segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Agague tem que morrer

I Sm 15:22-23




Introdução:

Quando Israel saiu do Egito em direção a terra prometia, a Bíblia nos conta que os amalequitas vieram guerrear contra eles.



Deus concedeu a vitória para seu povo e os amalequitas foram derrotados, e agora Deus fez um juramento e ainda mandou que se escrevesse em um livro, que ele iria riscar a memória de amaleque de debaixo dos céus Ex 17:4



Os anos se passaram e Israel entrou em Canaã, passou-se o período de juízes e finalmente sobe ao trono o primeiro rei em Israel, Saul.



Deus agora chama o profeta Samuel e manda dizer a Saul qual sua primeira ação, apagar do mapa a nação de amaleque.



A ordem de Deus era exterminar a tudo e a todos, homens mulheres, crianças e animais, aquele povo fez oposição ao povo de Deus no caminho para Canaã, então agora era o momento de se cumprir a promessa de Deus o fim daquela nação I Sm 15:1-3



Saul reuniu os seus exércitos, foi para a batalha e venceu os inimigos, mas não cumpriu A Palavra e a Vontade de Deus por completo.



Trouxe vivo a Agague rei dos amalequitas e ainda trouxe como despojo de guerra a vários animais, vacas, camelos ovelhas..segundo ele para sacrificar ao Senhor.



Deus se indignou com a desobediência de Saul e mandou Samuel para repreendê-lo.



O resultado da obediência parcial de Saul foi que ele perdeu o trono de Israel e a comunhão com Deus, Saul pagou caro por sua desobediência.



Nos podemos tirar desta historia algumas lições para nossa vida espiritual nos dias em que vivemos.



1 POR QUE DEUS ORDENOU A ABSOLUTA DESTRUIÇAO DOS AMALEQUITAS?



Aparentemente olhando alguém pode questionar: porque Deus sendo um Deus de amor, bondade, misericórdia, ordenou a destruição de um povo.



Pra entender precisamos analisar o contexto da história deste povo.



Os amalequitas era um povo composto de bárbaros, assassinos e ladrões que viviam de roubar e saquear as nações vizinhas.



Eles foram os primeiros inimigos de Israel, e viviam invadindo a terra de Israel para saquear e destruir as plantações.



Deus sabia que enquanto esta nação existisse não haveria paz para o seu povo, além do mais eles eram um povo idólatra que influenciava os israelitas nas práticas da idolatria.



Mas acima de tudo este povo fez oposição a Israel no caminho da terra prometida, e havia um juramento de Deus de apagar do mapa esta nação dos amalequitas



2 O QUE SIMBOLIZA O REI AGAGUE E OS AMALEQUITAS?



Os amalequitas fizeram oposição ao povo de Deus no caminho da terra da promessa, queriam impedir sua passagem.



Espiritualmente falando agague e os amalequitas representam tudo aquilo que se opõe entre nós e o nosso DEUS.



POR ISSO AGAGUE TEM QUE MORRER! Qual o agague da sua vida?



O que se opõe entre você e DEUS? Entre você e as promessas que ele tem te feito? O que tem se colocado entre você e A Vontade de Deus na sua vida? O que tem impedido você de andar nos caminhos de Deus?



O pecado? A velha natureza? Os prazeres da carne?



Ei! Deus quer que você mate o Agague da sua vida? Não foi isto que falou o apóstolo Paulo.



Pois se viverdes segundo a carne morrereis, mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo vivereis Rm 8:13



Os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com suas paixões e concupiscências Gl 5:24



Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena, a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, a avareza que é a idolatria Cl 3:5



Era pra Saul exterminar tudo, mais ele poupou Agague e os animais, e como um abismo chama outro abismo a apartir daí Saul comete um sucessão de erros.



1poupou Agague obedecendo a Deus parcialmente I Sm 15:8



2 levantou para si uma coluna I Sm 15:12 ao invés de levantar um altar para Deus levantou um monumento a si mesmo



3 tentou mentir para o profeta Samuel I Sm 15:13



4achou que podia comprar a Deus e sua consciência com holocaustos e ofertas I Sm15:20-21



Saul perdeu o trono para Davi, e o seu fim foi trágico pois obedeceu a Deus em partes



Aplicação Agague tem que morrer! Agague é tudo aquilo que se opõe entre você e sua obediência completa a Deus.



O que tem impedido você de ser totalmente obediente a Deus?



Você até pode dizer: - mas eu vou a igreja! Eu sou obreiro! Eu dou dizimo e ofertas! Eu me sacrifico pra servir a Deus!



Deixa eu te dizer algo aqui hoje, o sacrifício nos dias do Velho Testamento era uma ritual que demonstrava a comunhão entre o homem e Deus.



Mas como no caso de Saul, se o coração da pessoa não estivesse verdadeiramente arrependido ou se ela não amasse a Deus de verdade aquilo era só uma cerimônia vazia.



Ei! Hoje da mesma forma cerimônias e rituais são vazios a menos que sejam apresentados com atitude de Amor e Obediência.



Ser religioso, ir a igreja, fazer parte do ministério, ser cantor, pregador, pastor, cantar no coral da igreja.



Nada disto vale nada se não agirmos com Devoção e Obediência a Deus.



...tem porventura, o Senhor tanto prazer em holocausto e sacrifícios como que se obedeça A Sua Palavra? Eis que o obedecer é melhor do que sacrificar, e o atender melhor é do que a gordura de carneiros I Sm 15;22



Obedeça a Deus em tudo! E não em partes e você será um crente abençoado.



Deixe tudo que se opõe entre você e a vontade de Deus, dEixe morrer o agague da sua vida.



Medite nas palvras de Jesus:



...se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me

Pois aquele quiser salvar a sua vida perdê-la-a, mas quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-a Mt 16;24-25

Deus te abençoe!

Um comentário:

  1. Amém Glória a Deus.
    E tudo isso e mais.
    As escrituras são verdadeiras. E o homem deturpar as palavras de de Deus em prol do seu próprio interesse

    ResponderExcluir