus estava comprometido em fazer a vontade do Pai.
- Se tu és o filho de Deus transforma estas pedras em pães, Jesus respondeu nem só de pão viverá o homem, mas, de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo levou Jesus até o pináculo do templo e disse: Se tu és o filho de Deus atira por que escrito: aos teus anjos dará ordens ao teu respeito para não tropeçar em nenhuma pedra.
Jesus continuou comprometido com a palavra de Deus e respondeu: também está escrito: não tentarás ao Senhor teu Deus.
Por fim o diabo levou Jesus a um monte alto e lhe mostrou todos os reinos deste mundo e lhe disse: - tudo isto te darei se prostrado me adorares.
 Mas Jesus mostrou que o seu negocio é com Deus, o seu compromisso era e é com Deus o Pai.
E respondeu lhe dizendo: vai-te embora satanás, porque está escrito ao Senhor teu Deus adoraras e somente a ele servirás. Mt 4:1-11.
Tentaram coroar Jesus rei quando ele entrou em Jerusalém, queriam que eles libertasse a nação de Israel do domínio do império romano.
Mas o compromisso de Jesus não era uma libertação política, mas morrer na cruz pra nos libertar do pecado. Lc 19:35-44.
Tentaram apedrejá-lo para ele  morrer antes do tempo, mas ele fugiu,ele tinha um compromisso dar a vida por nós na cruz.
O que fez Jesus ir até a cruz não foi a traição de Judas, não foi a inveja dos fariseus, não foi a espada dos romanos, nem o poder político do procurador Pilatos.
Pilatos chegou a dizer pra Jesus: não sabe que eu tenho em minhas mãos o poder de te soltar e de te mandar matar.
Você se nega a falar comigo? Disse Pilatos. Não sabe que eu tenho autoridade para libertá-lo e para crucificá-lo?"
 Jesus respondeu: Não terias nenhuma autoridade sobre mim se esta não te fosse dada de cima. Por isso, aquele que me entregou a ti é culpado de um pecado maior. Jo 19:10-11.
Jesus disse:- Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la.
Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem eu recebi de meu Pai.
Jo 10:17-18.
Jesus não estava apenas envolvido com a vontade de Deus,Jesus estava comprometido com a vontade do Pai.
- tende em vós o mesmo sentimento que houve  em Cristo Jesus,
por que subsistindo em forma de DEUS, não julgou por usurpação  o ser igual a Deus antes, esvaziou-se a si mesmo, assumindo a forma  de servo, tornando-se semelhante aos homens.
E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!
Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,
e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.
Fp 2:5-11.
E você? Quer ser envolvido ou quer ser comprometido? Se a resposta é ser comprometido tenha o mesmo sentimento que teve Jesus.
Ele foi fiel até a morte na cruz, para honrar seu compromisso com Deus, ei! seja fiel a Deus, seja comprometido com Deus e não apenas envolvido.
Conclusão:
 Existem duas classes de obreiros nas igrejas: envolvidos e comprometidos.
De qual classe você faz parte?
 O envolvido é aquele que entrou no evangelho o comprometido é aquele que o evangelho entrou nele.
 Nesta manhã, se você está apenas envolvido, não perca a oportunidade de se tornar comprometido com Deus e com o seu Reino.
Comprometer-se é viver e amar a Deus acima de toda e qualquer circunstância, é priorizá-LO acima de tudo.
Porque Deus acima de tronos, poderes e principados, se entregou por nós, pois nos amou acima de tudo.
Mais do envolvido  com o ministério, envolvido com coral, envolvido com igreja,  Deus quer você comprometido com ele!
 


6 comentários:

  1. Verdade, nasci na igreja e achava que conhecia todas as historias que falavam nas pregaçoes. So ajudava naquilo que era confortavel. Mas Deus me deu uma sacudida e vi que estava so envolvida, lutando com as minhas proprias forças. Ainda estou em fase de aprendizado, porem estou sendo dirigida e guiada pelo Espirito Santo de Deus. Quero ser comprometida com o meu Senhor!!!

    ResponderExcluir
  2. Aconteceu isso comigo ficar no banco e esperar ser solicitada para agir.Que bom que o Espírito Santo tem trabalhado isso em mim!

    ResponderExcluir
  3. que estudo maravilhoso meu irmão

    ResponderExcluir
  4. Que o Eterno continue lhe abençoando de forma sobrenatural.

    ResponderExcluir
  5. Esse estudo é realmente uma sacudida, preciso me comprometer mais

    ResponderExcluir