domingo, 10 de fevereiro de 2013

A BAGAGEM DO CRENTE

A bagagem do crente
http://www.mcn12.com.br/imagens/transparente.gif
Gn 28.10-22
Introdução:
A  nossa vida é semelhante a uma viagem. Aqueles com quem convivemos são nossos companheiros de caminhada. Alguns vão embora rapidamente. Outros nos acompanham por muito tempo.
Ao caminhar, precisamos estar atentos ao nosso destino. Para onde nos vamos? Alguns estão subindo; outros estão descendo.
Pv.15.24 diz: - Para o sábio o caminho da vida é para cima, a fim que se desvie do Seol que é embaixo.
 Na viagem da vida Muitos estão distraindo com os atrativos da estrada, com suas bagagens e até mesmo com os demais viajantes, esquecendo-se do destino final.
Há quem prefira o caminho mais fácil, independente de onde possam chegar. A estrada larga é a mais procurada  Jesus disse em Mt.7.13:
"Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela.
Na estrada larga não se encontram limites, controles ou regras. Viaja-se ao bel prazer, numa vida sem escrúpulos, sem ética, sem valores morais ou espirituais.
Ei! Afinal, de contas quem está descendo não precisa se esforçar.
Jesus é o caminho para a eternidade com Deus, ele mesmo disse: Jo.14.6: - ... Eu sou o caminho a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Se  nós vivermos de acordo a vontade de Deus, estamos no rumo certo. Caso contrário, estamos nos distanciando de sua presença.
Ainda que o caminho seja apertado e haja espinhos diante de nós. No fim da jornada, o Pai nos aguarda para nos receber em sua eterna glória.
 Não nos esqueçamos de que estamos apenas passando por este mundo. Não somos daqui, mas apenas forasteiros que se dirigem à pátria celestial.
Aproveite, pois, de tudo o que Deus te dá, mas não seja apegado ao que não haveremos de levar.
Não se iluda com a idéia de construir um reino no meio do caminho. Estamos nos dirigindo ao Reino dos Céus.
Mas eu quero  nesta falar da caminha da vida focando aqui  a respeito da bagagem do crente.
Quando falamos em viagem a primeira coisa que vem a nossa mente é  a bagagem que temos que levar.
Ei! Impossível viajar sem levar bagagem!
Quando viajamos temos que levar: roupas, objetos pessoais; escova de dente, toalha, roupas intima... Etc.
Agora as vezes colocamos coisas desnecessária em nossas bagagens de viagem e as nossas malas se multiplicam e se tornam um grande fardo para nos.
Pelo menos na minha família viajar é um sufoco. Por  que minha esposa coloca tanta coisa sem necessidade que não cabe no porta-malas do carro.
E ai tem que  amontoar tudo no banco da frente ou no banco de trás e acaba todo mundo viajando exprimido dentro do carro.
Na viagem que fiz com minha família pra Bahia, junto com minha esposa no banco da frente tinha: garrafa térmica com água, garrafa térmica com café, remédio, lanche, copo, bolsa... etc.
Imagine viajar 1800 kilometros com tudo isto debaixo do banco. Que fardo terrível!
Quantos de nós vivemos o stress das “pesadas malas” que a vida coloca em nosso caminho? A mala da culpa, a sacola da insatisfação, o pacote do cansaço, a pasta da mágoa, a mochila da preocupação, assim por diante.
E tudo isso que nós carregamos inconscientemente em nosso dia a dia nos leva a viver um estado de cansaço.
Só que Jesus Cristo oferece para cada um de nós a solução para estes problemas, principalmente os problemas causados por nossa “bagagem”.
E ele disse: Vinde a  mim, todos vós que estão  cansados e sobrecarregados,  e eu vos aliviarei, e aprendei de mim, pois sou manso e humilde de coração, e  encontrarão descanso para as suas almas, pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.  Mt 11:28
Se você permitir, Deus trará alívio, ao excesso de bagagem que você está carregando em sua vida.
Existem fardos que carregamos em nossa vida que precisamos dispor deles, aliviar a bagagem.
Porem na viagem da vida existe coisas que não podem faltar na nossa bagagem.
A visão da igreja  de Jesus não pode ser de torcedores, mas dos que entram em campo. Hoje somos uma igreja comprometida com a grande comissão. A nossa vida é uma viagem e precisamos levar coisas importantes na nossa bagagem.
O texto lido hoje fala da história Jacó e os  seus detalhes estão na bíblia para nos ensinar.
O texto diz que Jacó começou uma caminhada. Ele foi de Berseba até Harã. Ele saiu e chegou. Ele deixou para traz uma situação complicada, difícil.
Por te enganado seu irmão Esaú e tomado o seu direito de primogenitura teve que fugir para não ser morto por ele.
Mas importante aqui é  que ele partiu, seguindo sugestão da mãe. Se você não tiver um alvo, um objetivo, você está perdido.
A glória de começar se concretiza com a gloria de terminar. Tem muita gente que começamais não termina,  O fim é melhor do que o começo, diz a bíblia.
Na viagem de Jacó ele levou uma bagagem,  na viagem da vida querendo ou não teremos de levar também uma bagagem. Existem coisas que não podem faltar na nossa bagagem.
Já pensou você viajando e faltar uma peça de roupa, uma escova de dente,
Vejamos o que precisamos aprender com Jacó a levar em nossa bagagem.
 1° objeto que Jacó levou em sua bagagem àJacó levou sonhos
veja o que diz o
V. 12 – E sonhou com uma escada...
Ei!Se você quer uma vida relevante para Deus tenha sonhos, seja um sonhador. Jacó sonhou com uma escada.
Ainda bem que Jacó  não sonhou com um elevador. Por que a vida não e igual a um elevador que é só apertar um botão e nos subimos.
A vida é feita de degraus que as vezes precisamos subir um a um ate chegar ao topo.
Jacó sonhou no pior momento de sua vida. Fugindo de seu irmão Esaú.
EI! Deus quer nos ensinar a sonhar nos momentos bons da vida, mais nunca  podemos nos esquecer  de ter sonhos nos momento de crise, de calúnia, de abandono, de críticas de inveja etc.
Jacó sonhou num momento difícil.
Jacó sonhou no deserto de Harã.
 Deserto fala de sofrimento. Deserto fala de escassez, Deserto fala de solidão. Deserto fala de fuga. Deserto fala de tentações.
quem sabe  neste exato momento da viagem da sua vida você esta passando pelo deserto.eu venho trazer uma palavra de Deus pra você! Tenha ousadia para sonhar no deserto! Deserto das lutas, das provas,  do desemprego,  da crise conjugal...etc.
 sonhe no deserto! Jacó  sonhou no deserto.
Talvez você não esteja passando pelo deserto, mas se você vier a passar tenha na sua bagagem sonhos de Deus.
Ei! Você precisa ser um crente sonhador.  Sonhar, seguir sonhando e terminar sonhando.
Aprendemos com Jacó  que não podemos esquecer os sonhos. São os sonhos que alimentam a nossa fé e esperança.
Se há sonhos as adversidades serão superadas. As pessoas que alcançam sucesso na vida são aquelas que sonham.
Pessoas que não trocam a escada pelo elevador, porque entendem que para ter experiências precisam passar por um processo.
A vida crista não é mágica, mas um processo.
2° obejto que Jacó levou na sua bagagem à a habilidade de lidar com pedras v,v 11
Nunca se viu alguém que conseguisse deitar e dormir tendo uma pedra como travesseiro. Pedra na bíblia significa pessoas.
A Igreja é chamada de pedra. Pedro diz que somos pedras espirituais:  vos também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo. 1 Pe 2:5.
As pedras somos nós a igreja, os crente só que as vezes  as pedras ferem. Às vezes nós somos feridos por outras pessoas.
Jesus foi ferido por nós, pelos nossos pecados. Davi aprendeu a lidar com pedras.
Quando ele foi lutar com Golias, Saul queria que ele usasse sua armadura e suas armas, mas Davi preferiu usar sua funda e usar pedras.
Ele pegou 5 pedras lisas, para que pudessem acertar o alvo, o gigante Golias.  
Jacó também pegou a pedra na medida para seu travesseiro. A habilidade de lidar com as pessoas é o que vai nos levar a construir uma igreja forte e frutífera.
Ei! Tem pedras que ferem, mas também tem pedras que nos fazem descansar e que nos abençoam.
Jacó encontrou a pedra que lhe deu descanso. Como é bom quando estamos trabalhando pra Jesus e encontramos pedras que nos dão descanso.
Mas podemos nos encontrar também com pedras que ferem, pessoas que nos machucam por isso não deixe faltar na sua bagagem a habilidade de lidar com pedras.
 Ei! Que tipo de pedra você é: uma pedra que fere ou uma pedra que dá descanso? Muitos pensam em desistir, porque pessoas ferem, mas Jesus nos ensina a lidar com as pessoas.
Pedras falam de calunias de mentiras que pessoas inventam a nosso respeito, agora quem sabe lidar com pedras age como no hino antigo do cantor Marcos Antonio:
Foi pra ficar perto de Deus. Que pedradas recebi
Grande foi minha surpresa, Quando olhei-me no espelho;  Marcas nenhuma vi
Ao chegar perto de Deus, O Senhor me restaurou
Oh! Benditas pedradas elas, Não me destruíram, Somente me ajudou!
Pedradas
Que tornou-se um grande monte;Hoje serve para outros chegarem perto de Deus
Por isso modelei nele a escada. Facilitando a subida para melhor chegar a
Deus
A ultima estrofe da musica diz o seguinte:
...eu não entendia. Porque isso me aconteceu
Resposta logo o Senhor me deu
As pedras que fez este monte Quero que você entenda; Fique mais perto de Deus!
Ei!  Só se jogam pedras em arvores que tem frutos e quer um conselho?
Vai ajuntando estas pedras, pois elas formam a escada de Jacó que te leva pra mais perto de Deus. Leve em sua bagagem habilidade para lidar com pedras.
3° objeto que Jacó levou em sua bagagem à Jacó manteve sua ligação com o céu V,V 12
Diz o texto que Jacó sonhou e viu uma escada. A escada tinha uma base, que estava na terra. Essa base fala de nossa vida na terra.
 Jacó viveu crises e teve muitos problemas na família. Ele saiu de casa praticamente fugido para não ser morto por seu irmão Esaú.
Assim também  nos sofremos tribulações na terra,  enquanto estivermos neste mundo passaremos por aflições e adversidades. Mas nossa ligação é com o céu.
Ainda bem Jacó  sonhou com uma escada e não com elevador. A escada tinha o topo no céu.
 O que não pode faltar na nossa vida é a ligação  com o céu, isto é, com Deus, porque se as coisas se complicarem o Senhor porá ordem onde houver desordem, trará luz onde houver trevas.
Se você perder o vínculo com o céu você perde tudo, mas se você está ligado em Deus há esperança! Há esperança! Há esperança!
Jacó tinha muitos sonhos e projetos;  ser o primogênito da casa de seu pai,ser um homem prospero, alcançar uma posição de destaque.
Mas, o maior sonho de Jacó era com o céu a maior ligação de Jacó era com Deus. Quando Jacó dormia, ele sonhava com os céus e via anjos descendo e anjos subindo.
Ei! Não deixe faltar na sua bagagem espiritual a ligação com o céu.
Desculpe-me a sinceridade mais a igreja da pós modernidade perdeu o foco do céu; pregamos prosperidade financeira, confissão positiva,  mensagens que massageiam o nosso ego.
A religião moderna é antropocêntrica o homem é centro de tudo e não Deus. Queremos-nos o céu na terra.
A oração do Pai nosso já mudou o sentido: seja  feita a minha ( não mais a de Deus) vontade assim na terra como no céu.
Quantos já perderam o desejo de um dia morar no céu, o céu não encanta mais muitos crentes.
A harpa cristã no hino 36 diz assim na sua 1° estrofe:   da linda pátria estou bem longe cansado estou. Eu tenho de Jesus saudades oh  quando é que eu vou? Passarinhos, bela flores, querem me encantar são vãos terrestres esplendores, mas contemplo o meu lar.
Ei! Não perca a ligação com o céu na sua bagagem. Pregue sobre o arrebatamento, fale da volta de Jesus, creia que há um lugar preparado para nos onde um dia nos iremos morar.
Jo 14: 1-3.
4° objeto que Jacó levou na usa bagagem à a fé no sobrenatural
Na escada  de Jacó tem algo interessante: os anjos de Deus subindo e descendo. Isso é o sobrenatural.
Anjos não são daqui da terra nem fazem parte da realidade do mundo natural. E eles subindo e descendo representam as ações de Deus aqui na terra.
  Por isso você precisa levar em sua bagagem essa fé no sobrenatural.
O sobrenatural é o carimbo de Deus em nossas vidas e ministério. É a chancela, a marca de Deus.
Existe 2 tipos de fé: a fé natural e a fé sobrenatural
A fé natural, precisa ver para crer à a fé de Tomé Jo 20:24.
a fé sobrenatural, crê para ver
à a fé de Abraão Rm 4:16-21.
A fé natural todo mundo tem! é aquela fé que vê possível, mas a fé sobrenatural e aquela que enxerga o invisível
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e prova das coisas que não se vêem. Hb 11:1.
Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e é galardoador dos que o buscam.Hb 11:6.
Com a fé natural você vai para o ponto de ônibus por que sabe que a tal hora o ônibus vai passar.
Com a fé natural você vem pra igreja as 19:30 por que sabe que este é o horário do culto.
Agora, a fé sobrenatural e crer naquilo que não se pode ver. É a certeza das coisas incertas.
Ei! Se você tiver fé no sobrenatural de Deus então os impossíveis de Deus vão acontecer na tua vida.
A fé sobrenatural é  a fé que produz milagres: pela fé as enfermidades serão curadas nesta noite! Pela fé sua família será restaurada! Seu filho que esta nas drogas será liberto! O emprego vai sai pra você! As portas da prosperidade financeira vão se abrir!
 A fé sobrenatural que é a certeza, a fé sobrenatural  nos faz agir , tomar atitudes. Pois quando há certeza há convicção.
Quem esta convicto de algo se direciona para onde esta colocado esta convicção.
Se você colocar sua convicção na palavra de Deus, naturalmente você ira agir esta fé , esta certeza, e alcançara o resultado esperado.
 Esta é a fé que traz resultados .
Carregue na bagagem de viagem  sua  a fé no sobrenatural de Deus.
5°objeto que Jacó carregou na sua bagagem àEle reconheceu a soberania de Deus
Essa escada com que Jacó sonhou tinha a base na terra, mas,  tinha o topo que dava no céu. Significa que o céu é quem governa. Fala da soberania de Deus.
É Deus quem governa, porque ele é o Todo poderoso. Isso é importante para não nos desesperarmos, nem entrarmos em crise na hora das aflições.
 Muitos crentes quando vem a luta entra em crise por não conhecer a soberania de Deus.
Também isso não pode faltar em sua bagagem.
Veja Isaias falando da soberania de Deus: Acaso, não sabeis? Porventura, não ouvis?
Não vos tem sido anunciado desde o princípio?Ou não atentastes para os fundamentos da terra?
Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos; é ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar;
é ele quem reduz a nada os príncipe se torna em nulidade os juízes da terra.
Mal foram plantados e semeados, mal se arraigou na terra o seu tronco, já se secam,
quando um sopro passa por eles e uma tempestade os leva como palha.
A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual?
Levantai ao alto os olhos e vede.
Quem criou estas coisas?Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas,
as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar.
Is 40.21-26.
O nosso Deus é soberano sobre os nossos inimigos, sobre satanás, sobre todo o mal. Se eu sei isso eu devo sujeitar a minha vontade à vontade de Deus.
A última palavra não deve ser dos médicos, dos juízes, do mundo, do diabo. Mas de Deus. A última palavra na sua vida deve ser sempre de Deus.
Carregue em sua bagagem a certeza de que Deus é soberano sobre todas as coisas, tudo esta no controle de Deus.
6° objeto que Jacó carregou na sua bagagem àJacó levou a Palavra de Deus
V. 13 Perto dele estava o Senhor e lhe disse eu sou o Deus de Abraão teu pai, e de Isaque, esta terra em que estas deitado eu te darei a ti e a toda a tua descendência.
Jacó tinha a palavra de Deus. Ele levou na bagagem a palavra de Deus.
Ei! Esse item também não pode faltar na nossa bagagem. A Palavra de Deus garante o nosso futuro.
Deus disse a Jacó que ele voltaria um dia àquele lugar. O que Jacó tinha? Não tinha bem nenhum, tão-somente a palavra da promessa.
Se você tem a palavra de Deus o seu futuro estará garantido. Deus disse a Jacó: multiplicarei a tua descendência como o pó da terra, e  esta palavra se cumpriu cabalmente.
Ei! Se Deus falou que vai te abençoar pode todos os demônios do inferno dizer que não! que o que permanece é o sim de Deus!
A palavra dos homens pode falhar, pode ser mentiroso; mas as promessas de Deus não falham:
Deus não é homem pra que minta, nem filho do homem para que se arrependa. Porventura tendo ele dito, não o fará? Ou Havendo falado não o cumprira? Nm 23:19.
Paulo disse com muita segurança: Seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso. Rm. 3:4
Não podemos passar nem um dia sem nos alimentarmos da palavra de Deus. Carregue na sua bagagem a palavra de Deus.
6° objeto que Jacó carregou em sua bagagem àazeite v,v 18Jacó tinha azeite em sua bagagem, e ele entornou azeite sobre aquela pedra.
Você não pode viver uma vida vitoriosa sem o azeite, a unção do Espírito Santo. Felizes os que trazem azeite na sua bagagem.
O azeite da unção quebra todo jugo. Jesus falou da parábola das 10 Virgens, mas só 5 delas levavam azeite. As outras cinco eram loucas. Mt 25:1-13.
 Não pode faltar azeite na tua bagagem: pastor de igreja, obreiro, pregador, cantor, líder de senhoras, líder de jovens, servo de Deus, seva de Deus!
Se faltar o azeite você vai fracassar seu ministério será um desastre.
 Conclusão:
Jacó,  tinha uma vida toda  torta, mas que Deus o endireitou, na caminhada da vida Deus foi trabalhando a vida de Jacó.
Teve coisas que Jacó teve que tirar da sua bagagem; coisas que eram um fardo e pesavam na sua caminhada: a mentira, o engano, a trapaça...
Teve coisas que Jacó teve que levar na sua caminhada na sua bagagem, coisas que ajudaram Deus moldar a vida dele e transformar:  o Jacó enganador em Israel o príncipe de Deus.
Existe na bagagem de Jacó coisas que não podem faltar na minha e na tua bagagem, isto é, na caminhada de vida.
Leve na sua bagagem sonhos; aprenda a habilidade de lidar com as pedras, com as pessoas e formá-las; trabalhar com elas ainda que elas venham a feri-lo.
Não perca sua ligação  com o céu, a  sua fé no são sobrenatural nem esqueca a soberania de Deus, mas aprenda a depender do Senhor em tudo, porque Ele faz possíveis os impossíveis. Também não deixe faltar em tua vida a Palavra de Deus, que garante o teu futuro.
São as promessas de Deus que nos mantém de pé na nossa caminhada de fé.
E por ultimo o azeite que é  a unção do Espírito Santo, que quebra todo jugo e opressão e realiza coisas tremendas,
Pois,  o Senhor dos Exércitos está conosco, o Deus de Jacó é o nosso refúgio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário