domingo, 27 de janeiro de 2013

DERRAMAMENTO DO ESPIRITO,PROMESSA PARA ESTA GERAÇÃO


DERRAMAMENTO DO ESPIRITO, PROMESSA PARA ESTA GERAÇÃO
Introdução:
At  2:1-18

Estamos-nos vivendo os últimos dias da igreja de Jesus na face da terra, a qualquer momento a trombeta de Deus pode soar os céus se abrir e a igreja subir para encontrar com Jesus nos ares.
Um  dos sinais mais evidentes da Volta de Jesus é o Derramamento do Espírito Santo em toda a Terra.
O texto  que foi lido hoje aponta para este fato: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne...”
Na verdade havia uma profecia do profeta Joel falando sobre este derramamento: "E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões." Jl 2:28.
Se existe algo que temos absoluta  certeza é que estamos vivendo os últimos dias, basta olhar os acontecimentos,os sinais bíblicos se cumprindo para entendemos isto.
E  os nossos corações se alegram,  porque se estamos vivendo os últimos dias então,  este Derramamento do Espírito é para nossa geração é para os dias hodiernos.
Você já notou como o verbo DERRAMAR, está sempre ligado a promessa de Avivamento, de Poder, de unção:
Pv 1:23    “Convertei-vos pela minha repreensão; eis que abundantemente DERRAMAREI sobre vós o meu Espírito e vos farei saber as minhas palavras.”
 Is 32:15   “Até que se DERRAME sobre nós o Espírito lá do alto e o deserto se transforme em campo fértil, e o campo fértil pareça uma floresta.”
 Is 44:3   “Porque DERRAMAREI água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; DERRAMAREI  o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha benção sobre os teus descendentes.”
Zc 12:10   “...DERRAMAREI o Espírito de graça e de súplicas...”
Como vemos a palavra derramamento  esta intimamente ligada a palavra avivamento e  DERRAMAMENTO revela três verdades maravilhosas do Avivamento:
à Procedência: “Eu derramarei” (Fala da fonte, e a fonte do derramamento é Deus)
àAbundância: “Derramarei” (não se diz: gotejarei, mas diz derramarei isto fala de abundancia)
àAbrangência: “Derramarei sobre toda a carne...”( não é derramar com conta-gotas ou sobre só alguns e sobre toda a carne)
Mas eu quero nesta oportunidade, não fugir do contexto do cap. 2 de Atos.   Mas, observar c algumas verdades sobre o tema: DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO – PROMESSA PARA NOSSA GERAÇÃO:
àO DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO NÃO DEPENDE DO LUGAR
Se existe algo na natureza religiosa do ser humano, é a antiga idéia de que a benção, o sobrenatural está vinculado a um espaço físico, a um lugar.
Povos antigos: Como os egípcios, persas, romanos, gregos, fenícios, etc...  Tinham os seus lugares sagrados...
Um  exemplo bíblico  esta em Jo 4 Quando a mulher samaritana se encontrou com Jesus no poço de Jacó e perguntou à ele:
“ qual o lugar certo para se adorar? É em Jerusalém ou no Monte Gerizim ?”
Foi preciso Jesus ensinar a ela que a adoração e o derramamento de Deus  não  depende de lugar:
“A hora vem, que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Espírito e em verdade. Jo 4:21-22.
Para os árabes à Meca  é o seu lugar sagrado:
Para os místicos do Peru àMachupicho
Para os hindusà o Rio Ganges
Para os católicos brasileirosà Aparecida do Norte (SP),  Bom Jesus da Lapa (BA) e Juazeiro (CE)
É interessante que de forma inconsciente, nós evangélicos trazemos em nós a mesma ênfase:  Acreditar que a benção, que o avivamento depende de um lugar:
Existem muitos crentes que dizem: “Avivamento só no monte”     “Deus só fala, só se manifesta na casa do profeta ou da profetiza...”
Ou muitos: “Poder, unção é só no congresso ou na festividade quando vier pregador de renome ou cantor famoso´´.
Ei! A Bíblia declara que o Derramamento do Espírito não depende de um lugar específico:
Dt 28: “Estas bênçãos que hoje te ordeno, elas te alcançarão”
Mc 16:17 “Estes sinais seguirão os crêem...”
Não depende do lugar, porque a Bíblia diz:
Mt 18:20;  Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles.
 Mt 28:20; ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.
 Os 10:12  Então, eu disse: semeai para vós outros em justiça, ceifai segundo a misericórdia; arai o Campo de pousio;  porque é tempo de buscar ao SENHOR, até que ele venha, e chova a justiça sobre vós.
àO Deus que abençoa José no trono é o mesmo que protege Davi no vale da sombra da morte
àO Deus que ouve a oração de Ana no templo é o mesmo que ouve a oração de Jonas, no profundo do mar, no ventre do peixe.
àO Deus que fortaleceu Elias correndo 35 Km do Carmelo até Jisrreel É o mesmo que batizou os apóstolos que estavam assentados.
àO Deus do Monte Horebe que apareceu para Moisés É o mesmo que salva o eunuco, na estrada deserta de Jerusalém a Gaza
 àO Deus que salva dentro de casa, como fez com Zaqueu é o mesmo que fora de casa (no ar livre)  salva Saulo de Tarso no caminho de Damasco.
àO Deus que batiza aqui (perto) também batiza longe – At 2:39.
2àO DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO NÃO DEPENDE DE UMA PESSOA
Podemos ser ricamente abençoados pelo ministério de homens e mulheres de Deus...
Mas, crer  que somente através dele ou dela o avivamento vai ocorrer, é perigoso.
Não esquecemos das 3 verdades do Derramamento do Espírito onde a primeira é   a PROCEDÊNCIA
Quando Ezequiel viu  o rio que lhe foi ordenado atravessar ele viu que de onde nascia este rio das águas vivas – Ez 47:1
Jesus se revelou como a fonte do avivamento, quando declarou – Jo 7:38   Quem crê em MIM, como diz a Escritura,  rios da água viva correrão do seu interior.”
João, na ilha de Patmos quando recebeu a revelaçoes de Deus  ele viu o Rio da água da vida –  e ele identifica a nascente do Rio em Ap 22:1
“E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, QUE PROCEDIA DO TRONO DE
  DEUS E DO CORDEIRO.
Quanta glória e louvores são  atribuídos ao homem hoje meus irmãos
Precisamos dizer como Salmista – Sl 115:1-9
Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade.
Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus?
Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou.
Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.
Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.
Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.
A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.
Israel, confia no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo.
Casa de Arão, confia no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo.
Vós, os que temeis ao SENHOR, confiai no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo. 
Precisamos aprender com os serafins – Is 6:1-3. 
No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. 
Precisamos aprender com os 24 anciãos – Ap 4:10,11
“Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam suas coroas diante do trono, dizendo:    Digno és, Senhor, de receber glória e honra e poder,  porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.”
Precisamos aprender com Maria, que dentre as lições que nos dá, em sua adoração; que ao estar aos pés do Senhor derramou o perfume. 
 Ungiu os pés – lição de humildade – Não quis levantar-se, para não ficar acima de seu Mestre e Senhor – Jo 12
O apóstolo Paulo, sempre revelou total dependência do Senhor:
Primeiro o vemos dizer:  Dos pecadores – sou o principal  .Dos santos, o mínimo  .Do Ministério, o menor.
2 Co 3:5   Não que sejamos capazes por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus.
1 Co 15 “Eu não, mas a Graça de Deus em mim...
à O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO NÃO DEPENDE DE ANJOS
Quero louvar a Deus pelo maravilhoso serviço do anjos de Deus.
A bíblia nos mostra que o serviço angelical é tríplice:
à Anjos são mensageiros:
 Hb 2:2 Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, 
àAnjos são ajudadores
 Hb 1:13-14 E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?
Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?
 
à Anjos são protetores
Sl 34:7 O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. 
àAbraão recebeu 3 anjos em sua casa – Gn 18
àDois anjos livraram a Ló da destruição de Sodoma e
Gomorra – Gn 19
àAnjos  apareceram para Jacó em uma escada – Gn 28
àJacó encontrou um bando de anjos – Gn 32
àIsrael foi protegido por anjos, quando da passagem do Mar Vermelho – Ex 14
àGideão recebeu mensagem de encorajamento e chamada através de um anjo
àAnjos estiveram presentes com Daniel na cova dos leões e livrou ele da boca dos leões.
àAnjos no estiveram presentes no ministério de Jesus – Jo 1:51
O ministério dos anjos é tríplice – Não cabe a eles salvar, curar, batizar com Espírito Santo ou conceder Dons espirituais.
Em alguns lugares por aí, tem anjo mais famoso que Jesus...
Anjo adora – Após uma missão na Terra, volta rapidamente para o Céu – (Volta para quê ?  R= Volta para adorar Aquele que é digno de ser adorado)
Ilustração: João quis adorar um anjo, mas o anjo o proibiu (Anjo de Deus não aceita ser adorado) – Ap 19:10
Nenhum anjo detém a Benção ou sendo a fonte da Benção ex: Moises no deserto pediu a presença de Deus para guiá-los.
 DEUS DISSE: EU VOU MANDAR UM ANJO QUE IRÁ A FRENTE DE VÓS... Moisés, sabia que anjo algum substitui a Maravilhosa Presença de Deus : Ex 33.14-16.
Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.
Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra? 
Ei! A Benção do Avivamento não está com anjos  Mas, sim com o comandante dos anjos  Jesus O Senhor dos Exércitos Jo 15.5.
CONCLUSAO:
O derramamento do Espírito Santo é um promessa para os últimos dias ou seja umapromessa para nossa geração.
Agora,esta promessa não depende do lugar, não depende do homem e não depende dos anjos.
Esta promessa depende de Deus e Deus e a fonte desta promessa.
O avivamento só vira quando houver o derramamento do espírito Santo de Deus.
E derramamento vai acontecer quando nos aprendemos a ser dependentes de Deus e buscarmos nele este avivamento.
2013 é o ano do reavivamento, precisamos reavivar nossa fé, nosso fervor, nossa esperança em Cristo, reavivar nossa vida espiritual.
O reavivamento vai acontecer quando houver o derramamento do Espírito, busque este derramamento na sua vida.
Adaptado da internet.

Um comentário:

  1. Parabéns pastor linda mensagem vou estudar este estudo teológico para pregar sobre o derramamento do espírito santo com esta mensagem maravilhosa que o senhor usou a sua vida para nos ensinar que Deus continue lhe abençoando lhe honrando e dando sabedoria para que possamos através dessas palavras direcionadas diretamente do espírito santo para sua vida e para nós obrigado e que Deus continue te usando

    ResponderExcluir