terça-feira, 22 de março de 2016

como reconhecer o tempo da oportunidade

Como reconhecer o tempo da oportunidade.
Lc 19:36-44
Introdução:
O que é uma oportunidade? Uma oportunidade é uma ocasião favorável, quando temos a opção de tomar uma decisão que pode ter mudar os rumos da nossa vida para sempre.
Todos os dias quando você se levanta um leque de oportunidades é colocado diante de você.
Todos os dias oportunidades aparecem e desaparecem. Todos os dias oportunidades chegam e vão embora.
Quantas vezes Deus, nos dá oportunidade de conhecer pessoas, de experimentar momentos novos, de nos revelar algo especial.
Infelizmente muitas pessoas não conseguem ver e nem reconhecer as oportunidades que aparecem e depois passam o resto da vida lamentando os seus fracassos e a falta de oportunidades.
O texto que nos acabamos de ler fala justamente sobre isto: reconhecer o tempo da oportunidade
Por incrível que pareça, existem pessoas que passam a vida se preparando para as oportunidades.
Elas estudam, elas comentam sobre a oportunidade. Elas até acreditam que a oportunidade vai chegar.
 Mas o problema é que quando a oportunidade aparece, elas se tornam incapazes de enxergar, a oportunidade vem vai embora, e muitos não se aproveitam dela.
Isto acontece na vida secular, lá fora, mas acontece também na vida espiritual,
São vários os fatores que fazem uma pessoa perder as oportunidades da vida:
Falta de atitude, acomodação, falta de confiança em si mesmo, auto-estima baixa, frustração, falta de perspectiva de dias melhores, não valorizar as oportunidades oferecidas,
Deixa eu te dizer uma grande verdade: - Existe um tempo de Deus chamado tempo da oportunidade,
É o tempo no qual Deus estende uma oportunidade para os seres humanos.
Infelizmente muitos crentes salvos, não conseguem reconhecer este tempo, o tempo da oportunidade vem, passa e eles perdem.
Quantas pessoas que vivem dizendo: - perdi minha vida! A oportunidade passou para mim!  O meu tempo passou e nem percebi!
Quantos estão chegando ao final da sua caminhada com o sentimento de fracasso de derrota.
Mas enquanto nós ainda estamos vivos, enquanto ainda respiramos o tempo da oportunidade esta aberto para nós.
O que eu quero meditar com você na palavra de Deus é como reconhecer o tempo da oportunidade.
Para veremos na bíblia a reação de algumas pessoas quando o tempo da oportunidade chega à sua vida. Vejamos então:
1º  OS QUE NÃO ENXERGAM AS OPORTUNIDADES:
Nos já lemos aqui hoje sobre a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, todos os 4 evangelistas Mateus, marcos, Lucas e João registram este evento.
A maioria das traduções bíblicas coloca a epigrafe deste texto como: - a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
A igreja católica comemora este dia como: o domingo de ramos,
Na minha cidade no domingo antes da páscoa as pessoas saem em procissão pelas ruas com ramos nas mãos.
o povo judeu, durante centenas de anos os judeus receberam as profecias sobre a vinda do Messias.
Havia entre os Judeus homens que viviam só para estudar as profecias. Eles conheciam cada citação bíblica, eles sabiam de cor todos os sinais da vinda do Messias.
 O povo passou anos clamando pela vinda do Messias. Todavia, quando o Messias veio, eles não o puderam reconhecer.
Jesus entra em Jerusalém montado em um jumentinho e as pessoas se posicionavam ao longo da estrada, louvando a Deus e agitando galhos de palmeiras dizendo:
- bendito o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e gloria nas alturas! Lc 19:37-38.
Os fariseus que estavam no meio da multidão disseram para Jesus: - mestre manda calar os teus discípulos.
Mas Jesus responde a eles dizendo: - Se estes se calaram as próprias pedras clamarão.
Jesus continua sua entrada, e de repente ele para e vendo a cidade começa a chorar sobre ela, dizendo:
- Ah! Se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos.
Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados;
E te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação.
Lc 19:42-44.
A multidão que louvava a Deus com galhos de palmeiras,  mas não entendia o verdadeiro significado da entrada de Jesus naquela cidade,
Eles pensavam que Jesus vinha para fazer uma revolução política e libertá-los do domínio do império romano.
E perderam a oportunidade de se arrepender e consertar diante de Deus dos anos de rebeldia e rebelião.
Os fariseus não entenderam a entrada de Jesus em Jerusalém e perderam a oportunidade de reconhecer o verdadeiro messias.
A chegada de Jesus em Jerusalém era de extrema importância para o povo Judeu e para o mundo.
- Ah! Se eles soubessem realmente quem estava chegando! Mas eles não conseguiam enxergar, estavam cegos.
 = Estava chegando a Jerusalém montado em um jumentinho o Rei dos reis e Senhor dos Senhores.
= Estava chegando à cidade de Jerusalém montado em um jumentinho o Salvador do mundo
= Estava chegando à cidade de Jerusalém o Deus encarnado em forma de homem, o Deus que criou os céus e a terra, o próprio Jesus,
= Estava chegando a cidade de Jerusalém aquele que ressuscitava os mortos, acalmava o mar, curava os enfermos, multiplicava pães e peixes, que caminhou sobre as águas...
Mas eles não puderam reconhecê-lo como Deus, eles achavam que Jesus era um revolucionário que vinha libertar Israel de Roma.
Foi por isso que Jesus parou as portas da cidade e chorou dizendo: - aqui não vai ficar pedra sobre pedra, por que vocês não sabem reconhecer o dia da sua visitação!
Mateus nãos eu evangelho registrou de forma mais contunde ainda m indignação de Jesus com judeus com oportunidade que eles estavam perdendo.
- Jerusalém, Jerusalém! Que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados!
Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e tu não quiseste!
Agora a vossa casa vos ficará deserta. Pois eu vos digo que desde agora não me vereis mais, até que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.  Mt 23:37-39.
Ei! Nós não podemos cometer o mesmo erro que cometeu o povo judeu! Precisamos reconhecer o tempo da nossa visitação
Jerusalém não reconheceu quem estava chegando à cidade naquele dia, mas nós temos aqui hoje a oportunidade de reconhecer que Deus está no nosso meio!
Infelizmente neste culto abençoado de santa ceia tem muita gente que não tá enxergando a oportunidade que está diante dele:
Oportunidade para adorar o Senhor, oportunidade de ser participante desta mesa santa,
Oportunidade de consertar a sua vida, oportunidade de ter comunhão uns com os outros, oportunidade de ouvir a palavra de Deus,
Ei! Tente imaginar esta cena! Jesus o salvador do mundo estava entrando em Jerusalém e pessoas estavam perdendo a maior oportunidade das suas vidas.
Agora imagine Jesus agindo no nosso meio, Jesus curando nesta noite, Jesus visitando pessoas neste culto, e você perdendo esta oportunidade,
Quantos crentes perdem a oportunidade de sentir a presença e gloria de Deus no culto,
Por que passam o culto todo, conversando, fofocando, murmurando, andando dentro da igreja,
Pelo amor de Deus! Não perca a oportunidade nesta noite! Enxergue o tempo da oportunidade que Deus esta te dando.
Que Deus possa nos livrar de toda cegueira espiritual para que possamos enxergar o tempo da oportunidade na nossa vida!
2º OS QUE PERCEBEM A OPORTUNIDADE E APROVEITAM.
Existem pessoas que as oportunidades chegam e vão embora! E elas nem percebem!
Mas existem também aqueles que tudo o que eles precisam é de um oportunidade
Um grande exemplo bíblico disto que eu estou falando é o exemplo do cego Bartimeu. Sua historia esta registrada em Mc 10:46-52.
Ele vivia no caminho de jerico mendigando, a única companheira que ele tinha era uma capa suja e mau cheirosa,
Todos os dias Bartimeu vinha para estrada de jerico e se assentava a beira do caminho e ficava mendigando
Mas quando ele ouviu falar que Jesus de Nazaré estava passando por ali, aquele Jesus que, a sua fama estava correndo toda a terra da palestina,
Aquele Jesus que as pessoas diziam que curava os enfermos levantava os paralíticos, e até aos cegos ele devolvia a vista.
Bartimeu não perdeu a oportunidade ele começou a gritar bem alto: - Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim! Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim!
Aos discípulos mandaram ele se calar: - pare de incomodar o mestre. Mas Bartimeu gritava mais alto ainda: - Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim!
Aquele homem não ia deixar passar a sua oportunidade, ele não ia deixar Jesus passar sem o perceber! Ele gritou até ser ouvido,
 Ele gritou até Jesus parar e mandar chamá-lo, e quando Jesus o chamou e fez a pergunta: - o que queres que eu te faça¿
Ele aproveitou a oportunidade e disse: eu quero ver! Jesus então lhe disse: vai atua fé te salvou. E imediatamente ele foi curado!
Ei! Jesus esta presente aqui hoje neste culto de santa ceia e a pergunta que eu te faço: você desperdiçar esta oportunidade ou você vai aproveitar a oportunidade¿
Aproveite que ele esta no nosso meio para ser curado da sua enfermidade, aproveite que ele esta no nosso meio para ser cheio da sua presença, aproveite para ser batizado com espírito Santo,
Outro exemplo interessante é o exemplo da saída dos israelitas da terra do Egito.
Durante 430 anos eles viveram como escravos no Egito. Agora, Deus levantou Moisés para tirar o povo de lá,
 Porém Faraó não queria deixar o povo ir. Então, Deus permitiu nove pragas sobre os egípcios.
Na décima praga, à meia-noite, o anjo da morte iria passar pela terra do Egito e todos os primogênitos morreriam,
Mas Deus fez uma aliança com seu povo através da instituição da páscoa.
Cada família de Israel deveria tomar um cordeiro de um ano, macho, sem mancha sem defeito, no décimo dia do mês de abril,
Deveriam guardá-lo ate o décimo quarto dia e depois sacrificá-lo e  o sangue do animal seria passado nos umbrais e na verga das portas. Ex 12:3-7.
A meia noite quando o anjo da morte passasse pela terra do Egito, a casa que tivesse o sinal do sangue ele não tocaria e não haveria morte. Ex 14:13.
O anjo da morte passou e todos os primogênitos do Egito morreram, desde o primogênito de faraó até o primogênito dos animais,
Na casa do filhos de Israel não havia morte, nem choro, por eles foram livres pelo poder do sangue do cordeiro,
Mas ainda tem outro fato interessante nesta historia, enquanto os egípcios estavam chorando a morte dos seus primogênitos, os hebreus deveriam escapar.
Pois Deus deu a seguinte ordem: eles deveriam comer o cordeiro com o cinto atado, a sandália nos pés e o cajado na mão, prontos para a fuga.
- Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do SENHOR. Ex 11:12.
Ei! Preste bem atenção! O povo hebreu viveu 430 anos como escravos de Faraó por 430 anos, ou seja, 156.950 dias,
 E agora Deus disse que eles tem apenas um dia para escapar!
- Vocês não podem perder essa chance. Vocês não podem perder esta oportunidade,
Lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado nas mãos.Fiquem preparados!
 Quando à meia-noite, o filho do Faraó morreu; ele começou a chorar, chamou Moisés e Arão no palácio e, finalmente, permitiu que todos os israelitas fossem embora. Ex 12:31-33.
Agora, pense bem! 600 mil homens fora mulher e criança, Se Moisés e Arão tivessem que avisar a todos, não daria tempo de arrumar as malas.
 Eles tinham que estar prontos, eles tinham que aproveitar a oportunidade, por que logo que passou o impacto da morte dos primogênitos, Faraó se arrependeu e mandou chamá-los, mas eles já estavam longe.
Ei! Nós também temos que estar prontos, preparados, lombos cingidos, sandálias nos pés, cajados nas mãos,
Quando a trombeta de Deus soar, não vai tempo de avisar de ninguém, não vai dar tempo de se arrumar, temos que estar prontos!
Paulo disse que o arrebatamentos será num abrir e fechar de olhos, 1 Co 15:52.
O diabo vai piscar e quando ele abrir os olhos a igreja santa, lavada e remida no sangue de Jesus não estará mais aqui!
Quando o diabo pensar em te alcançar, quando o diabo tentar te impedir você já estará na gloria cantando o hino da vitoria!
Lombos cingidos, sandálias nos pés, cajado nas mãos, significa estar preparado para ouvir a trombeta de Deus soar,
É o tempo da oportunidade para isto é hoje! Não dá pra deixar pra manha!  O tempo de viver um vida santa com Deus é agora!
A oportunidade pra obedecer a palavra de Deus é agora! A oportunidade pra se consertar com Deus é agora!
Reconheça o tempo da oportunidade! Aproveite o tempo da oportunidade!
Conclusão:
Se você ainda não é um crente salvo em Jesus Cristo reconheça o tempo da oportunidade: Aceitando Jesus como seu único e suficiente salvador.
Hoje a porta da salvação esta aberta para todos, mas um dia Jesus virá buscar a sua igreja esta porta irá se fechar
Se você já é um crente salvo em Jesus Cristo, reconheça o tempo da oportunidade, para servir a Deus e andar na sua presença,
Viva também sempre preparado, com os lombos cingidos, sandálias nós pés e cajado nas mãos,
Por que a trombeta vai soar, e crente que vive que de qualquer maneira não irá subir no arrebatamento da igreja.
Israel não reconheceu o tempo da sua oportunidade quando Jesus entrou em Jerusalém a mesma multidão que gritou:
-Hosanas, hosanas bendito o que vem em nome do Senhor,
Poucos dias depois gritou: crucifique Jesus e solte barrabas! E caia sobre nos o sangue deste homem inocente.
Resultado No ano 70 d.C. Jerusalém foi saqueada, destruída e o povo foi massacrado, e vendido como escravo por todo o mundo.
E até hoje o povo judeu sofre por que não reconheceu o dia da sua visitação, não soube aproveitar o tempo da oportunidade!
Que nos possamos agir de forma diferente e aproveitar o tempo da oportunidade que com certeza Deus nos dará.




Nenhum comentário:

Postar um comentário