sexta-feira, 26 de agosto de 2011

3 PASSOS PARA O ENCONTRO COM DEUS

3 PASSOS PARA O ENCONTRO COM JESUS


Rt: 3:1-3

INTRODUÇAO

Quando lemos o livro de Rute, a primeira palavra que vem a nossa mente é perseverança

O propósito geral do livro de Rute é justamente mostrar como 3 pessoas permaneceram fieis e fortes em seu caráter mesmo quando tudo ao seu redor desmoronava

Vejamos um pouco da historia desta mulher chamada Rute:

A bíblia começa dizendo no 1° capitulo do livro de Rute que houve uma grande fome na terra na época dos juízes

Elimeleque para fugir da fome e dos problemas foge da sua terra, Belém de Judá, ele sua mulher Noemi e seus 2 filhos Malom e Quiliom

Eles Partem em busca de uma nova oportunidade, e passa a morar nas terras de Moabe

Há algo interessante aqui que precisamos meditar: Elimeleque habitava em Belém de Judá e a palavra Belém significa casa de pão, mas houve fome na casa de pão e Elimeleque teve que ir morar em Moabe

Moabe significa  família de um pai e este era o nome do filho da união incestuosa de Ló com sua filha primogênita Gn 19:37, ou seja, a palavra Moabe dá um sentido de maldição,algo que foi amaldiçoado, os Moabitas sempre foram inimigos do povo de Deus

Sair da casa de pão, para buscar solução na casa de maldição e algo extremamente terrível

Ei! Existem muitas igrejas que não são mais casas de pão por isso muitas servos de Deus tem saído delas pra procurar alimento em outros lugares e às vezes buscam em lugares errado

Quando falta pão na casa de pão tem muita gente que fica andando atrás de profeta das de revelações carnais e adivinhação

Ei! Deixa eu te dizer algo nesta noite! A sua igreja tem que ser uma casa de pão pra você! E o que é o pão? O pão é apalavra de DEUS que alimenta alma do crente

Mas voltemos a historia, depois de estabelecidos, Elimeleque morre, e Noemi fica com seus dois filhos, que se casam

Mas, depois de um tempo, os filhos também morrem. Ficou a sogra Noemi e as duas noras Orfa e Rute. Era um tempo complicado para as 3 mulheres

Noemi recebe notícias de que as coisas estavam melhores em sua terra e resolve voltar, quem sabe tivesse uma chance para mudar as coisas ou talvez encontrar alguém que a ajudasse

Ela começa sua viagem de volta, as noras e também viúvas resolvem ir com ela, mas Noemi as despede, com medo de não ter como sustentar nem mesmo a si, quanto mais outras pessoas

Orfa se despede da sogra e volta para sua terra, mas Rute resolve seguir com ela Rt 1:16-17, mesmo sabendo que a expectativas não eram boas, mesmo sabendo que ela estava indo para uma terra estranha

De volta pra sua terra Noemi encontra um Parente rico de nome Boaz o qual se tornar o seu remidor e casa com sua nora Rute, deste casamento nasce aquele que seria o avô do rei Davi

A historia de Rute e Noemi e com certeza uma historia marcante, emocionante e espiritual

Mas o que eu quero falar nesta noite e da mensagem tipológica que existe dentro desta historia

O casamento de Rute com Boaz é uma tipologia do casamento de Cristo com a sua igreja 1 Ts 4:17 1Co 15:51:58 o texto lido nesta noite diz que para Rute ter um encontro com Boaz na eira Noemi deu instruções de como ela devia se preparar

Lava-te, unge-te e veste os teus vestidos...

Se nesta historia Rute simboliza a igreja e se Boaz simboliza Jesus, então para termos um encontro com Jesus devemos seguir o mesmo conselho que Noemi deu para Rute: lavar-se, ungir-se e vestir-se;

Vejamos 3 passos para encontrar com Jesus:

1° LAVA-TE

Quando falamos em lavar-se, a primeira coisa que vem a mente é a utilização de água com sabão pra remover a sujeira

A água simboliza a palavra de Deus, a sujeira por outro lado simboliza o pecado

Para encontrarmos com Jesus precisamos estar limpos de todo pecado e isso só pode acontecer de duas formas

Purificados pela palavra Jo 15:3 e purificados pelo sangue 1Jo 1:7-10

Quando Jesus lavou os pés dos discípulos no cenáculo, Pedro queria que Jesus lavasse todo o seu corpo mais Jesus lhe disse: - aquele que já banhou não necessita de lavar se não os pés, no mais está todo limpo...Jo 13:10, e em Jo 15:3 Jesus disse: - vos estais limpos pela palavra que vos tenho falado

Em Ap 7:14 a palavra de Deus diz: ...estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram suas vestes e as ranquearam no sangue do Cordeiro

Ei! Se você quer ter um encontro real com Jesus lava-te nas águas purificadoras da palavra de Deus e branqueie suas vestes no sangue do Cordeiro de Deus

2° UNGE-TE

No antigo testamento a unção com óleo era usada para ungir reis, profetas e sacerdote

Era derramado sobre eles o óleo da unção como símbolo da presença do Espírito Santo

Hoje a bíblia diz que ao aceitar-mos Jesus como nosso salvador recebemos o selo do Espírito Santo: -... Depois que ouviste a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa Ef 1:13

Agora existem pessoas que são ungidas por Deus para realizar algo especial para ele:

Davi foi ungido para ser rei em Israel, Elias foi ungido como profeta, Paulo foi ungido como apostolo dos gentios, Jesus disse que foi o ungido do senhor para curar os enfermos e libertar os cativos Lc 4:18

Ei! Deus quer que eu você também sejamos ungidos dele para fazer coisas extraordinárias para ele

Quem é ungido é consagrado, quem é consagrado, é separado do mundo, quem é ungido é protegido 1 Cr 16:22, quem é ungido é instrumento para obra de Deus Is 61:1, quem é ungido tem poder de Deus Mt 28:18, quem é ungido é cheio do Espírito Santo Ef 5:18

3° VESTE AS TUAS VESTES

Desde que Adão pecou no jardim do Éden que andar nu é crime em qualquer lugar do mundo

Se você ficar pelado em publico em qualquer lugar do mundo você é preso na mesma hora, pra se apresentar em publico tem que se estar vestido

E existem lugares e ocasiões em que são exigidos certos tipos de vestes: por exemplo, ninguém vai a um tribunal com roupas de banho, por outro lado ninguém vai à praia de terno e gravata

Cada lugar e ocasião se exigem um tipo de veste, quem não nunca recebeu, por exemplo, um convite pra um evento com exigência de traje ex: traje social ou traje esportivo

Pra encontrar-se com Jesus não é diferente exige-se que esteja de vestes, e não é qualquer tipo de veste

A bíblia fala de veste de salvação Is 61:10, quando nós aceitamos Jesus na nossa vida nós estávamos espiritualmente falando nus diante de DEUS,mas ele nos vestiu com vestes de salvação

em Ap 7:9 diz que havia um multidão muito grande diante do trono de DEUS todos vestidos de vestes brancas

Vestes brancas falam de santidade só vai se encontrar com Deus quem estiver vestidos com estas vestes Hb 12:14 diz: - segui a paz com todos e a santificação porque sem a qual ninguém vera a Deus

Conclusão:

Rute para se encontrar com Boaz o seu remidor ela se preparou antes se lavou, ungiu e vestiu suas vestes

E nós? Será que estamos nos preparando para encontrar com nosso salvador Jesus

Preparamos-nos para tantas coisas, para o casamento, para a formatura, para um encontro, para uma festa, mas esquecemos de nos preparar para ter um encontro com DEUS

E queira ou não todos um dia irão ter um encontro com Deus, que possamos estar preparados para este encontro

O modo de se preparar esta nesta historia de Rute e Noemi é só se lavar na palavra e no sangue de Jesus, ungir nossas vidas com a presença do Espírito Santo e vestir com vestes de santidade

Que deus te abençoe!



Um comentário:

  1. Obrigado, Pastor Irmão,estou aprendendo mais, a cada dia, com tuas palavras.Deus contigo!

    ResponderExcluir