terça-feira, 12 de março de 2013

SAULO DE TARSO! NÃO TENTE RESISTIR A DEUS


SAULO DE TARSO, NÃO TENTE RESISTIR A DEUS!
Atos 9:1-19
INTRODUÇÃO:
O livro de atos dos apóstolos foi escrito por Lucas um medico gentio convertido a Cristo, na verdade  o livro de atos e uma continuação do evangelho de Lucas.
O livro de atos dos apóstolos que na verdade deveria ser chamado de atos do Espírito Santo tem como propósito fornecer um relato do nascimento e crescimento da igreja cristã.
São vários os acontecimentos que marcaram o inicio da igreja de Jesus Cristo registrado no livro de atos.
Começando pelo derramamento do Espírito Santo prometido por Jesus  teve inicio a proclamação do evangelho começando por Jerusalém se estendeu ate Roma e cobriu a maior parte do império romano.
Vários homens de Deus se dedicaram nesta tarefa de pregar o evangelho de Jesus: Pedro, Tiago, Filipe, Estevão... Etc.
Mas houve um  acontecimento  mudou toda a história do cristianismo naquela época. 
O evangelho, antes fechado entre as quatro paredes de Israel, iria agora sair pelo mundo afora. 
Multidões seriam  ganhas para Cristo. Todas as nações vão ter agora a oportunidade de conhecer e receber a salvação do Deus verdadeiro, que é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
Um homem está para se converter. Seu nome: Saulo de Tarso.
Saulo nasceu em Tarso, principal cidade e capital da província romana da Cilícia atual sul da Turquia.
 Saulo foi criado aos pés de um doutor da lei chamado Gamaliel. E se tornou membro da seita dos fariseus
Os fariseus eram os partidários da mais importante escola judaica, de caráter religioso. Diferenciavam-se dos demais judeus pelo rigoroso apego ao cumprimento dos rituais, no exercício de uma religiosidade apenas exterior.
Criam que esmolas, jejuns e confissões - além de outras práticas - eram suficientes para obterem o perdão dos seus pecados.
Saulo era um fariseu observador da lei, sincero no seu erro. Ele no seu entendimento religioso queria defender a Deus, mas  na verdade estava indo contra Deus sem o saber.
Paulo tinha o “poder de polícia” do Sinédrio para prender e matar. Paulo, no seu íntimo, pensava que estava  tirando toda “tranqueira” do caminho de Deus , que para ele era os cristãos.
Quem sabe ele dizia no seu intimo: - Primeiro apareceu  um tal de  Teudas, depois apareceu um tal de Judas, agora esse tal de Jesus. Vamos acabar com eles!
No texto que nos lemos hoje; Paulo pede cartas ao sumo sacerdote para ir ate Damasco nas sinagogas para prender homens e mulheres que faziam parte do cristianismo.
Mas no caminho para Damasco, acontece o inesperado:
V, v 3-4. De repente,  uma luz aparece e uma voz do meio da luz fala com ele “Saulo, Saulo, por que me persegues?”.
Saulo  entendeu ser  aquela voz a voz do Senhor e se converteu ali mesmo, caído no chão. Ele obedece às ordens de Cristo imediatamente.
Ainda no chão ele pergunta:  “Senhor que queres que eu faça?” v,v 6.
Jesus fala com Saulo muda o nome dele e a partir daquele momento Paulo se torna um instrumento nas mãos de Deus, que vai mudar a historia do cristianismo no seu inicio
Mas eu quero hoje  aproveitar a história da conversão de Paulo, para retirar dela alguns  princípios para a nossa vida. Senão vejamos:
1° PRINCIPIO NA HISTORIA DE PAULO PARA NOSSA VIDAà É INULTIL RESISTIR QUANDO DEUS TEM UM PROJETO NA NOSSA VIDA: Vs. 5,6
Resistir neste contexto bíblico significa à Postergar o propósito de Deus.
Ei! Só que tem detalhe o Maximo que você pode fazer é atrasar o propósito de  Deus! Porque o que Deus tiver que fazer, Ele o fará.
Toda vez que resistimos ao seu chamado, só atrasamos ainda mais o processo de Deus em nossa vida.
Veja o exemplo do profeta Jonas: ele recebe uma ordem de Deus para profetizar contra a cidade de Nínive.
Mas Jonas toma um navio para Tarsis, para fugir da responsabilidade. Deus envia então uma tempestade em alto mar.
Os marinheiros atiram Jonas no mar e um grande peixe o engole. Ele fica 3 dias no estômago desse animal quase sendo digerido pelos sucos gástricos.
Afinal ele desiste, porque quem pode resistir ao Senhor? E no momento da aflição extrema, ele ora dentro daquele estômago, se arrepende, e Deus dá ordem ao peixe para vomitá-lo.
Jn 2: 1-10.
Quanta resistência em vão, quanta luta quanta humilhação, quanta tempestade. Dentro de um lugar escuro, sem comer, sem beber, sem nada ver.
Jonas poderia ter evitado tudo isso. Bastaria ouvir e obedecer a voz do Senhor. Mas ele não quis. Preferiu outros atalhos.
Se Jonas não tivesse resistido a Deus e ido ate a cidade de Nínive eu creio que Deus teria preparado um transporte confortável para Jonas.
Como Jonas resistiu Deus preparou o estomago do peixe e Jonas viajou de peixe.
Eu tenho certeza que dentro da barriga daquele peixe não tinha uma cadeira pra Jonas se sentar, uma cama para ele se deitar pelo contrario o peixe e mergulhava e Jonas se virava de cabeça pra baixo  outra hora o peixe da um pulo e Jonas caia de mal jeito.
Eu tenho certeza que a agonia de Jonas foi terrível naqueles 3 dias, e prova disso é que ele mesmo disse que: do ventre do inferno gritei Jn 2:2.
Tem muito crente que tenta resistir ao propósito de Deus e por isso esta enfrentando tempestades na sua vida, parece que tudo o que ele tenta fazer se levanta contra o barco da sua vida um grande vendaval.
Se você esta no meio de uma grande tempestade, se o seu barco esta sendo açoitado pelas ondas, se você  quer que o socorro de Deus venha mais rápido.
So tem um caminho Se Entregue a Deus! Renda-se!
 Se você quiser evitar problemas com Deus, renda-se!  Não tente lutar contra ele! Não tente encostar Deus na parede”, como algumas “igrejas” têm ensinado.
Essa é uma missão impossível. No campo de batalha, quem não quer morrer, levanta uma bandeira branca.
Eu quero te convidar nesta oportunidade para levantar sua bandeira branca para Deus., diga para Deus nesta noite: “Pai, eu me rendo a ti”.
Existe uma perda na vida que traz ganho pra nos é quando nos perdemos pra Deus, porque perder pra Deus na verdade é ganhar
Foi por isso que Jesus  disse: aquele que quiser ganhar a sua vida perdê-la-á. Mt 16:25
A imagem mais bonita que existe  de um discípulo arrependido, é  a imagem do com as mãos para cima dizendo para Deus: “eu me rendo”!
Jesus disse para Paulo: “Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões” At.26:13-14.
Pra entender melhor temos que  começar com algumas definições. O que é um aguilhão? É uma ferramenta que praticamente não conhecemos nos dias de hoje, pois a tecnologia substituiu seu uso.
Hoje em dia, a grande maioria dos campos de plantio são arados por um trator, mas naqueles dias de Paulo, o arado era puxado por bois ou cavalos.
 Quando o animal empacava, usava-se um aguilhão de metal, tal qual uma lança, para espetá-lo e fazê-lo andar de novo.
O aguilhão, portanto, era uma haste comprida de metal com a ponta afiada, cujo propósito era produzir incômodo e dor no animal, fazendo-o obedecer a seu dono.
 Só era usado nos animais teimosos e obstinados.
Agora veja o paralelo: Jesus disse que Paulo estava recalcitrando contra os aguilhões, o que nos revela que Deus tem seus aguilhões.
E com que propósito Deus tem seus próprios aguilhões?
Para usá-lo em nossas vidas, quando empacamos em relação à sua vontade.
Ei! o tratamento de Deus sempre tem a ver com aquelas áreas em que não nos deixamos ser trabalhados facilmente; tem a ver com nossa teimosia e rebeldia, mas o Senhor sabe como nos espetar e fazer com que andemos de novo!
Nos temos o costume de atribuir ao diabo toda circunstância negativa, mas nem sempre é assim.
Há momentos quando podemos estar colhendo o fruto de nossa própria obstinação, e o diabo não será o responsável não.
Essa luta que você esta passando por ela pode ser aguilhão de Deus te espetando pra você sair do comodismo e fazer o que ele te mandou fazer.
Agora que sabemos  o que é um aguilhão, creio que precisamos entender melhor a palavra “recalcitrar”, que já não é tão usada em nossos dias.
Recalcitrar significaàresistir; não ceder; teimar; obstinar-se; insurgir-se; desobedecer; e no caso do animal: dar coices.
Nos dias em que Jesus escolheu esta ilustração para falar com o apostolo Paulo  havia alguns animais tão teimosos e rebeldes, que mesmo sendo aguilhoados não andavam.
E não só não avançavam como ainda se rebelavam contra o próprio aguilhão; ao serem espetados ficavam embravecidos e davam coices no aguilhão.
Resultadoàse machucavam muito mais ao darem coices do que quando eram aguilhoados.
O Senhor Jesus não somente revelou que Deus tem e usa seus aguilhões, como também que Saulo (como muitos de nós) estava sendo teimoso.
Além de empacado em relação a Deus, ele se encontrava recalcitrando, ou seja, dando coices contra o aguilhão de Deus em sua vida, tentando lutar contra ele.
Nós, crentes dos dias de hoje, também somos assim; muitas das vezes em que o Senhor quer tratar conosco, ou tem um propósito em nossa vida resistimos e recalcitramos.
Ei! Você precisa compreender que Deus O nos chama para viver um PROPÓSITO,  ninguém foi chamado pra ser crente só de banco.
Como diz um ditado popular no meio evangélico: crente de banco é só os parafusos e a madeira.
Alem de nos chamar para salvação Deus nos chama segundo os seus propósitos para fazer a sua vontade.
2° PRINCIPIO NA HISTORIA DE PAULO PARA NOSSA VIDA àDEUS ESPERA QUE CONFIAMOS NELE, APESAR DAS CIRCUNSTÂNCIAS.
Deus está além das circunstâncias. As circunstâncias não podem  ser  determinantes na nossa vida.
O grande problema é que maioria de nós sempre analisa o nosso futuro pelas circunstâncias, pela lógica, pela razão.
Numa hipótese: se o meu pai não está bem, minha mãe está com uma doença, meu filho está mal e eu estou desempregado, na minha lógica É O MEU FIM!
Mas Deus não está preso às estas  circunstâncias,vejamos o exemplo de Jó.
Se Jó fosse analisar o seu futuro pelas circunstâncias ele estaria perdido: 10 caixões com seus filhos todos mortos.
Já imaginou um pai sepultar 10 filhos de uma só vez? Toda sua plantação foi queimada, sem empregados, sem casa, feridas por todo o corpo, um monte de amigos acusando-o.
Jó poderia ter dado um fim à sua vida, como muitos que se suicidam por não verem uma saída para os seus problemas.
Mas Jó fez uma coisa fantástica:  primeiro ele declarou sua fé  e dependência total de Deus: nu sai do ventre da minha mãe e nu voltarei para lá, O Senhor me deu O Senhor tomou louvado seja o nome do Senhor. Jó 1:21.
Depois ele começou a dialogar com Deus!
Essa é a melhor coisa que você pode fazer, quando as coisas estão nebulosas em sua vida: vá dialogar com Deus.
Converse com ele como conversa com um Pai. Ele te responderá.
Quando Jesus apareceu para Paulo  no caminho de Damasco e começou  a falar com ele  Paulo perguntou ao Senhor: Que queres que eu  faça?
Aí Deus não fala nada. Deixa a coisa em SUSPENSE! “Entra na cidade e lá te será dito o que te convém fazer”.Vs. 6.
Quantas pessoas diriam: “Ah, Senhor, mas eu quero a resposta é agora”! Mas Deus não fala na hora.
Deus fala quando ele quer falar as circunstancias que estamos passando não podem governar a Deus. Na hora dele ele fala e as vezes ele ainda fla nos mandando esperar.
Não há resposta! Paulo tem que esperar. O Sl 27:14 diz que temos que esperar: espera no Senhor, anima-te e Ele fortalecerá o teu coração”.
Agora Paulo ainda passa por humilhação, Conduzido pela mão, pois está cego. Imaginem a cena: Paulo falando: “Onde estou? Não estou enxergando nada!”.
Talvez um daqueles dos  que estavam com ele tenha dito diz: Paulo eu estou aqui, bem do seu lado. Ponha a mão no meu ombro. Eu te levo até a cidade.
Ei! Percebeu o que Deus fez com aquele homem arrogante. Ele agora precisa de ajuda até para andar.
Paulo está a 3 dias sem comer, sem beber água. Não é como esses jejuns modernos em que as pessoas dizem que estão fazendo jejum de chocolate. Paulo está em jejum absoluto.
Paulo é visitado pela ansiedade, pelo desespero da espera, sem saber o que vai acontecer com ele.
Paulo agora tem que confiar em Deus, diante daquelas circunstâncias.
Existem circunstâncias que passamos na nossa vida que só tem um caminho: confiar em Deus!
Quando as circunstancias forem contrarias a você, quando você parecer que vê uma saída no fim do túnel. Confie me Deus! Só ele é poderoso para te dar a vitoria!
3 ° PRINCIPIO NA HISTORIA DE PAULO PARA NOSSA VIDA àENTRE PELA PORTA QUE DEUS ABRE SEM QUESTIONAR
Jesus disse à Paulo: entra na cidade,lá te será dito o que te convém fazer. V.v  6.
 Um crente moderno diria: “Mas eu quero saber agora!“ Deus diz: “Agora, não tem resposta!”
O crente insiste: “mas Senhor, quando me abençoares, não haverá mais tempo! Eu já estou velho.”
Ei! Nunca diga: agora é tarde! Por que para Deus nunca é tarde!
Lembre-se da historia da ressurreição de Lázaro; lazaro adoeceu, marta e Maria mandaram chamar Jesus.
Só que quando Jesus chegou em Betânia lazaro já tinha morrido e estava sepultado há 4 dias. Marta  e Maria disseram:  agora é tarde! Já passou da hora! Ele já morreu há 4 dias! Se o Senhor estivesse aqui nosso irmão não teria morrido. Jo 11:22.
Percebeu que o nosso problema é o tempo? Não dá mais tempo. Agora não adianta mais. O tempo já se foi. 
Se o Senhor tivesse me curado quando era só uma dor, agora passou da hora virou câncer! Ei! Deixa de besteira! O mesmo Deus que cura dor de barriga curar câncer no estomago! O mesmo Deus que cura uma dor de cabeça curar o tumor no cérebro.
Diga a pra alguém nesta oportunidade: nunca é tarde para Deus! Se ele te abrir uma porta passe por ela sem questionar.
Quando nos tirarmos a carteira de habilitação aprendemos que se o sinal estiver amarelo temos que ter atenção. Se estiver vermelho temos que parar, mas se o sinal estiver verde passe sem questionar.
A bíblia diz em Js 10:13-14  que Josué está numa batalha contra os Amalequitas . Chega a hora do sol se pôr, não há mais tempo para a luta, eles estão quase ganhando a guerra.
Então Josué orou e Deus segurou o sol e a lua até que a batalha terminasse e fez Israel ganhar a batalha.
Mas Pastor!Deus esta demorando a cumprir suas promessas na minha vida e  eu estou ficando velho! Você se acha velho?
 Se for preciso, Deus aumentará o tempo da tua vida, para você ver as bênçãos do Senhor. 
 Esta lembrado que ele deu mais 15 anos para o rei Ezequias.  Is 38:1-5.
Jesus disse a Paulo: Entra na cidade e lá te será dito o que convém fazer.
Deus esta falando pra você hoje:  abriu-se uma porta? entre por ela. lá te será dito o que fazer.
Pode ser a porta do emprego, não é bem o que você esperava, mas entre por ela. O salário não é o que você esperava, queria mais, mas entre por ela.
 Abriu-se uma porta para o casamento, entre por ela. Não fique duvidando, tome posse da bênção, assuma o compromisso, confie em Deus, vá remando, mesmo que o mar esteja bravio, vai chegar a bonança.
Entre pela porta. Lá, Deus vai falar contigo. Vá em frente! Senão a gente nunca toma decisão nenhuma na vida.
Lembrei-me de quando eu comecei a dirigir igreja à 13 anos atrás; eu ainda era presbítero naquela época.
E o pastor precisou de um obreiro para dirigir uma subcongregação na cidade de Inhumas onde eu morava naquela época.
Ele procurou ali um obreiro mais antigo pra assumir a congregação;  e ele disse pra ele que primeiro ele tinha que orar pra saber se era aquilo que Deus queria.
Agora veja bem o camarada já era evangelista estava ali na igreja a tantos anos e quando precisou dele ele ainda ia orar pra ver se era vontade de Deus.
O pastor presidente disse para ele: irmão se eu estou falando com você é por que eu já orei, mas já que você não tem convicção da sua chamada enquanto você fica orando eu vou procurar outro obreiro.
E ele falou comigo e eu prontamente me dispus a dirigir aquele trabalho e para gloria do nome de Jesus já são 13 anos fazendo a obra de Deus.
E aquele obreiro,  eu acho que  ele esta orando ate hoje, por que não compreendeu que Deus estava abrindo uma porta pra ele e não quis passar por ela.
Ei! Se Deus abrir a porta pra você passe por ela!

4° PRINCIPIO NA HISTORIA DE PAULO PARA NOSSA VIDAà SAIBA QUE SEMPRE HÁ ALGUÉM ORANDO POR VOCÊ.
Quando Jesus apareceu pra Paulo no caminho de Damasco um crente estava orando: ANANIAS!Vs. 10.
E é Por isso Deus vai falar com ele, porque ele está Orando! Deus só fala com quem ora. E Ananias não ninguém importante, não é um bispo,  um apóstolo,  um pastor ele é um homem de Deus muito simples. Apenas uma pessoa que ora.
Deus só pode falar com crente que ora, porque a linguagem de comunicação com o Pai, é a oração!
Tem uns crentes que não oram e vivem dizendo Deus falou comigo! Deus me falou!
Eu vejo muitos crentes falando assim: Deus falou que é pra eu fazer isso ou Deus disse que é pra eu não fazer aquilo.
Oh Irma!  Por que  você não lavou as roupas hoje? Não é porque Deus falou que não é pra eu lavar roupas hoje.
Eu separei do meu esposo por que Deus falou que aquele não é meu o e o meu ainda esta sendo preparado pra mim.
Eu já vi pessoas ate dizendo que saiu do emprego por que Deus me mandou fazer a obra dele.
E ai vai passar dificuldades e colocar a família pra sofrer.
Sabe o que é isso? Falta de oração! Falta de conhecimento da palavra de Deus!
Se a pessoa lesse a bíblia iria aprender que Deus não chama preguiçosos e desocupados, todos os homens chamados por Deus estavam ocupados fazendo alguma coisa.
Moises, Gideão, Davi, Eliseu eram homens ocupados com varias tarefas.
Ananias tinha intimidade com Deus. E é a oração proporcionava essa intimidade. Quanto mais você ora, mais íntimo será de Deus.
Ananias foi ate a CSA de Judas e orou por Paulo pra ele voltar a ver novamente.
Que coisa maravilhosa é você saber que há alguém orando por você; pode ser seu pastor, alguém da usa família, as irmãs do circulo de oração..etc. Tiago flou que devemos orar uns pelos outros:
Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.  Tg. 5-16
5°PRINCIPIO NA HISTORIA DE PAULO PARA NOSSAS VIDAS à DEUS USA FORMAS SIMPLES  PARA FALAR COM OS SEUS SERVOS.
Quantos gostariam de ouvir a voz de Deus?
No VS. 11  Deus diz para ANANIAS: “VAI LÁ falar com Paulo”.
As vezes pra falar com seus servos Deus usa um irmãozinho simples. Não vem ANJO, QUERUBIM, CAVALO BRANCO, NÃO!
É o irmãozinho que se assenta ao seu lado. Deus vai usar pessoas simples para falar com você.
Israel esperava o messias alguém que viesse libertá-los do domínio do império romano, alguém que os liderasse em uma guerra pra tirá-los da opressão romana.
Veio Jesus filho de um carpinteiro, nasceu em uma manjedoura, em uma cidadezinha sem expressão  chamada Belém.
Quando Jesus entrou em Jerusalém na véspera da páscoa montado em um jumentinho e povo cantava: hosanas, hosanas bendito o que vem em nome do Senhor.
Aquilo era um ritual de coroação e eles pensavam que Jesus entrava na cidade seria coroado rei e começava ali uma revolução contra os romanos.
So que quando Jesus chega à entrada de Jerusalém ele começa a chorar: Lc 19:41-44
 Eles se decepcionaram! Não pode ser este o messias este parece ser muito fraco!Muito simples pra esta missão! E por isso rejeitaram a Jesus. Os judeus continuam esperando o Messias até hoje. 2000 anos esperando!
Às vezes a tua bênção já veio e você continua esperando. toma posse da tua bênção. sabe o que é tomar posse?
É entrar pela porta que se abriu. Deus usa pessoas e coisas simples pra falar com você? Não fique esperando nenhum anjo. Ele não virá.
6° PRINCIPIO DA HISTORIA DE PAULO PARA NOSSA VIDAà  DEUS QUER  DEDICAÇÃO  COMPLETA NA SUA OBRA.
Deus não aceita um servo pela metade. Por isso a sua Palavra diz: Amarás ao Senhor teu DEUS de todo coração, toda a tua alma, todo o teu entendimento. TODO!
Com Deus é tudo ou nada! Ou ele tem o primeiro lugar na nossa vida ou lugar nenhum mais serve para ele:
Deus mandou Ananias dar 3 recados para Paulo:
1° este é pra mim um vaso escolhido v,v 15
2 ° eu lhe mostrarei o quanto deve padecer pelo meu nome v,v 16
3° para Paulo  agüentar o tranco ele tinha que ser cheio do Espírito Santo v,v 17
Só existe uma maneira de nos dedicarmos completamente na obra do Senhor é sendo chio do Espírito Santo.
A obra de Deus não é fácil de ser feita, existe ingratidão, incompreensão, perseguições, calunias, falsos obreiros, falsos crentes ...etc.
Paulo foi chamado por Deus e enfrentou tudo isso,mas foi um homem que fez a obra de Deus com dedicação completa.
Por isso no fim da sua carreira pode dizer:
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
 
2 Tm 4:7-8
Conclusão:
Quem sabe Deus tem chamado você com o propósito de ser um vaso nas mãos dele?
Quem sabe Deus tem chamado para ser um pastor? Ou um pregador? Ou um cantor?
Ou  talvez um ganhador de almas, alguém que se dedica a evangelização, ou alguém que tem uma vida de oração:pela igreja,pelo pastor,pelos missionários.
Eu quero encerrar te dizendo não resista ao chamado e a vontade de Deus para sua vida!
Quando ele nos  chama , ele nos capacita, quando ele chama ele abre as portas para fazermos aquilo que ele quer que nos façamos.
Não  é como muita gente diz por ai: não dei certo como comerciante, não dei certo no trabalho, não dei certo nos estudos não dei certo como vendedor, então como eu fracassei em tudo é por que Deus quer que eu faça sua obra.
Não e bem assim não! Se você é um fracasso lá fora vai ser um sucesso na obra de Deus? Claro que não!
A maioria das pessoas que Deus usa são pessoas que sacrificaram uma vida de sucesso La fora pra fazer a vontade de Deus.
Deixaram tudo pra fazer a vontade de Deus e Deus fez deles instrumentos para a gloria do seu nome.
Aprenda com a historia do apostolo Paulo que ao ser chamado por Deus, abandonou sua religião de fariseu, abandonou a tudo pra sofrer por amor a Cristo.
Ele não resistiu a Deus,confiou em Deus apesar das circunstancias, entrou pela porta que Deus abriu sem questionar, recebeu a oração de Ananias um simples servo de Deus e por ultimo se dedicou totalmente a obra do Senhor.
Resultado: foi aprovado por Deus e é conhecido como o maior de todos os apóstolos, o apostolo dos gentios.o homem que escreveu 13 cartas do novo testamento.
Um vaso escolhido por Deus.
Que eu você aprenda com Paulo para sermos também vasos nas mãos de Deus.
 Saulo de Tarso!Não tente resistir a Deus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário