terça-feira, 5 de abril de 2016

PRUDENTES COMO AS SERPENTES E SIMPLES COMO AS POMBAS

PRUDENTES COMO AS SERPENTES E SIMPLES COMO AS POMBAS.
Mt 10:16.
 Introdução:
Meus amados irmãos! O texto que nos tomamos como base para nossa meditação Mt 10:16, fala da preparação dos discípulos para as perseguições,
Jesus diz o seguinte: - Eis que eu vos envio como ovelhas ao meio de lobos...
Os discípulos de Jesus estavam sendo enviados para fazer a obra de Deus, e eles iriam enfrentar grandes oposições,
Não somente a oposição de fora; governos tribunais, mas também a oposição de dentro amigos, familiares, judeus...
Jesus então os exorta dizendo: ...Sedes prudentes como as serpentes e simples como as pombas
Confesso que eu fico impressionado com nosso Senhor e salvador Jesus Cristo, ele é o nosso mestre por excelência,
E é incrível como ele pode nos ensinar muitas coisas com poucas palavras, e nos às vezes como muitas palavras não conseguimos dizer nada,
Este texto é mais um destes grandes tesouros das palavras de sabedoria de nosso Jesus, é uma exortação dita por Jesus aos seus discípulos,
E se eu você também somos discípulos de Jesus esta exortação, inclui eu você também Jesus diz:
 - Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sedes prudentes como as serpentes e símplices como as pombas. Mt 10:16.
O que me chama atenção é que a prudência e a simplicidade são conceito antagônicos, opostos, contrários,
Parece algo muito difícil ter a prudência das serpentes e a simplicidade das pombas, por que são coisas totalmente opostas,
Uma cobra é prudente a ponto de viver escondida, uma pomba é simples a ponto de vir comer até em nossas mãos,
Se isto é verdade como podemos ser prudentes e simples ao mesmo tempo, a fim de obedecermos ao que Jesus nos ensinou?
 Se Jesus ensinou que devemos ser prudentes como as serpentes e simples como as pombas é por que isto é algo possível de se fazer
Veremos aqui hoje as várias verdades contidas nesse texto tão pequeno, e que precisamos aprender e entender.
E vamos aprender: - como ser prudente como as serpentes e simples como as pombas.
Vejamos O Conceito de prudência e simplicidade
O que é ser prudente? Ser prudente é ser precavido, é saber pensar antes de falar ou realizar alguma coisa,
Para não sofrer no futuro danos, dissabores e conseqüências desagradáveis.
Prudência: É cautela, precaução, sensatez.
O que é Simplicidade¿ simplicidade é a forma simples de viver, sem malicia, sem arrogância, sem prepotência.
Simplicidade é a qualidade do que é simples, é ser humilde, sem arrogância,
Agora, a simplicidade deve vir acompanhada da prudência para não sofrer decepções. 
São duas qualidades importantes na vida de um servo de Deus: prudência e simplicidade.
Vejamos então o que Jesus quis nos ensinar quando disse que nos temos quer prudentes como as serpentes e simples como as pombas.
1º PRUDENTES COMO AS SERPENTES
O que significa ser prudente como as serpentes¿. Que tipo de prudência é essa? E por que Jesus usou a figura da serpente?
Para entender o que Jesus quis vejamos as características de uma serpente:
As serpentes são animais de sangue frio, são répteis pertencentes à ordem Squamata: animais que possuem escamas são conhecidas popularmente como cobras
Uma das principais características das serpentes são a ausência de membros locomotores; as serpentes não possuem pés,
Seus esqueletos são compostos de cabeça, vértebras e costelas; tem a pele muito elástica e dilatável,
Outra característica das serpentes é a incrível possibilidade de abrir a boca até um ângulo de 180 graus e engolir presas maiores que a boca.
As serpentes não tem orelha externa, mas conseguem detectar o barulho pela a vibração no solo através do seu esqueleto.
Todo o sistema de captação de partículas dispersas no ar, que constituem o odor, é realizado pela língua.  A serpente sente o cheiro usando sua língua bifurcada.
As serpentes não enxerga como os homens, mas elas têm um sistema de infravermelho no globo ocular,
Que a leva captar a imagem através do calor do corpo. Isto faz com que elas enxerguem até mesmo no escuro
As serpentes vivem em alerta, e consegue discernir bem o perigo ainda distante e em qualquer circunstância da natureza,
Conforme eu disse; elas são surdas, mas os seus sentidos que fazem elas sentir a vibração do solo, e captação de partículas pela língua,
Elas fazem o discernimento e se for preciso; ela logo ataca, ou bate em retirada.
As serpentes habitam todas as regiões do globo e possui espécies que sobrevivem tanto em terra como no mar e rios.
Sua função na natureza é o controle da população de roedores dos quais é predadora.
Mas as serpentes se alimentam também; de mamíferos, aves, peixes e até de outros répteis, e nem todas as serpentes são venenosas
No Brasil, por exemplo, existem pelo menos 321 tipos de serpentes, e destas apenas 36 são peçonhentas, venenosas,
A serpente ou a cobra, como você preferir chamar, é um animal interessantíssimo: agressivo, venenoso, falso, perspicaz e ágil,
A cobra é um animal ao mesmo tempo elegante e repugnante, uma cobra pode ser um animal tão frágil a ponto de ser esmagada por uma criança,
Mas ao mesmo tempo um animal tão perigoso a ponto de matar um leão com o seu veneno.
A cobra é animal traiçoeiro, tão fascinante que dizem que algumas espécies tem até o poder de hipnotizar,
A cobra é um animal tão traiçoeiro, que dizem que ela dorme enrolada, com o bote armado, pronta pra atacar,
A cobra é um animal, perigoso, que dá medo, eu gosto muito de pescar, mas se eu ver uma cobra na beira do rio no lugar da pescaria,
Pra mim acabou! Não dá pra confiar em uma cobra! Você confiaria¿ ficar pescando em um rio ou em uma lagoa ao lado de uma cobra¿
- Ah! Tem uma cobra aqui perto de mim, mas eu vou continuar pescando tranqüilo, eu não mecho com ela e ela não meche comigo!
Vai nessa! Você vai ver o que vai acontecer!
 Mas o que me chama a atenção é que Jesus vem lá do céu aqui na terra, e vai nos ensinar os seus discípulos e diz pra eles:
- Eu envio vocês como ovelhas no meio de lobos então sejam prudentes como as serpentes!
Jesus usa justamente a figura de uma serpente para nos ensinar o valor da prudência.
Se existe uma qualidade indispensável na vida do crente, esta qualidade é a prudência.
O crente fiel tem quer prudente no que fala; no que vê; no que ouve, e no que faz.
Quantas coisas desagradáveis acontecem por falta de prudência, a pessoa não vigia no fala, no que ouve e acaba enfrentando conseqüências desagradáveis.
Em Mt 7:24-27 Jesus contou a parábola falando que o homem prudente construiu sua casa na rocha,
Veio a chuva, correram os rios, assopraram os ventos, mas a casa não caiu, por que estava edificada na rocha,
Por outro lado Jesus disse que o homem imprudente edificou sua casa na areia e veio a chuva,
Correram os rios assopraram os ventos e aquela casa caiu, por que estava edificada na areia.
Ei! Na vida espiritual não é diferente temos que ser prudentes e construir nossa casa na rocha que é Cristo Jesus,
Pode vir à chuva, pode assoprar o vento que a nossa casa não irá cair!
Outra coisa, a serpente é uma animal prudente,  e mesmo no escuro ela consegue enxergar e discernir os seus inimigos.
A Bíblia diz que nós também os crentes  temos que discernimento, saber  o que é de Deus e o que não é.
- Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal. Hb 5:14.
Discernir significa perceber, distinguir ou diferenciar.  A bíblia diz em 1 Co 12:10 que Discernir é um dom do Espírito Santo.
E este é um dom que a igreja e os crentes precisam buscar de Deus urgentemente, para que haja prudência no nosso meio.
Desculpe a sinceridade! Mas nem tudo o que você vê dentro das igrejas são manifestações do Espírito Santo.
Existe muita coisa por ai da carne, e às vezes até manifestações demoníacas, que são confundidas com coisas de Deus por falta de discernimento.
Discernir é a capacidade que Deus dá a alguns para perceber, diferenciar, distinguir o que é de Deus e o que não é.
Outra coisa, o discernimento vem também pelo conhecimento da palavra de Deus
Não podemos  ter discernimento espiritual pelo que as pessoas pensam ou dizem:
 Não é pelo que o intelectuais dizem, nem pelo que os psicólogos nos dizem; pelo que o pregador famoso diz, temos que ir pelo que a palavra de Deus diz.
- Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Hb 4:12.
O apóstolo Paulo nos advertiu sobre a necessidade da prudência nos últimos dias da igreja de Jesus na face da terra. Veja o que ele disse:
- Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios. 1 Tm 4:1.
Nestes últimos dias o diabo esta enganando a muitos, com falsas profecias, falsos milagres e com vendas de amuletos,
Rosa ungida, óleo ungido, toalhinha ungida, travesseiro ungido, óleo ungido, balinha ungida:
 - Se chupar uma sara da dor de cabeça, se chupar duas sara do estomago, e se chupar três sara de tudo!
Quantas heresias estão sendo trazidas para dentro da casa de Deus, fazendo da casa do Senhor um lugar de comercio.
Ainda bem que ainda existem crentes que são prudentes como as serpentes e estão firmados na doutrina bíblica e não se deixam enganar por estas aberrações,
E nem se abala com nada disto por que esta firmado na rocha que é Cristo Jesus. O crente prudente diz como disse Paulo:
-... Porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.  2 Tm 1:12.
Ate mesmo na nossa fé é necessário ter muita prudência como as serpentes, para não sermos enganados e desviarmos da sã doutrina,
Tem gente usando a fé somente para correr atrás de bênçãos terrestres,e se esquecendo das coisas do céu
Outra coisa! Em qualquer circunstancia a serpente percebe o perigo, e por isso que a serpente vive em alerta,
 Ela dorme enrolada e com bote armado, isto é prudência! E vigilância!
O crente fiel também tem que ser prudente como a serpente, e viver em alerta, em vigilância. Jesus disse:
  - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Mt 26:41.
O inimigo pode atacar a qualquer hora, então seja vigilante, vigie, fique em estado de alerta, seja prudente como a serpente.
No reino animal os predadores costumam atacar a noite, por isso alguns animais dormem em pé, como os cavalos, as zebras e as girafas.
Se aparecer um leão, um leopardo, um tigre ou qualquer outro predador, eles estão prontos para correr e fugir,
 Na vida espiritual nós também devemos sempre estar prontos, não para fugir, mas resistir para os ataques do inimigo.
Foi isto que nos ensinou o apostolo Pedro: - Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. 1 Pe 5:8.
Outra coisa, por prudência  a serpente não anda em exibição, mas anda bem escondida,
Deixa uma pergunta: - você viu alguma cobra por ai esta semana¿ viu não!
 - Você viu alguma serpente rastejando Por ai na avenida rio verde, na v.05, ou lá no shopping buriti¿ não!
Vou pegar mais leve um pouco: - Quem sabe você foi à fazenda, na roça, esta semana, ou mês passado, você viu um serpente por lá¿ também não!
Tenho que você viu cavalos vacas, galinhas, porco, cachorro, gato, mas dificilmente você vê uma cobra!
Não é que elas talvez não estivessem por lá, é que elas são prudentes, elas ficam escondidas, na moita, debaixo de entulhos, nos buracos...
As cobras são prudentes! E é essa prudência que a faz ter êxito nas investidas tanto no combate quanto na hora de se alimentar.
Ela sabe a falta dessa prudência também pode lhe custar à vida. Pois, é um animal muito perseguido por gaviões e outros predadores.
Ei! O crente também precisa ter este tipo de prudência, tem crente que gosta demais de aparecer,
Ele que estar na frente de tudo! Quer mandar em tudo! Cuidado irmão o predador, o chifrudo tá te vendo! Você tá aparecendo demais! E o trem ruim tá te vendo, viu!
É melhor ser prudente e ficar escondido, ficar escondido aonde pastor¿ pergunta pra mim: e eu te respondo: - detrás da cruz de Cristo!
O crente prudente não é exibido, acho que foi isto que João batista quis dizer quando falou:   - É necessário que ele cresça e que eu diminua.
Quantos crentes imprudentes tem caído por causa da altivez, do nariz empinado a bíblia diz:
- A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Pv 16:18.
Outra coisa, a serpente troca de pele varias vezes, isto faz com que a casaca retirada que estava desgastada e cheia de parasitas seja renovada.
Alem disso a troca de pele faz com que a serpente tenha habilidade e bom desempenho na vida.
O crente fiel e prudente também não vive sem renovação: o tempo, as lutas, as dificuldades desta vida faz com que o crente busque a renovação para a sua vida,
- Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;
Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.
Is 40:30-31.
seja prudente como as serpentes.
2º SIMPLES COMO AS POMBAS.
Agora, que já falamos da prudência das serpentes, vejamos a simplicidade das pombas.
O que significa ser simples como as pombas¿. Que tipo de simplicidade é essa? E por que Jesus usou a figura da  pombas?
 Jesus disse: ...Sede Simples como as pombas.  Mt 10:16b;  é verdade! As pombas são animais muito simples.
A palavra pomba aparece mais de 30 vezes na Bíblia, com vários significados interpretativos, desde o livro do Genesis até o Apocalipse,
A pomba é mencionada na bíblia como símbolo de simplicidade, de inocência, gentileza, afeição e fidelidade
A pomba é um animal vertebrado, da classe das aves, da ordem dos columbiformes e da família dos columbídeos.
O comprimento médio de uma pomba é de 30 cm aproximadamente, ou seja, a pomba atinge a sua maturidade, a sua idade adulta, com esta medida.
O período de incubação de uma pomba é de 18 dias. Durante 18 dias, a pomba é apenas um embrião,
 Os filhotes das pombas passam um mês no ninho.  E durante um mês, as pombinhas vivem na mais completa e absoluta dependência dos seus pais.
As pombas são simples e não são exigentes, acostumam-se com qualquer ambiente, tanto que,
Não raras vezes, são o animal doméstico mais abundante em muitas cidades,
São consideradas por alguns como verdadeiras pragas, dada a sua capacidade de adaptação.
Observou¿ como a pomba é um animal simples, elas não são como as serpentes,
Que trocam de pele, que ouvem ruídos pela vibração do solo, elas não tem sensor infravermelho pra enxergam de noite,
As pombas não são como as serpentes que vivem escondidas, em alerta... As pombas são simples
As pombas são tão simples que elas  não ficam imaginando formas de voar, elas simplesmente voam;
As pombas não criam estratégias extraordinárias elaboradas para resolver coisas comuns;
As pombas nascem, crescem, comem, dormem, voam e se relacionam; e
E morrem;
Você tá achando que elas ficam escondidas iguais às cobras esperando apresa para atacar, não elas vivem na simplicidade,
Lá em casa elas ficam esperando eu jogar quirela pra galinhas pra elas comer, e tem dia que elas ficam o dia inteirinho em cima do telhado esperando.
Precisamo-nos aprender com as pombas a simplificar as coisa, por que  às vezes nos complicamos demais!
Tem muitas pessoas vivem criando teorias, hipóteses, possibilidades e estratégias mirabolantes para absolutamente tudo,
 E acabam se perdendo num labirinto mental que os impede de fazer aquilo que mais precisam que é Fazer o que precisa ser feito. Simplificar.
Tem gente que é complicado demais! E Jesus esta dizendo sejam simples como as pombas,
Tem gente que é complicado até na oração, o camarada vai orar e diz: - excelentíssimo Senhor meu Deus, que queria rogar a tua inefável atenção,
Se por obsequio o Senhor que esta no esplendor de sua magnitude, puder ouvir as milhas suplicas...
Se Deus fosse como eu ele ia dizer: -  como é que é¿ não to entendendo nada! Deixa-me pegar um dicionário ali!
Tem gente que é complicado no estudo da palavra de Deus, ao invés de estudar a bíblia para aprender, o camarada estuda para complicar mais ainda.
Tem gente que fica discutindo coisas da bíblia que não tem tanta importância ao invés de pregar a simplicidade do evangelho e Jesus.
A fé é  algo simples. Não tem nada de complicado. A fé simplesmente acredita, confia e descansa em Deus.
 A fé sabe que Deus é fiel e que nada é impossível para Ele, e por isso é tão importante conhecer a Bíblia, pois é através dela que você aumentará sua fé. Rm 10:17. 
Ei! Você sabia que o próprio Deus é simples? Quando Moisés lhe pediu que explicasse quem ele era,  
Para que ele respondesse os filhos de Israel qual era o seu nome, Deus não deu uma aula de teologia para Moises ele simplesmente disse:
- diga para eles EUSOU O QUE SOU, assim dirás aos filhos de Israel EU SOU me enviou a vós. Ex 3:14.
Quando João Batista estava preso e enviou 2 de discípulos para perguntar: - és tu aquele que havia de vir ou havemos de esperar outro.
Jesus não deu uma aula complicada de teologia para explicar quem ele era, mas na mesma hora fez sinais e milagres diante deles e depois disse:
- ide e dizei a João Batista o que tendes visto e ouvido, os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pecadores é anunciado o evangelho,
Bem aventurado aquele que não se escandalizar. Lc 7:19-23.
Tem uns pregadores que são tão complicados, usam um linguajar tão complicado, que o povo não entende nada!
Ei! Pelo amor de Deus! Pregue a simplicidade do evangelho!
= Precisamos de simplicidade no trato com as pessoas, é tão bom conversar, dialogar com uma pessoa simples
= Precisamos de simplicidade no estilo de vida, tem gente que é tão exibido que não dá nem pra se aproximar dele,
= Precisamos de simplicidade no padrão de consumo,
= Precisamos de simplicidade na forma de pensar; simplicidade no jeito do falar;
Simplicidade na maneira de agir; simplicidade no liderar; simplicidade no servir;
Tudo na vida possui uma maneira mais simples de ser feito e certamente esta é a maneira que dá mais resultado.
Tudo na vida possui uma maneira simples de ser feito, só não confunda simplicidade com facilidade.
Tudo pode ser simples, mas nem tudo pode ser fácil. Entretanto, simplicidade torna o caminho menos tortuoso para que você alcance tudo aquilo o que está buscando.
Jesus disse: ... Sejam simples como as pombas!
           3º PRUDENTES COMO AS SERPENTES E SIMPLES COMO AS POMBAS.
Apesar de ser 2 opostos, 2 coisas antagônicas, nós devemos ter as qualidades destes 2 animais devemos ser prudentes como as serpentes e simples como as pombas.
A simplicidade deve sempre ser acompanhada da prudência para não sofrer decepções. 
Ser simples não é ser bobo, otário, sonso, covarde... Por isso a simplicidade tem que vir a acompanhada da prudência.
Existem por ai muitos lobos devoradores que podem facilmente enganar os simples que não são  prudentes.
Quantas pessoas simples; que confiaram em outros e foram enganadas, por isso Jesus advertiu:
 - Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Mt 7:15.
Agora, nos podemos sim! Ser prudentes e simples ao mesmo tempo, a fim de obedecermos ao que o Senhor nos ensinou. 
 Devemos ser prudentes para identificar o  que é mal e fugir dele, e devemos ser simples para  fazer o bem, mas alicerçados na terra firme da palavra de Deus.
Paulo disse: - Pois a vossa obediência é conhecida de todos. Comprazo-me, portanto, em vós; e quero que sejais sábios para o bem, mas simples para o mal. Rm 16:19 
Prudentes para se opor ao mal, e simples no obedecer apalavra de Deus.
O tempero tem que ser completo e perfeito, o discípulo de Jesus deve ter:
- A esperteza da serpente, mas a simplicidade, a ausência de maldade, a delicadeza  da pomba
Quem apenas tem a sagacidade da serpente torna-se uma pessoa dura, rude, rústica,  excessivamente crítica, quer sempre ter vantagem,
Quem tem apenas a sagacidade da serpente tem a capacidade de dominar e exerce isso com mão de ferro sem compaixão e sem a misericórdia...
 É uma pessoa difícil de lidar, pois quer sempre ter razão.
Por outro lado aqueles que tem apenas a simplicidade da pomba são pessoas submissas, pois tem medo e aceitam tudo que é imposto.
Não são capazes de dizer "não", pois não tem malícia suficiente para perceber o que há "por trás" das coisas.
 O pior é que por não ter coragem de se posicionar ele vai guardando tudo dentro de si, e com isso tem boas chances de ficar doente ou sentir-se isolado, rejeitado.
Se você tiver somente a prudência da serpente, ou somente a simplicidade da pomba, estas qualidades viram defeitos, e podem te prejudicar
O crente tem que ter a prudência, da serpente aliada com a simplicidade da pomba.
Conclusão:
Nós temos uma missão: ANUNCIAR O REINO DE DEUS... E para isto teremos que ser espertos e simples... Astutos e moderados...
Esse tempero sim vai mudar o mundo atual!
Sejam prudentes no zelo da palavra de Deus, mas sejam simples no entender e no obedecer à mesma,

Disse Jesus: - Sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas...

16 comentários:

  1. Amém!
    Que lição boa, tudo que queria saber aprendi aqui, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Muito aproveitado tudo que li Deus que abençoe

    ResponderExcluir
  3. Bom dia , que linda essa explicação, único lugar que consegui compreender o que diz a palavra, obrigada...

    ResponderExcluir
  4. Amei! Agora temos que praticar, porque não adianta só ler.

    ResponderExcluir
  5. Parabens... texto muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
  6. Tenho esse texto guardado desde 2018. Do mesmo modo que me edificou quando li, hoje 06/01/2021 me edifica da mesma forma. Recebendo hoje uma nova visão. A Palavra de Deus se renova a cada dia. Glória! Palavra abençoada.

    ResponderExcluir
  7. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏 amei

    ResponderExcluir
  8. Deus continue te abencoando Pr. Tales. Creio que ainda tem muitas perolas neste Tesouro Divino. Eu o incentivaria a escrever um livreto ou um livro sobre esta passagem biblica e que Deus posso te revelar ainda muito mais da Sua Palavra.

    ResponderExcluir
  9. Que Deus prossiga te abençoando vc tua família e teu ministério em nome de Jesus Cristo

    ResponderExcluir