quarta-feira, 12 de junho de 2013

A MANEIRA COMO DEUS TRABALHA

A MANEIRA COMO DEUS TRABALHA
Ec 11:1-5.
Introdução:
A palavra que eu quero trazer nesta oportunidade começa com um texto escrito pelo homem que foi considerado o mais sábio em toda história da humanidade: Salomão.
O rei Salomão era a pessoa mais indicada para nos ensinar que o agir de Deus nem sempre é visto e compreendido pelo homem, não importando quão sábio ele seja. Observe:
- Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. Ec 11:5.
Três coisas são mencionadas neste versículo bíblico como algo que não sabemos: o caminho do vento, a formação dos ossos de uma criança ainda no ventre materno, e o agir de Deus.
Na verdade, com a expressão "não sabes", entendemos que o escritor falava de coisas que "não vemos". 
Nos até podemos saber o caminho do vento através do balançar das folhas de uma árvore, pelas evidências de que ele sopra, mas nunca por ser visível aos nossos olhos. O caminho do vento em si é algo oculto à nossa visão, ocorre fora do alcance da vista dos olhos.
Da mesma forma a formação óssea de um bebê ocorre fora da vista dos nossos olhos; não podemos ver como ela se dá.
Creio que a expressão "não sabes" que o sábio rei Salomão usou estava apontando para "o que não vemos".
 Senão esta afirmação estaria agora fora de uso, pois hoje a ciência tem trazido uma perfeita explicação da formação óssea do feto.
 Podemos sim saber como se forma os ossos no ventre de uma mãe, mas continuamos impedidos de ver.
Mesmo com todos os recursos da medicina e da ciência moderna, a formação óssea do feto – e não falo da certeza que isto ocorre e nem de como ocorre, mas sim do processo – encontra-se fora da vista de nossos olhos.
 É algo semelhante ao caminho do vento. Podemos saber que ocorre e até ter evidências disto, mas é oculto aos nossos olhos; o que nos leva a defini-lo como invisível. O VENTOÉ INVISIVEL.
Com o agir de Deus não é diferente. O texto bíblico diz que Deus age em todas as coisas. 
Deus age sempre e em todas as coisas, porém, nem sempre este agir será visível aos nossos olhos.
Infelizmente estamos vivendo dias em que existe uma grande falta conhecimento e temor a Deus.
As pessoas pensam que podem colocar Deus contra a parede e dizer: - eu exijo! Eu determino! Eu não aceito!
A falta de respeito com a qual muitos se dirigem a Deus e algo tremendo. Os papéis andam trocados.
Pelo comportamento de muitos crentes até parece que Deus já não é mais Senhor, mas simplesmente um secretário.
Está errado!Quem está na condição de servo somos nós e não Ele!
Eu Creio no que Jesus ensinou sobre falar à montanha; creio em dar ordens aos problemas e obstáculos para que se mova de nossas vidas e sejam lançados no mar.
Contudo, é um absurdo confundir as coisas e achar que podemos dar ordens para Deus! Ninguém dá ordens a Deus.
Diante dele todos devem se calar. Ele é soberano. Ele é santo. Ele é Deus. Ele é todo suficiente. Faz o que quer como quer, quando quer.
Mas, eu quero destacar  estes 3 pontos neste texto de Ec 11:5O caminho do vento, a formação dos ossos de uma criança no ventre de uma mulher e o jeito que Deus trabalha.
 àO caminho dos ventos.
Vejamos o que a ciência, especialmente a meteorologia, já descobriu a respeito dos ventos.
O vento é um fenômeno meteorológico formado pelo movimento do ar, produzidos pelos movimentos naturais, como a rotação e translação da Terra.
Esses fatores influenciam a pressão atmosférica, a evaporação e outros. Sabe-se que o vento é extremamente importante para dissipação dos poluentes.
Se não fossem os ventos estaríamos mortos. Eles também são fonte de energia e são divididos em escalas, velocidade, força…
Os ventos podem ser constantes, regulares, variáveis, locais.
 No evangelho de Jo 3.8 Jesus disse a Nicodemos:  - O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
O vento, além de misterioso, ele é livre, ninguém consegue dominar o vento. Dia e noite os meteorologistas ficam aprendendo sobre o vento e já se vão milhares de anos e ainda não podem dominá-lo.
Ninguém é capaz de dizer com total precisão em que rua o vento ira passar amanha, para que possa esperá-lo.
Ou o vento vai passar a tal hora ate hoje ninguém consegue descobrir o caminho do vento.
Foi isso que Salomão disse: que ninguém sabe o caminho do vento.
àOs ossos no ventre da grávida.
Os ossos são a base do corpo humano. Base é estrutura. Logo podemos dizer que base é principio, é essência, é firmeza, é solidez. 
O osso é um tecido vivo com imensa capacidade de se refazer. Em caso de fissura ou fratura o osso regenera-se totalmente.
 
Os ossos cressem até o inicio da vida adulta, mesmo depois que param de crescer. Eles passam por um processo de formação continua, renovando-se ao longo de toda vida.
Os ossos velhos são absorvidos por células criando espaço para que se produzam novos tecidos. 
O escritor de Eclesiastes também diz que não sabemos como se formam, no ventre de uma mulher grávida, os ossos da criança
 Quando Salomão escreveu esse texto não havia ultrassonografia. Hoje é possível ver tudo o que acontece dentro do ser humano.
 Mas naquela época não tinha nem sequer exame de sangue quanto mais ultrassonografia.
 Ele falou inspirado por Deus.
o salmista Davi, quando vai escrever sobre formação do ser humano, em Sl 139.13-16,ele diz: - Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.
Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
 Davi não entendia nada de medicina, mas, Davi fala isso sem ser formado em nada!
Após descrever a formação do ser humano, segundo a ciência,
Ei! Você já parou para pensar o que Deus teve que fazer para você estar aqui hoje?
O salmista não tinha conhecimento científico, mas declarou: - de um modo tão admirável e maravilhoso e fui formado. E mais:
- maravilhosas são as tuas obras, os teus olhos viram a minha substância ainda informe e no teu livro foram escritos todos os dias da minha existência ordenados por ti antes que eles e eu houvéssemos
Você ainda acha que Deus não sabe o que está acontecendo na sua vida? Deus sabe de tudo!
Quando você dentro do ventre da sua mãe nem forma tinha ainda Deus já te conhecia!
Já sabia o seu nome, sua profissão, seu endereço e tudo sobre a sua vida. ...No teu livro foram escritos todos os dias da minha existência ordenados por ti antes que eles e eu houvéssemos.
Diga-me o jeito que se forma ossos e o caminho dos ventos. Você não sabe e nem eu sei, mas Deus sabe todas as coisas!
Ainda que você saiba o caminho do vento e como se forma os ossos no ventre de uma mulher, você não pode ver.
O vento é invisível e a formação dos ossos ocorre dentro do ventre da mulher e você não pode ver.
Sabe que significa isto? Você pode até não ver, mas, Deus esta trabalhando ao seu favor, o agir dele pode ser invisível aos seus olhos, mas tenha certeza ele esta agindo ao teu favor.
àO jeito que Deus trabalha
como é que Deus trabalha? Pergunte pra mim; pastor! Como é que Deus trabalha?
Eu te respondo! Esquece! você nunca vai entender Deus.
Deus trabalha e você não entende; Deus já trabalhou e você não entendeu; Deus trabalhará e você não vai entender; Deus está trabalhando agora e você não está entendendo.
Deus trabalha por duas formas: invisibilidade e imprevisibilidade. Ele vai trabalhar e você não vai ver; Deus trabalha e você não prevê.
É exatamente por causa destas duas situações que, muitas vezes, Deus está trabalhando e a gente não está vendo.
Deus trabalha de um jeito e a gente pergunta: por que Deus não fez desse jeito? A resposta é: porque você não sabe prever o resultado.
Neste exato momento, Deus pode estar trabalhando em seu favor e você não está vendo. Deus está usando as circunstâncias para trabalhar e você não está vendo que Ele vai mexer as coisas lá na frente.
Aliás, quero chamar sua atenção para a importância do fator confiança. Deus espera que nosso coração repouse Nele em todo o tempo e circunstância. Isto é fé.
 A  propósito a definição bíblica de fé é:
- Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.
Hb 11:1
Crer no agir de Deus é ter a convicção de algo que não se vê. Nosso irmão Paulo disse aos coríntios que : - andamos por fé e não por vista II Co.5:7.
Tem muito crente que é igual Tomé quer ver para poder crer, mas Jesus  disse que bem aventurado é aquele que não viu e mesmo assim creu. Vejamos algumas formas de Deus agir
1° Deus não trabalha com a lógica  
Deus é ilógico;  Deus não respeita  a lógica. Ei! Não vá pela lógica, Deus ignora essa forma. Por ser ilógico, Deus julga diferente. Cuidado quando você for julgar as pessoas.
Veja  o exemplo do rei Manassés, que mesmo tendo feito coisas erradas, quando clamou a Deus Ele o perdoou e ainda restabeleceu seu reinado.
 Davi quando adulterou com Bate- Seba, mesmo tendo cometido graves pecados, Deus o perdoou e ainda fez de seu filho Salomão, o qual teve com Bate-Seba, rei de Israel e construtor do templo.
Ei! Eu estou falando isso que é para você tremer na base e saber que os seus parâmetros não são os de Deus.
Deus não trabalha do jeito que a gente pensa. Pare de pensar que você entende Deus: Deus não se entende e não se explica. Deus se atende!
Agora, sabe qual é a boa notícia é que o diabo também não entende Deus.
O diabo não é onisciente e mesmo tendo morado com Deus ele não consegue compreender Deus.
Como o diabo também não entende o agir de Deus, ele muitas vezes acaba trabalhando para Deus! São vários textos e exemplos bíblicos que mostram que isto é um fato.
Satanás tem uma forma de pensar semelhante à nossa. Logicamente na condição de anjo - caído.
Ele é mais inteligente e astuto e tem uma mente superior, mas a forma de pensar é parecida.
Jesus falou sobre isto:
- E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá.
Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens. Mt 16:22,23.
Quando Jesus estava aqui ele falou a Pedro e aos discípulos que era necessário que ele sofresse em Jerusalém, fosse morto e ao terceiro dia ressuscitasse.
E Pedro tenta persuadir Jesus a pensar de forma diferente: - oh Jesus! Para com essa pregação senão o povo vai te abandonar, vai passar todo mundo pra outra igreja! Muda esse discurso!
 Só que os pensamento de Pedro era totalmente contrário ao plano de Deus. Não sei se Jesus se sentiu tentado a ter dó de si mesmo.
 Mas o fato é que ele reconhece que naquela hora Pedro estava sendo influenciado em sua forma de pensar por outra pessoa, e repreende a Satanás.
Mas é a frase utilizada por Jesus que nos chama a atenção: "não cogitas das coisas de Deus, mas dos homens". Cogitar é pensar.
O que o Mestre disse é que a forma de pensar de Satanás não se assemelha à de Deus, mas à dos homens.
Isto nos leva a concluir que não interessa o quão astuto o adversário seja, ele também não pode entender a forma de Deus agir!
Os pensamentos de Deus são mais altos, muito mais altos que os do diabo. Para o nosso inimigo, o agir de Deus também é invisível e incompreensível.
 E o mais interessante é que, muitas vezes, Deus o usa  até o diabo para abençoar alguém, como fez com Jó.
Se você ler a historia de Jó, do fim para o começo, vai saber que o que Deus tinha para ele era o dobro de tudo, e para isso usou o próprio diabo.
A única coisa que Deus não autorizou foi que o diabo tocasse na vida de Jó, porque Deus precisava dele vivo para abençoá-lo.
 A única coisa que Deus precisa para te abençoar é que você esteja vivo. Você pergunta: -  Deus, por que estou passando essa luta? Deus diz: - É para você ser abençoado!
-  Por que estou passando estas dificuldades? É para Deus abrir espaço para as coisas novas que Ele te dará.
Depois das noites escuras vem o sol. - O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manha. Sl 30:5.
Ei! Deus vai raiar na noite escura da sua vida! Incompreensão falta de paz, doença que o médico não descobre. Tudo isso é noite escura!
 Mas enquanto você dorme Deus trabalha do jeito Dele para te abençoar. Não desista de Deus; não desista de você!
Ainda que você esteja no meio da dificuldade, Deus tem o controle da situação. Você não vai perecer; acredite nesta palavra!
àO diabo não entende o modo como Deus trabalha.
Veja  algumas passagens bíblicas que mostram Deus agindo de forma que o diabo não entendeu.
A primeira delas já nos revela que Deus usou tal ocorrido para mandar um recado ao reino das trevas: sua multiforme sabedoria não pode ser compreendida.
- A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas, para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor. Ef 3:8-11.
Este  texto fala sobre um mistério, um segredo, que desde os séculos estava oculto, escondido em Deus.
Se você ler o contexto  destes versículos , ou seja, os 2 capítulos anteriores e o começo deste.
Você descobrirá que tal segredo era a inclusão da Igreja no plano de Deus para estabelecer seu reino na Terra.
Embora  quando lemos o velho testamento parece nos que era o povo Israel quem cumpriria o plano divino.
Mas,  Deus tinha um segredo prometido nas entrelinhas das profecias acerca de Israel, e que apontava para a Igreja gentílica; isto só veio a ser revelado nos dias do Novo Testamento Mt.21:33-46 e Ef.3:2-5.
A revelação do mistério foi a manifestação da Igreja, e através dela o apóstolo Paulo disse que Deus tornou sua multiforme sabedoria conhecida dos principados e potestades nas regiões celestiais.
O diabo não esperava por esta! Havia uma expectativa tremenda nos dias de Jesus pela vinda do Messias, este messias tinha como missão  estabelecer o reino de Deus.
Os profetas falavam da vinda de um rei e seu reino, e era isto que os judeus esperavam; e foi contra isto que Satanás se armou.
Para que um reino se estabeleça, é preciso pelo menos duas coisas básicas:
1à O povo do reino - os súditos.
2à      O Rei do reino.
Se tirarmos qualquer um destes elementos, não há como haver um reino. E a bíblia nos revela que o diabo atacou estes dois elementos para tentar impedir a manifestação do reino.
Coloquei aqui o povo antes do rei não por ordem de importância, mas por ordem de chegada.
Antes de vir o rei,veio o povo do reino.
 Aparentemente, já se sabia quem era o povo bem antes de se saber quem era o rei.
Digo aparentemente, por que embora Deus tenha feito promessas à descendência de Abraão, o que nos leva  a interpretar como sendo o Israel natural.
 A revelação que o Novo Testamento trouxe é que os filhos de Abraão não são necessariamente os da carne, mas os da fé. Rm.2:28,29; Gl.4:22-31.
Mas isto não ficou claro antes da vinda de Jesus, portanto, era de se esperar que o povo do reino fosse o Israel natural.
Por isso  o diabo tentou destruí-lo desde o princípio da aliança de Deus com Abraão.
O livro de Ester, por exemplo, é a narrativa de como o inimigo tentou exterminar esta nação e como Deus estava sempre presente, guardando-os.
E nos anos que antecederam a vinda de Cristo, o diabo sufocou a nação israelita debaixo de quatro grandes impérios: Babilônia, Medo-Pérsio, Grécia e, por fim, Roma.
 Em todos estes impérios ele tentou destruir a identidade da nação e, mesmo não conseguindo, roubou-lhe a independência e a liberdade de se preparar para ser um grande e forte reino.
Mas não adiantou, pois enquanto Satanás lutava para amarrar Israel como nação, Deus levantou debaixo do nariz do diabo a Igreja!
Era algo impossível de se ver sem a revelação do Espírito; era um segredo de Deus, ou seja, era parte do agir invisível de Deus.
 Ninguém imaginava que Deus estivesse preparando isto, nem mesmo o diabo!
Portanto, quando a Igreja foi levantada, por meio dela Deus estava mostrando sua multiforme sabedoria aos principados e potestades.
Foi como um recado que dizia: - Não adianta satanás, você nunca entendera  e jamais vencera; Eu sou maior!
O livro de Salmos diz que o Senhor se rirá de seus inimigos; creio que nesta hora Deus riu...
Quando o diabo se tocou que o povo do reino não era necessariamente Israel, mas sim os que criam em Jesus e nasciam de novo Jo.1:11,12. Tentou então destruir a Igreja. Observe o que diz a Bíblia:
- E Saulo consentia na sua morte. Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria.
Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere. At 8:1,3.
Assim que veio a perseguição, a Igreja perdeu seu sossego e os crentes começaram a ser presos e até martirizados.
 Então muita gente, devido à intensidade da perseguição, começou a fugir para outras cidades. E a Igreja que logo no início já tinha chegado à marca dos cinco mil membros, dispersou-se, ficando apenas os apóstolos.
 Aparentemente Satanás conseguiu o que queria e oprimiu o povo do reino. Mas ele não sabia que Deus estava agindo até mesmo na perseguição.
Veja o outro lado da história: Jesus havia capacitado seu povo com o poder do Espírito Santo com um único propósito:
Antes de voltar para a Gloria Pai ele deixou uma instrução aos seus discípulos:
- mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.At 1:8.
Eles não deviam permanecer só em Jerusalém, mas a responsabilidade de serem testemunhas de Cristo envolvia o começarem lá seu trabalho.
 E  depois espalhar-se progressivamente pelas outras cidades da Judéia, as de Samaria e então não parar mais!
Só que o povo de Deus se acomodou. O tempo passou e eles estavam lá em Jerusalém ainda. Não estavam obedecendo a Cristo. Não haviam se tornado ainda uma Igreja missionária. Algo precisava ser feito.
E sabe quem ajudou? O diabo. É, ele mesmo!
Até Satanás enviar aquela perseguição, ninguém tinha saído pregar nas circunvizinhanças. Mas quando o diabo quis destruir a indestrutível Igreja de Jesus.
Ele caiu em mais uma armadilha e e ajudou a espalhar o evangelho:
"Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra."At 8:1,3-4.
É  uma grande ironia,mas  Deus põe  até o seu inimigo para trabalhar para Ele; chega a ser engraçado.
(Testemunho do ímpio dono do mercado que mandou compras pra irmã crente e  mandou dizer que quem estava mandando aquelas compras era o diabo.)
(A Irma cheia de sabedoria deu glorias a Deus e disse que quando Deus manda até o diabo obedece.)
Ei! Toda vez que Satanás investe contra a Igreja, ou mesmo contra a sua vida, saiba de uma coisa meu irmão, enquanto ele ainda está indo, Deus já foi e voltou algumas eternas vezes! Vimos o como o adversário tentou barrar o povo do reino e se deu mal.
Deixa eu te mostrar-lhe as tentativas do diabo contra o rei do reino, e como elas novamente demonstraram que a multiforme sabedoria de Deus continuava no controle.
 Por várias vezes Satanás tentou parar Jesus. No começo foi com as tentações no deserto, mas logo que Jesus Cristo o derrotou, os planos mudaram.
 Assim que ele saiu do deserto e foi para Nazaré, sua cidade, o tiraram da sinagoga e tentaram empurrar-lhe de um penhasco, mas não puderam matá-lo.
Lucas diz que ele simplesmente saiu do meio deles. Depois vemos que as conspirações para a morte do Messias vão crescendo até que em Jerusalém Jesus é traído, preso e crucificado.
E o diabo está nesta conspiração; foi ele mesmo que pessoalmente entrou em Judas para consumar a traição:
- Estava próxima a Festa dos Pães Asmos, chamada Páscoa. Preocupavam-se os principais sacerdotes e os escribas em como tirar a vida a Jesus; porque temiam o povo.
Ora, Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze. Este foi entender-se com os principais sacerdotes e os capitães sobre como lhes entregaria a Jesus; então, eles se alegraram e combinaram em lhe dar dinheiro. Lc 22:1-5.
Jesus  mesmo declarou no Getsêmani, quando foi preso: esta é a vossa hora e o poder das trevas.Lc.22:53. 
Não era apenas a hora humana, daqueles que tinham conspirado contra Jesus, mas era a hora do poder das trevas porque Satanás estava lutando de todas as formas para empurrar Jesus à cruz. E "conseguiu".
Não porque fosse mais forte que Deus, mas porque estava caindo em mais uma armadilha de Deus. 
Jesus acabou mesmo morrendo e houve trevas sobre a terra. Creio que naquela hora não se tratava apenas da natureza gemendo pela morte do seu Criador.
 Mas, que também, se tratava de densas trevas de malignidade produzidas por uma reunião de todo o reino do mal.
O Sl  22, que é messiânico, alude figuradamente à presença de demônios em volta da cruz quando fala de vários animais como cães e touros, que no aspecto natural não estiveram lá.
Só que três dias depois Cristo demonstrou que só morreu porque quis e, que, realmente, como ele mesmo dissera, tinha o poder de dar a sua vida e também de retomá-la.
Três dias depois Ele ressuscitou vitorioso sobre todo o poder das trevas e demonstrou que não apenas sua ressurreição, mas a própria crucificação significava a derrota do diabo.
Aquilo que foi uma tentativa maligna de destruir a vida de Jesus tornou-se a derrota do próprio diabo.
Veja dois textos que dão testemunho disto:
tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.
Cl 2:14,15.
- Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida. Hb 2:14,15.
 Um texto diz que na cruz Jesus despojou os principados e potestades e triunfou deles; outro diz que era necessário Jesus morrer para que pela morte Ele destruísse o que tinha o poder da morte, o diabo.
A tentativa maligna de destruir Jesus virou contra o próprio diabo e o destruiu! Nossa mente não poderia imaginar jamais que Deus escolheria um caminho assim tão estranho para vencer o diabo.
 Dar-lhe um aparente gostinho de "vitória", enquanto usava isto para destruí-lo.
à Deus trabalha mesmo quando nos não entendemos.
Não podemos entender o agir de Deus.
E Deus até faz questão de que seja assim, pois nesta sua maneira de agir não somente nós, os homens ficamos sem entender o que está acontecendo, mas o próprio diabo também fica.
 Ei!  Na verdade esta é uma das razões de Deus agir assim, para levar o próprio diabo a trabalhar para Ele muitas vezes, como servo compulsório.
Ainda que você não consiga entender Deus isto não lhe dá o direito de desobedecer a Deus. Não entender é uma coisa; desobedecer é outra coisa.
Ei! Quer vitória? Obedeça sem entender. Não entenda, mas obedeça!
Veja o exemplo do rei Josafá; 3 exércitos vieram lutar contra ele, ele orou pedindo auxilio de Deus, e Deus usou o profeta dizendo:
-  Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados e vede o livramento que o Senhor vos concederá, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor está convosco. II Cr 20:17.
Se olharmos bem não da pra entender o agir de Deus, ir para uma batalha e ainda ficar parado na frente dos  inimigos.
Josafá e seu pequeno exercito
foi à frente dos inimigos louvando a Deus e sem armas,  sabe por que?  Porque estas eram as orientações de Deus.
E foi assim que ele venceu a guerra, enquanto eles louvavam a Deus, Deus derrotou os inimigos diante deles.
- Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, senão do Senhor. 
Ei!Quer vencer os seus inimigos, quer vencer os obstáculos? Quer vitória na sua vida? Então, louve ao Senhor.
Faça a sua parte que Deu faz a Dele. Mas louve de verdade, porque enquanto você estiver cantando, Deus vai se alegrar e te dar a vitória.
Não entender Deus não quer dizer que você pode questioná-lo.
Veja a  história de Josué em Jericó,  Deus deu a direção para eles conquistar jerico: rodear a cidade 7 dias e no 7° dia rodear 7 vezes.
Josué não entendeu direito, mas, não ficou perguntando por que Deus estava dando aquela direção que, aparentemente, não faria com que conseguissem tomar a cidade.
Ele obedeceu o povo rodeou a cidade e as muralhas caíram por terra e Deus deu a vitoria para o seu povo.
A Bíblia diz que é melhor obedecer do que sacrificar.  A primeira chave da sua vitória é o louvor que você entrega para Deus no dia em que você não entende nada que está acontecendo. Comece a agradecer a Deus: - Senhor, eu não estou entendendo, mas te agradeço.
Veja alguns exemplos de como Deus trabalha:
Deus escolhe quem ninguém escolhe àEster é um exemplo. Por nome Hadassa, passou a ser chamada de Ester, que significa Estrela.
 Deus pega o que ninguém quer e faz virar uma estrela.
Talvez humanamente falando ninguém te escolhesse; quantas pessoas por ai mais inteligentes do que eu e você, mais capacitadas do que eu e você,mais preparadas do que eu e  você.
Só que Deus quis escolher a mim e a você por isso ele disse: não fostes  vos que escolhestes a mim mas eu escolhi a vos, e vos designei para que vades e deis frutos e o vosso fruto permaneça para a vida eterna.
Deus escolhe quem quer e na sua soberania me escolheu você! Adore a ele! Por que entre milhares e milhares você é um escolhido de Deus!
Deus acredita em quem ninguém acredita à Mardoqueu era desacreditado, ficava na porta do palácio e Hamã tinha feito uma forca para matar Mardoqueu.
Mas Deus agiu na vida de Mardoqueu e aquela forca acabou sendo para o próprio Hamã. Deus acredita no teu potencial, porque quem te deu o potencial foi Ele!
Pode ate ser que ninguém acredite em você! Todos dizem que você não vai chegar a lugar nenhum! Que você é um zero a esquerda.
Mas existe um Deus no céu que acreditou e ainda acredita em você!

Deus acredita em vc e no seu potencial de mudar situações, seja ela as mais complicadas. 
acredite naquilo
 que DEUS te chamou: para vencer 
Quando não tiver forças para CLAMAR
 àUse teu gemido, Deus INTERPRETA 
Quando achar que não suportará as lutas
à INSISTA 
Quando o MEDO tentar te fazer afogar
à CREIA 
Quando não
 conseguir parar de chorar àEXTRAVASE  é bom chorar na presença de DEUS. 
Quando
 pensar que não vais agüentar àRelembre as PROMESSAS de DEUS para tua 
vida.
 
Quando não puder VOAR
à SALTE 
Quando não puder SALTAR
à CORRA 
Quando não puder CORRER àANDE 
Quando não puder ANDAR
 àARRASTE-SE 
Mas não DESISTA nunca De chegar ao LUGAR onde você esta destinado a ir. 
E
 Esse Lugar é a TERRA DAS PROMESSAS DE DEUS PARA SUA VIDA!
Se há GIGANTES para te assustar.
 Não Temas  DEUS vai fazer  este GIGANTE  cair por terra 
E te fará TRIUNFAR.
Conclusão:
O homem é limitado e com toda tecnologia existente, e todo conhecimento adquirido, não pode prever com exatidão  tudo o que pode acontecer.
Quando Deus determina uma coisa, quem é o homem para impedir. -  agindo Eu, quem o impedirá?  Is 43: 13b.
- Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. 
Talvez você não conheça o caminho do vento, talvez não saiba como os ossos são formados no ventre da mulher grávida.
E talvez você até saiba tudo isto. Mas, de uma coisa eu tenho certeza mesmo que você saiba você não pode ver.
Você sente o vento mas não pode vê-lo, você vê a barriga da grávida crescendo mas sem ajuda da ciência e da tecnologia você não pode ver os ossos se formar dentro do ventre.
São coisas invisíveis assim são as obras de Deus, mesmo não vendo saiba que Deus esta trabalhando ao seu favor.
De uma maneira invisível, de uma maneira que você entende e nem compreende, as vezes usando ate o adversário das nossas almas.
Mas enquanto você confia;  ele trabalha pra te dar a vitoria!

 Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera. Is 64:4    

6 comentários:

  1. Estudo muito interessante.Quase sempre queremos as coisas do nosso jeito , mas Deus sabe de todas as coisas, e mesmo nas ocasiões mais improváveis ele está atuando a nosso favor.

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus Que texto digno de inspiração divina presente no livro sagrado. Simplesmente PERFEITO

    ResponderExcluir
  3. No culto de domingo o pastor começou a pregação com essa mensagem, mas estou em dúvida, pois em Eclesiastes 1:6 diz: O vento vai para o sul, e faz o seu giro vai para o norte; volve-se e revolve-se na sua carreira, e retoma os seus circuitos.
    Porque o autor disse logo depois no capitulo 11 que não podemos saber o caminho do vento?

    ResponderExcluir
  4. Que coisa linda e maravilhosa é o agir de Deus nós não entendemos mas Deus sabe todas as coisas obrigada Deus que o senhor Jesus continue abençoando grandemente a vida do pastor Thalles Teodoro para continuar nesses tudo abençoado para que nós passamos ser abençoado também

    ResponderExcluir