terça-feira, 26 de março de 2013

GERAÇÃO DE JOAO BATISTA


GERAÇÃO DE JOÃO BATISTA
Mt. 11:7-19
INTRODUÇÃO:
Nós estamos vivendo numa geração pobre de conteúdos.  Uma geração de pessoas que não tem referencial de nada.
Pessoas  que não questionam coisa alguma. Parece que estamos vivendo o apogeu da superficialidade.
Quando Jesus falou a respeito de João Batista Jesus  comparou a geração na qual ele estava vivendo, a uma geração de meninos birrentos. Filhos teimosos, crianças mal-educadas.
Não sei se você já viu aquelas crianças que  quando vai no supermercado com o pai ou com a mãe  querem comprar uma bala, um bombom, um doce, e se o pai fala não, o menino se joga no chão e fica esperneando, gritando? 
 Jesus disse: esta é a geração que ele vivia. Uma geração de meninos birrentos.
 A gente toca flauta e eles não dançam. Quando tocamos lamento, porque eles não queriam dançar, eles não choram. Jesus disse: “essa é a minha geração.”
Mas,  o que me deixa preocupado nessa história, é que a geração de Jesus que era uma geração de meninos birrentos,   esta geração é parecida com a nossa geração de hoje mais de 2000 anos depois e vivemos uma geração semelhante aquela
Ei! Entenda bem não estou falando de crianças birrentas mais de um modelo de pessoas.
 Jesus disse que no meio dessa geração birrenta, teimosa, superficial, sem referenciais, dessa geração rasa, havia um personagem que ele gostaria de destacar no meio dessa geração: João Batista.
 No meio de uma geração de gente rasa, superficial, há um homem que no meio dessa geração foi diferente.
E parece que Jesus quer colocar João Batista em contra ponto em relação à geração dele.
Eu quero te convidar nesta noite a olhar-mos para á vida deste homem chamado João batista e enxergar na vida o que fez dele um gigante no meio de uma geração superficial.
O que João Batista fez que transformou a vida em algo maior do que a vida dos seus semelhantes? O que fez com que João Batista fossse destacado em sua geração?
Ei!  Como João Batista somos desafiados por Deus  a não nos conformarmos com nossa presente geração.
E a bíblia está cheia de textos que nos convocam a não nos conformarmos. Não vos conformeis com este mundo mais transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa perfeita e agradável vontade de Deus Rm 12:2.
A Bíblia nos chama a sermos LUZ no meio de uma geração corrompida e perversa.
Jesus disse: Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Mt 5:14-16.

Ser cristão, portanto, é SER CHAMADO À EXCELÊNCIA. Ser cristão é ser chamado a ser nobre, é não nos conformarmos em sermos iguais a todo mundo que está ao nosso redor. Mas sermos um povo diferente.
Tem gente que diz que ser crente é difícil e ser crente não é difícil, difícil é ir morar no céu.
Por que se for pra nos vivermos como vive o mundo então estamos perdendo nosso tempo aqui na igreja, então vamos pro forro, pras baladas, pras bebedices, pra prostituição.
Mas se ser crente significa renuncia, resignação total, deixar o nosso eu, abandonar a nossa capa pegar a nossa então nos temos que ser diferentes.
Quando se aproxima da páscoa Jesus enviou seus discípulos ate a cidade e disse a eles:
Quando entrardes na cidade, encontrareis um homem levando um cântaro de água; segui-o até a casa onde ele entrar.
E direis ao pai de família da casa: o mestre te diz: onde esta o aposento em que ei de comer a páscoa com meus discípulos? Lc 22:10-11.
Naquela época era costume das mulheres buscarem água em cântaros, então quando Jesus enviou discípulos e disse para eles encontrar um homem com um cântaro de água.
Não era uma tarefa difícil era só eles procurar alguém diferente.
Ei! Nos nossos dias de hoje é a mesma coisa Deus esta á procura de homens e mulheres diferentes!
Vamos aprender com João Batista os motivos que o fizeram um grande homem, alguém diferente em sua geração.
à JOÃO BATISTA NÃO ERA UM HOMEM AGITADO PELOS VENTOS: ELE TINHA RAIZES
Não nos esqueçamos que a geração é uma geração de meninos birrentos sentados numa praça.
Aí Jesus diz assim no vs. 7 “…que saístes a ver no deserto? Uma cana agitada pelo vento?”
João Batista foi extraordinário, porque ele não foi um caniço agitado pelo vento. João Batista tinha raízes.
Porque o vento que balança o barco, o vento que agita o mato, a erva, é uma metáfora  das circunstâncias das adversidades que vem sobre todas as pessoas.
Infelizmente existem crentes sem raízes que não suportam os ventos, são canas agitadas pelo vento.
Ei! O verdadeiro  Cristianismo é a negação do modismo, é a liquidação dos nossos valores.
Porque  esse mesmo vento que agita a ramagem na beira do rio é o vento que finca as raízes do carvalho. É o mesmo vento que estabelece as raízes de uma arvore sólida.
Deixe eu lhe fazer uma pergunta: QUAIS SÃO AS SUAS CONVICÇÕES? O que você defende na vida? 
 Quem nada defende nada crê. Quem nada crê nada espera quem nada espera nada vive.
Paulo dizia: “Eu sei em quem tenho crido… Por isso ele podia abanar o dedo diante dos reis e poderosos.  Ele não era caniço agitado pelo vento.
Josué  quando já estava idoso e o povo começava a se desviar dos caminhos do Senhor ele dizia assim: “escolhei hoje o deus a quem vocês querem servir. EU E MINHA CASA, JÁ DECIDIMOS: “NÓS VAMOS SERVIR AO SENHOR”.
Pode o vento soprar, pode as ondas se levantar mas nos já decidimos vamos permanecer firmes na rocha que é Cristo Jesus.
2° JOAO BATISTA TINHA CONVICCOES SOLIDAS EM SUA VIDA
O que faz um homem ou mulher ter causas a defender para não ser agitado pelo vento? R:  ter convicções sólidas em sua vida!
João Batista era um profeta que não se vendia por qualquer preço.
Veja o que Jesus diz no  Vs. 8 que saístes a ver? Um homem vestidos de vestes finas?os que vestem roupas finas, estão nos palácios nas casa dos reis. 
João Batista não se veste das roupas finas, ele se vestia de roupas de couro de animais, João Batista não  come  das iguarias providas pelo rei, ele se alimentava de gafanhotos e mel silvestre.
Porque profeta que come na mesa do rei, não tem autoridade para denunciá-lo. João Batista não era assim.
Ei! Eu  quero dizer nesta noite que Deus quer levantar uma geração de homens e mulheres, que tenham voz profética.
 Aonde  quer que estiverem, na sua vizinhança, família, círculo de amizades,  tenha coragem e autoridade para dizer: isto esta errado! Não pode ser assim!
 Deus esta precisando de uma geração de profetas que não está à venda. João Batista denuncia Herodes, levanta a sua voz, e isto lhe custa o pescoço! Onde estão essas pessoas hoje?
Nosso pastor presidente pr: Oides falou hoje na reunião que quando perguntaram João Batista: quem és tu? Elias? És um profeta? Quem é você? És tu o messias?
Se fosse muitos ditos pregadores que existem hoje diriam na hora; epa! sou eu mesmo!
Mas João batista disse: não sou eu! Então quem és tu para levarmos a reposta a quem nos enviou
João disse com muita autoridade: eu sou a voz do que clama no deserto: endireitai o caminho do Senhor.
Mataram João Batista, cortaram a cabeça dele, mas a voz dele continua ecoando ate os dias de hoje.
Ei! Deus não te chamou pra ser uma estrela gospel, Deus não te chamou pra ser um artista do evangelho, Deus não te chamou pra ser famoso Deus te chamou pra ser uma voz. Só pode se voz quem não se vende quem tem convicções sólidas
 Vejam a ilustração dos patos: um dia, um bando de patos selvagens estava voando. E esses patos pousaram num terreno baldio, onde havia alguns patos domésticos.
E os domésticos disseram aos patos selvagens: aqui é muito melhor. Aqui nós temos a segurança do milho a toda hora. Aqui temos a segurança e o cuidado do nosso dono. Aqui estamos bem. Essa vida de pato selvagem é difícil.
Vocês estão voando, mas não tem garantia da comida, nem garantia de que vão chegar, não tem garantia de nada.
E um dos patos selvagens resolveu ficar com os patos domesticados. E ele passou um ano comendo o milho dos patos domésticos. Afinal de contas, era bem melhor ali. Depois de alguns meses, o seu senhor veio e cortou as penas das suas asas, assim como também de todos os patos domésticos, como era de costume.
No ano seguinte, os patos selvagens passaram sobre a cabeça dele. Ele tentou bater as asas e não conseguiu. Porque estavam cortadas. Ele lamentou e chorou!
Mas no segundo ano, quando os patos selvagens passaram de novo, ele olhou para cima e só chorou.
Nem tentou mais bater as asas. Chorou por não poder voar.
 No terceiro ano, ele só olhou e nem chorou mais. Só ficou olhando. No quarto ano, os patos selvagens passaram de novo e ele nem levantou a cabeça. Estava completa a domesticação dele, E NAQUELE ANO, ELE FOI ASSADO NO NATAL!
Uma geração extraordinária é uma geração que não se submete, porque é uma vida que não preço. Prefere ser selvagem, para a glória do Senhor.
Você  não foi chamado para ser galinha foi chamado pra ser  águia:
àGalinha não voa, galinha só olha pra baixo, galinha só vive presa no galinheiro tem visão limitada!
àGalinha é caça. Águia é caçadora.
à Galinha tem olhos laterais. A águia, não. Seus olhos são frontais. Crente que só olha pros lados pra vida dos outros não chega a lugar nenhum, aprenda com a águia a olhar para frente
 àGalinha só enxerga de dia. Quando o sol se põe, vai para o galinheiro ou poleiro, condenada a virar canja de raposa, cachorro ou gambá. A águia enxerga tanto de dia quanto de noite.
àGalinha é medrosa. Águia é destemida, corajosa. Quando adoece, a galinha fica de asas caídas, jururu, dependente de socorro. Ninguém jamais viu uma águia doente. Quando debilitada, reúne todas as forças que tem para refugiar-se no alto. Não fica por aí à espera de piedade.
Autocomiseração não combina com a águia.
àGalinha se alimenta de milho e restos. A águia, do alto, seleciona a presa, e desce como uma flecha sobre ela.
àO ninho de galinha é feito de pena e capim. Da águia também. Mas sob o capim e as penas, retiradas do próprio peito, a águia coloca uma camada de espinhos.
Às vezes é preciso ter, ou ao menos se lembrar, dos "espinhos" para que não nos acomodemos e para que levantemos vôo.
São os espinhos da vida, as necessidades, as contas, que algumas vezes nos impulsionam para a vitória.
àA galinha aceita ficar presa, a águia não. Algumas pessoas aceitam uma situação de "prisão", limitadora, enquanto outras ousam melhorar de vida. A galinha faz seu ninho ao nível do chão, sem pensar alto, coisa que uma águia não imagina. Ela voa, pensa e aninha-se no alto, que é para onde se dirige sempre.
Ei! Você é galinha ou águia? Deus nos chamou para sermos como as águias.
Is 40:31 Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.
3° JOÃO BATISTA SE EXCEDIA NAQUILO QUE FAZIA
 Jesus diz no  Vs. 9: … Mas, então, que fostes ver? Um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais do que profeta;
Mais do que um profeta…. Ele excedeu as suas funções de profeta. O que faz com que uma vida seja diferente, é quando ele por exemplo  sendo um médico, não se conforma em ser somente médico.
Ele quer ser mais do que médico. Em outras palavras, ele não se conforma EM PREENCHER RECEITAS.
É quando o advogado não se conforma somente em redigir petições a juízes. É quando o engenheiro não se conforma em somente assinar plantas. Daqui a 5 anos…o que você pretende ser?
João Batista foi muito mais, porque ele foi além! Ele abriu o caminho para o Senhor.
Ele excedeu as suas funções de profeta.
Voz do que clama no deserto: endireitai o caminho do Senhor!
4 à JOÃO ERA GRANDE NA TERRA MAIS ERA PEQUENO NO CÉU
Vs. 11  Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista; mas aquele que é o menor no Reino dos céus é maior do que ele”. … como o filho de mulher foi até grande, fantástico. Mas se compararmos com o menor no reino dos céus, ele é menor do que o menor no reino dos céus..
A inclinação do ser humano é sempre se achar melhor do que ninguém. Isso paralisa a pessoa.
Causa estagnação do desenvolvimento. Porque ele nunca se esforçará para ser melhor, pois se ele Já se acha O BOM!!!.
Jesus compara João Batista com os nascidos de mulher, ELE FOI ATÉ GRANDE!!! Mas comparando com os valores do reino, JOÃO BATISTA FOI PEQUENO!
5à NUNCA SE APAVOROU DIANTE DAS EXIGÊNCIAS DE SER DIFERENTE. NUNCA!
VS 12 …  E, desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao Reino dos céus, e pela força se apoderam dele.
João Batista não se apavorou… Ele se dotou pela excelência. O reino dos céus é tomado pelo esforço. 
NÓS  estamos vivendo numa geração em que as pessoas estão querendo o caminho mais curto, o atalho. 
O CAMINHO CURTO SERÁ SEMPRE O PIOR, O MEDÍOCRE. POR ISSO JESUS FALA DE DOIS CAMINHOS: O CURTO É O LARGO.
 O que Jesus está querendo dizer é: não seja ridículo, medíocre. Todo mundo entra por aí. Mas VOCÊ, QUE É INTELIGENTE, pegue O mais difícil:
 O ESTREITO! Não tem atalho fácil. Tem que tomar a CRUZ! E carregar cruz é DIFÍCIL, DÓI AS COSTAS… Mas é o único caminho que CONDUZ AO CÉU!
Não existe lanche gratuito na vida. Você quer aprender? Quer ser um crente diferente? Tem que ser tomado por esforço!
 EU NÃO ACREDITO NUM CRISTIANISMO DE UMA EXPERIÊNCIA. EU ACREDITO NUM CRISTIANISMO “ESTILO DE VIDA”.
 E isso vai custar esforço todos os dias de você  vai ter que dizer: NÃO! Há apetites e desejos na sua vida. É dizer SIM ao que é certo e ao verdadeiro.
E ÀS VEZES VAI DOER. Vai ser difícil às vezes você vai ter que abrir mão daquilo que “todo mundo faz”. Mas você NÃO PODE! Porque se você fizer, estará permitindo que as suas asas sejam cortadas.
Você quer um casamento bom? Você tem que investir nele. Não aceite o erro. Acerte sua vida com Deus. Faça certo!
 Você quer ser um bom pai? Você tem que ser um bom pai, comece sendo um exemplo para o seu filho.
O reino de Deus é tomado pela força, esforço, isto é POR GENTE QUE NÃO SE APAVORA diante dos desafios. 
Outros não querem, mas eu quero. Porque o reino de Deus não é o da porta larga, mas o da porta estreita.
Não vamos nos esquecer que isso aqui não é ensino de igreja fundamentalista e retrógrada. Isto aqui é ensino de JESUS.
Tem uma porta larga e uma porta estreita. Poucos escolhem a porta estreita. Mas esta é a que conduz à vida. SÃO POUCOS, E ESTA MENSAGEM É PARA POUCOS.
ESFORÇA-TE, DISSE DEUS A JOSUÉ, QUE EU TE FAREI HERDAR ESSA TERRA. Se esforce, meu irmão. Se esforce! Não desista! Vale a pena!
A geração quem faz a diferença e a geração de crentes que estão se esforçando pra viver uma vida santa com Deus.
6à JOÃO BATISTA FAZ REVIVER OS MELHORES MOMENTOS, OS DIAS DE ELIAS
Veja o que Jesus disse de João batista Vs. 14:  e se quereis dar credito, e este o Elias que havia de vir
João Batista faz reviver Elias…. Ele é Elias. Os dias de Elias, o Espírito de Elias. Quando eu olho para a vida João, me faz reviver os tempos de Elias.
Elias foi um dos maiores profetas. Ele teve que abanar o dedo na cara de um rei maligno, casado com uma feiticeira. ACABE e JEZABEL.
Elias enfrentou esses dois com o poder do Espírito Santo de Deus, e foi para o monte Carmelo que tinha 450 profetas patrocinados e financeiramente sustentados por esse rei e rainha.
E ele fez um desafio: Vamos ver quem é o Deus verdadeiro:…. aí vocês já conhecem a história. O deus que responder por fogo, esse será Deus. … 2 altares…Elias zomba deles… Fala mais alto, pode ser que o deus de vocês foi ao banheiro. …
Aí ele diz: joga água, água, água.. Aí ele faz uma oração brevíssima. 
PORQUE O VERDADEIRO PROFETA DE DEUS, QUANDO ELE LEVANTA A SUA VOZ EM ORAÇÃO, CAI FOGO DO CÉU. 
Não precisa espernear nem se desesperar. E O FOGO CAI!
Jesus diz: esse João Batista me faz viver aqueles dias de CORAGEM, DE GRANDEZA.
O REINO DE DEUS PRECISA DE PESSOAS ASSIM.
CONCLUSAO:
SERÁ QUE O EVANGELHO PODE CONTAR COM VOCÊ PARA QUE VOCÊ NÃO SEJA APENAS MAIS UM NO ROL DE PESSOAS QUE FREQUENTAM BANCOS DE IGREJAS, DESCONTENTES, MURMURADORES?
SERA QUE VOCE FAZ PARTE DA GERAÇAO QUE VAI IMPACTAR ESTE MUNDO
OU VOCE FAZ PARTE DA GERAÇÃO QUE É COMPARADA COM MENINOS BIRRENTOS BRINCANDO NA PRAÇA.
O SENHOR CONTINUA PERGUNTANDO a mesma pergunta que resoou no templo onde Isaías estava orando e teve aquela visão do Senhor assentado dizendo: “QUEM HÁ DE IR POR NÓS?” Então Isaías prontamente respondeu: “ENVIA, Ó DEUS, A MIM!”
Estou com meu coração preparado! Quero ser um lutador, um batalhador pela tua causa. Eu não quero ter as asas cortadas. Quero voar como as águias na presença do Altíssimo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário