terça-feira, 9 de abril de 2013

NINGUEM PODE IMPEDIR OS PLANOS DE DEUS,O SEU NOME SERÁ JOÃO


NINGUEM PODE IMPEDIR OS PLANOS DE DEUS, O SEU NOME SERÁ JOÃO.
Lc 1:57-63
Introdução:
Eu quero ministrar uma palavra nesta noite com o tema: o seu nome será João.
E quero começar dizendo para os irmãos que os planos de Deus são perfeitos e jamais podem ser frustrados.
 Jo 42:2. Diz-nos assim: - bem sei que tudo podes, e que nenhum dos seus propósitos pode ser impedido.
 O texto que  nos lemos hoje e sobre o qual quero falar nos conta a historia do nascimento de João Batista.
O evangelho de Lucas diz que havia na Judéia um sacerdote chamado Zacarias sua esposa se chamava Isabel e era descendente de Arão.
Zacarias e Isabel não tinham filhos, pois Isabel era estéril e os dois eram avançados em idade.
Mas diz a bíblia que um anjo do Senhor apareceu para Zacarias no dia em que ele estava no santuário exercendo suas funções sacerdotais.
 E  o anjo lhe disse: - não temas, Zacarias; por que a tua oração foi ouvida, e Isabel tua mulher te dar luz a um filho e lhe porás o NOME DE JOÃO. Lc 1:13.
Mas Zacarias duvidou dizendo que já era idoso e também sua mulher era estéril.
Naquela época todas as mulheres tinham  uma grande ansiedade durante sua gravidez.
Quando uma mulher israelita ficava grávida logo ela ficava imaginando que poderia ser ela que iria  gerar o Messias .
E quando nasciam meninos, elas se perguntavam: será que o meu filho é o Messias? Será que a profecia se cumpriu em mim?
Mas, o anjo disse a Zacarias e a Isabel: seu filho não será o Messias, mas ele será alguém usado por Deus para apresentar o Messias ao mundo.
Talvez o anjo do Senhor até tenha dito: seu filho vai batizar o Messias e andar ao lado dele
A promessa era muito grande a cerca de quem seria seu filho.
 O menino seria um profeta que introduziria o Messias de Israel, Zacarias duvidou.
Então o anjo disse: -  eu sou o anjo Gabriel que assisto diante de Deus que e fui enviado pra te trazer estas boas novas.
Por que não crestes nas minhas palavras ficaras mudo ate que tudo isto se cumpra.
Quando Zacarias saiu de dentro do santuário estava mudo e falava as pessoas com acenos.
Os dias se passaram e Isabel deu a luz a um menino. No oitavo dia trouxeram o menino para circuncidar e queriam lhe dar o nome do seu pai Zacarias.
Isabel porem disse que o nome do menino seria João. As pessoas insistiram dizendo não tem ninguém na sua família com este nome.
Resolveram então perguntar ao pai como deveria se chamar o seu filho, e como Zacarias estava mudo pediu uma tabuinha e escreveu dizendo: o seu nome é João.
A partir deste  momento a sua boca se abriu e a língua se soltou e começou a falar louvando a Deus.
Agora, Zacarias deixou de participar de uma fase linda na vida dos que vão ser pais por causa de sua descrença, que são os preparativos do nascimento do filho.
Quando  a minha esposa estava grávida do meu filho  mais velho, Daniel, a gravidez dela era algo tremendo na nossa vida.
Eu custava esperar a hora de chegar em casa pra colocar a mão na barriga da minha esposa conversar com a barriga dela e sentir a criança dando chutes. Era uma empolgação muito grande.
Agora, Zacarias não pode participar desta fase de maneira completa por que estava mudo devido a sua incredulidade na palavra e nas promessas de Deus
Quando a criança nasce e no oitavo dia é circuncidada. Todos fazem comentários sobre o bebê e Zacarias não pode falar nada
Eu acho ate engraçado quando nascem uma criança os comentários que as pessoas fazem: - que graçinha! É a cara do pai! É a cara da mãe!
Eu vou ser sincero eu acho que quando uma criança nasce nos primeiros dias não se parece com ninguém. Pra mim recém-nascido é tudo igual.
E me desculpe a minha sinceridade eu vejo as pessoas pegando os recém-nascidos e dizem assim: que gracinha! Como é bonitinho!
Pode ate ser que um bebê seja bonitinho depois de uns dias ou meses de nascido, mas nos dias que nasce eu pelo menos acho todos feios demais.
 Mas, voltando a palavra: Chega o momento de dar o nome à criança, alguém sugere colocar o nome de Zacarias, e aquela sugestão foi crescendo…
Zacarias  não podia falar porque estava mudo. Com a direção que havia recebido de Deus e diante daquela situação.
 Corria o risco de a criança ter o nome de Zacarias e assim a orientação de Deus não ser obedecida. Zacarias pede uma pequena tábua e escreve: seu nome é João.
Assim que Zacarias escreve o nome do filho, seguindo a direção de Deus, imediatamente ele começa a falar.
Porque se Zacarias não pega a palavra, os homens iriam conseguir mudar um plano perfeito de Deus, uma estratégia de Deus, a estratégia perfeita de Deus sobre aquele que nasceria para anunciador o Messias.
Imagine se quando Jesus chega para ser batizado por João,  e encontra um Zacarias? Sendo que o anjo já havia dito a Zacarias que o nome do menino seria João.
Ei! É o que o diabo quer fazer até hoje. Ele quer atrapalhar nossa vida, Deus tem um plano perfeito na nossa vida, tão perfeito que nada pode fugir dele.
 Mas o diabo, enganador, está sempre querendo dar um nome diferente; ele quer mudar o projeto de Deus da sua vida.
 O diabo quer tirar você da bênção, do foco, do alvo de Deus, daquilo que Deus preparou. Por isso, você enfrenta tanta luta e tantos problemas…
Há momentos que as lutas são tantas,  que ficamos igual a Zacarias, mudo!  Sem forças pra falar, sem forças ate mesmo pra fazer uma oração.
Ei! Mas, se como Zacarias, você não consegue falar, pegue uma tabuinha e sai escrevendo o nome.
Diga para satanás: você não vai atrapalhar o plano de Deus na minha vida! O que Deus para tua vida ninguém tem o poder de mudar!”
Você sabia que com respeito a sua vida Deus planejou tudo,  existem projetos e planos de Deus para sua vida.
Mas o diabo também faz seus planos. E eu te  pergunto nesta noite:
 Qual vai ser o nome?  Zacarias ou João? Qual o  projeto  que vai valer na tua vida? Qual vai ser a profecia que vai se cumprir na sua vida, no seu ministério?
O que vale na sua existência: o que os médicos estão falando, o que o juiz esta dizendo, o que os homens estão falando?  Ou o que Deus já planejou pra você?
Deus manda  te dizer através desta palavra: não arrede o pé do que Ele planejou para tua vida!
O diabo quer que você seja Zacarias e  me entenda bem! Zacarias neste contexto  aqui representa o que Deus não planejou pra você.
Zacarias aqui representa o que o diabo e os outros querem que você seja: um derrotado, fracassado, frustrado, alguém fora da direção e dos planos de Deus.
Agora Deus quer que você seja João: João representa o plano de Deus e a direção dele para sua vida.
João representa o cumprimento das promessas que Deus te fez, João representa estar dentro da vontade e da direção de Deus.
Baseado nesta historia do nascimento de João batista quero trazer alguns exemplos mostrando que os planos de Deus não podem ser frustrados.
DAVI:
Se nos observarmos bem a historia de Davi veremos que Davi tinha tudo para ter o plano de Deus frustrado em sua vida.
Nos planos de  Jessé e sua família Davi iria passar a vida toda tomando conta de ovelhas.
Tanto isto é verdade que quando eles receberam em sua casa a visita do profeta Samuel que foi ali escolher um dos filhos de Jessé para reinar sobre Israel, nem se preocuparam em convidar Davi para o banquete que foi preparado.
Afinal de contas já haviam determinado que Davi fosse só um ZACARIAS na vida, um pastor de ovelhas, um João ninguém, um fracassado qualquer cheirando a esterco de ovelhas.
Mas nos planos de Deus  para Davi era um JOÃO e ninguém pode frustrar os planos de Deus.
Todos os filhos de Jessé foram passados diante de Samuel e foram rejeitados por Deus.
Mas Samuel disse:
 - Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os jovens? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Envia e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui.
Então, mandou em busca dele e o trouxe (e era ruivo, e formoso de semblante, e de boa presença). E disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, porque este mesmo é.
Então, Samuel tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi. Então, Samuel se levantou e se tornou a Ramá.
1Sm 16:11-13.
Deus escolheu o menor da casa de Jessé para reinar sobre Israel este era o plano de Deus e o seu plano não pode ser frustrado.
Ei! Quem sabe alguém anda dizendo que você não vai conseguir que você será fracassado, que você não tem futuro e nem vai chegar a lugar nenhum.
Deixa eu te dizer algo nesta noite não importa os que outros estão falando ou planejando à seu respeito é o plano de Deus que vai valer na sua vida! Deus já falou que o seu nome será João. 
Não entendeu ainda! Estão tentando mudar o seu nome, querem que você se chame Zacarias, derrotado, fracassado, perdedor...
Mas Deus já fez os seus planos e já determinou que seu nome será João,  ou seja, seu nome é campeão, vencedor, servo do Deus altíssimo...
Diga nesta noite para o diabo: - satanás não é o que você quer que vai acontecer,  mas é o que Deus planejou  para mim que vai acontecer na minha vida pra gloria do nome de Jesus.
Pouco tempo depois de ser ungido na casa de seu pai Davi foi enviado por seu pai pra levar mantimentos e trazer noticias dos seus irmãos que estavam na guerra.
Interessante que Davi chegou no momento em que o gigante Golias desafiava os exércitos de Israel.
Golias era um homem de grande estatura tinha 6 côvados e um palmo de altura ou seja aproximadamente 3 metros de altura.
Ele desafiava e dizia: não há necessidade de haver batalha entre-nos, escolhe um guerreiro para lutar comigo, se ele me vencer, nos os filisteus seremos escravos de vocês.
Mas seu vencer vocês israelitas serão nossos escravos. 1 Sm 17:8-11.
Diz a  bíblia que todos tremiam de medo de Golias. Ate mesmo Saul que era um homem de grande estatura também tremia de medo.
Davi ouvindo aquela afronta se indignou e disse: - quem é este incircunciso pra desafiar os exércitos do Deus vivo. 1 Sm 17:26.
Eliabe, o irmão mais velho de Davi vendo ele ali dizendo aquelas palavras se revoltou e disse: Davi o que você esta fazendo aqui? Bem conheço a maldade do seu coração, descestes para ver a peleja 1 Sm: 17:28.
Eliabe via Davi ainda como um Zacarias, mas Davi já estava na direção de Deus e os planos de Deus já estavam se cumprindo na vida de Davi, Davi era João.
João é aquele que entende que os projetos de Deus não vão mudar, para João todo gigante que se levanta é só um baixinho.
Davi não era Zacarias era João e Davi nunca chamou Golias de gigante; pra Davi era só um incircunciso filisteu.
E foi por isso que com uma funda e uma pedrinha Davi derrotou Golias e nome do Deus de Israel foi glorificado.
Davi foi um homem de Deus ousado, e os que não são ousados aceitam palavras de derrota, profecias de desgraça.
Saul disse: você não pode lutar contar este filisteu pro que ele é um guerreiro e você Davi! Hum! É só um menino! Um pastorzinho de ovelhas! Você Davi é um Zacarias!
Davi não aceitou estas palavras e disse: você esta enganado Saul,  eu sou João! Há um projeto de Deus na minha vida! Há um plano de Deus que não pode ser frustrado.
Eu já enfrentei ursos e leões que vieram pegar as ovelhas de meu pai, o espírito de Deus se apossou de mim e eu matei o leão e o urso, não vai ser diferente com este incircunciso que esta afrontando os exércitos de Deus.
E Davi foi e venceu Golias. Pois este era o plano de Deus na vida dele.
Não deixe ninguém quere mudar os planos de Deus na sua vida, se Deus já falou que vai ser João então não será Zacarias.
Elias:
Todos conhecem a historia de Elias,  nos seus dias o rei  de Israel era o rei Acabe  um rei perverso casado com um mulher idolatra, filha do sacerdote de Baal chamada Jezabel.
Acabe e Jezabel levaram a idolatria para o meio do povo de Deus e lês passaram a adorar ao deus Baal
Como juízo divino Elias profetizou que não ia haver orvalho nem chuva sobre a terra e por 3 anos e meio não choveu na terra de Israel. Uma grande miséria tomou conta da nação.
Depois disto Deus ordenou Elias a se apresentar diante de Acabe, e no monte Carmelo Elias desafiou os 450 profetas de Baal.
No livro de 1Rs 18: 20-38 esta registrado a historia deste grande desafio, Eu creio que os profetas de Baal ficaram rindo de Elias, afinal era só ele contra os 450 profetas.
Mas Elias era um João e não um Zacarias e conhecia os planos de Deus.
O desafio era cada um preparar um novilho sobre a lenha para oferecer o holocausto, mas deveriam colocar o fogo.
Os 450 profetas de Baal iriam clamar ao seu deus Baal e Elias iria clamar ao Deus de Israel e o Deus que viesse a responder com fogo este seria o Deus verdadeiro.
Os profetas de Baal começaram primeiro clamaram de cedo ate o meio dia, se cortaram com facas e nada.
Ao meio dia Elias disse: agora é a minha vez. Ele pegou 12 pedras consertou o altar que estava quebrado, fez um rego ao redor e ainda mandou jogar 12 baldes de água, a bíblia diz que o rego se encheu de água.
Elias não era um homem normal, Elias era um João!  Os normais querem milagres pequenos, o João quer encher o altar de água, porque ele sabe quem deu este nome para ele.
Elias orou uma oração rápida e simples e caiu fogo do céu e consumiu o holocausto e ainda lambeu a água que estava no rego. 1 Rs 18:36-38.
Ei! As pessoas sempre vão dizer: fica com a maioria que é melhor! A maioria esta com Baal e Elias esta sozinho,  ele vai perder.
Aceite o que é mais razoável; é mais fácil se chamar Zacarias do que João.
 Não foi isso que os parentes de Zacarias disseram: mais não tem nenhum João na família? É bem mais fácil chamar o menino de Zacarias do que de João.
Alguém pode dizer pra você: não tem ninguém que venceu na sua família,não tem ninguém que chegou a ser ágüem na vida!
Você não pode prosperar por que na sua família ninguém prosperou você não poder ser um pastor abençoado por na sua família não tem ninguém pastor.
Você não pode ser um pregador de renome por não tem ninguém na sua família, você não pode ser um cantor com cd gravado por que não tem ninguém na sua família que tem.
Você vai dizer: a minha família pode não ter, mas eu cheguei com o plano de Deus, com a promessa e com a vitória para minha vida. Sai da frente  satanás! João acabou de chegar!
Vire para o irmão que esta do seu lado pegue na mão dele e diga: muito prazer o meu nome é JOÃO.
Jó:
 Outra historia muito conhecida da bíblia é a historia de Jó. Jó descobriu algo que todas as pessoas deveriam descobrir na sua vida.
 Jó descobriu sobre o poder humano e o poder de DEUS, ele descobriu que todo seres humanos são  limitados.
 Mas quanto a DEUS, tudo ele pode,  Jó pode adquirir riquezas, pode ter uma família, pode ter servos, mas Jó sozinho não tinha poder contra satanás.
 Jó também não tinha poder contra as doenças, Jó não tinha poder contra a depressão e desânimo, Jó precisava de alguém superior para ajudá-lo.
Como seres humanos somos seres limitados e precisamos de DEUS, nosso criador para nos ajudar a viver esta vida da terra.
 Jó perdeu todos os seus bens, perdeu sua saúde, perdeu os seus filhos e ainda perdeu o respeito da usa mulher, seus amigos vieram acusá-lo de ter pecado contra Deus.
Eles diziam Jó você pecou! Confessa  o seu pecado Jó! Ninguém passa o que você esta passando se não tiver pecado contra Deus! Confessa Jó que você é Zacarias.
Ei! Cuidado com os amigos de Jó! Eles querem que seu nome seja Zacarias. Eles sempre têm explicação para suas provações.
Você pecou! Por isso esta passando por isso!
Mas Jó não tinha pecado e ele sabia dos planos de Deus e disse: vocês não vão mudar meu nome, meu  nome é João!Eu sei os propósitos de Deus! Posso estar passando grandes aflições.
Mas eu sei que o meu redentor vive e que por fim se levantara por sobre a terra.
E depois de consumida esta minha pele, então fora da minha carne verei a Deus. Jó 19:25-26.
Jó questionou a Deus, argumentou, mas em nenhum momento Jó blasfemou contra Deus.
Sabe o que aconteceu Deus respondeu a Jó, mostrando a ele sua grandeza e poder sobre todas as coisas.
Deus não explicou a Jó o porquê das suas aflições, mas mostrou a ele o seu poder e ai Jó entendeu que Deus tudo pode.
 Jó elogiou, louvou a Deus dizendo: BEM SEI QUE TUDO PODES.
DEUS pode contra satanás e os maus espíritos, DEUS PODE contra qualquer doença, DEUS PODE contra a depressão, DEUS PODE contra os invejosos e aqueles que nos desejam mal.  DEUS PODE contra o fracasso.
DEUS PODE contra a infelicidade, pois ele é a alegria de nossas vidas.
DEUS PODE contra os falsos religiosos, pois ele, através de JESUS nos conecta diretamente com ELE.
 Lembre-se sempre disso que você não pode tudo , mas DEUS TUDO PODE , creia então neste DEUS deposite toda a sua confiança nele, deixe ele guiar você. 
 Jó disse: - Nenhum dos seus planos pode ser frustrado.                                  
 Que maravilha esta declaração, a mais pura verdade.  DEUS  tudo pode, e porque ele tem este poder, o que ele faz não pode ser impedido por ninguém .
  DEUS criou o céu, a lua, o sol,  a terra, os outros planetas, os animais, as árvores,  o ser humano.
Quando DEUS criou tudo isto, nenhum poder no universo pode  impedir o que DEUS fez.          Como somos seres humanos limitados , e como não podemos ver o futuro , nossos planos as vezes não se concretizam ,as vezes sonhamos , lutamos , batalhamos , damos nossos suor para alguns projetos e alguns não se concretizam.
 O não temos  todo o poder  e alguns de nossos  planos  se frustram , mas não podemos desanimar .
Aprenda com a história de Jó que parecia que tinha perdido tudo, mas não perdeu não, pois a fé em DEUS continuava acessa dentro dele.
 O plano de Jó viver muitos anos com sua família foram  frustrados. Pois ele perdeu sua família.
O plano de Jó de prosperidade foi frustrado, pois perdeu parte de sua riqueza.
 O sonho ou plano de uma saúde perfeita foi frustrado, pois Jó adoeceu gravemente, mas os planos de  Jó ter a companhia de DEUS continuaram firme.
Quem sabe o diabo disse: consegui o nome dele agora é Zacarias,  os planos de Deus se frustraram na vida de Jó.
Mas o diabo se enganou já estava escrito que o nome dele era João, Jó não blasfemou, e Deus mudou a sua sorte.
 DEUS mudou a SORTE ( destino , caminho , vida ) de Jó , Jó 42; 10 diz :  mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos, e deu-lhe o dobro de tudo quantos antes possuirá.
 Ei! Não interprete a palavra SORTE aqui como o acaso, pois o contexto não permite, pois o texto coloca Deus no controle da situação.
a palavra SORTE aqui significa o RUMO , A DIREÇÃO da vida de Jó , Jó em vez de viver reclamando de sua vida , em vez de olhar para o seu próprio umbigo , preferiu conversar com DEUS , preferiu orar a DEUS.
Eu vou parafrasear este versículo de Jó 42:10: o diabo e os amigos de Jó queriam que Jô se chamasse Zacarias ,mas Deus mudou o nome de Jó para João, e enquanto ele orava pelos seus amigos( amigos da onça) Deus deu lhe o dobro de tudo que tinha antes.
Para quem Jó orava? Por ele mesmo? Pelo seu sucesso? Pela sua cura?  Pela sua libertação do poder de satanás que tanta tristeza lhe trouxe?
 Não Jó orava pelos seus amigos, alguns que pelas suas palavras pareciam até inimigos, ele orava pelos outros e DEUS cuidava dele
Ore pelos que te perseguem, ore pelos seus inimigos, ore por aqueles que querem te chamar de Zacarias, ore por os planos de Deus não podem ser frustrados.
 Conclusão:         
João marcou sua vida por ter sido um homem polêmico e diferente, comia de forma diferente, falava diferente, vivia diferente…
Passaram mais de 2000 anos e hoje estamos aqui falando de João.
As pessoas queriam que Isabel colocasse o nome no menino de Zacarias, mas Isabel conhecia os planos de Deus, que já havia dito o nome dele será João.
Ei! Deixa eu te dizer algo nesta noite! Não abra mão dos planos Dele para tua vida! Planos  De ter uma vida vitoriosa, de ser feliz, de ter saúde, de ter vida financeira abençoada…
Não importa o que o inimigo falou, vai ser João! Você veio marcado por Deus e não vai abrir mão disso!
Entenda que há um projeto de Deus feito para você, com seu nome.
Quando eu aceitei Jesus a 19 anos atrás alguém me disse: Deus tem um plano na sua vida!
Aquilo me marcou muito, pois eu fiquei pensando como é que pode um Deus tão grande  que criou os céus e a terra, os mares o universo.
Ter um plano na vida de uma pessoa como eu? Um mala sem alça! Cabeludo! Bebedor de cachaça!  Metaleiro! Com o corpo cheio de tatuagens.
Mas o tempo passou e aqui estou eu, pela infinita misericórdia de Deus, pastoreando uma igreja e pregando a palavra do Senhor.
Hoje eu vejo que os crentes dizem isto pra quase todo mundo que vai à igreja pela primeira vez: - Deus tem um plano na sua vida.
E eu descobri que isto é uma grande verdade e que não podemos deixar de falar isto para pessoas.
Deus tem sim um plano na sua vida! Pode ate não ser o plano de fazer de você um pastor, um pregador ou um cantor.
Mas um plano de salvação eu tenho certeza que Deus tem na sua vida.
Alguém ta dizendo que seu nome será Zacarias; quer dizer: fracasso, derrota, perdição...
Deus esta dizendo: não! Eu tenho um plano diferente pra ele! O seu nome será João: vitorioso, campeão, vencedor, homem de Deus...
 Quem sabe você, que tem sido alvo das astutas ciladas do diabo, ás vezes, tem tido até dificuldade de acreditar nos projetos de Deus para tua vida.
 E, diante de tanta incerteza, você  se calou, ficou mudo…
Mas da mesma forma que Zacarias começou a falar na hora em que tomou a decisão,  que escreveu na tabuinha o nome dele é João.
Você hoje vai falar no mundo espiritual, e na hora que você falar, ninguém vai mudar o projeto de Deus para sua vida.
Deixa eu te dizer algo aqui nesta noite!
Se você está sendo alvo das ciladas do diabo é porque ele sabe que o que Deus tem para você é coisa perfeita e maravilhosa.
Não deixe  ninguém mudar o plano de Deus na sua vida diga: o que importa e a vontade e os planos de DEUS PRA MIM o nome é João.
João significa planos de Deus que não podem ser frustrados. Pode ate ser que alguém não entenda, ( Zacarias? Não tem ninguém com este nome na família!) mas se é de Deus é perfeito.
Não estamos dispostos a abrir mão da  perfeita vontade de Deus , o que o Senhor determinou vai ser.O que o Senhor mandou vai acontecer.
NINGUEM PODE FRUSTRAR OS PLANOS DE DEUS! O SEU NOME SERÁ JOÃO!
Mensagem adaptada da internet e pregada no culto de ensino.

5 comentários:

  1. Mensagens abençoada estava precisando que Deus abençoe seu ministério

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a mensagem , essa mensagem venho do trono de Deus

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de suas pregações.... Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Glória a Deus palavra linda abençoada me edificou muito que Deus abençoe grandemente gosto muito das suas pregações eu tenho aprendido muito que Deus abençoe e continue leusado mais e mais

    ResponderExcluir
  5. De hoje em diante, me chamo João, pois o propósito de Deus de me usar, se inicia em minha vida!
    Deus o abençoe por essa palavra.

    ResponderExcluir