quarta-feira, 5 de junho de 2013

LO-DEBAR NUNCA MAIS

LO-DEBAR NUNCA MAIS
2 Sm 9:1-13.
Introdução:
Uma das coisas que mais causa o sentimento de revolta e tristeza em uma pessoa é ser esquecido.
Ninguém gosta e nem quer ser esquecido isto nos causa um grande mal e uma forte dor na alma.
Veja que situação terrível: seus amigos fizeram uma festa e se esqueceram de você, houve uma reunião familiar chamaram todos os parentes, mas de você se esqueceram.
Que coisa horrível! Ser esquecido!
O texto sobre o qual quero falar nesta noite nos fala de alguém que por um período muito grande esteve esquecido. Mefibosete
Mefibosete era príncipe herdeiro do trono de Israel,  filho de Jonatas e neto do rei Saul.
Mefibosete tinha tudo que alguém podia sonhar ele nasceu para ser príncipe, mas uma tragédia aconteceu na historia da sua vida
A Palavra de Deus diz que Mefibosete era aleijado de ambos os pés,veja pó que diz a bíblia em 2 Sm 4:4:
- Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés; era de idade de cinco anos quando de Jezreel chegaram as notícias da morte de Saul e de Jônatas; então sua ama o tomou e fugiu; sucedeu que, apressando ela a fugir, ele caiu, e ficou manco. Seu nome era Mefibosete.
 Como naquela época a medicina não era tão avançada, e havia pouco conhecimento de ortopedia, os ossos daquela criança cicatrizaram de forma errada, por isso seus pés cresceram deformados.
O nome “Mefibosete” em hebraico é composto por duas palavras; a primeira significa: “despedaçado”, e a segunda: “vergonha”.
Ele  então sem a presença e proteção do seu pai vai morar então numa terra distante chamada Lo-debar.
Durante muitos anos Mefibosete ficou neste lugar, esquecido, vivendo uma vida de tristeza e completa miséria.
Ate que o rei Davi se lembrou da aliança que ele tinha com Jonatas e procurou  se havia alguém da casa de Saul pra pode usar de bondade por amor a Jonatas.
Falaram para Davi de Mefibosete e ele mandou buscá-lo em Lo-debar, o trouxe para Jerusalém, devolveu a herança que lhe pertencia e colocou no seu palácio para comer na sua mesa todos os dias da sua vida.
Quero te convidar nesta noite a viajar pelo contexto desta historia bíblica e aprender grandes lições espirituais que servirão para nossa caminhada de fé. Vejamos então.
àO QUE SIGNIFICA TER OS PÉS QUEBRADOS?
Lemos-nos nesta historia que a principal característica de Mefibosete era os seus pés quebrados.
existem algumas características que marcam uma pessoa que tem os seus pés quebrados
Em primeiro Lugar, quem tem os pés quebrados não anda normalmente, anda cambaleante, ele não anda ereto.
Em segundo lugar, alguém que tem os pés quebrados possui um andar defeituoso não consegue andar tão rápido quanto os outros, é lento, se cansa rapidamente porque precisa gastar mais energia.
Em terceiro lugar,  uma pessoa com os pés quebrados, atrasa o avanço dos outros, quem tem os pés quebrados não consegue chegar até onde os outros normalmente chegam.
Quem tem os pés quebrados possui enormes dificuldades e muitos obstáculos são colocados nos seus caminhos.
Quem sabe você ainda nem percebeu, mas talvez você esteja com os pés quebrados!
Você não consegue caminhar normalmente, parece que você não consegue chegar aonde os outros chegam.
Você se cansa facilmente, tem vontade de desistir dos seus sonhos, dos seus projetos.
Ei! Se você esta sentido na sua vida um cansaço de alma constante fazendo-o desistir, deixando os sonhos morrerem à beira do caminho.
Enquanto outros ao seu lado caminham e conseguem sucesso, parecem que são tão ágeis, rápidos, espertos, com um caminhar tão correto diante de Deus.
 Você vive capengando num caminhar desajeitado de altos e baixos, tropeçando aqui, caindo acolá. Você sente-se diferente, mais pecador e pior que os outros.
As pessoas dizem que Istoé questão de perseverança, de disciplina, de atitude, você até tenta, mas parece que nada da certo pra você!
Ei! Irmão! eu sei que é terrível quando somos cobrados por coisas que não conseguimos mudar em nós.
O nosso estado psicológico fica destroçado.
Foi exatamente isso que aconteceu com este homem, Mefibosete, órfão sem  pai,sem apoio e agora ainda por cima com os 2 pés quebrados.
Foi por isso que ele foi morar muito longe das terras reais dos seus pais, foi morar em Lo-debar.
àLO-DEBAR É DESERTO, É LUGAR DE FUGA!
A 2° lição que aprendo na historia de Mefibosete é que Lo-debar é deserto, Lo-debar é lugar de fuga!
Lo-debar significa à terra sem pasto.
 Lo-Debar era o lugar dos excluídos, dos esquecidos, dos descriminados, dos rejeitados. Lo-Debar era um lugar de pessoas esquecidas pela sociedade. Era um lugar de viver escondido.
Lo-Debar era conhecido como um lugar sem pastos, onde havia sequidão e miséria, e cujos habitantes eram todos mendigos ou doentes.
Ele vai morar de favor na casa de um chamado Maquir, agora, imagine alguém foi preparado para ser rei, filho de um príncipe neto do rei Saul.
De repente  esta morando em Lo-debar um local miserável e pobre aonde só morava mendigos e doentes.
Lo-Debar é um lugar seco e árido, inóspito, onde nada se planta e nada se colhe. Em deserto, lugar de areia e sol escaldante não adianta plantar nada mesmo. É um lugar de desolação, tédio, solidão, depressão, tristeza, é de fato um lugar de fuga.
Em Lo-debar os anos se passaram e  Mefibosete foi esquecido, ninguém se lembrava dele do seu passado.
Ei! Tente visualizar na sua mente alguém feito nos corredores dos palácios de Israel, morando de favor na casa de um mendigo.
A que ponto chegou a vida desse moço, quantos o ignoravam, muitos sequer acreditava que aquele jovem um dia foi um príncipe.
Lo-Debar era tão seca que se fosse plantada alguma coisa não tinha condições de nascer.
Era pobre, sem perspectivas de vida, distante de Jerusalém, Não tinha infraestrutura para absolutamente nada. Em resumo Lo-debar era o fim do mundo.
Eu pastorei uma igreja em um lugar parecido com este, não tinha nada! Hospital, farmácia, posto de gasolina, rodoviária, loja de material de construção... Etc.
Foram quase 2 anos de sofrimento, de luta...
E a Bíblia diz que em um lugar muito pior do que este que Mefibosete morava.
Mefibosete  era um sofredor,  órfão, indigente, pobre, aleijado, sem teto, sem sem emprego, sem família, sem parentela e sem Deus.
Ei! Se  pegarmos a historia de Lo-debar  e aplicar-mos na vida de muitas pessoas em nossos dias iremos descobrir que há muita gente morando em Lo-debar.
Onde houver desprezo, esquecimento, miséria, injustiça, sofrimento ai não é outro lugar senão Lo-debar.
Pastor! Perai! Eu moro na av.v05, na hn 1, em Aparecida de Goiânia ou em Goiânia.
Ei! Não estou falando da residência geográfica, você pode morar na avenida mais bonita de Goiânia ou na cidade mais bonita do Brasil e ainda assim espiritualmente falando você esta em Lo-debar.
Quem sabe você esta vivendo uma situação semelhante a de Mefibosete,mas eu tenho uma palavra de Deus pra você hoje:
Existe um Deus que tudo vê que tudo sabe, e tem conhecimento de tudo. Então, Ele te vê em Lo-Debar e ele te diz: 
- Lo-Debar não é o seu lugar… Eu o teu Deus vou te tirar de Lo-debar e te colocar em Jerusalém vou mudar a sua historia e meu nome será glorificado.
Ei! Deixa eu te dizer algo nesta noite! Não fomos criados para nos contentar com uma vida árida, seca,  miserável!  Deus nos criou para abundância e para dignidade.
Nos não somos donos do mundo, mas somos filhos do dono! Diz um provérbio popular.
Mas, quando cedemos espaço em nossas vidas para aquilo que está fora da vontade de Deus; quando o nosso caminhar está fora do padrão de Deus, quando estamos com os pés quebrados.
Ai nos trocamos de endereço deixamos de morar na Canaã celestial e nos mudamos para o deserto, para Lo-debar.
Ei! Eu já disse estou falando espiritualmente e quem é espiritual entende o que estou falando.
Paulo disse: em Cristo Jesus nos habitamos nas regiões celestiais Ef 2:6.
Mas quando os nossos pés estão quebrados fugimos pra Lo-debar,  e por detrás de um deserto sempre existem pés quebrados.
É por isso que o casamento de muitos é Lo-Debar, o trabalho de muitos é Lo-debar, a vida emocional é Lo-debar, a vida financeira e a vida espiritual de tantas pessoas é Lo-Debar.
Lo-debar é o lugar dos feridos, machucados, dos que vivem no anonimato. É o lugar onde mora alguém que já perdeu todas as esperanças!
Mas hoje  eu tenho  uma boa notícia para você!.O Rei Davi, veio buscar Mefibosete em Lo-Debar, para morar em Jerusalém a cidade do Grande Rei. v.5.
 Além disso, Davi restituiu tudo àquilo que, por direito de herança era de Mefibosete. v.7.
O Rei dos Reis, Jesus Cristo, veio hoje ao nosso encontro em Lo-Debar, para nos levar para Jerusalém, a cidade do Grande do Rei.
Ele  também vai restituir tudo aquilo que  você perdeu ou que o diabo te roubou.
Ele quer usar de bondade para conosco e nos levar para Jerusalém, onde está o melhor de Deus – uma vida de abundância e prosperidade.
Não merecemos nada, mas Deus que é o dono de todo ouro e toda prata, de todas as riquezas, quer nos dar tudo.
à DEUS NÃO TE ESQUECEU EM LO-DEBAR.
A situação de Mefibosete era terrível Porem certo dia, o rei Davi, resolveu se lembrar da aliança que tinha com o seu pai Jonatas.
- Perguntou Davi: Resta ainda alguém da casa de Saul, para que eu o trate com bondade por amor de Jônatas?  2 Sm 9:1.
Quem sabe você esta vivendo neste lugar tenebroso chamado Lo-Debar. Quem sabe você esta vivendo um momento difícil na sua vida?
Quem sabe você se sente como alguém que esta esquecido e coisa terrível é ser esquecido.
Talvez, você está vivendo neste lugar chamado Lo-Debar. Você não tem paz em seu coração, é só triste, é só sofrimento, são só angustias e tribulações.
 Olha Deus não se esqueceu de você não, se ele te fez uma promessa e Ele vai cumprir… Ainda que você não lembre mais… Deus não se esqueceu de você.
A bíblia diz em Is 49:15-16: - acaso,pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que 2que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.
Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim.
A bíblia esta dizendo que Deus tem mãos, e sabe o que está escrito nas palmas das mãos de Deus, seu nome, seu nome, seu nome!
Mefibosete estava vivendo em Lo-debar. Lugar de tristeza, de solidão, lugar de fracasso, lugar onde ninguém tinha valor algum.
Mais um dia o rei se lembrou da promessa e do pacto que tinha feito com Jônatas seu amigo.
E ele perguntou: Será que não existe ninguém da casa de Saul para que eu possa recompensar?
Mefibosete estava esquecido, jamais ele pensava que um dia ele iria sair dali com sua vida completamente restaurada. Quem sabe você está pensando desta maneira? Quem sabe você está pensando que para você não existe mais jeito?  Quem sabe você esta pensando que Deus se esqueceu de você?
 Não meu amigo, não minha amiga, não igreja do Senhor Jesus. Se você está pensando desse jeito, fica sabendo que isto são as artimanhas do Diabo para te calar.
Porque  Lo-Debar era o lugar que as pessoas esquecia do seu passado. O inimigo quer que você se esqueça de quem você era…
De como você era usado por Deus… De como você era cheio da unção do Espírito Santo e da presença do Senhor.
Olha a bíblia diz:… Ainda que teu pai ou tua mãe te abandonar ou se esquecer de você. Saiba que nesta hora você poderá contar com a ajuda do Senhor porque, ele de ti jamais se esquecera.
Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me recolherá.
Sl 27:10
Ei! Deus nunca vai te esquecer… Ele sempre estará de braços abertos te esperando e dizendo: "Vem filho meu, vem minha filha… Eu estou aqui e quero te ajudar".
 O Senhor não se esquece de nada, Ele tem o controle absoluto de todas as coisas em suas mãos.
à O EXCESSO DE HUMILDADE DE MEFIBOSETE.
Davi chama Ziba e ordena  que ele que vá buscar Mefibosete em Lo-debar,Ziba traz Mefibosete ate o palácio do rei, ele chega e se prostra diante de Davi.
O rei Davi diz pra ele: - não temas! Pois usarei de bondade contigo por amor de seu Jonatas, e te restituirei as terras de Saul, e tu comeras pão para sempre na minha mesa. V,v7.
Mas, sabe qual foi a atitude de Mefibosete? Mefibosete disse ao rei: -  quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?
 Eu vou parafrasear o que Mefibosete estava dizendo: - o rei Davi! Eu não mereço isso não! Eu sou só um cachorro! Alias nem cachorro eu sou, eu sou pior do que um cachorro eu sou um cachorro morto!
Ei! Tem hora que não da pra entender a atitude de certos crentes; as vezes Deus esta dizendo:
- eu vou te abençoar! Eu vou te exaltar! Chegou o meu tempo na sua vida! Agora eu vou te usar nas minhas mãos!
Mas o camarada tem um excesso de humildade terrível, ele diz: o Deus eu não passo de um cão morto, Deus usa outro Deus e não a mim.
Me fez lembrar quando Deus chamou Moises no deserto pra libertar o povo da escravidão do Egito.
Moises tentou fugir de toda forma: - quem sou eu para ir a farao e tirar do Egito os filhos de Israel? Ex 3:12.
- Ah Senhor eu nuca fui eloqüente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo, pois sou pesado de boca e pesado de língua. Ex 4:10.
 Em outras palavras Moises estava dizendo: Deus eu não sirvo, pois sou gago.
Foi preciso Deus dizer para Moises: - Moises eu serei contigo. Ex 3:12. Moises: - quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo,ou o que vê, ou o cego? Não sou eu o Senhor?
Vai, pois agora, eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. Ex 4:11-12.
Tem crente que tem um excesso de humildade tão grande:
- Ah eu sou o menor aqui da igreja! Todo mundo aqui é melhor do eu! Eu não sei falar! Eu não sei pregar! Eu não sei cantar!
Lembrei-me do evangelista lá na cidade de inhumas que toda vez que ia pregar ficava dizendo:
- Aqui neste púlpito tem pessoas muito melhores do que eu pra pregar! Eu não pregar! Não sei falar direito!
Um dia deram a oportunidade pra ele pregar e tinha um bêbado na igreja, logo que ele pegou o microfone começou a dizer a mesma coisa de sempre:
Aqui neste púlpito tem homens muito mais capazes do eu para pregar! Eu não sei falar direito! eu não sei pregar!
De repente o bêbado se levantou no meio de todo mundo e gritou bem alto: olha aqui moço eu vim aqui hoje pra ouvir uma pregação então se você não sabe pregar, sai daí e deixa outro que sabe falar no seu lugar, por que eu quero ouvir a pregação.
Foi uma vergonha é também uma lição pra aquele obreiro; cuidado irmão com a falsa humildade!
Tem crente que ate pra orar ele quer demonstrar ser o mais humilde da igreja, ai ora em alto pra todo mundo ouvir:
Oh Deus tem misericórdia de mim pro que eu sou só um vermezinho! Alias,  eu sou menos do que um verme o meu sonho é um dia me tornar um verme.
Olha quando a gente vê um verme em casa ou em qualquer lugar a nossa primeira reação e pisar e esmagar, vermes são coisas repugnantes.
Eu quero te dizer nesta noite que você não é verme coisa nenhuma! Você é filho do Deus que criou os céus e a terra.
Deixa deste excesso de humildade, a verdadeira humildade não precisa ser demonstrada ela é um estado de espírito da pessoa.
Mefibosete era um homem com auto-imagem negativa, com baixa estima de si mesmo.
Mefibosete tinha sua auto-estima negativa, só via a si mesmo, e não via o que Deus poderia fazer por ele.
Quem sabe forçado pelas circunstâncias em que ele vivia. É como se ele dissesse:
- já tentei mudar o meu andar de todas as formas, já tentei sair desta vida de sequidão de todo jeito, mas não consigo.
Eu só posso concluir que eu não presto para coisa alguma. Não sou nada mesmo. Não tenho nenhum valor. Não passo de um cachorro morto.
Embora o homem pecador seja vil, desprezível, sem nenhum valor, mas Em Cristo somos novas criaturas, e temos valor para nosso Deus Pai. 2 Co 5:17.
Ficar se auto-depreciando, numa atitude de auto-piedade, não honra a Deus, mas esconde nosso orgulho, mascaramos uma falsa humildade.
Deus que é o mesmo ontem, hoje e será eternamente o mesmo; mas até o pau que nasce torto, como diz o provérbio popular, O Carpinteiro de Nazaré poder endireitar.
Ei! Quer mudar a sua vida? Quer mudar a sua imagem? Ande com Jesus Cristo!
àDEUS VAI TE COLOCAR ASSENTADO  NA MESA DO REI
Naquela época somente os nobres e os filhos do rei tinham o direito de se assentar a sua mesa com ele, ou então alguém que fosse convidado pelo rei.
Depois que Davi trouxe Mefibosete de Lo-debar ele passou a comer pão assentado na mesa do rei. “COMO SE FOSSE um dos filhos de Davi” v.11.
Na mesa do rei ninguém mais chama Mefibosete de aleijadinho, alias a mesa esconde todos os defeitos. Assentado na mesa ninguém pode ver os pés!
  A mesa do rei é um símbolo da ação do Sangue de Jesus: a mesa assim como o sangue de Jesus nos cobre e nos livra de todos os pecados.
Quando o padre Martinho Lutero se converteu a Jesus Cristo, o papa tentou silenciar a sua voz matando ele como havia feito com tantos outros.
Mas era o tempo de Deus para  a grande reforma protestante, e ai Deus providenciou para que Lutero fugisse e se escondesse da fúria papal em um castelo na Alemanha.
Foi neste castelo que Lutero traduziu a bíblia do grego para o alemão e colocou a palavra de Deus nas mãos do povo.
Mas um dia Lutero estava ali orando e apareceu pra ele um ser de luz e começou a conversar com ele.
No meio da conversa Lutero percebeu que aquele ser não era anjo coisa nenhuma mais era o próprio satanás que veio pra tentar enganar Lutero.
Ele clamou o sangue de Jesus e aquele demônio que apareceu tão bonito no inicio se transfigurou e se mostrou como um demônio horrível.
E ai ele disse para Lutero: - Lutero eu vim aqui pra te dizer que não tem mais jeito pra você!
Os seus pés estão quebrados Lutero, não tem mais perdão para você não! Já se esqueceu Lutero que você era padre? Já se esqueceu dos seus muitos pecados!
Eu trouxe a lista aqui hoje dos seus pecados!
Ele desenrolou um grande rolo e começou a ler os pecados que Lutero havia cometido no seu passado; e foi lendo, e foi lendo.
Olha aqui Lutero você fez isso, você fez aquilo, você fez aquilo outro! Lutero não tem mais jeito não! Você é meu! Seus pés estão quebrados!
Lutero abaixou a cabeça pensou um pouco e respondeu para o diabo:
Satanás!  Você esta certo! Tudo que você falou ai é verdade! Tudo que você disse que eu pratiquei.  Eu realmente pratiquei! Os meus pés se quebraram em Lo-debar!
Mas para sua vergonha quando você entrou aqui neste quarto eu estava lendo a bíblia e veja só o versículo que estou lendo:
Foi isso  o que disse o apostolo João: se andarmos na luz como na luz ele esta temos paz com Deus,comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus Cristo seu filho nos purifica de todo o pecado. 1 Jo 1:7.
O diabo deu um grito desapareceu e nunca mais perturbou o homem de Deus.
Ei! Deus já  te tirou de Lo-debar te colocou em Jerusalém e você agora esta assentado na mesa do rei.
Os teus pés estão cobertos, os teus pés estão cobertos!
E tem mais, assentado na mesa do rei somos todos iguais. Na mesa do rei não tem bonitinho E nem bonitão! Na mesa do rei não tem pobre e nem rico! Na mesa do rei não tem branco nem preto!
Na mesa do rei não tem este negocio de pastor, evangelista, missionário, presbítero, diácono, na mesa do rei todos são iguais!
Na mesa do rei todos comem do mesmo alimento, na mesa do rei do rei todos desfrutam da mesma comunhão.
Ei! Deus quer nos transformar e curar nossos pés quebrados nos tirando de Lo-Debar para Canaã onde podemos comer sempre assentados à mesa do Rei.
Conclusão:
Jesus esta te convidando nesta noite para sair de Lo-debar e vir para Jerusalém
Hoje o rei Jesus nos convida assentar juntamente com Ele à mesa, Ele nos diz:
- Venha do jeito que você está, venha mesmo com os pés quebrados, venha mancando, venha se arrastando, mas venha!
Deus tem uma mesa preparada para recebe aqueles que estão saindo de Lo-debar.
Venha! Se assente na mesa do rei! Venha comer e beber do melhor.
A Palavra de Deus diz em Is 1:19:
- Se quiserdes e me ouvir, comereis o melhor desta terra. Mas, muitos recusam o maravilhoso convite da Graça. Querem continuar vivendo em Lo-Debar.
Venha Porque Deus quer usar de bondade para com você. Se assente você também à mesa com o Rei e seja restaurado de tudo aquilo que perdeu.
A mesa já está posta, venha assentar-se já! É de Graça, não se cobra ingresso nem sacrifícios.
Ele só está esperando você chegar para dar início à festa.“Eis que Eu estou à porta e bato, e se, alguém ouvir, e abrir a porta, Eu entrarei cearei com ele e ele comigo. Ap 3:20.
Hoje! Deus quer entrar em seu coração,  te tirar de Lo-debar e te trazer para Jerusalém





11 comentários:

  1. Hoje, 04/09/2014, essa palavra lodebar fica martelando em minha mente, se repetindo a todo o instante, como se fosse uma voz falando a toda hora lodebar, lodebar, lodebar, tirando minha concentração. Não sei o porque disso.
    Se vc souber, por favor me responda, Grato.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, e a Paz do SENHOR, muito interecante essa pregação, me tirou muitas dúvidas pois estou morando em lo-debar, e não sabia vivo pela misericórdia de JESUS, faz nove anos que JESUS me curou do allcolismo hoje vivo melhor do que antes mas ainda estou na terra de liderar sou muito tenente a Deus pela misericórdia de JESUS estou curado do alcoolismo mas hoje é minha esposa que é allcolismo essa é a razão de eu está em lo-debar.

    ResponderExcluir
  3. Lodebar não e lugar de tristeza Maquir era de lá era rico hospedou mefibozete

    ResponderExcluir
  4. Leiam 2Samuel capitulo17,27,28 e29 vcs vão saber quem e Maquir de lodebar

    ResponderExcluir
  5. Muitos são religião ziba mas ninguém quer ser casa de Maquir

    ResponderExcluir
  6. Ameii essa pregação Deus abençoe mim edificou muito 😊

    ResponderExcluir
  7. Está mensagem e de sua altoria ..vou decorar ela e pregar na igreja.posso fazer isso

    ResponderExcluir
  8. Aonde está escrito que Lo-Debar é lugar de miséria sendo que é um lugar próspero e Amiél um homem rico observar ISMAEL 17:27,29

    ResponderExcluir