terça-feira, 17 de abril de 2012

S E3 HOMENS 3 ÉPOCAS E UM SÓ PROPOSITO

TRÊS HOMENS, TRÊS ÉPOCAS, UM SÓ PROPÓSITO.
                                                                                                                                     Ez.14:12-20

Introdução:
 Depois de Jesus que é o nosso Senhor, nosso mestre, nosso salvador e alvo da nossa fé. Todos nós temos preferência por algum personagem da bíblia
 Uns admiram a Davi, o menino que virou Rei, que do pasto foi ao Palácio real, que do anonimato, passou a ilustre, que foi considerado o Amado de Deus etc...
Outros apreciam a vida de Samuel, o sacerdote fiel, o profeta obediente, e o Juiz justo.
 Outros apreciam a Paulo, que de perseguidor passa a ser perseguido, um vaso escolhido, obreiro dedicado, sofredor, com alvo proposto, fiel até o fim.
Nós admiramos dentre estas muitas outras pessoas que estão registrados nas Sagradas Escrituras, porque é nosso costume ter preferência por,  pessoas, coisas etc...
Você pode observar que até Deus, neste texto que nós lemos tem preferência de alguns homens da História.
Ei! Entenda bem! Estou falando de preferência, que é bem diferente de acepção, fazer acepção é tratar com indiferença qualquer pessoa, objeto etc...
Mas, ter preferência é dizer que dentre muitos, alguns tiveram uma missão especial para o seu tempo, e a sua historia nos causou um impacto tremendo.
Portanto, nos podemos ver neste texto, que Deus viu nestes três homens, alguma coisa que fez a diferença na época em que viviam. Senão vejamos:
 àPORQUE DEUS ESCOLHEU ESTES TRÊS HOMENS?
 Porque Ele é soberano: Ele escolhe quem  ele quer, na hora que ele quer e da maneira que ele quiser.
Paulo disse que: - Deus escolheu as coisas que não são (...) para aniquilar as que são" 1 Co 1.28
este texto nos faz entender que as escolhas que Deus  geralmente são totalmente contrárias à lógica humana. Veja:
àDeus escolheu  Noé um homem não entendia nada de carpintaria, para  construir um barco com a dimensão de um moderno transatlântico;
A fim de que pudesse exercer o Seu juízo sobre a humanidade pecadora através do dilúvio Gn 6.13-17
àDeus escolheu um homem idólatra, chamado Abrão, para que este fosse transformado no "pai da fé" Js 24:2-3
àDeus escolheu Moises, um pastor nômade de ovelhas, o qual não possuía boa oratória e nem eloquência,  para ser o libertador do povo de Israel, Ex 3.1,10; 4.10-14.
àDeus escolheu dois homens praticamente desconhecidos, Eldade e Medade, para profetizarem no arraial dos israelitas, em vez de escolher o braço direito de Moisés, Josué Nm 11.26-29
àDeus escolheu uma jumenta para falar e repreender o profeta Balaao  Nm 22.20-35
àDeus escolheu  Gideão um rapaz que era o caçula entre os seus irmãos, que pertencia a uma família muito pobre e a sua tribo era menor tribo de  Israel,  para libertar Seu povo dos medianitas opressores Jz 6.12-16.
àDeus escolheu  300 homens para lutar contra um exercito de milhares de medianias e amalequitas e as   armas utilizadas por eles não eram lanças nem espadas e escudos, mas, com trombetas, cântaros e tochas -  colocaram em fuga uma multidão de medianitas e amalequitas Jz 7.7,12,16-25
àDeus escolheu Samuel  um menino, para revelar Seus planos sobre o Seu sacerdote, Eli, por causa de sua indolência espiritual 1 Sm 3.10-18
àDeus escolheu um pastor de ovelhas, Davi, para ser rei de Israel 1 Cr 17.7
àDeus escolheu um profeta rebelde e insensível à Sua voz, chamado Jonas, pra pregar em Nínive Jn 1-4
àDeus, na pessoa de Jesus, escolheu como seus apóstolos algumas pessoas que normalmente seriam rejeitadas pelo departamento de recursos humanos de qualquer empresa Mt 10.1-4.
àEle escolheu: um homem que tinha instintos violentos, Pedro Jo 18.10;
 Dois irmãos cujos temperamentos pendiam para a agressividade, Tiago e João, filhos de Zebedeu Lc 9.51-56;
 Um incrédulo, Tomé Jo 20.24-29;
Um coletor de impostos, Mateus, pessoa que era odiada pelos judeus e cuja profissão era vista com muita desconfiança Mt 9.9-13; e, por fim, escolheu um traidor, Judas Mt 10.4.
Ei! As escolhas de Deus fogem da lógica humana!
 Sabe onde Deus escolheu derramar a presença do Seu Espírito Santo?
 Não foi no suntuoso Templo de Jerusalém e nem nas disputadas sinagogas, mas sim em um simples quarto de estudos e de oração, o cenáculo! At 1.13; 2.1
e tem mais! Sabe quem Deus escolheu? Deus escolheu a mim e Deus escolheu você!
Deus não está à procura de pessoas que possuem cultura invejável, riquezas inigualáveis ou coisas do gênero (isso não quer dizer que Ele não se preocupe também com tais pessoas.
Deus esta interessado apenas em escolher pessoas que queiram amá-lo, adorá-lo e servi-lo. Portanto, não se esqueça de uma coisa:
"Deus não cometeu nenhum equívoco ou engano quando te escolheu. Ele sabia quem você era, quem você é e quem você virá a ser
 Deus  jamais se arrependeu de ter te escolhido e, se você deixar, Ele fará essa escolha valer à pena. Isto só depende de você, escolhido(a) do Senhor
àO mundo escolhe os mais capacitados.
Deus escolhe os incapacitados e os capacita.
àO mundo escolhe os mais fortes.
Deus escolhe os mais fracos e os fortalece.
àO mundo escolhe os ricos e importantes
Deus escolhe os pobres que vivem no anonimato.
àO mundo escolhe os mais inteligentes.
Deus escolhe aqueles que buscam a verdadeira sabedoria.
àO mundo escolhe os mais sadios.
Deus escolhe os doentes e os cura.
àO mundo vive o temporário e intenso.
Deus nós dá a eternidade nos nosso dia-a-dia
Veja o que o salmista nos diz: - bem aventurado aquele a quem tu escolhes... Sl 65:4
à MAS POR QUE  ESTES TRÊS HOMENS FIZERAM A DIFERENÇA NA ÉPOCA EM QUE VIVIAM?
 É só nos lermos a historia destes homens que veremos algo diferente na vida deles, podemos dizer que eles foram príncipes na sua época:
àNoé, Foi um príncipe de OBEDIÊNCIA.
àDaniel, Foi um príncipe de SANTIDADE.
àJó, Foi um príncipe de PACIÊNCIA.
Agora, se você prestar bastante atenção há algo em comum na historia destes 3 homens de Deus
Todos eles presenciaram uma DESTRUIÇÃO.
àNoé, nos seus dias presenciou a destruição do  mundo antigo.
àDaniel,  nos seus dias presenciou a destruição de Jerusalém e da fé do povo.
àJó, presenciou destruição da  Sua Família
O QUE SIGNIFICA ISTO PARA NÓS HOJE?
Que a volta de Jesus está MAIS CLARA, MAIS  PERTO,  e MAIS CERTA do que imaginamos.
Assim como Noé viu a destruição do mundo antigo, assim estamos vendo a SOCIEDADE se deteriorando.
Mt:24:37-38
Assim como Daniel viu a destruição  de Jerusalém e da fé do povo, assim estamos vendo muitos apostatando na fé. ITm:4:1, Lc.18:8
Assim que como Jó via a destruição de sua Família, assim estamos vendo as famílias sendo esfaceladas. Jo: 10:10
agora Noé, Daniel e Jô fizeram a diferença em sua época a ponto de DEUS dizer que se ele enviasse sobre a terra a espada, a fome as feras e a peste, todos seriam destruídos mas Noé, Daniel e Jô seriam poupados
Por quê? Por que eles eram príncipes de DEUS, na obediência, na santidade e na paciência.
Quem não conhece a obediência de Noé que ordenado por Deus construiu a arca, para ser salvo do dilúvio.
Quem não conhece a santidade de Daniel que não comeu do manjar do rei, mas se guardou em santidade na presença de Deus.
Quem não conhece a paciência de Jó que suportou a provação sem blasfemar contra DEUS
Deus esta a procura de pessoas hoje com estas três virtudes, obediência, santidade e paciência.
CONCLUSAO:
EI! SEJA VOCÊ TAMBÉM UM PRINCIPE DE DEUS UM ESCOLHIDO DO SENHOR!
Como príncipe de Obediência, sejamos fieis a Palavra, A voz de Deus, A Sua vontade etc..
Como príncipe de Santidade, santificai ainda mais, limpe-se ainda. Santidade hoje maravilhas amanhã!
Como príncipe de Paciência,  não murmure na hora da luta, das provações.Esperemos a boa colheita. Espera no Senhor anima-te. Deus tem preferência por você, não porque você é bonitinho ou melhor que os outros.
É a sua obediência, santidade e paciência que agrada o coração de Deus
Que Deus possa encontrar em você o que encontrou na vida de Noé, Daniel e Jó


Nenhum comentário:

Postar um comentário