segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Muralha ou Monte?

Nós encontramos constantemente na Bíblia estas 2 palavras, cada um tem um significado diferente.
Quando falamos em muralha, estamos falando de obstáculos, impedimentos, barreiras.
Quando falamos de monte geralmente estamos falando bênçãos de vitorias, de conquistas, monte fala também de lugar de oração, muralhas e montes representam visões que temos na nossa vida.
Eu quero analisar estas 2 visões hoje

1 MURALHAS
Falando em muralhas nós podemos analisar por 2 ângulos,

1= nos dias da Bíblia as cidades eram fortificadas cercadas por grandes muralhas, e havia pessoas geralmente os mais pobre que construíam suas casas sobre as muralhas ( ex: raabe a prostituta Js 2:15)
Quem morava sobre as muralhas tinha uma visão maior da chegada de inimigos, mas por outro lado estava mais vulnerável que os outros.
Se a cidade fosse cercada seriam os primeiros a sofrer o ataque do inimigo, por que o primeiro passo do inimigo era justamente derrubar as muralhas.
Quando vivemos sem colocar Deus em primeiro lugar, estamos na muralha. Desde aí, veremos os exércitos inimigos, os problemas, as dificuldades, etc. Mas não encontraremos solução para essas lutas.
Há crentes que só conseguem ver o inimigo, as lutas, as provações, as dificuldades, ei! Pare de ver os seus problemas e comece a ver o Deus que pode resolver seus problemas.
Os 10 espias viram os gigantes, viram as muralhas, viram os obstáculos, mas Josué e Calebe viram o poder e as promessas de Deus que iriam se cumprir Nm 13:27-28, Nm 14:7-8
Ei! Não olhe para os obstáculos, não olhe para as muralhas, olhe para aquele que faz as muralhas cair por terra

2= as muralhas representam os obstáculos entre nos e as nossas conquistas, entre Josué e a conquista de jerico havia uma grande muralha, mas Josué seguiu a orientação de Deus e as muralhas caíram por terra e jerico foi conquistada.
As muralhas são os obstáculos que temos que transpor para alcançar nossa vitoria, o escritor aos hebreus no capitulo 12 versículo 1 disse que devemos deixar de lado todo embaraço par seguirmos com perseverança a carreira que nos esta proposta.
Quais são as muralhas que se tornam obstáculos para nossa vitoria? São varias e o espaço e pouco para falarmos de todas elas mais são muralhas para nós: o pecado,a duvida, o desânimo, a incredulidade, o comodismo..etc., etc.
Ei! Creia no Deus que você serve, e pare de olhar para as muralhas, diga como Davi disse: - contigo passo pelo meio de um esquadrão; com o meu Deus salto muralhas.
O caminho de Deus é perfeito e apalavra do Senhor sem impureza, ele é o escudo de todos o que nele confiam II Sm 22:30-31

2  MONTE
Se muralhas simbolizam obstáculos, se quem tem visão das muralhas são os que só vêem o inimigo e as dificuldades.
Monte fala de lugar de oração viver no monte e ter uma vida diária com Deus, vida de oração e comunhão com ele
Nos dias da bíblia o povo buscava a Deus nos montes, levantavam altares no monte, o monte é lugar de onde se tem também uma visão privilegiada.
Só que quem esta no monte da oração não vê o inimigo, mas vê o deus que vence todos os inimigos.
Ei! Enquanto é tempo viva no monte da oração, quando falo em monte estou falando de forma simbólica, estou falando de vida nos pés do senhor, e não de pessoas que sobem para um monte literalmente falando, dizendo que vai orar e fica ali com todo tipo de meninice e invenção.
Vendo anjos, pauzinhos pegando fogo, inventando profetadas, não é disso que falo aqui mais sim de vida aos pés do senhor, até porque o poder ve4m de Deus e não dos montes Sl121:1
Nas nossas vidas, podemos optar entre as duas visões: a da muralha ou a do monte.
Quando vivemos sem colocar Deus em primeiro lugar, estamos na muralha. Desde aí, veremos os exércitos inimigos, os problemas, as dificuldades, etc. Mas não encontraremos solução para essas lutas.
Enquanto os que vivem sobre a muralha só vêem os problemas, aqueles que estão no monte da oração, em comunhão com Deus, enxergam as soluções divinas para os embates da vida.
Não viva sobre a muralha. Venha para o monte de Deus, colocando-o em primeiro lugar, e desfrute das vitórias que o Senhor tem preparado para ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário