terça-feira, 23 de agosto de 2011

DIA DE ALEGRIA

HOJE É DIA DE ALEGRIA


Sl 118:24

Introdução:

O texto lido nesta noite se encontra no livro de salmos, os salmos são 150 cânticos e poemas espirituais usados em cultos e devocionais da igreja em todas as épocas

Quando lemos o livro de salmos nos encontramos crentes, servos de Deus, que clamaram a Deus das profundezas do desespero e cantaram nas alturas celebração

Quer estivessem desesperados ou felizes os salmistas compartilharam sentimentos sinceros e honestos com o seu Deus

E justamente por causa desta sinceridade expressa por eles, que ao longo da historia homens e mulheres têm recorrido repetidamente ao livro de salmos para encontrar conforto em tempos de luta e angustia

Dos 150 salmos, pelo menos 51 deles são anônimos, ou seja, não se conhece os seus autores, entre eles esta o salmo 118

Interessante é que o salmo 118 esta bem no centro da bíblia sagrada é o tema principal deste salmo é a confiança em Deus

Alguns estudiosos dizem que o salmo 118:8 é o centro das escrituras e, é importante notarmos o que diz este versículo: - é melhor confiar no Senhor do que confiar no homem

Mas o que vamos estudar hoje é o versículo de numero 24 que nos diz:- este é o dia em que o SENHOR fez; regozijemos nos e alegremo-nos nele

Há dias que a ultima coisa que queremos fazer é regozijar-nos, são dias que nosso humor esta em baixa, e a nossa situação fora de controle

São aqueles dias recheados de problemas; Aqueles dias em que toda esperança vai pelos ares por causa de uma crise, são aqueles dias que tudo parece que desta dando errado

Existem dias que começam parecendo que não devíamos ter levantado da cama, é como aquele ditado que muitos dizem: - hoje eu levantei com o pé esquerdo

Quem consegue ter um dia bom quando: recebe a noticia que um ente querido faleceu, quando recebe a carta de demissão, quando o diagnostico do medico diz que não tem cura

Quem consegue ter um dia bom quando: as contas vencem e não tem o dinheiro para pagar o aluguel, quando não há nada na dispensa para fazer o almoço, quando o outro lado da cama continua vazio... Etc.

Será possível ter um dia bom quando tudo que esta acontecendo no dia é ruim? Será que todo dia não merece uma chance e, assim, passar a ser de um dia ruim a um bom dia?

Afinal de contas é isto que o texto esta nos dizendo: "Este é o dia em que o SENHOR fez; alegremo-nos e exultemos neste dia" Sl 118:24

A primeira palavra nos deixa curiosos. "Este é o dia em que o SENHOR fez"? Para nós os dias que o Senhor fez só podem ser os bons dias

Os feriados talvez sejam os dias em que o Senhor fez. Domingos de Páscoa... Sábados de liquidações... Dias de férias... Dia de receber o pagamento — esses são os dias em que o Senhor fez. Mas o texto é claro ele diz: "este é o dia"

"Este é o dia" inclui todos os dias. Dias de divórcio, dias de pro¬vas finais, dias de cirurgias, dias de pagar os impostos, dias de ser demitido, dias de velório...

Este é o dia em que o SENHOR fez; alegremo-nos e exultemos neste dia.

Ei! Gostemos ou não foi Deus que fez este dia, pastor, mas este dia esta terrível! Mas, foi Deus que fez ele, foi Deus que ordenou este momento difícil, foi que criou os de¬talhes deste momento de sofrimento

Ele não está de férias. É Ele que ainda segura à alavanca do maquinista do trem, senta na cabine do piloto e ocupa o único trono do universo. Cada dia vem do departamento de criação de Deus. Incluindo este.

Assim, só há uma coisa que podemos fazer mudar nossa pers¬pectiva e imitar a solução do salmista: " alegrar e exultar neste dia."

Alegrar e exultar no dia que o Senhor fez, e todos os dias são feitos por ele ou estão no seu controle, isto significa dizer que Deus quer que nos alegremos todos os dias

Seria fácil para nos depois de um dia ruim nós alegrarmos após ele, ou nos alegrar ao fim deste dia ruim ou nós nos exultaremos após este dia!

Mas se alegrar neste dia é o que Deus nos convida a fazer, a palavra neste, no ou na, dá uma indicação de lugar e de tempo

Deus nos convida a nós alegrar neste dia. Como Paulo se alegrou na prisão; Davi escreveu salmos no deserto; Jonas orou na barriga do peixe; Paulo e Silas cantaram na prisão; Sadraque, Mesaque e Abede-Nego permaneceram firmes na for¬nalha ardente; João viu o paraíso no seu exílio; e Jesus orou em seu martírio...

Nada aqui foi depois ou após mais sim na aflição Será que nós poderíamos exultar bem durante este dia?

Sabe por que nós não conseguimos muitas vezes nos alegrar no hoje, no dia que Deus fez para nós?

Existe algo aqui que você precisa ter sempre em mente. O ontem não existe mais para você. Ele desapareceu enquan¬to você dormia. Já era

Será mais fácil agarrar uma nuvem de fumaça. Você não pode mudar o ontem nem melhorá-lo. Ei! Segundas chances não são permitidas

A areia da ampulheta não volta para cima. O ponteiro dos segundos do relógio se recusa a andar para trás. O calendário mensal se lê da esquerda para a direita, e não ao contrário

O ontem não existe mais. O amanhã ainda não existe. A não ser que você acelere a órbita da Terra ou convença o Sol a nascer duas vezes antes de se pôr, você não pode viver o amanhã hoje

Você não pode gastar o dinheiro de amanhã, celebrar as conquistas de amanhã, nem resolver os problemas de amanhã. Você só tem o hoje. Este é o dia em que o Senhor fez

Jesus nos ensinou sobre isto ele disse: Mt 6:34

Ei! Viva hoje o dia que o Senhor fez. Não so¬brecarregue o hoje com os arrependimentos de ontem nem o es¬trague com os problemas de amanhã

Só que infelizmente não é isso que nos fazemos, sabotamos nosso dia, levando-o ao desastre, carregando os pro¬blemas do ontem, antecipando os problemas do amanhã. Remor¬so pelo passado, ansiedade pelo futuro. Não estamos dando uma chance ao dia.

O que podemos fazer? Como nos alegrarmos no dia que o Senhor fez (e todos os dias são feitos por ele) independente das circunstancias deste dia?

A palavra dia não aparece muitas vezes nas Es¬crituras. Mas as poucas vezes em que a aparece servem para dar uma deliciosa fórmula para elevar cada um dos nossos dias à posição de campeão

Eu quero falar nesta oportunidade pelo menos sobre 2 maneiras de nos alegrarmos no dia que o Senhor fez

1  PREENCHA SEU DIA COM A GRAÇA DE DEUS Lc 23:43

Quem sabe o dia de ontem pra você foi um péssimo dia, você pisou na bola! Falou o que não devia!Pegou a rua errada, quem sabe ontem você reagiu de forma inadequada.

Falou quando deveria ter escutado, se apressou quando de¬veria ter esperado, julgou quando deveria ter confiado, entregou se quando deveria ter resistido.

Ontem tudo deu errado. Mas você terá muitos outros dias como esse se deixar os erros de ontem afetarem sua atitude de hoje

Você precisa entender que As misericórdias de Deus se renovam a cada manha Lm 3:22-23

Vejamos o exemplo do ladrão da cruz: que dia mal aquele na vida do ladrão da cruz, dia que seria crucificado pelos seus crimes, depois de vários dias naquela cela escura chega o dia da sua condenação

Juntamente com ele naquele dia mais 2 homens sofrem a mesma condenação, um ladrão como ele e o outro acusado ter violado as leis judaicas

Os 3 são pregados,cada um em uma cruz no monte gol gota, ele a direita o outro ladrão a esquerda e entre os dois o homem chamado Jesus

Que dia horrível na vida daquele homem, Dor. Morte. Ele as vê; ele as ouve. Mas, a seguir, o ladrão vê e ouve outra coisa:

— Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo Lc 23:34

O homem chamado Jesus ora em uma cruz romana, e ora pelos seus algozes

Veja como o ladrão da esquerda reage. Zombaria: leia: Mt 27:42:43

O ladrão se comove, e tenta fazer os outros parar de zombar:

Leia: Lc 23:41

O ladrão sente que está ao lado de um homem enviado pelos céus e faz um pedido:

— Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino Lc 23:42

E Jesus, cujo trabalho envolve aceitar imigrantes ilegais e levá-los para seu Salão Oval, responde:

— Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso Lc 23:43 ele não diz amanha, nem daqui a 3 dias quando eu ressuscitar ele diz: - hoje estarás comigo no paraíso

E o mau dia do ladrão encontra a dádiva graciosa de um Deus misericordioso, o dia ruim do ladrão foi preenchido pela graça de Deus

O que o ladrão ouviu na cruz da boca de Jesus é mais pura graça de Deus manifestada, embora a voz talvez fosse fraca depois de uma noite de açoites, depois de ter os pés e mãos furados, depois de estar pendurado na cruz, ele diz com firmeza – hoje tu estarás comigo no paraíso

Pense comigo na grande riqueza da graça de Deus o que o ladrão viu naquele homem pendurado na cruz para pedir pra lembrar-se dele quando entrasse em seu reino: ele viu:

 O Deus que convenceu Adão e Eva a sair detrás dos arbustos e um sanguinário Moisés a sair do deserto

 O Deus que reservou um lugar para Davi, em¬bora Davi tenha cometido adultério com Bate-Seba

O Deus que não desistiu de Elias, embora Elias tivesse desistido de Deus

O que ele ouve? Quando Jesus fala com ele – hoje estarás comigo no paraíso:

 Ele ouve o mesmo que Moisés ouviu quando era um fugitivo no deserto

 O mesmo que Elias ouviu quando estava depri¬mido no deserto,

 O mesmo que Davi ouviu depois de seu adultério com Bate-Seba

 Ele ouve o que... Um Pedro inconstante ouviu após o galo cantar

A mulher que traía o marido ouviu depois que os homens

Foram embora

Ele ouve a língua oficial de Cristo: Graça. Graça Imerecida. Graça Ines¬perada. Graça. Jesus lhe respondeu: '"Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso'" Lc 23:43

O que é o Paraíso? O céu intermediário. A casa dos justos até o retorno de Cristo. A árvore da vida está lá. Os santos estão lá. Deus está lá. E agora o ladrão, que começou o dia em uma prisão romana, estará lá.

Com Jesus. Não há entrada pelos fundos. Não há chega¬das tarde da noite. No paraíso não existe noite nem cidadãos de segunda classe. O ladrão passa pelos portões pisando no tapete vermelho de Jesus.

Ei! E tem mais não é amanha é Hoje! Imediatamente! Sem se purificar no Purgatório. Sem reabilitação no Hades. A graça vem como a luz do sol e ilumina o dia sombrio do ladrão. O monte da execução vira o monte da transfiguração.

Talvez você precise do mesmo. Os erros de ontem fazem o papel do esquadrão da morte romano: eles te acompanham até ao cal¬vário da vergonha. Os rostos do passado estão no caminho. Vozes berram seus crimes enquanto você passa

Logo você é crucificado na cruz de seus erros. Erros idiotas. O que você vê? Morte. O que você sente? Vergonha. O que você vê? O que você ouve?

Ah, essa é a grande pergunta. O que você ouve?

Você consegue es¬cutar Jesus no meio de seus acusadores? Ele garante: "Hoje você estará comigo no paraíso."

Hoje. Este é o dia. No meio desse dia angustiante, Jesus faz um milagre. Enquanto outros crucificam seu passado, ele abre as portas para seu futuro. Paraíso. Jesus trata com misericórdia seus dias de vergonha.

Ele levará sua culpa, se você lhe pedir isso. Tudo que ele espera é que você peça. As palavras do ladrão bastam. "Nós es¬tamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal..."

Nós estamos errados. Mas ele está certo.

Nós pecamos. Mas ele é o Salvador.

Nós precisamos de graça. Jesus pode nos dar

Ei! E não interessa o tamanho dos seus pecados ou a quantidades de seus erros a graça de Deus é mais do que suficiente Rm 5:20

Então peça ao Senhor: "Lembra-te de mim quando entrares no teu Reino."

E quando você pedir, aquele que falou novamente proferirá estas palavras: "Hoje você estará comigo no paraíso."

Da próxima vez que seu dia tomar a direção errada, aqui está o que você deve fazer. Mergulhe na graça de Deus. Preencha seu dia com o amor dele

Tempere sua mente na misericórdia do Senhor. Ele pagou suas dívi¬das 1 Pe 2:24

Havia uma nota de divida nossa diante de Deus nossos pecados que o diabo usava para nos acusar, mas ao morrer na cruz Jesus pagou esta divida Cl 2:14



2°  CONFIE O SEU DIA AOS CUIDADOS DE DEUS Lc 11:3



Ei! Encare os fatos. A ansiedade não tem vantagens. Acaba com a saúde, rouba a alegria e não muda nada.

Mas Jesus nos oferece uma saída. Lembra-se de como ele nos ensinou a orar? "o pão nosso de cada dia nos daí hoje" Lc 11:3

Porque Jesus não disse: - o pão nosso de cada dia da nos todos os dias? Mais ele disse: - o pão nosso de cada dia daí nos hoje

É porque esta simples declaração revela o plano providencial de Deus: viva um dia de cada vez, ou seja, a provisão de Deus é diária, não podemos armazenar as bênçãos de Deus nem cortar a comunicação com Deus

Vemos também o exemplo de Moisés e aos Israel no deserto

Eles viram um milagre após o outro e, ainda assim, preo¬cupavam-se: "No deserto, toda a comunidade de Israel reclamou a Moisés e Arão. Disseram-lhes os israelitas: Êx 16:2-3

Espere aí um minuto. Essas são as mesmas pessoas que os egípcios torturaram e escravizaram? Os mesmos hebreus que im¬ploraram a Deus por libertação?

E agora, apenas um mês depois de terem sido libertados, falam como se o Egito representasse um período de férias na vida deles. Eles se esqueceram de tudo. Eles se esqueceram dos milagres que viram e do sofrimento que viveu. O esquecimento é o pai da ansiedade.

Mas Deus, paciente como é com as perdas de memória, manda lembretes. Êx 16:4-5

Note os detalhes do plano providencial de Deus. Ele supre as necessidades diárias diariamente

Codornizes co¬briam o pátio à noite; maná brilhava como geada de manhã. Car¬ne para o jantar. Pão para o café da manhã. A comida caía todos os dias. Não todo ano, todo mês ou toda hora, mas todos os dias. E tem mais.

Ele supre as necessidades diárias miraculosamente. Quando as pessoas viram o pão no chão pela primeira vez, "começaram a perguntar uns aos outros: 'Que é isso?' pois não sabiam do que se tratava" Êx 16:15

As pessoas atordoadas chamaram os pães de man-hu, hebrai¬co para "o que é isso?". Deus tinha recursos que eles desconheciam soluções fora da realidade deles, provisões fora da possibilidade deles

Eles viram a terra ressecada; Deus viu a cesta de pão do céu. Eles viram a terra seca; Deus viu uma ninhada de codornizes atrás de cada arbusto. Eles viram problemas; Deus viu providência.

Ei! Deus sabe do que você precisa no amanha! Confie nele. Mt 6:33,34

O termo grego para preocupação, merimnao, vem do verbo merizo (dividir) e de nous (mente). A preocupação parte a mente em duas, dividindo os pensamentos entre hoje e amanhã

O hoje não tem a menor chance de resolver o dia de amanhã. Desesperar-se hoje com os problemas de amanhã drena a energia de que você precisa para o agora, deixando-o anêmico e fraco.

A preocupação faz guerra contra sua fé. Você sabe disso. Você odeia se preocupar. Mas o que você pode fazer para parar com isso? Existem 3 destruidores da preocupação e você pode usá-los na sua vida:

1° destruidor da preocupação: Ore mais Ninguém pode orar e se preocupar ao mesmo tem¬po. Quando nós nos preocupamos, não estamos orando. Quando nós oramos, não estamos nos preocupando. Is 26:3

Quando você ora, você "confia" sua mente a Cristo, resul¬tando em paz quando você faz isto você esta eliminando a ansiedade.

2°destruidor da preocupação: Queira menos  A maior parte da ansiedade vem não daquilo de que precisamos, mas do que queremos

Somos induzidos todos os dias pela mídia, pelo tele marketing a ter o que não precisamos só pra agradar pessoas que nem conhecemos, somos induzidos ao erro de que a felicidade esta no ter e não no ser

Agora, Se Deus é suficiente para você, então você sempre terá o suficiente, porque você sempre terá Deus. Fp 4:4

3° destruidor da preocupação: Viva o hoje Os céus ainda têm a casa de maná. Os arbustos ainda têm codornizes. E você ainda tem o hoje Não o sacrifique o hoje no altar da ansiedade Hb 4:16

Ei! Ele chega sempre na hora! Ele envia ajuda na hora em que precisamos dela.

Você não sabe nada sobre os problemas de amanhã. Mas saberá amanhã

Você não tem os recursos para as necessidades de amanhã. Mas terá amanhã. Você não tem coragem para os desa¬fios de amanhã. Mas terá quando o amanhã chegar.

O que você tem é maná para de manhã e codorniz à noite; pão e carne para o dia. Deus supre as necessidades diárias todos os dias e de forma miraculosa

Ele fez no passado, ainda faz e sempre fará isso por você, agora, é claro se você procurar você sempre vai achar motivos para reclamar

Adão e Eva procuraram e acharam Cercados por tudo de que precisavam, eles voltaram seus olhos para a única coisa que não podiam ter. Eles acharam alguma coisa do que reclamar.

Os seguidores de Moisés também acharam do que reclamar. Eles poderiam ter se concentrado nos milagres:

O Mar Vermelho tornando-se a estrada de tijolos amarela, o fogo acompanhando-os de noite, a nuvem acompanhando-os de dia, o maná refletindo o nascer do sol, e as codornizes fugindo para o campo de noite

Em vez disso, eles se concentraram em seus problemas. Eles desenha¬ram figuras do Egito, sonharam com pirâmides e reclamaram que a vida no deserto não era para eles. Eles acharam alguma coisa do que reclamar.

E você? Está olhando para quê? Para o único fruto que você não pode comer? Ou para os milhões que você pode? Para o maná ou para a desgraça? Para o plano dele ou para os seus problemas? Para cada dom ou para o fardo?

Tudo depende de como você vê ou como você pensa Fp 4:8

Quando você olha para o copo como você vê? Você vê o copo como meio cheio? Ou você o vê como meio vazio?

Quando vemos como Deus quer que vejamos, vemos a mão de Deus no meio da doença, Jesus agindo no meio do problema, o Espírito Santo confortando um coração partido

Ei! Nós não vemos o que é visível, mas o que é invi¬sível. Nós vemos com fé, e não com a carne, e já que a fé traz espe¬rança e a bíblia diz claramente que a esperança não traz confusão Rm 5:5

Nós podemos deixar de preocupar tanto com o amanha e fazer com tranqüilidade o que o salmista nos diz: este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos e alegremo-nos nele

Conclusão:

Ei! Deixa-me terminar dizendo algo tremendo para você Deus te deu uma grande dádiva! Você ganhou a melhor lote¬ria da história da humanidade, sem ter de pagar pelo bilhete!

Sua alma está protegida, sua salvação é garanti¬da. Seu nome está escrito no único livro que interessa

Este é o dia que Deus fez se alegre nele ainda que ele tenha começado ruim foi Deus que te deu ele e ele pode melhorar

Deus te deu este dia para viver e servi-lo, regozije nele!

Preencha seu dia com Deus. Dê uma chance ao dia, foi Deus que fez este dia independente das circunstancias deste dia alegre-se nele!

Que Deus te ABENÇOE!



Mensagem pregada no culto de ensino baseada no livro do Pr: Max Lucado: todo dia e´um dia especial

















Nenhum comentário:

Postar um comentário